Guia da moda feminina dos anos 60

Os Melhores Nomes Para Crianças

Garotas dos anos 60

De tie-dyes a mini-saias, havia muitos modismos e itens básicos no guarda-roupa que compunham a moda dos anos 60. Os anos 60 são conhecidos como um dos tempos mais preocupados com a moda da história. Estilos que começaram na década tiveram uma influência notável na moda de hoje.





Um olhar sobre a moda feminina na década de 1960

A moda feminina na década de 1960 estava cheia de mudanças. Ao contrário das décadas anteriores, os anos 60 foram uma época de tendências emergentes e diversificadas. De cores sofisticadas e casuais a cores vivas e estampas ousadas, os anos 60 abraçaram tudo com um toque de estilo. Muitas das tendências seguiram o que acontecia socialmente na época, o que se evidencia nas bainhas extremas, estampas psicodélicas e saltos baixos.

Artigos relacionados
  • Galeria de moda feminina dos anos 60
  • Como Usar Mini Galeria de Saias
  • Fotos de moda feminina dos anos 1940

Ícones de estilo dos anos 60

Café da manhã na Tiffany

Durante o início dos anos 60, a moda feminina seguiu as tendências usadas pela icônica Jackie Kennedy. Nunca antes uma primeira-dama foi tão lançadora de tendências de estilo. Mulheres em todos os lugares queriam copiar seu visual elegante, mas moderno. Alguns elementos comuns de seu estilo incluem:



  • Tem caixa de comprimidos
  • Ternos em tons pastel
  • Jaquetas curtas estilo quadradão
  • Vestidos de turno
  • Óculos de sol grandes
  • Pérolas

A ex-primeira-dama não foi o único ícone de estilo da década, já que outras mulheres da moda fizeram sua parte para moldar o tom da moda pelo qual os anos 60 eram conhecidos.

  • Twiggy era a modelo mais popular da época, ela era conhecida por seu 'look pixie', que incluía vestidos de mudança, sapatilhas, calças cigarro e um corte de cabelo extremamente curto.
  • Audrey Hepburn, a deusa da tela de Hollywood, também foi um ícone da moda, em grande parte devido ao seu papel em um dos filmes mais populares dos anos 60, Café da manhã na Tiffany's.
  • Brigitte Bardot encarnou a gatinha do sexo final e garota pin-up; ela popularizou o decote Bardot (um pescoço bem aberto, expondo seus ombros), o biquíni, a estampa riscada e o Chucrute , um penteado inspirado na colmeia.

Grampos da moda feminina dos anos 60

vai vai menina

Um dos maiores impactos da moda moderna que começou na década de 1960 é a introdução da minissaia. Originalmente criada pela designer Mary Quant, a saia caia de 15 a 19 centímetros acima do joelho. Muitas vezes combinada com meia-calça e botas go-go, a minissaia deu início a um fenômeno que ainda existe hoje.



quanta comida molhada para um gato

Outras modas populares dos anos 60 incluem:

  • Vestidos de baby-doll com gola redonda e cintura justa eram vistos em mulheres de todas as idades e tamanhos. Esses vestidos fofos foram encontrados em estampas e sólidos e em cores pastéis e vibrantes.
  • As calças quentes levaram o termo shorts a outro nível. Esses shorts curtos foram vistos em cores vivas e marcaram a moda em quem ousou usá-los.
  • Culottes eram outro item de roupa popular. Elas pareciam uma saia rodada, mas eram mais versáteis, como uma calça comprida.
  • Camisas tingidas permitem a expressão pessoal e individualidade no guarda-roupa. Mulheres vestindo essas camisas coloridas com certeza seriam notadas na multidão.

Revolução da Moda

Como em qualquer época, houve uma variedade de influências na moda dos anos 60.

Moda hippie

garota hippie

Um subgrupo da cultura de 1960 eram os hippies. Este grupo se rebelou contra a guerra, promoveu a paz, o amor e fez uma grande declaração de moda. Eles optaram por modas naturais e confortáveis. Visto em tie-dyes, saias fluidas e miçangas, o estilo psicodélico dos hippies era tão único quanto suas personalidades. Freqüentemente, eles usavam flores no cabelo e pintavam o rosto ou o corpo com símbolos da paz ou outros designs significativos. O final dos anos 60 trouxe um novo conjunto de tendências. A maioria foi modelada após o movimento hippie e era casual e relaxada. As mulheres queriam se sentir livres e mostrar sua individualidade. Alguns itens típicos de roupas hippie incluem:



voltando a ficar juntos após estatísticas de divórcio
  • Calça jeans boca de sino
  • Camisas tingidas
  • Vestidos longos esvoaçantes
  • Saias ciganas
  • Coletes com franjas
  • Blusas camponesas

Meia-calça redesenhada

Meias-calça sem costura foram introduzidas na década de 1960. Antes da meia-calça, as mulheres usavam cintas e cintos suspensórios para evitar que suas meias de náilon caíssem. Na década de 60, não era correto mostrar as pernas nuas e não era moda ver a parte de cima das meias quando se usava minissaias. As meias-calças eram a alternativa perfeita para as meias. Além disso, no final da década de 1960, as meias-calças tornaram-se igualmente populares. Normalmente vistas em sólidos, estampados ou com glitter, as meias eram o complemento perfeito para um vestido ou minissaia.

Calçados

O calçado mudou drasticamente na década de 1960. Os estiletes foram trocados por saltos de gatinho. Botas sem salto eram populares e muitas vezes combinadas com saias e vestidos. As mulheres também usavam Mary Janes, sapatilhas de bailarina e sling-backs com a maioria de suas roupas. No final dos anos 60, os tamancos do Dr. Scholl se tornaram bastante populares devido à grande variedade de estilos confortáveis.

minivestido

Decote traseiro capuz

Os decotes traseiros caem e são cortados no viés do tecido, o que significa que haverá uma quantidade considerável de drapeado com aparência naturalmente 'macia' ao longo da borda inferior. Freqüentemente reservado para a frente de um vestido, o decote traseiro com capuz costumava ser usado para vestidos de tricô, bem como roupas mais formais para coquetéis e confraternizações.

Decotes de barco ou barco

Decotes de barco vão direto ao peito, de ombro a ombro, mas geralmente são mais altos do que o decote normal. Além de modelarem as tradicionais listras náuticas dos anos 60, também foram vistos nos minivestidos e blusas casuais com minissaias. Não era incomum que os decotes de barco apresentassem um detalhe especial de amarrar em um cordão ou fita grossa.

Decotes em funil

O futurismo na década de 1960 era grande, e isso incluía decotes mais altos e afunilados nos vestidos para um visual mais rígido e polido. Para equilibrar o look decote alto, as saias subiram ainda mais. Para as mulheres que não conseguiam tirar o formato de funil padrão, a gola Nehru (uma gola de estilo asiático que também se levanta do corpete) foi uma substituição justa e em sintonia com os estilos hippie. Decotes mais soltos em funil também foram usados ​​como interpretação dos designers mais rígidos e 'da idade do espaço', que frequentemente exibiam estilos de passarela mais extremos.

Decotes arredondados ou em joia

Os decotes redondos tradicionais ainda eram populares na década de 1960, especialmente entre a turma do 'faça você mesmo', que era conhecida por costurar seus próprios vestidos com padrões caseiros. Esses vestidos básicos foram estilizados em tecidos psicodélicos, geométricos ou caprichosos para neutralizar as linhas de corte e costura que faziam as mudanças básicas parecerem um tanto semelhantes. Vestidos básicos como esses costumavam ser complementados com broches políticos, broches ou amuletos em cores contrastantes.

Decotes Quadrados

Os vestidos dessa década geralmente apresentavam decotes quadrados quando o vestido ou a blusa tinham mangas compridas e volumosas e costumavam ser usados ​​com um colar de pingente. Os vestidos com decote quadrado eram geralmente realçados por mangas sino de tecido transparente (como renda ou chiffon) e podem ser encontrados por colecionadores hoje em uma variedade de cores, como azul claro, roxo, branco e amarelo mostarda.

Decotes em coração

Decotes em forma de coração, que têm a forma de um coração na linha do busto, surgiram no início dos anos 1960, já que os conjuntos ainda eram consideravelmente mais formais do que na última parte da década. Vestidos formais mais longos em preto e branco ainda eram usados ​​para afazeres noturnos completos com pérolas e luvas, e as tendências dos namorados também foram adotadas pelas blusas do início dos anos 1960 em piquê, crepe de lã e algodão rígido. Tops com um design mais simples geralmente apresentavam gravatas na parte de trás e na frente da cintura, dardos para modelar e mangas curtas.

o que as quatro velas do advento simbolizam

Decotes V-Back

Se você precisava se vestir bem na década de 1960, pode ter escolhido um vestido com as costas em estilo V e um look trespassado e sem gola na frente. Enquanto esses vestidos eram mais comuns quando o 'Jackie O.' olhar proliferado, esse estilo nunca realmente desapareceu. Usar esse look com cinto era obrigatório, e tanto looks diurnos quanto noturnos foram encontrados nesse tipo de mergulho.

Decotes profundos

Em forma de V, em forma de U ou assimétricos, decotes profundos se tornaram cada vez mais populares com o passar da década. À medida que as saias ficavam mais curtas, os decotes também ficavam mais profundos, e esse decote nunca ficava fora do lugar com os acessórios ecléticos freqüentemente usados ​​pelas garotas dos anos 1960.

Designers de topo

Os designers de moda deixaram sua marca durante os anos 60 e muitos ainda estão criando moda feminina hoje. Alguns dos designers mais cobiçados da época incluem:

  • Pierre Cardin, que ficou famoso por seus minivestidos de cores vivas.
  • Givenchy desenhou o icônico vestidinho preto que é essencial para o guarda-roupa de qualquer mulher.
  • Os vestidos e casacos de lã de Yves Saint Laurent tornaram-se populares nos anos 60.
  • Pucci é mais conhecida por estampas psicodélicas coloridas, especialmente para lenços de cabeça e vestidos.

Obter a aparência

A moda dos anos 60 ainda está por aí; na verdade, eles podem ser encontrados em muitas lojas vintage e talvez guardados em um sótão. Para encontrar roupas autênticas dos anos 60 online, visite qualquer um dos seguintes sites:

  • Pesquise e dê lances em suas roupas da moda dos anos 60 em eBay.com
  • Zíper enferrujado é o destino online definitivo para todas as coisas vintage. Compre por peça de roupa ou por década.
  • Vintage é uma boutique de moda vintage online com roupas e acessórios femininos.
  • Compre online em Soulflower.com para algumas roupas inspiradas no estilo hippie.

Você também encontrará referências à moda dos anos 60 em coleções de designers modernos. Você verá elementos inspirados nos anos 60, como estampas coloridas, vestidos elegantes e looks boho-chic em nomes contemporâneos.

Um toque de 60 anos

Embora você possa não querer parecer que acabou de sair da década de 1960, adicionar um toque da moda da época pode dar um novo toque ao seu guarda-roupa. Seja em looks vintage ou modernos inspirados nos anos 60, os elementos da moda dessa década são sempre uma adição bem-vinda ao seu guarda-roupa.

Calculadora Caloria