Guia para Dom Pérignon, o Champanhe Supremo

Os Melhores Nomes Para Crianças

Brinde de casamento com champanhe

Ocasiões especiais pedem vinhos especiais, e Dom Pérignon Champagne é conhecido mundialmente como a bebida definitiva para ocasiões especiais. Com uma história que remonta ao início do século 20 e uma reputação de qualidade, este champanhe vintage da Moët & Chandon continua sendo um eterno favorito entre os amantes de champanhe. É apenas na França que se produzem verdadeiros champanhes. As leis de rotulagem permitem apenasVinhos espumantesfeito usando o método tradicional champenoise na região de Champagne, na França, para se autodenominarchampanhe. Todo o resto é vinho espumante.





História de Dom Pérignon

A história de Dom Pérignon é a própria história do vinho. O prestigioso Champagne leva o nome de um monge beneditino que começou a misturar vinhos para melhorar o sabor e fez melhorias em garrafas e rolhas de vinho. Embora muitos acreditem que Dom Pérignon inventou o champanhe, ele não o fez. Suas melhorias, no entanto, prepararam o terreno para o desenvolvimento do método champenoise que ocorreu no século após sua morte.

Artigos relacionados
  • Tipos de champanhe e vinho espumante com imagens
  • Fotos de 13 vinícolas em Napa
  • Galeria do guia de vinhos para iniciantes

Na década de 1920, um inglês chamado Laurence Venn sugeriu a produção de um champanhe de prestígio feito apenas de safras específicas. Como a maioria dos champanhes era feita de uma mistura de safras, a ideia de uma cuvée vintage de prestígio foi inovadora, e a Moët & Chandon desenvolveu a safra 1921 de Dom Pérignon. A empresa originalmente despachou as primeiras 150 garrafas para uma empresa americana, Simon Bros & Co., e o champanhe pegou, tornando-se a bebida preferida dos ricos muito rapidamente.



O champanhe

O Champagne tradicional consiste em uma mistura de safras e recebe a designação NV (não vintage). Moët & Chandon foi a pioneira em Champagne vintage com Dom Pérignon, usando uvas e suco apenas de uma única safra. A empresa só produz Dom Pérignon nas melhores safras, por isso a Moët & Chandon não produz sua cuvée de prestígio todos os anos. Até agora, a empresa lançou apenas 36 safras, com a mais recente ocorrendo em 2002. Outras safras recentes incluem 1990, 1995, 1996, 1998, 2000 e 2002. Moët & Chandon também produziu 21 safras de champanhe rosé, com o lançamento mais recente ocorrendo em 2000. Antes de lançar os vinhos, Moët & Chandon os envelhece por pelo menos sete anos.

Uvas

As misturas de uvas para os champanhes dependem da safra, e os produtores de vinho misturam Chardonnay e Pinot Noir para fazer os vinhos. Embora não haja uma fórmula definida, os produtores de vinho da Moët & Chandon raramente excedem 60 por cento do volume de qualquer uma das uvas.



Método Champenoise

A Moët & Chandon fabrica Dom Pérignon usando o método tradicional champenoise, no qual o vinho passa por uma fermentação secundária em garrafa. Os produtores de vinho adicionam o licor de tirage, uma combinação de fermento e açúcar, e engarrafam os vinhos. À medida que envelhece, a levedura consome o açúcar e deixa bolhas de dióxido de carbono resultantes que dão ao champanhe seu efervescente habitual.

Servindo

Dom Pérignon contém bolhas graciosas, e o champanhe seco é perfumado com sabores de biscoitos, frutas cítricas, mel e fumaça. Dom Pérignon e outros champanhes brilham em uma temperatura de serviço de cerca de 45 graus Fahrenheit. Abra a garrafa um pouco antes da hora de beber para preservar as bolhas e sirva nas tradicionais taças de champanhe que permitem que as bolhas subam e carreguem a fragrância do vinho até o nariz.

Por causa de seus sabores, Dom Pérignon combina bem com muitos alimentos. Alguns pares clássicos incluem:



  • Morangos
  • Lagosta
  • Caranguejo
  • Caviar
  • foie gras

Onde comprar

Muitas lojas de vinhos especializados oferecem Dom Pérignon. Como não é feito em todas as safras e o tamanho do engarrafamento varia, pode ser mais difícil de encontrar em alguns anos do que em outros. O champanhe não é barato, geralmente custa cerca de US $ 100 a 150 por garrafa ou um pouco mais para o lançamento mais recente. Você também pode encontrar safras envelhecidas de Dom Pérignon no mercado secundário em sites de leilão, como Município do Vinho . Para localizar varejistas online, visite Pesquisador de vinhos .

Se você tem uma ocasião especial e deseja uma garrafa de champanhe sempre boa, não tem como errar com o Dom Pérignon. Com seus quentes sabores de biscoito e deliciosas bolhas, fará de qualquer ocasião uma verdadeira celebração.

Calculadora Caloria