História da calcinha

Os Melhores Nomes Para Crianças

história da calcinha

Cuecas ou cuecas, conhecidas coloquialmente como 'calcinhas', foram usadas pela primeira vez durante a Renascença para fins funcionais, mas também como um dispositivo de castidade. Eles foram descritos na época como 'ajudando as mulheres a se manterem limpas e protegendo-as do frio, evitando que as coxas sejam vistas se caírem de um cavalo. Essas gavetas também os protegem contra os jovens aventureiros, porque se eles deslizarem as mãos sob as saias, não podem tocar em sua pele ”(Saint-Laurent, p. 65). Como resultado do contato direto com os órgãos genitais femininos, as cuecas eram consideradas as roupas mais ousadas, tanto que era considerado quase mais indecente usá-las do que não usá-las, pois não só escondiam como chamavam a atenção para a vagina. Assim, até meados do século XIX, eram usados ​​principalmente por prostitutas e por meninas.





Gavetas francesas

Em 1841, no entanto, O manual do banheiro sugeriu que as gavetas francesas eram 'de uma vantagem incalculável para as mulheres, evitando muitas das desordens e indisposições a que ... as mulheres estão sujeitas. As gavetas podem ser de flanela, chita ou algodão e devem chegar o mais abaixo possível à perna sem serem vistas ”(Carter, p. 46). As cuecas eram conhecidas de várias maneiras como gavetas, calcinhas (derivadas da calcinha original), cuecas, calças curtas e palmilhas. As gavetas do século XIX foram projetadas de forma que cada perna da vestimenta fosse separada e a virilha fosse aberta ou costurada fechada. No final da Primeira Guerra Mundial, à medida que as saias ficavam mais curtas, as cuecas ficavam mais escassas. Assim, na década de 1920, as cuecas eram muito menores do que no século XIX.

Artigos relacionados
  • Origens da roupa interior
  • Fio dental e tanga
  • História da Lingerie

Roupas escondidas

Fora do reino da erótica e do teatro burlesco, as cuecas deveriam ser vestimentas escondidas. Durante o Campeonato de Tênis de Wimbledon em 1949, a tenista Gertrude Moran entrou na quadra usando um vestido curto de tênis, desenhado por Teddy Tinling, que revelava uma calcinha com babados com acabamento em renda. Este vestuário ganhou as manchetes em todo o mundo como uma declaração de moda muito ousada. Um dos momentos de calcinha seminais do filme pós-Segunda Guerra Mundial viu Marilyn Monroe revelando sua calcinha quando um rascunho de uma grade do metrô explodiu sua saia no filme O Pecado Mora Ao Lado (1955).



Roupa íntima da moda

A década de 1960 viu o desenvolvimento de sutiãs e cuecas combinando, calcinhas de papel descartáveis ​​e calcinhas de biquíni. Na década de 1990, uma nova moda de roupa íntima fio dental tornou-se popular. Mais recentemente, as cuecas de estilo masculino estão na moda para as mulheres. Na década de 1990, o significado da calcinha mudou completamente. Anteriormente, elas tinham que ser escondidas a todo custo, mas nesta década tornou-se moda usar calças de cintura alta sob os designs de casacos transparentes de Gianni Versace ou Dolce & Gabbana. A aparência deliberadamente não sexual das calças difundiu a vulgaridade potencial das roupas acima.

Veja também Sutiã; Lingerie; Roupa de baixo.



Bibliografia

Carter, Alison. Roupa íntima: a história da moda. Londres: B.T.

Batsford, Ltd. New York: Drama Book Publishers, 1992.

Chenoune, Farid. Abaixo de tudo: um século de lingerie francesa.



Nova York: Rizzoli, 1999.

Saint-Laurent, Cecil. O Grande Livro da Lingerie. Londres: Edições da Academia, 1986.

Calculadora Caloria