Como pedir o divórcio da maneira certa

Os Melhores Nomes Para Crianças

casal tendo uma discussão séria

Saber pedirum divórciopode reduzir o estresse que você pode estar sentindo neste momento. Pensar sobre o que você vai dizer, preparar-se mental e emocionalmente e ter uma ideia de como seu parceiro pode reagir pode ajudá-lo a se sentir um pouco mais preparado ao iniciar esse processo.





Como pedir o divórcio pacificamente

Depois de decidir que deseja o divórcio, é importante pensar com muito cuidado sobre como e quando você vai deixar seu cônjuge saber. Se você tem um cônjuge que tende a ficar furioso, um parceiro abusivo ou um parceiro que pode se surpreender com seu pedido de divórcio, é fundamental levar em consideração os traços de personalidade e o histórico de comportamento deles ao formular um plano. Independentemente de sua situação com seu parceiro, existem maneiras de minimizar a intensidade dessa conversa e fazer a transição para o processo de divórcio da maneira mais pacífica possível.

Artigos relacionados
  • Esperando por um homem que se divorcia
  • Dicas de informações sobre divórcio
  • Conselhos para mães solteiras divorciadas

Encontrar a hora certa

O momento certo para pedir o divórcio é quando você tiver decidido oficialmente que sua vida seria melhor sem eles como seu parceiro e que não tem dúvidas de que é isso que deseja fazer. Se você mudou de ideia algumas vezes, é importante examinar o porquê e se aprofundar um pouco mais para entender isso antes de falar com seu parceiro. Em geral:



  • Escolha um momento em que você e seu parceiro estejam relaxados e calmos.
  • Opte por um momento em que ambos tenham horários livres e não se distraiam com o trabalho ou quaisquer projetos futuros.
  • Tente escolher um momento em que a vida não esteja atingindo seu pico em termos de caos.
  • Escolha um dia que dê a você tempo para processar antes de voltar ao trabalho.

O que fazer se seu parceiro for volátil

Se seu parceiro é perigoso e você teme por sua segurança, é melhor pedir o divórcio da maneira mais segura possível. Isso significa que você já pensou sobre as reações potenciais deles no passado e tem uma boa ideia do que eles podem fazer. Você pode querer:

  • Já tenha seus pertences essenciais na casa de um amigo ou parente para que você tenha um lugar seguro para ficar depois de informá-los de que deseja o divórcio.
  • Organize para que crianças e animais de estimação estejam em um local seguro, todos prontos, antes de falar com eles sobre o divórcio.
  • Peça o divórcio por telefone, mensagem de texto ou em um local público lotado.
  • Notifique escolas, cuidadores, babás de animais e seu trabalho sobre a volatilidade de seu parceiro e deixe claro quais são os limites.
  • Arquivo de ordem de restrição.
jovem casal tendo uma discussão intensa em casa

O que fazer se vocês tiverem filhos juntos

Se você tem um filho ou filhos juntos, é melhor organizar para que eles fiquem em uma festa do pijama ou babás durante a noite, se possível. Dessa forma, vocês dois poderão ter essa conversa sem se preocupar com a possibilidade de alguma criança ouvir algo potencialmente impróprio. Depois de discutir o divórcio, você precisará planejar uma outra conversa sobre as próximas etapas em termos de:



  • Co-parentalidade
  • Custódia
  • Arranjos de habitação
  • Regras relativas ao respeito mútuo
  • Regras sobre crianças conhecerem outros parceiros em potencial no futuro
  • Terapia potencial ou outras opções de suporte para as crianças

O que dizer ao pedir o divórcio

Sua escolha de palavras pode fazer uma diferença distinta ao ter essa conversa difícil. Seja franco, honesto e conciso ao falar com seu cônjuge. Tente não se aprofundar em detalhes, pois isso pode levar a uma discussão, o que pode tornar a discussão ainda mais desafiadora.

Se seu cônjuge estiver seguro

Se seu cônjuge não foi agressivo ou violento e você tem experiência em resolver brigas com ele de maneira saudável, você pode discutir o divórcio pessoalmente. Mantenha o foco em seus sentimentos e evite dizer qualquer coisa que possa colocá-los na defensiva. Tenha em mente que o objetivo desta discussão não é estar certo, mas simplesmente compartilhar que você gostaria de prosseguir com o divórcio. Manter essa conversa amigável pode ajudar a preparar o terreno para um divórcio mais pacífico. Antes de mergulhar nesta conversa, certifique-se de verificar com seu parceiro um bom momento para conversar. Dessa forma, eles não serão pegos desprevenidos quando você começar a compartilhar seus pensamentos sobre seu relacionamento. Embora cada situação seja única, você pode considerar a abertura com:

  • Tenho pensado sobre o estado de nosso relacionamento por um tempo e acho que seria melhor se continuássemos com o divórcio. Eu quero manter isso o mais pacífico possível e fico feliz em responder a quaisquer perguntas que você possa ter.
  • Sei que é difícil discutir isso, mas já estou pensando nisso há algum tempo. Não sinto mais que este seja o relacionamento certo para mim e gostaria de ouvir sua opinião sobre o divórcio.
  • Agradeço por conversar comigo sobre nosso relacionamento. Eu pensei muito sobre isso e decidi que seria melhor se nos divorciamos. Não sinto mais que somos os mais adequados um para o outro como parceiros românticos, mas realmente quero manter nossa amizade, se você se sentir confortável com isso.
  • Estou me perguntando o que você acha sobre o divórcio. Sinto que estamos tentando melhorar nosso relacionamento há algum tempo e parece que seríamos melhor como amigos e co-pais, em vez de parceiros.

Depois de mencionar que deseja o divórcio, faça uma pausa e espere para ver se seu cônjuge deseja falar. Caso contrário, você pode discutir algumas emoções que tem sentido em geral devido ao relacionamento, mas não se prenda aos detalhes, pois isso pode fazer com que seu ex fique na defensiva. Tente se concentrar em temas amplos que você experimentou em seu relacionamento, como dificuldade de passar algum tempo juntos, falta de conexão e perda de estar apaixonado. Depois de compartilhar sua perspectiva, certifique-se de ouvir a resposta deles sem julgamento e sem se tornar reativo, mesmo se eles forem.



Casal infeliz depois de uma discussão

Se seu cônjuge foi abusivo

Se seu cônjuge foi abusivo No passado, e você não se sentir confortável para ter essa conversa pessoalmente por motivos de segurança, informe por telefone, mensagem de texto ou e-mail que você gostaria de se divorciar. Nessas circunstâncias, é importante ter tudo em ordem antes de mencionar o divórcio. Isso inclui ter um lugar para ficar, garantir suas finanças, ter seus pertences com uma pessoa de confiança, consultar um advogado, denunciar o abuso à polícia, ter uma ordem de restrição pronta para ser entregue e ter seu filho, filhos e / ou animais de estimação já em um local seguro. Sua segurança e a segurança de seus dependentes são de extrema importância, pois seu parceiro provavelmente atacará.

O que discutir após a conversa inicial sobre o divórcio

Depois de falar inicialmente com seu cônjuge, você deve planejar discutir mais tarde:

  • Arranjos de habitação
  • Compartilhamento ou propriedade exclusiva de animais de estimação
  • Como contar a amigos e familiares
  • Como vocês dois imaginam esse processo
  • Fazer um cronograma de como seguir em frente
  • O quanto vocês dois estão confortáveis ​​apoiando-se um no outro
  • Como você gostaria que seu relacionamento fosse após o divórcio
  • Como lidar com eventos familiares
  • Como gerenciar eventos e festas com amigos
  • Discutindo limites com os quais vocês dois se sentem confortáveis ​​em termos de contato apropriado

Discutindo um divórcio versus ameaçando um divórcio

Quando se trata de trazer à tona o tópico do divórcio, observe que isso só deve ocorrer se você estiver realmente decidido a levá-lo adiante. O divórcio não deve ser usado como forma de punir seu cônjuge. Isso pode prejudicar gravemente seu relacionamento com seu parceiro e pode ser muito difícil reconquistar sua confiança depois de usar essa ameaça.

Encontrando Suporte

Depois de discutir o divórcio com seu cônjuge,você pode sentir uma cascata avassaladora de emoções. A intensidade pode te pegar de surpresa. Saiba que ter uma reação emocional é completamente normal e é importanteprocessar o que você está passandode uma forma saudável. Se você sentir que precisa de algum apoio ou orientação extra, procure um conselheiro ou terapeuta especializado em processamento de divórcio. Você também pode procurargrupos de apoio ou fóruns onlineonde você pode se conectar com outras pessoas que estão passando por uma experiência de vida semelhante.

Preparando-se para pedir o divórcio

Decidir seguir em frente com o divórcio é uma decisão incrivelmente difícil, mas existem maneiras de facilitar seu parceiro e cuidar de si mesmo. Preparar-se para a conversa e encontrar recursos úteis para apoiá-lo depois pode aliviar o estresse que esse processo pode trazer.

Calculadora Caloria