Como se defender contra acusações de assédio no trabalho

Os Melhores Nomes Para Crianças

Ambiente de trabalho

Independentemente dotipo de assédioalegado, enfrentar acusações de assédio no trabalho é assustador. Você pode perder seu emprego se for descoberto que assediou um colega de trabalho. No entanto, existem maneiras de se defender que podem fazer com que as acusações contra você sejam consideradas infundadas.





Passos para se defender

O representante, gerente ou chefe de recursos humanos (RH) de uma empresa normalmente conta a um funcionário acusado de assédio sobre as acusações feitas contra ele. Nesse ponto, a funcionária acusada pode começar a tomar medidas para se defender e se proteger.

Artigos relacionados
  • Definição de assédio no local de trabalho
  • Parentalidade com um narcisista
  • Como lidar com familiares difíceis

Etapa 1: agende uma reunião

A primeira etapa após ser informado de que um colega de trabalho entrou com uma ação de assédio contra você é agendar uma reunião com o gerente de RH, o gerente e o chefe da empresa. Se você é membro de um sindicato, peça também que o sindicato envie alguém para a reunião.





Uma vez que a primeira reunião em que você foi informado das acusações pode não ter incluído todos, a reunião agendada sobre o seu pedido serve como uma forma de obter informações sobre as acusações pendentes contra você de todos os seus superiores e garantir que todos saibam o que está acontecendo sobre.

Nesta reunião, faça perguntas específicas sobre as cobranças, incluindo:



  • Quem fez as acusações?
  • Quais são as especificações das cobranças?
  • Em que datas ocorreu o alegado assédio?
  • Houve alguma testemunha do assédio?
  • Que tipo de evidência, se houver, foi apresentada contra você?

Peça cópias de todas as evidências e depoimentos de testemunhas que foram coletados e usados ​​como base para as acusações de assédio. Se eles não forem entregues a você imediatamente, peça que sejam fornecidos até o final do dia para que você possa revisá-los e começar a preparar sua defesa. Se necessário, declare que irá ao escritório do gerente de RH em um horário específico antes do final do dia para retirar os registros.

Observe que enfrentar acusações de assédio no trabalho não é um processo legal e, como tal, o gerente de RH e seus chefes não são obrigados a fornecer quaisquer informações ou documentos sobre as acusações. No entanto, a maioria o fará se você solicitar e declarar que não entrará em contato com o seu acusador ou qualquer testemunha sem a presença do representante do RH ou de seus superiores.

Etapa 2: Revise a documentação e reúna evidências

Revise os documentos fornecidos a você e observe as datas, horários e tipos de suposto assédio. Além disso, observe se alguma testemunha estava presente. Depois de criar uma lista dessas informações, faça suas próprias duas listas: uma de documentação para reunir para se defender e outra de testemunhas para questionar.



Documentação geral que apóia sua inocência

Qualquer tipo de documentação que comprove que o que foi alegado em determinada data ou em geral não aconteceu, servirá de base para sua defesa. Isso pode incluir:

  • E-mails entre você, seu acusador ou uma testemunha que aborde diretamente qualquer aspecto do assédio que se diz ter ocorrido - São particularmente bons porque podem ser impressos e estão datados.
  • Papelada ou outros documentos refutando uma parte ou todas as alegações - Isso pode incluir um quadro de horários mostrando que você não estava no escritório no dia em que o assédio foi declarado ou um memorando de uma reunião mostrando que você estava em outro lugar no momento do alegado assédio. Também pode incluir documentos mostrando que você não fez ou se envolveu nas alegadas declarações ou ações de assédio, como um memorando escrito por outra pessoa.
  • Outros tipos de evidências, como filmagens de segurança - Se a sua empresa monitora regularmente corredores e outras áreas do local de trabalho, as gravações das áreas em que o assédio foi alegado podem provar que não. Às vezes, seu gerente de RH terá que solicitar cópias dessas gravações, mas você pode fornecer os locais, datas e horários das fitas que devem ser solicitadas para facilitar essa tarefa.

Testemunhas e álibis

Testemunhas incluem aqueles indivíduos em quem seu acusador confiou para apoiar sua alegação, bem como aqueles que você pode usar para apoiar sua defesa. Primeiro, faça uma lista daqueles que apoiam as alegações do seu acusador, detalhando o tempo e os eventos que testemunharam. Você usará isso mais tarde em suas entrevistas com eles.

Em segundo lugar, faça uma lista de testemunhas nas quais você pode confiar para sua defesa. A lista de testemunhas a serem questionadas em seu nome deve incluir quaisquer álibis. Inclua as datas e horas em que eles testemunharam qualquer coisa pertinente às acusações, bem como as declarações gerais que você acredita que eles podem fazer. Isso o ajudará a lembrar o que você gostaria que eles dissessem em seu nome durante qualquer entrevista.

Etapa 3: anote sua versão dos eventos

Em seguida, escreva o que aconteceu. Forneça o máximo de detalhes possível, incluindo datas, horários, indivíduos e álibis que estiveram presentes e qualquer outra coisa relacionada ao suposto assédio. Forneça o máximo de informações possível, mas não se desvie do foco principal de sua escrita. No final de sua versão dos eventos, escreva uma frase afirmando que tudo o que você disse é verdade, coloque a data no papel e assine seu nome.

Etapa 4: Fale com o seu álibi

Se você tem uma pessoa que serve de álibi, peça para se encontrar com ela para discutir a situação. Durante a reunião, explique as acusações que você enfrenta e dê detalhes sobre elas. Em seguida, detalhe as horas em que o seu álibi esteve presente para que ele ou ela saiba as ocasiões exatas para as quais você gostaria de ajuda. Peça ao seu álibi para anotar e assinar um documento detalhando os eventos conforme ele os testemunhou.

Seu álibi pode não querer se envolver na situação ou se encontrar com você sozinho. Não leve isso para o lado pessoal, mas peça que as informações que seu álibi pode fornecer sejam solicitadas por seu representante de RH ou que seu álibi seja entrevistado por seu representante de RH ou superiores.

Etapa 5: fornecer documentação

A próxima etapa é entregar toda a documentação que você reuniu ao seu gerente de RH e superiores. Isso inclui todos os documentos que você reuniu em sua defesa, como e-mails ou outros registros, sua declaração de eventos e o nome e qualquer declaração de seu álibi. Além disso, compartilhe essas informações com o seu representante sindical, se aplicável.

Ao entregar essas informações, declare que dará a todas as partes 3-4 dias para analisá-las e que está disponível para quaisquer perguntas. Solicite que uma reunião seja agendada com seus superiores, representante de RH e representante do sindicato (se houver) para revisar as informações que você forneceu ao final dos 3-4 dias.

Nesse ponto, se seu álibi se mostrar relutante em se envolver, peça que seu representante de RH ligue para ele para uma entrevista. Peça que esteja presente durante esta entrevista, mas observe que isso pode não ser concedido, dependendo de como seu representante de RH achar que é melhor proceder. Se você for excluído, peça que todas as informações fornecidas por seu álibi sejam registradas para que você possa analisá-las no futuro.

seu _____________ é a família que inclui seus pais e seus irmãos.

Se você já falou com seu álibi, pergunte se o seu representante de RH gostaria de incluí-lo na reunião.

Etapa 6: Reunião para revisar as evidências

Reúna-se com seu representante de RH, chefe, gerente e representante sindical para discutir e revisar as informações fornecidas. Se o seu álibi estiver presente, peça que ele ou ela seja entrevistado ou que sua versão dos eventos seja confirmada.

Durante esta reunião, pergunte:

  • Quais acusações foram rejeitadas com base nas evidências que você forneceu
  • Quais acusações ainda precisam ser refutadas
  • Se o seu acusador recebeu essas evidências e qual foi sua resposta

Depois de fornecer sua documentação, álibi e declaração de eventos, você provavelmente descobrirá que a maioria ou todas as acusações feitas contra você foram rejeitadas. Caso contrário, peça que todas as testemunhas do assédio sejam entrevistadas em sua presença, se possível.

Etapa 7: Considere a contratação de representação legal

Se você apresentou todas as suas evidências, depoimentos de testemunhas e álibi aos seus superiores e descobriu que nenhuma das acusações contra você foi retirada, você pode considerar a contratação de um advogado. Um advogado pode ajudá-lo a se defender para que sua ficha de trabalho não sofra consequências negativas.

Etapa 8: entrevistar as testemunhas

Durante esta etapa, reúna-se com seu representante de RH, chefe, gerente, representante sindical e a testemunha do assédio para discutir o que realmente foi visto ou ouvido. Você provavelmente terá permissão para fazer perguntas às testemunhas, que podem incluir:

  • O que foi dito exatamente?
  • O que exatamente foi feito?
  • Quando ficou claro para a testemunha que se tratava de assédio e, em caso afirmativo, isso ficou claro no momento do incidente ou mais tarde, após ser questionado sobre isso pela pessoa assediada?

O objetivo dessas entrevistas é mostrar que a testemunha pode não ter ouvido ou visto o que ela alegou ou que ela não considerou isso um assédio até depois que o indivíduo supostamente assediado lhe pediu para ser uma testemunha. O último é particularmente importante porque mostra que suas ações não foram assédio, mas apenas interpretadas como tal pelo indivíduo supostamente assediado.

Etapa 9: Encontre-se com os superiores e o acusador

A etapa final é realizar uma reunião na qual todas as partes principais do alegado assédio estejam presentes. Isso inclui você, seus superiores, representante sindical, representante de RH e o indivíduo que está cobrando as reivindicações de assédio contra você. Dependendo da política da empresa, testemunhas e álibis podem não estar incluídos. Isso não é um problema, uma vez que esses indivíduos já foram entrevistados.

Nesta reunião, não seja agressivo ou zangado. Além disso, não se dirija diretamente ao seu acusador. Em vez disso, peça que as acusações contra você, pelo menos aquelas que ainda existem, sejam repetidas. Em seguida, discuta como as evidências que você forneceu refutam essas acusações. Finalmente, pergunte qual resolução seus superiores decidiram.

Em nenhum momento você deve declarar que se envolveu em assédio ou lamenta por aquilo que fez e que foi interpretado como assédio. Isso pode deixá-lo sujeito a outras acusações de assédio, seja no trabalho ou no tribunal, no futuro.

Lidando com retaliação

Uma vez que as acusações contra você foram justificadas, você poderá sofrer retaliação por parte de seu acusador ou de outros colegas de trabalho. Se você sentir que é alvo de retaliação, mantenha um registro de todas as ocorrências e notifique seu representante de RH, superiores e representante sindical sobre os eventos. Em nenhum momento você deve tentar resolver o problema por conta própria ou encontrar uma solução para a retaliação por conta própria; a tarefa de discutir e encerrar a retaliação contra você é de seu representante de RH e superiores.

Combate às acusações de assédio

Se você está enfrentando acusações de assédio no trabalho, as oito etapas discutidas acima podem ajudá-lo a limpar seu nome. Ao trabalhar para se defender, mantenha a calma, não tente discutir as acusações com seu acusador e confie em evidências concretas para provar sua inocência.

Calculadora Caloria