
Guppies ( Poecilia reticulata ) são reprodutores vivos, o que significa que esses peixes dão à luz filhotes vivos, viáveis e que nadam livremente, em vez de ovos que ainda precisam amadurecer. Entender como os guppies dão à luz pode ajudar os entusiastas do aquário a desfrutar da criação de guppies saudáveis sem estressar a mãe grávida ou arriscar a vida do fritar jovem (guppies bebê).
Tudo sobre guppies dando à luz
Uma das primeiras perguntas que as pessoas costumam fazer é: 'Como os guppies têm bebês?' Quando um guppy dá à luz, as fêmeas 'deixam cair' de 2 a 200 filhotes de guppies, chamados de alevinos, normalmente em quatro a seis horas. Se ela estiver estressada, no entanto, o processo para dar à luz a todos os filhotes pode levar até 12 horas. Em casos extremos, um guppy fêmea pode dar à luz apenas alguns filhotes de cada vez, com pausas de várias horas ou dias entre os nascimentos, embora na maioria desses casos os filhotes não sejam viáveis e morram rapidamente. Normalmente, os alevinos são entregues um de cada vez, embora possam aparecer em rápida sucessão com pausas entre grupos de bebês.
Artigos relacionadosOs guppies bebês geralmente nascem enrolados em pequenas bolas, da mesma forma que amadureceram no útero da fêmea nesta forma compacta. Eles se desenrolam e começam a nadar rapidamente, no entanto, e os guppies recém-nascidos geralmente nadam para cima se forem muito saudáveis. Jovens doentes, prematuros ou natimortos irão afundar.
Quando seu guppy grávido está pronto para o parto
Os guppies fêmeas podem engravidar quando têm apenas algumas semanas de vida e, se não forem separados dos guppies machos, podem dar à luz em média uma vez por mês durante vários anos. Os criadores de guppy aprendem rapidamente a reconhecer os sinais de um guppy prenhe, incluindo um ganho de peso significativo e o escurecimento da mancha gravídica perto do ânus sob a cauda. O período de gestação dos guppies é de 21 a 30 dias (média de 22 a 26 dias) dependendo da temperatura do aquário, limpeza e saúde da fêmea. Perto do final desse período de gestação, a fêmea mostrará sinais do nascimento iminente.
Sinais de parto de guppy grávida
Peixes diferentes têm personalidades diferentes, e nem todo guppy fêmea mostrará os mesmos sinais de que está pronta para o parto. Observar as dicas a seguir pode ajudá-lo a saber quando a hora do nascimento se aproxima.
- Aparência quadrada e quadrada para o abdômen da mulher
- A mancha grávida é marrom muito escuro ou preto
- Ela ainda cresce no tanque ou procura um lugar para se esconder
- Mudança nos hábitos alimentares, como se recusar a comer ou cuspir comida
- Tremores ou movimentos estremecedores durante as contrações
- Respiração cada vez mais rápida
Quando um guppy fêmea mostra indicações de que está pronta para dar à luz, pode ser uma boa ideia movê-la para um tanque de parto ou rede dentro do tanque normal ou em um tanque completamente separado. Isso irá separá-lo dos outros peixes do tanque, de forma que ela não precisa se esforçar para evitá-los. Os tanques de parto também costumam ter divisórias que proporcionam aos alevinos um local seguro para começar a nadar - os alevinos são uma iguaria para muitos peixes, incluindo a mãe faminta.
Tanque de parto faça você mesmo
Uma maneira simples de fazer sua própria área de parto para manter a guppy grávida segura é usando uma pequena garrafa de plástico tipo refrigerante.
- Corte a parte superior da garrafa, deixando uma tira com cerca de 2,5 cm de espessura e 7 a 10 cm de comprimento saindo da metade inferior.
- Use um secador de cabelo ou outro elemento de aquecimento para dobrar a tira para fora e para baixo, de modo que faça um 'gancho'.
- Faça furos na garrafa com uma faca pequena.
- Coloque a garrafa no tanque, usando o gancho para prendê-la no topo do tanque.
- Coloque os alevinos dentro da garrafa. Desta forma, eles podem nadar para dentro e a água do tanque encherá a mamadeira, enquanto a própria mamadeira protege os recém-nascidos.
Ajudando mães guppy e guppies recém-nascidos
Após o parto, o guppy fêmea deve ser mantido em um aquário silencioso por pelo menos várias horas para que ela possa recuperar suas forças e energia antes de se juntar ao resto dos peixes, e ela deve estar bem alimentada para ajudar na sua recuperação. Se o lote de alevinos for excepcionalmente grande, ela pode precisar de um ou dois dias inteiros para se recuperar o suficiente, mas isolá-la por períodos mais longos pode ser muito estressante.
Mantendo Guppies Seguros no Tanque Comunal
Os guppies recém-nascidos, embora possam nadar rapidamente, correm risco em um tanque com outros peixes porque podem ser facilmente comidos por qualquer espécie de peixe, e até mesmo por sua mãe. Colocar uma variedade de plantas flutuantes com raízes perto do tanque de parto ou ao longo do tanque onde os peixes irão viver oferece aos alevinos um lugar para se esconder, e as plantas podem ser reais ou de plástico. O ideal é que as plantas sejam agrupadas para dar aos alevinos um lugar mais seguro para se esconder. Lembre-se de que os alevinos ainda podem ser consumidos com esse método. Todos os alevinos mortos devem ser removidos imediatamente para que não criem resíduos ou toxinas excessivas no tanque, e os alevinos restantes devem ser alimentados com uma dieta apropriada para um crescimento forte e rápido.
Mantendo Seu Habitat Aquático Seguro
O tanque também deve ser mantido a uma temperatura adequada, geralmente entre 72-79 graus Fahrenheit, e deve ser limpo regularmente para evitar o acúmulo de resíduos que podem deixar os alevinos doentes. Limpe o tanque para detectar quaisquer sinais de algas e faça uma troca de água de 25% semanalmente. Você também pode precisar adicionar um filtro de esponja ao seu tanque para garantir que os alevinos não fiquem presos no filtro. Uma opção simples de DIY é prender uma rede de pesca sobre a abertura do filtro, que permite que a água passe, mas evita que os filhotes sejam sugados. Por fim, certifique-se de que os alevinos recebam luz suficiente, necessária para um crescimento saudável ideal. Aproximadamente 8 a 12 horas por dia é suficiente para os alevinos e você pode usar uma luz do tanque ou a luz ambiente se for forte o suficiente.
Mantendo Guppy Fry seguro por meio da separação
Além de fornecer plantas para esconder os alevinos, você pode manter os recém-nascidos mais seguros, mantendo-os em um tanque separado ou em uma área fechada do tanque. Remova a mãe de seu tanque ou área de parto assim que ela terminar de dar à luz todos os filhotes.
- Se você não tiver um tanque separado, pode usar um balde com água do tanque normal.
- Coloque as plantas no balde, como a alface, que eliminará a necessidade de um filtro.
- Os filhotes de guppy podem ser movidos para outro tanque, uma vez que estejam protegidos da mãe.
- Outro método é colocar um pequeno pedaço de rede em um tanque de parto, dividindo o tanque em duas áreas.
- Os filhotes de guppy podem nadar para a outra área para se proteger da mãe, que não consegue passar pela rede.
- Você também pode comprar um caixa de rede de malha pré-fabricada que fica pendurado na lateral do tanque e permite que a água passe, mas mantém os alevinos protegidos de outros peixes.
- Não coloque os alevinos de volta em seu tanque comum até que tenham pelo menos meia polegada de comprimento.
Desfrute de filhotes de guppies
Saber como os guppies dão à luz e como cuidar tanto da fêmea grávida quanto do recém-nascido ajudará entusiastas guppy aprecie o nascimento regular de peixes fortes e saudáveis que eles possam apreciar durante anos.