Como as plantas sem flores se reproduzem?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Pinha

As flores costumam ser a parte mais vistosa da maioria das plantas, mas sua função principal é facilitar a reprodução por meio de sementes. No entanto, existem muitas plantas por aí que nunca produzem flores.





Musgos

Ciclo de vida do musgo

Os musgos são plantas minúsculas que crescem como um tapete verde em áreas úmidas. São chamadas de plantas não vasculares, pois não possuem raízes verdadeiras que absorvem água ou caules que a transportam para outras partes da planta. Em vez disso, a umidade é absorvida por todo o corpo.

Artigos relacionados
  • Plantas de Tapioca
  • Ciclo de vida das plantas com flores
  • Planta de feijão do ciclo de vida

Fases Sexual e Assexuada

Os musgos têm fases sexuais e assexuadas em seu ciclo de vida. Durante a fase de reprodução sexuada, as plantas produzem duas estruturas, uma masculina e outra feminina, geralmente em plantas diferentes. O esperma nada em direção ao óvulo para completar a fertilização; assim, a água é necessária para o musgo se reproduzir sexualmente. As estruturas minúsculas em forma de gancho que se erguem acima do tapete de musgo são os esporófitos com cápsulas contendo esporos ou esporângios. Eles crescem no topo das plantas femininas de gametófitas fertilizadas. Os esporos liberados de esporângios maduros crescem em novas plantas masculinas e femininas quando pousam em superfícies úmidas.



A reprodução assexuada ocorre quando qualquer parte do caule ou mesmo uma folha se desprende de uma planta e se regenera para criar uma nova planta de musgo.

o correio corre véspera de natal?

Uso e tipos

Alguns jardineiros usam com sucesso musgos ornamentais em áreas úmidas e sombreadas, enquanto outros as consideram ervas daninhas. Esfagno / musgo de turfa amplamente utilizado na jardinagem é musgo seco.



Liverworts e hornworts são dois outros tipos de plantas sem floração e não vasculares semelhantes aos musgos. São plantas pequenas, planas e aderentes ao solo, que crescem em áreas úmidas. Eles têm ciclos reprodutivos semelhantes aos musgos e enviam esporófitos com esporângios em forma de guarda-chuva ou em bastão.

Samambaias

Ciclo de vida da samambaia

As samambaias são altamente valorizadas nos círculos de jardinagem por suas folhas emplumadas. Ao contrário dos musgos, os fetos são plantas vasculares e têm raízes e caules que conduzem água. No entanto, os caules dos fetos, exceto no caso dos fetos arbóreos, são rizomas que crescem ao longo do solo ou no subsolo, pelo que a única parte visível é o tufo das folhas. O que é mais interessante sobre essas folhas é que elas têm uma função dupla como estruturas reprodutivas dessas plantas.

o que é um espírito animal sagitário

Processo de Reprodução

As samambaias governaram o mundo em uma época em que a terra era literalmente uma estufa quente e úmida. Mas agora eles são mais comumente encontrados em áreas tropicais e subtropicais. Um dos motivos é que, como os musgos, eles precisam de água como meio para completar seu processo reprodutivo.



A maioria das samambaias se reproduz por meio de esporos encontrados sob as folhas. Quando maduros, os esporos explodem e liberam uma substância marrom-escura semelhante a poeira. Quando este entra em contato com o solo quente e úmido, o processo de reprodução começa. Quando a umidade, luz e temperatura são ideais, novas plantas de samambaia crescem.

As plantas conspícuas de samambaias são os esporófitos. No entanto, nem todas as folhas de uma planta de samambaia apresentam esporos. Os que carregam os esporângios, geralmente na parte inferior, são chamados esporofilos . Se as condições forem favoráveis, alguns dos esporos maduros que caem no solo úmido podem germinar em uma minúscula estrutura em forma de coração chamada prothallus. Isto é o fase gametófita de samambaias. O discreto prothallus produz os gametas masculino e feminino, mas para a fertilização ocorrer, as células masculinas precisam alcançar as células femininas nadando através de uma película de água.

Novas plantas de samambaia se desenvolvem a partir da planta feminina fertilizada (chamada zigoto), mas demoram muito para se tornarem plantas de bom tamanho.

Tipos de samambaias

Existem vários outros grupos de plantas vasculares que não florescem, como musgo e spikemoss, geralmente conhecidos como aliados de samambaia. Eles têm mais em comum com samambaias do que musgos, pois têm raízes e caules com tecido condutor de água e folhas com esporos. Spikemoss , com folhas macias, são os favoritos do jardim. Musgo do clube , que tem folhas semelhantes a escamas e cresce selvagem no chão da floresta, são conhecidas por nomes comuns, como pinheiro moído, cedro moído e pinheiro bravo.

As samambaias e cavalinhas são duas outras plantas vasculares com esporos sem folhas conspícuas, seus caules verdes tubulares cuidando da fotossíntese.

Gimnospermas

Ciclo de vida das gimnospermas

As plantas sem floração que produzem sementes incluem cicadáceas e coníferas. Como não têm flores ou frutos, suas sementes não têm cobertura protetora. Então eles são chamados gimnospermas, o que significa sementes nuas.

se você olhar o twitter de alguém, eles sabem

Cycads

Estas são plantas lenhosas perenes com uma aparência de palmeira. Existem plantas masculinas e femininas separadas que são os esporófitos de seu ciclo de vida. As plantas masculinas carregam estruturas reprodutivas chamadas microsporófilas em uma estrutura em forma de cone bem no topo de sua copa. Eles produzem pólen. A planta feminina produz megásporófilos que estão dispostos em um verticilo no meio das folhas. Eles normalmente carregam óvulos grandes. Na verdade, as cicadáceas possuem os maiores óvulos do reino vegetal. O gametófito feminino se desenvolve dentro do óvulo, enquanto o gametófito masculino é o pólen.

Polinização por Vento e Insetos

As Cycads são polinizadas pelo vento ou por insetos. O pólen que cai em um óvulo nas megasporófilas cria um tubo polínico para transportar o gameta masculino até a célula-ovo. No entanto, a ponta do tubo polínico eventualmente se rompe, liberando os espermatozoides que precisam nadar em direção ao óvulo para fertilizá-lo. Os óvulos fertilizados se desenvolvem em sementes viáveis ​​por um período de vários meses.

Coníferas

Sempre-vivas com cones, como abetos, bétulas e pinheiros se reproduzem por meio de sementes escamosas que se desenvolvem dentro dos cones femininos. Ao contrário das cicadáceas, os cones masculinos e femininos se desenvolvem na mesma planta, mas em ramos separados. As plantas coníferas que vemos são os esporófitos. Os cones masculinos menores carregam micrósporos que produzem pólen, enquanto os cones femininos maiores carregam os óvulos que formam megásporos. Os gametófitos masculinos e femininos se desenvolvem dentro do micrósporo e megásporo, respectivamente. O pólen é na verdade o gametófito masculino.

Polinização pelo Vento

O vento carrega o pólen para o cone feminino, onde o gametófito masculino se desenvolve mais e envia um tubo polínico para atingir a célula-ovo no gametófito feminino. Após a fertilização, as sementes se desenvolvem dentro dos cones femininos bem fechados até que estejam maduras. Pode levar dois anos ou mais, mas uma vez prontos, os cones se abrem, expondo as sementes nuas.

Outras plantas que não florescem com sementes

Árvores de samambaia aviária ( Gingko biloba ) e Gnetales também são plantas sem flores. Estruturas semelhantes a cones nas plantas masculinas produzem pólen e as plantas femininas produzem óvulos que eventualmente se tornam sementes. Embora sejam gimnospermas, suas sementes semelhantes a nozes têm uma camada carnuda que as faz parecer frutas.

Notas sobre a reprodução do esporo

Reprodução sexual é a chave para a diversidade genética e sobrevivência. Nem todas as plantas com flores se reproduzem por esporos. Ao mesmo tempo, cogumelos e cogumelos que se reproduzem por esporos não são considerados plantas. Eles têm seu próprio reino vegetal junto com outros fungos como bolinhos, mofo e ferrugem.

como cuidar de uma cobaia para iniciantes

Diversidade no Jardim

Plantas sem flores adicionam beleza e diversidade a qualquer área de jardim. Considere incluí-los em sua paisagem, onde serão valorizados por sua folhagem, textura e características únicas.

Calculadora Caloria