Como saber quando um pássaro está morrendo?

Os Melhores Nomes Para Crianças

Exame de papagaio doente com estetoscópio na clínica veterinária

Existem vários sinais comuns de doença em aves de estimação que podem indicar que estão muito doentes e morrendo. Como muitos outros animais de estimação pequenos, os pássaros escondem seus sintomas até que estejam em estado grave e não possam receber ajuda médica. Conhecer os sinais de morte de um pássaro é uma informação que qualquer proprietário responsável de pássaros deve aprender.





Como saber quando um pássaro está morrendo

Independentemente do tipo de pássaro de estimação , os sinais comuns de doença e morte são os mesmos. Uma ave pode adoecer e morrer num curto espaço de tempo, por isso contacte o seu veterinário de aves Se você notar algum desses sinais sem demora, é fundamental para potencialmente salvar a vida do seu pássaro de estimação. Pode parecer estranho para você, como dono de um animal de estimação, que um animal 'esconda' doenças e dores, mas do ponto de vista do pássaro, este é um comportamento instintivo para protegê-lo de predadores na natureza, já que os doentes e fracos são mais propensos a ser vítimas.

Penas tufadas

Aves que estão doentes e morrendo tendem a ter uma aparência inchada nas penas. Estufar as penas é um comportamento normal dos pássaros, principalmente quando sentem uma corrente de ar chegando ou durante a hora de dormir. No entanto, eles não devem fazer esse comportamento continuamente. Se o seu pássaro ficar inchado por longos períodos de tempo, ele pode estar com febre e lutando contra uma infecção.





Má condição das penas

Outro sinal de que uma ave está doente e morrendo é a aparência geral de suas penas. Se a ave estiver perdendo penas e você notar que a pele subjacente parece escamosa ou seca, ela pode estar com uma infecção parasitária. As penas também podem parecer descoloridas, opacas e perder suas cores vibrantes, e as bordas podem parecer desgrenhadas.

Algumas espécies de aves também podem desenvolver cistos de penas que ficaram encravadas, e estas podem ser mais difíceis de ver sem sentir o pássaro em busca de caroços na pele. Os pássaros também podem escolher suas próprias penas devido ao estresse e, embora o comportamento destrutivo das penas não seja fatal por si só, é um sinal de que um pássaro está em grave perigo.

Papagaio doméstico em gaiola com problema de saúde

Descargas

Algumas aves produzem secreção ao redor dos olhos, ouvidos e cerebros (perto das narinas) quando estão muito doentes. Essas áreas também podem parecer inflamadas e inchadas ou descoloridas. Espirrando também pode acompanhar a alta.

você pode lavar as capas das almofadas do sofá
Ave com sinusite e inflamação do nariz

Tremendo e tremendo

Um pássaro de estimação que está doente e próximo da morte irá tremer e tremer, dando a impressão de estar com frio. Algumas aves apresentam tremores muito mais dramáticos, que podem incluir quedas e giros quando tentam se mover, o que pode parecer convulsões.

Dificuldade ao respirar

Chiado, ruídos de clique e respiração difícil ou rápida são sinais de que seu pássaro está muito doente. Você também pode vê-los movendo a cauda para cima e para baixo e esticando o pescoço, que são movimentos corporais que fazem para tentar trazer mais ar para o sistema. A respiração com a boca aberta (ou bico), que pode se assemelhar a um bocejo, também é um sinal de dificuldade para respirar, assim como balançar a cauda a cada respiração. Infecções respiratórias e os ácaros dos sacos aéreos são problemas médicos comuns em muitas espécies de aves de estimação e podem ser fatais sem tratamento imediato.

Tiro na cabeça do galo vermelho

Falta de apetite

Comer menos ou não comer nada é um sinal definitivo de que seu pássaro não está bem. Se o seu pássaro está recusando comida e você percebe que ele está começando a perder peso, há uma boa chance de que ele esteja enfrentando um problema de saúde sério. Você pode dizer se um pássaro está perdendo peso pesando regularmente seu pássaro com uma balança para pequenos animais ou bebês ou apalpando suavemente a área do peito. Se você conseguir sentir o esterno, seu pássaro está abaixo do peso.

Uma coisa a ter em conta no caso de muitas aves é que elas na verdade 'fingem' comer comida para esconder que estão doentes, chegando ao ponto de colher sementes e pellets da sua bandeja de comida, que depois caem no fundo da gaiola. Se você vir muita comida não consumida no chão da gaiola, seu pássaro pode estar muito doente.

Mudanças na bebida

Se a sua ave começar a beber excessivamente, isso pode ser sinal de problemas hepáticos ou renais, ingestão de uma toxina ou até mesmo diabetes . Da mesma forma, beber muito menos do que o normal pode indicar que estão muito doentes, especialmente se também não estiverem comendo. A mudança no consumo de álcool também deve acompanhar um aumento ou diminuição acentuado na micção.

perguntas e respostas para fazer ao seu namorado

Vômito

É comum que algumas espécies de aves regurgitem sua comida por diversos motivos, como alimentar seus filhotes e durante o processo de acasalamento. No entanto, o vômito não é um comportamento benevolente e é um sinal de que a ave está muito doente. Você pode perceber a diferença pelo comportamento da ave antes de a comida sair.

Uma ave regurgitando não parecerá angustiada e moverá a cabeça para a frente e “deixará cair” a comida do bico, enquanto um pássaro vomitando vai tremer e tremer e fazer movimentos bruscos com a cabeça e a parte superior do corpo enquanto a comida sai. Vômito pode ser sinal de diversas condições letais, como doenças hepáticas e infecções, entre outras.

Letargia

Uma ave doente e moribunda mostrará movimentos mínimos e também pode ficar muito imóvel com os olhos fechados e curvada. Pássaros que normalmente não são receptivos ao manuseio podem permitir que você os pegue, pois eles estão fracos demais para voar ou se afastar de você. Você também pode vê-los sentados no fundo da gaiola, em vez de em um poleiro.

Algumas aves doentes ficam penduradas na lateral da gaiola com o bico, sem usar nenhum poleiro. Se você os vir se movendo, eles podem parecer falta coordenação e equilíbrio , e um pássaro muito doente pode até cair do poleiro. Algumas aves podem nem conseguir se mover, seja porque estão muito fracas ou porque estão parcialmente paralisadas.

Mudanças nas fezes e na urina

Quaisquer alterações na aparência da urina ou das fezes do seu pássaro podem ser um sinal de que ele está gravemente doente e morrendo. Se você tiver dificuldade para ver a urina e as fezes do seu pássaro por causa do forro da gaiola que você usa, substitua-o por algo que facilite a visualização, como alguns pedaços de papel branco ou uma folha de plástico transparente.

scotch e whisky são a mesma coisa
  • O sangue nas fezes dará uma cor vermelha escura ou preta e isso pode ser um sinal de diversas condições, como câncer no trato gastrointestinal.
  • Se você puder ver comida nas fezes da sua ave que não foi digerida, ela pode ter uma doença do sistema gastrointestinal ou encadernação de ovo .
  • Se as fezes da ave cheirarem particularmente mal e parecerem oleosas ou espessas, elas podem ter Colangite esclerosante primária , o que pode levar à insuficiência hepática.
  • A diarreia aquosa e constante pode ser um sinal de várias condições médicas subjacentes, como infecções fúngicas, parasitárias e bacterianas.
  • Se você não vir urina, que deve aparecer como uma substância calcária branca (chamada uratos), é possível que haja uma infecção interna.
  • Por outro lado, se você consegue ver os uratos, mas eles aparecem com uma cor amarela ou verde limão, isso significa que sua ave pode ter um problema sério de fígado, que pode ser fatal sem tratamento imediato.

Silêncio

A maioria das espécies de aves de estimação, desde canários a pombinhos aos papagaios, são conhecidos por fazerem algum tipo de barulho regular ao longo do dia. Desde trinados e chilreios até guinchos e imitações de sons em seu ambiente, é raro encontrar esses pássaros sem fazer barulho. Se você tem um pássaro que fala regularmente e está cada vez mais silencioso, peça a um profissional médico para examiná-lo imediatamente.

É possível que sua ave não esteja doente e esteja estressada ou deprimida, o que ainda requer intervenção imediata para evitar que afetem seu sistema imunológico e causem doenças. Mudanças no tom ou qualidade da voz do seu pássaro também pode indicar que eles têm uma doença.

Veterinário examinando papagaio

Reconheça os sinais de que um pássaro está morrendo

Cuidando de um pássaro de estimação significa observar seus hábitos diários, para que as mudanças sejam óbvias para você quando começarem a acontecer. Isso inclui mudanças nos hábitos alimentares e de bebida, na qualidade das fezes e da urina, no comportamento geral e no nível de energia. Se você notar alguma das alterações acima, entre em contato com seu veterinário imediatamente, pois você pode ter menos tempo do que pensa para intervir. salve a vida do seu pássaro .

Calculadora Caloria