Como ter gêmeos: fatores, probabilidades e dicas para tentar

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

A questão de como ter gêmeos não tem uma resposta definitiva. Por mais fascinante que seja, as chances de dar à luz gêmeos geralmente são puramente aleatórias. Diferentes fatores, como procedimentos genéticos ou médicos, podem induzir uma gravidez gemelar ou múltipla. No entanto, não pode haver uma garantia de 100%, apesar dos métodos diferentes.

Continue lendo enquanto falamos sobre as chances de conceber gêmeos, incluindo fatores para aumentar a probabilidade e diferentes tratamentos de fertilidade que podem ajudá-lo com o mesmo.



Como os gêmeos são concebidos?

Existem dois tipos de gêmeos – idênticos (não fraternos) e não idênticos (fraternos) (1) .

Quase um terço dos gêmeos são gêmeos idênticos, também conhecidos como gêmeos monozigóticos. Eles acontecem por acaso e se desenvolvem quando um óvulo é fertilizado por um espermatozóide e é dividido em dois embriões separados. Eles compartilham a mesma composição genética e placenta. Gêmeos idênticos também podem acontecer em mulheres que passam por métodos de assistência à fertilidade.



Não idênticos , também conhecidos como gêmeos dizigóticos, se desenvolvem quando dois óvulos são fertilizados por dois espermatozóides. Eles são únicos e não compartilham a composição genética ou placenta. Como gêmeos não idênticos compartilham apenas metade da mesma composição genética, eles nem sempre são do mesmo sexo.

[ Ler : Sinais e sintomas de gravidez gemelar ]

Probabilidades gerais de ter gêmeos

As estatísticas do século XXI mostram que a possibilidade de ter gêmeos é de 3%, ou seja, 3 em 100 na população geral. Os números também mostram que há um aumento de quase 61% desde o início da década de 1980. Uma atualização muito recente do Centro Nacional de Estatísticas de Saúde dos EUA diz que a taxa de nascimento de gêmeos é de 33,9 por 1.000 nascidos vivos (dois) .



Fatores que determinam as chances de ter gêmeos

Como dito anteriormente, gêmeos idênticos só poderiam acontecer por puro acaso. Mas certos fatores podem influenciar as chances de ter gêmeos fraternos.

1. História familiar / Hereditariedade

Se você é um gêmeo ou gêmeos em sua família, é mais provável que você tenha gêmeos. No entanto, se o seu parceiro tem um gêmeo ou há gêmeos na família, isso não influenciará suas chances de ter ou não gêmeos.

Tudo depende de você, porque você produz os ovos. Se você ou sua mãe são gêmeos, a probabilidade de você ter gêmeos é alta. Você pode ter maiores chances de hiperovulação (liberando dois óvulos durante o processo de ovulação). Alguns genes específicos se combinam com a hiperovulação e, assim, aumentam a frequência de gêmeos não idênticos (3) .

2. Etnia / Raça

Acredita-se também que sua origem tenha uma forte influência na sua chance de ter gêmeos. Asiáticos e hispânicos têm menos chances de produzir gêmeos, enquanto africanos são altamente prováveis, seguidos por europeus.

3. Tipo de corpo (altura/peso)

Embora estranho, diz-se que as mulheres mais altas são mais propensas do que as mais baixas a conceber gêmeos. Além disso, as mulheres mais pesadas têm maiores chances do que as mulheres mais magras.

coisas fofas para fazer com o seu namorado

Mulheres que têm uma dieta bem nutrida podem ter maior probabilidade de produzir gêmeos do que aquelas que têm uma dieta reduzida e com baixo teor de gordura.

[ Ler : Coisas para saber quando você está tentando engravidar ]

Um estudo de pesquisa publicado pelo American College of Obstetrics and Gynecology afirma que as taxas crescentes de nascimentos múltiplos se devem ao aumento das taxas de obesidade. Descobriu-se que as mulheres com um índice de massa corporal (IMC) de 30 e acima são mais propensas a produzir gêmeos. Isso vale apenas para gêmeos fraternos (4) .

Se inscrever

4. Idade materna

Sua chance de ter gêmeos ou mais bebês pode aumentar com o avançar da idade. Mulheres acima de 35 anos produzem mais FSH (hormônio folículo-estimulante) do que mulheres mais jovens (5) . Este hormônio permite que os ovários liberem óvulos para a ovulação. Quanto mais altos os níveis hormonais, mais óvulos são liberados durante a ovulação, resultando em múltiplos fetos.

[ Ler : Como a idade afeta a gravidez ]

5. Mais gravidezes

Se você teve várias gestações antes, pode haver uma grande chance de produzir gêmeos. A probabilidade de gêmeos também pode melhorar com o aumento do número de gestações.

Tratamentos de fertilidade para ter gêmeos

Os tratamentos de fertilidade oferecem melhores chances de ter gêmeos. Seu médico pode sugerir a melhor opção para você. No entanto, os especialistas desencorajam vários bebês por meio de tratamentos de fertilidade.

1. FIV (fertilização in vitro)

As mulheres que se submetem à fertilização in vitro podem ter boas chances de dar à luz mais de um bebê. No entanto, depende principalmente do número de embriões colocados no útero.

Para aumentar as chances de concepção de gêmeos, os especialistas em saúde podem colocar mais de um embrião no útero. Se ambos forem implantados e desenvolvidos com sucesso, é provável que resulte em gravidez gemelar.

2. IIU (inseminação intrauterina)

Neste procedimento, os espermatozóides são injetados no útero usando uma seringa. No entanto, a IUI por si só não aumentará as chances de ter múltiplos. As mulheres que se submetem a este tratamento podem ter que tomar medicamentos para fertilidade para aumentar a probabilidade.

[ Ler: Benefícios do ácido fólico antes da gravidez]

4. Gonadotrofina

Esses medicamentos podem melhorar as chances de ter bebês gêmeos, pois melhoram a saúde geral dos óvulos e sua maturidade. É provável que as gonadotrofinas estimulem a liberação de mais de um óvulo por vez (5) . Seu médico pode prescrever o correto para você.

[ Ler : Drogas de fertilidade para mulheres ]

5. Citrato de clomifeno

Há cerca de 10% de chance de produzir gêmeos com clomifeno ou citrato de clomifeno (6) . Mulheres que já têm maior probabilidade de nascimento de gêmeos também podem melhorar ainda mais suas chances com este medicamento

A pílula pode ser tomada antes de tentar tratamentos de reprodução assistida como in vitro, para promover a produção de óvulos.

Também pode ajudar a tratar desequilíbrios hormonais nos homens, o que pode afetar a qualidade e a quantidade de espermatozóides e sua motilidade.

Ervas de fertilidade para gêmeos

Embora não haja ciência que apoie o uso de ervas para a concepção de gêmeos, formas alternativas de medicina, como a medicina chinesa e ayurvédica, ainda incentivam o uso de certas ervas para fertilidade e concepção. Novamente, não há evidências diretas sobre o quão bem eles poderiam promover gestações gemelares ou múltiplas.

[ Ler : Ervas para ajudar na fertilidade ]

    Óleo de prímulaAcredita-se que promova o muco cervical saudável que pode permitir que o esperma sobreviva dentro do ovário por mais tempo.
    Alcaçuzé dito para controlar os níveis hormonais de estrogênio e testosterona, e pode apoiar a concepção.
    Óleo de linhaçaé susceptível de aumentar a fertilidade e pode aumentar as chances de concepção de gêmeos.
    mandioca docetambém é dito para aumentar as chances de gêmeos devido às suas propriedades de hiper-ovulação.
    Cohosh pretonão é conhecido por aumentar a chance de concepção de gêmeos, mas acredita-se que aumente a taxa de fertilidade.

[ Ler: Chá verde para a gravidez ]

onde posso vender gorro bebês
    Vitex (fruta de árvore casta)pode regular os níveis hormonais, promover a função ovulatória e prevenir cistos ovarianos, todos considerados favoráveis ​​à concepção de gêmeos.
    raiz de macaAcredita-se também que melhora a fertilidade geral, o que pode melhorar as chances de ter gêmeos.

Embora essas ervas sejam naturais, elas carregam alguns possíveis efeitos colaterais. Portanto, é aconselhável consultar um herbalista experiente ou um naturopata antes de experimentá-los.

Maneiras naturais que podem melhorar as chances de conceber gêmeos

As opções a seguir provavelmente aumentarão suas chances de ter gêmeos. No entanto, são apenas crenças comuns baseadas em evidências anedóticas e não têm qualquer respaldo científico.

1. Produtos lácteos

As mulheres que comem laticínios provavelmente aumentam suas chances de produzir gêmeos do que as mulheres que não consomem esses produtos. Pensa-se que as hormonas de crescimento presentes no leite (laticínios de vacas tratadas com hormona de crescimento) podem ajudar a ter gémeos

2. Inhame selvagem

Diz-se que o inhame selvagem hiperestimula os ovários, resultando na liberação de mais de um óvulo para a ovulação. Pode, portanto, aumentar suas chances de produzir gêmeos. Acredita-se que as mulheres africanas tenham melhores chances de gêmeos porque o consomem como parte de sua dieta étnica. A tribo Yoruba na África Ocidental tem a maior taxa de geminação (7) .

[ Ler : Melhores alimentos para melhorar as chances de gravidez ]

3. Pare de tomar pílulas anticoncepcionais

Quando você para de tomar a medicação anticoncepcional, seu corpo leva algum tempo para encontrar seu ritmo natural. Um relatório de estudo afirma que há uma chance de conceber gêmeos dentro de um ano após a interrupção dos contraceptivos orais (8) .

4. Gravidez durante a amamentação

Um estudo descobriu que as mulheres que conceberam durante a amamentação eram mais propensas a ter gêmeos (9) .

5. Faça com que seu parceiro coma alimentos ricos em zinco

O zinco é conhecido por melhorar os níveis de esperma. Então você pode pedir ao seu parceiro para incluir alimentos como sementes de abóbora, cordeiro, ervilhas e iogurte, que são ricos em zinco (10) . Pode aumentar a probabilidade de fertilizar mais de um óvulo.

Ideias para festas de 90 anos, 9 dicas

6. Tenha espaço entre as gestações

Suas chances de conceber gêmeos podem ser maiores se você tiver intervalo suficiente entre as gestações.

Certas posições sexuais ajudam a conceber gêmeos?

Embora se acredite que algumas posições sexuais possam ajudar a alcançar a gravidez gemelar, não há estudos científicos para apoiar essas alegações. Algumas das posições que se acredita ajudarem você a conceber gêmeos, com base nas crenças e mitos das pessoas, são as seguintes:

1. Lado a lado

Conhecido como estilo cachorrinho, acredita-se que aumenta a chance de uma mulher conceber gêmeos, pois o colo do útero é mais acessível aos espermatozóides nessa posição.

2. Posição em pé

Também é outro estilo cachorrinho e acredita-se que tenha uma chance de penetração profunda, o que pode influenciar sua chance de ter gêmeos.

3. Posição Missionária

Acredita-se que a posição do homem por cima também ajuda o espermatozóide a entrar facilmente no óvulo e provavelmente ajuda a produzir gêmeos.

4. Posição de entrada traseira

Aqui, o parceiro entra por trás, então acredita-se que o espermatozoide permaneça próximo ao colo do útero da mulher, afetando as chances.

[ Ler : 15 melhores posições para engravidar ]

Como mencionamos acima, todas essas são apenas maneiras possíveis de engravidar de gêmeos e nem sempre funcionam. Embora não haja uma maneira segura de melhorar as chances de ter gêmeos, você pode tentar a sorte com um ou mais desses métodos para conceber gêmeos.

Você já teve gêmeos? Conte-nos se você fez algum esforço consciente para ter gêmeos, na seção de comentários abaixo.

1. Gêmeos, trigêmeos e outros múltiplos ; Gabinete de Saúde da Mulher; Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA (2019)
dois. Nascimentos: dados finais para 2017 ; Relatórios Nacionais de Estatísticas Vitais; CDC/Centro Nacional de Estatísticas de Saúde (2018)
3. A probabilidade de ter gêmeos é determinada pela genética? Genética Home Reference (NIH)
4. Reddy UM et al.; Relação do índice de massa corporal materno e altura para gemelaridade ; Obstet Gynecol. (2005)
5. Gonadotrofina Coriônica ; APP Pharmaceuticals LLC (2011)
6. Tratamentos de fertilidade para mulheres ; NIH (2017)
7. A. Akinboro et ai.; Frequência de geminação no sudoeste da Nigéria ; Indiano J Hum Genet. (2008)
8. MF Murphy et al.; Existe um risco aumentado de gemelaridade após a descontinuação da pílula anticoncepcional oral? ; J Epidemiol Saúde Comunitária. (1989)
9. Steinman G; Mecanismos de geminação. 4. Preferência sexual e lactação ; O Jornal de Medicina Reprodutiva; Europa PubMed Central (2001)
10. Tenho baixa contagem de espermatozoides. Posso fazer alguma coisa para aumentar minha fertilidade? SexoInfo; Universidade da Califórnia, Santa Bárbara

Calculadora Caloria