Quanto tempo dura a tosse do canil?

Os Melhores Nomes Para Crianças

cachorro doente na cama

Existem muitos fatores que determinam quanto tempo durará um caso de tosse do canil, embora, em média, a maioria dos cães a tenha por cerca de sete a 14 dias . Embora alguns casos sejam resolvidos rapidamente sem medicação, outros casos são mais graves e duram mais tempo. Você pode ajudar seu cão a se recuperar mais rapidamente aprendendo como reconhecer os sinais de uma complicação potencial.





Fatores que afetam a duração da tosse do canil

Tosse do canil, também conhecida como traqueobronquite infecciosa canina ou tosse canina, é o termo usado para descrever uma série de infecções virais e bacterianas que afetam os brônquios, laringe e traquéia. Esta doença respiratória contagiosa pode afetar um cão em qualquer fase da sua vida. O principal sintoma da doença é uma tosse seca e cortante. Existem vários fatores que podem afetar a duração da tosse do canil.

Agentes virais e duração

O duração de tempo o cão está doente tem muito a ver com o tipo de agente viral que causa tosse no canil.



por que é uma boa ideia manter o número do centro de controle de venenos em um lugar acessível em casa?
  • Se o seu cão for afetado pelo vírus da parainfluenza, ele provavelmente não ficará doente por mais de seis dias.
  • Outra bactéria comum que causa tosse do canil é a bordetellabronquiseptica. Cães infectados com bordetella geralmente ficam doentes por cerca de 10 dias.
  • Não é incomum que cães sejam infectados pelo vírus parainfluenza e pela bactéria bordetella e esses cães tendem a ficar doentes por cerca de 14 a 20 dias, embora a gravidade dos sintomas varie durante esse período.
  • Cães que desenvolvem tosse de canil após infecção pelo vírus da cinomose, Mycoplasma canis ou gripe canina correm maior risco de desenvolver pneumonia e doença prolongada.

A saúde geral de um cão

Um cão saudável tem maiores chances de se recuperar rapidamente. Cães com sistema imunológico fraco ou outros problemas de saúde, como colapso da traqueia, podem ser suscetíveis a infecções secundárias.

Idade do Cachorro

Um cão jovem pode combater a infecção mais facilmente do que um cão mais cachorro maduro . No entanto, os cachorros muito jovens que estão doentes ou têm um sistema imunitário mais fraco podem ter mais dificuldades com a doença, e os cachorros não vacinados estão particularmente em risco de desenvolver tosse do canil.



nomes de casal fofos para namorado e namorada

Tipo de infecção

Um cão pode se recuperar rapidamente de algumas formas virais da infecção, sem medicação. No entanto, ele ainda pode ter uma infecção bacteriana persistente que requer antibióticos para resolvê-lo por um longo período.

Infecções secundárias

Às vezes ocorre uma infecção secundária, além da tosse do canil, que resulta em uma doença grave. infecção respiratória superior . Um caso de tosse do canil com infecção secundária geralmente leva mais tempo para ser resolvido do que outro sem complicações.

Veterinária examinando cachorrinho

Reduza a duração da tosse do canil

Uma das melhores maneiras de ajudar seu cão a superar a tosse do canil mais rapidamente é levá-lo imediatamente ao veterinário.



  • O tratamento precoce pode acelerar a recuperação do seu cão e evitar que uma infecção secundária prolongue a doença do seu animal.
  • Também pode evitar que seu cão piore e desenvolva pneumonia.
  • Não é incomum que os donos de cães considerem a tosse do canil “apenas um resfriado” e não vão ao veterinário. É fundamental levar seu cão para um exame para evitar que ele desenvolva doenças mais graves e para reduzir o tempo em que fica doente e infeliz.
  • Embora um cão não possa morrer de tosse do canil, ele pode ficar muito doente e sofrer de infecções secundárias mais graves sem tratamento.

Tratamento para tosse de canil por veterinário

Depois de examinar seu cão, seu veterinário pode tomar medidas diferentes dependendo de quão leve ou grave é o caso.

  • Em casos leves, seu veterinário geralmente irá instruí-lo a fazer modificações no ambiente do cão, em vez de administrar medicamentos. Isso normalmente significa instalar um umidificador para ajudar a aliviar o desconforto respiratório do seu cão e passear com ele em um arnês para evitar a pressão na garganta.
  • Casos leves de tosse do canil serão mais frequentemente ir embora por conta própria mas você ainda deve levar seu cão ao veterinário para ter certeza de que ele não corre o risco de pegar algo mais sério.
  • Em casos mais graves, seu veterinário irá prescrever antibióticos e um supressor de tosse, além de aconselhar a manter o pescoço do cão limpo e a área úmida.
  • Comumente usado antibióticos para tosse de canil incluem baytril, doxiciclina e clavamox, que são administrados por via oral.

Remédios caseiros podem ser aprovados pelo veterinário

Seu veterinário também pode sugerir alguns remédios caseiros você pode usar além de medicamentos para ajudar seu cão a se sentir melhor:

  • Meia a uma colher de chá cheia de mel cru, três a quatro vezes por dia, dada ao seu cão, pode ajudar a acalmar a garganta irritada. Esta dosagem é para um cão de 50 libras, então você deve aumentar ou diminuir com base no tamanho do seu cão.
  • Alguns donos de cães dão aos seus cães vitamina C usando um suplemento infantil de 25 a 100 miligramas por dia. No entanto, certas raças podem desenvolver cálculos urinários devido à vitamina C, portanto, discuta isso primeiro com seu veterinário se você tiver um problema. Bichon Frisé , Caniche Miniatura , Schnauzer , Shi Tzu , Lhasa Apso ou Yorkshire Terrier .
  • Duas colheres de chá de óleo de côco na comida do seu cão todos os dias pode não apenas ajudar com a tosse do canil por causa de suas propriedades antivirais, mas também pode estimular o apetite de um cão doente quando misturado à ração.

Complicações que podem prolongar a tosse do canil

Uma vez que um cão é exposto à infecção transmitida pelo ar, os patógenos invadem o corpo e perturbam o funcionamento normal do sistema respiratório. Durante um período de incubação de três a 10 dias, os patógenos destroem temporariamente o revestimento ciliar protetor da laringe, traquéia e brônquios. Sem o revestimento protetor, os patógenos também podem penetrar nos pulmões e desencadear uma infecção secundária em alguns cães.

Cães em risco de complicações com tosse do canil

Raças pequenas, cachorros, cães com sistema imunológico fraco e cães com problemas de saúde pré-existentes, como bronquite crônica, são ainda mais suscetíveis a desenvolver uma infecção secundária. A infecção secundária mais comum é a pneumonia.

crescendo ursinhos de goma em diferentes líquidos

Sinais de tosse do canil com infecção secundária

Os sinais típicos de tosse do canil com infecção secundária incluem:

Os casos de tosse do canil com infecção secundária podem durar de duas semanas a quase um mês, talvez mais sem intervenção médica.

Bulldog com termômetro

Como se espalha a tosse do canil?

A tosse do canil é transmitido pelo ar entre cães, razão pela qual a vacina contra bordetella é exigida na maioria dos internatos.

quanto pesa um menino de 13 anos
  • Bactérias e agentes virais entram no trato respiratório do cão quando ele inala o ar circundante.
  • Também pode ser transmitido através do contato direto entre cães e áreas contaminadas, como pisos e paredes de canis, brinquedos e tigelas.
  • Outros lugares onde a tosse do canil pode se espalhar são parques para cães, aulas de treinamento, exposições caninas e qualquer lugar onde muitos cães se reúnam.
  • Um cão pode parecer perfeitamente saudável e ainda assim ser contagioso para a tosse do canil. Se o seu cão acabou de ter tosse de canil e está 100% livre de sintomas, ele deve ficar longe de áreas onde possa contaminar outros cães. por pelo menos uma semana .
  • O período de incubação da tosse do canil pode variar de dois a 14 dias.

Como é a tosse do canil?

A característica mais marcante da doença é o som da tosse do canil, que é uma tosse seca e cortante que parece dolorosa e quase como se o cão estivesse sufocando em casos mais graves. Também pode haver um ruído de chiado e buzina associado à tosse.

Acelere a recuperação da tosse do canil do seu cão

Embora a tosse do canil geralmente não seja grave, ela pode evoluir para condições mais preocupantes se o seu cão contrair infecções secundárias. Também é muito desconfortável para o seu cão, por isso é sempre melhor ir ao veterinário imediatamente para ter certeza de que seu cão não corre o risco de ter outros problemas médicos e para obter alguns medicamentos para aliviar os sintomas.

Calculadora Caloria