Como Navegar em um Relacionamento com um Sociopata

Os Melhores Nomes Para Crianças

Homem Algemado

Um relacionamento com um sociopata pode esgotar você emocionalmente e, muitas vezes, financeiramente. Você pode não perceber os sinais sutis de alerta no início do romance e, quanto mais tempo ficar com alguém, mais difícil será se desvencilhar.





As características de um sociopata

Um sociopata também é conhecido como portador de transtorno de personalidade anti-social. Alguém com esta doença mentalpode ser um mentiroso patológicoe manipulativo, mostrando emoções apenas quando é útil fazê-lo. Como qualquer outro transtorno, as pessoas com anti-socialtranstorno de personalidadeestão em um espectro que varia de leve a grave. De acordo com Psicologia Hoje , sinais de um namorado ou namorada sociopata podem incluir:

  • Encantador
  • Vigarista talentoso
  • Manipulativo
  • Grandioso
  • Sem empatia
  • Não confiável
  • Irresponsável
  • Perigoso
  • Incontrolável
  • Desrespeito flagrante pela lei
  • Impulsivo
Artigos relacionados
  • 10 sinais de um cônjuge traidor
  • Fotos de 10 casais se beijando
  • Galeria de 7 ideias para encontros noturnos divertidos

clínica Mayo observa que esse distúrbio está associado a traumas graves na primeira infância, fatores genéticos ou uma combinação dos dois. Os sintomas podem estar presentes durante a primeira infância, mas a maioria das pessoas não tem problemas até a adolescência. Muitos adolescentes serão diagnosticados pela primeira vez com transtorno de conduta , seguido por transtorno de personalidade anti-social após eles completarem 18 anos.



Embora a maioria das pessoas com esse diagnóstico sejam homens, as mulheres também podem ter esse transtorno. Pesquisa, publicada na revista Transtornos de personalidade , mostra uma razão de prevalência de três para um, com as mulheres se apresentando como menos violentas do que os homens, mas mais agressivas.

Um relacionamento com um sociopata

A vida com um sociopata começa espetacular. Com seu charme deslumbrante, ele trabalhará diligentemente para conquistar seu amor e confiança. Uma vez que ele o tenha capturado sob seu feitiço, ele começará a usá-lo para conseguir o que quiser, quando quiser.



como matar piolhos em móveis

Manipulação e Realização

Quando você a pegar mentindo, ela parecerá genuinamente arrependida e será difícil não perdoá-la. Ela voltará a usar a bajulação que demonstrou quando conquistou seu coração pela primeira vez e você pode ficar preso novamente. Com o tempo, seu parceiro pode sentir que você está atrás dele e pode decidir passar para a próxima vítima antes de expô-lo. Os sociopatas têm pouca ou nenhuma empatia, apesar de se comportarem como se tivessem. Você pode não saber todas as táticas que ele pratica, porque ele é incrivelmente bem versado em ler e manipular pessoas.

As mentiras

Muitos desses indivíduos sãomentirosos patológicos, usando suas histórias até que não trabalhem mais para eles. Eles normalmente se esforçam para manter suas imagens perfeitas porque, se forem expostos, não poderão mais obter o que desejam ou precisam. Muitas vezes, eles se envolvem em uma tática abusiva chamada de fazer maluquices ou manipulação, o que significa que eles configuram seu parceiro para lentamente sentir que estão perdendo a cabeça. Por exemplo, ela pode deixar a torneira aberta e culpar você. Com o tempo, você pode começar a acreditar que é você quem está constantemente deixando a água correr. Isso cria uma dependência da pessoa abusiva, fazendo com que a vítima sinta que não pode funcionar sem ele. É assim que você fica preso.

com que idade você pode fazer uma tatuagem?

Sociopatas e amor

Os sociopatas podem formar laços fortes com as pessoas e são capazes de amar, mas isso não apaga as outras questões envolvidas com sua personalidade. Eles podem não perceber - ou não se importar - como suas ações ferem seus 'entes queridos', fazendo com que seus parceiros questionem se o amor está realmente presente. Portanto, embora os sociopatas possam de fato experimentar o amor, não é o mesmo tipo de amor que as pessoas neurotípicas sentem que envolve carinho e empatia.



O relacionamento pode funcionar?

O relacionamento com um sociopata tem mais probabilidade de ser bem-sucedido quando o parceiro estabelece limites claros e os segue. Isso não quer dizer que o relacionamento será fantástico e ideal enquanto houver limites, mas sim que é mais provável que o relacionamento continue enquanto esses limites claros estiverem estabelecidos. Os sociopatas podem confiar em um parceiro e admitir seus defeitos, o que pode levar a um potencial de proximidade e crescimento, mas em geral, os sociopatas não gostam de expor suas próprias psicopatologias.

Como namorar um sociopata

Você deve primeiro examinar o que está dentro de você que permite que você se sinta confortável em um relacionamento romântico com um sociopata - alguém que provavelmente serácontrolandoe imprevisível. Talvez você prospere quando envolvido em um drama, ou talvez tenha se apaixonado pela fachada inicialmente apresentada pelo sociopata. Quaisquer que sejam seus motivos, se você decidir manter um relacionamento com um sociopata, saiba que está aceitando uma parceria complicada.

Definir limites claros

Como acima mencionado, estabelecendo limites claros é fundamental para navegar em um relacionamento com um sociopata. Não fuja dos limites e permita o desvio de suas expectativas; se um sociopata reconhece uma fraqueza, provavelmente irá capitalizá-la. Por exemplo, se você definir o limite de 'Se você me trair, eu o deixarei', e não interromper quando eles trapacearem, é provável que mais trapaça aconteça no futuro.

Conheça seu parceiro

Um sociopata tem problemas em seus cérebros que os tornam pense do jeito que eles fazem e nem sempre se propõe a machucar as pessoas ao seu redor. Assim como você não ficaria com raiva de uma pessoa com uma torção no tornozelo que não consegue correr nem um quilômetro com você, também não deveria ficar com raiva do comportamento de um sociopata quando ele faz coisas características de um sociopata. Você simplesmente não pode esperar um comportamento razoável de alguém cujo cérebro o obriga a ser irracional. Isso não significa que você deve aceitar o abuso, mas significa que você deve entender que o comportamento de seu parceiro sociopata nem sempre será 'normal'.

Ajudando um Sociopata

Homem falando com terapeuta

Se você ainda tem um relacionamento com o sociopata, pode acreditar que o ama e que ele pode mudar. Você pode se lembrar do início do relacionamento, quando ele era muito charmoso e agradável de se estar. Muitas pessoas ficam com os sociopatas na esperança de que eles possam voltar àquelefase de lua de mel.

Nada do que você diga ou faça pode mudar seu parceiro, e não é sua função fazer isso. Essa é sua personalidade e é sua responsabilidade buscar tratamento. Existem tratamentos para esse distúrbio, mas normalmente aqueles que o apresentam dificilmente procuram ajuda profissional. Para aqueles que decidem procurar ajuda, é provável que o façam por causa de um problema secundário, como abuso de substâncias ou terapia judicial após infringir a lei. Os transtornos de personalidade não podem ser tratados com medicamentos. No entanto, muitos sociopatas experimentam distúrbios comórbidos, comodepressão e ansiedade, Isso pode sertratado com medicamentos.

Como terminar um relacionamento com um sociopata

Pode ser difícil e perigosoterminar um relacionamentocom um sociopata. Ele pode ficar desesperado e tentar convencê-lo de que você está fazendo a coisa errada. Quando você não cede, ele pode começar a mostrar sua hostilidade por meio de violência física ou outras táticas manipuladoras ou perigosas.

Os sociopatas podem experimentar uma séria desconexão com suas emoções e, por causa de sua imprevisibilidade, é melhor procurar ajuda profissional se decidir encerrar seu relacionamento. Um terapeuta, conselheiro ou profissional treinado na linha de crise pode ajudá-lo a criar um plano de segurança para que você possa sair da situação o mais rápido e seguro possível. Você pode sentir angústia emocional e pode querer pensar em encontrar um terapeuta regular para ajudá-lo a processar essa situação.

Este vídeo tem algumas sugestões sobre como você pode parar de namorar um sociopata:

quantos anos você tem que ter para ser um cidadão idoso

Se movendo

Leve o seu tempo e seja paciente consigo mesmo como vocêcurar deste relacionamento. Certifique-se de processar e compreender totalmente como esse tipo de pessoa funciona, para que você possa evitar se envolver novamente em uma situação semelhante.

Calculadora Caloria