Como colocar um cinto serpentino em um carro

Os Melhores Nomes Para Crianças

correia serpentina em um motor

Se você já quebrou uma correia serpentina e se viu preso com o carro porque ele nem pega, provavelmente entende a importância de aprender a colocar uma correia serpentina em um carro.





O que é um cinto serpentino?

A correia serpentina é uma correia de borracha com uma polegada de espessura que se enrola em várias polias e opera uma série de componentes críticos do motor usando a potência do próprio motor.

Artigos relacionados
  • Preparando seu carro para uma viagem de carro
  • Ajuste do veículo
  • Ford Concept Cars

O que o Cinturão Serpentino faz

A correia serpentina usa a potência do motor para girar as polias que acionam os seguintes componentes do motor:





  • Bomba de água, que resfria o motor
  • O ar condicionado
  • O alternador, que recarrega a bateria e faz os aparelhos elétricos funcionarem corretamente
  • Bomba de direção hidráulica

Uma vez que a correia serpentina alimenta muitos dos sistemas críticos do seu carro, é importante ter certeza de que ela está nas melhores condições.

Como Identificar um Cinturão de Serpentina Ruim

Se você já tentou ligar o carro no auge do inverno, quando as temperaturas estão abaixo de zero, provavelmente já ouviu o barulho estridente de uma correia serpentina escorregando. No inverno, o encolhimento natural da correia aumenta muito a tensão e leva a um som estridente.



No entanto, em outras situações, uma velha correia em serpentina pode se degradar ou rachar, podendo ocorrer deslizamento. Um barulho estridente alto nem sempre significa que sua correia serpentina está estragando; isso pode significar que o tensor da correia está com defeito e precisa ser substituído. Você pode identificar se a correia serpentina precisa ser substituída seguindo o procedimento abaixo:

  • Abra o capô e encontre a correia na lateral do motor (geralmente à direita ou à esquerda).
  • Incline-se próximo ao cinto e segure um espelho dental até o cinto para que você possa ver as saliências na parte inferior.
  • Observe se há muitas rachaduras profundas ou desgaste na correia de borracha.

Se você descobrir que a correia está cheia de rachaduras profundas e pedaços desgastados, pode ser uma boa ideia substituir a correia por uma nova.

Como colocar um cinto serpentino em um carro - passo a passo

Embora muitas pessoas paguem para trocar a correia serpentina, você pode fazer isso sozinho e economizar muito do seu suado dinheiro. O processo pode ser demorado, mas não é complicado ou altamente técnico. Seguindo as etapas abaixo, você pode concluir este processo, seja para substituir uma correia com falha ou como manutenção preventiva para impedir que uma falha o deixe preso.



  1. Primeiro, examine atentamente o caminho que a correia velha segue em torno de cada polia. Se necessário, crie um diagrama que mostre todo o caminho da esteira para que não haja confusão quando você estiver se preparando para instalar a nova. Além disso, alguns veículos fornecem um diagrama de roteamento sob o capô ou no manual, portanto, certifique-se de procurar um.
  2. Insira uma catraca de 3/8 de polegada no orifício do braço tensor. Você precisará de uma extensão para alcançar dentro do buraco. O orifício de 3/8 de polegada é o ajuste para afrouxar a correia, o que permitirá que você remova toda a correia de todas as polias.
  3. Enquanto você remove a correia, é um bom momento para verificar se todas as polias estão alinhadas. O desalinhamento pode levar a um desgaste mais rápido, portanto, segure uma régua contra cada polia e certifique-se de que todas estejam alinhadas e quadradas corretamente. O desalinhamento sério das polias pode exigir trabalho de reparo adicional por um mecânico treinado.
  4. Encontre o tensor - uma polia com um movimento de mola - e gire a polia para ter certeza de que ela gira livremente. Se houver qualquer atrito na polia tensora ou você notar que quando gira o braço tensor há alguma tensão, provavelmente será necessário substituir o conjunto tensor também. Embora você possa querer que um mecânico faça isso, os conjuntos de tensionadores estão disponíveis em lojas de peças automotivas e não são muito difíceis de substituir.
  5. Verifique se há vazamento de óleo. Se a área da correia serpentina parecer especialmente coberta com óleo, pode haver um vazamento de óleo nas proximidades. O óleo pode degradar a borracha rapidamente, então você desejará procurar o selo do motor com vazamento e reparar o problema antes de instalar uma nova correia, ou você descobrirá que precisará ser substituída novamente prematuramente.
  6. Antes de instalar a nova correia, use uma escova de aço para limpar todas as ranhuras em cada uma das polias para remover óleo e sujeira. Isso ajudará a estabelecer uma boa aderência com a nova correia durante a instalação.
  7. Passe a nova correia ao redor do sistema de polia exatamente como você a desenhou em seu diagrama. Siga o diagrama com precisão, certificando-se de que o lado correto da correia toque na polia correta - o lado com nervuras deve tocar em uma polia com nervuras.
  8. Quando você chegar à última polia, puxe o braço tensor com uma mão para que a correia fique frouxa enquanto você a enrola na última polia.
  9. Ligue o carro e deixe-o em marcha lenta por alguns minutos. Em seguida, verifique se a posição do braço tensionador está entre as duas marcas alta / baixa no corpo do tensionador. Se não estiver, use uma chave de torque para ajustar o aperto da correia para que fique correto.

Lento e cuidadoso

Existem muitos reparos que você pode aprender, como colocar uma correia em serpentina em um carro. Se você se certificar de que possui as ferramentas certas e seguir cuidadosamente o processo, poderá economizar muito dinheiro consertando seu próprio carro.

Calculadora Caloria