Como salvar um cachorro sufocado

Os Melhores Nomes Para Crianças

mulher examinando cachorro

Se o seu cão estiver engasgado, você precisará levá-lo ao veterinário o mais rápido possível. No entanto, você pode se encontrar em uma situação em que você tem que agir rápido antes que você possa chegar a um veterinário.





Sintomas de asfixia em cães

Cães que estão sufocando exibirão alguns sinais óbvios comportamentos de asfixia Incluindo:

  • Apalpando freneticamente a boca
  • Tosse extrema ou engasgos
  • Babando
  • Dificuldade ao respirar
  • Gomas azuis
  • Olhos esbugalhados

Se o seu cão estiver engasgado, mas ainda respirando, ele acabará ficando inconsciente se continuar sem ajuda. Embora estes sinais indiquem uma cachorro pode estar sufocando , também podem ser sintomas de outros problemas. Barton C. Huber, DVM , do Animal Medical Center of Corona, diz: 'Em meus 31 anos fazendo isso, raramente vi um cachorro que realmente tivesse algo preso na garganta. Na maioria das vezes, acaba sendo tosse do canil (ou alguma outra infecção) ou um problema cardíaco ou pulmonar primário. Independentemente disso, se você observar seu cão apresentando algum desses sintomas, o Dr. Huber diz: 'Resumindo: leve o cão ao veterinário o mais rápido possível!'



como manter um homem ariano

O que fazer para salvar um cachorro sufocado

Huber diz que se o seu cão precisar de ajuda imediatamente, a primeira coisa a fazer é verificar 'se a obstrução é visível'.

  1. “Lembre-se de que um cachorro em pânico pode morder, mesmo que não de propósito”, alerta. Você deve fazer o que puder para se proteger de uma possível mordida, mas absolutamente não coloque focinho .
  2. Ter uma segunda pessoa para conter o cão ajuda, mas se você estiver sozinho, precisará segurar o focinho do cão com as duas mãos.
  3. Segure a parte superior do focinho do cachorro com a mão e a mandíbula inferior com a outra mão.
  4. Uma maneira de minimizar a chance de ser mordido é usar as pontas dos dedos para empurrar os “lábios” do cão (encontrados ao redor do focinho) para que cubram os dentes. Porém, lembre-se de que há uma grande chance de você acabar sendo mordido durante o processo.
  5. Abra lentamente a boca do cão com as duas mãos e veja se há uma obstrução óbvia. Se você não estiver sozinho, ter alguém segurando uma lanterna sobre o focinho do cachorro pode ajudar.
  6. Se você puder ver um objeto, o Dr. Huber recomenda 'agarrá-lo ou retirá-lo com os dedos, se possível'. Tenha muito cuidado para não empurrar o objeto ainda mais.
  7. Muitos sites sugerem o uso de um objeto para puxar ou remover a obstrução, como um garfo, uma colher ou uma pinça. Dr. Huber desaconselha isso, “pois eles poderiam agarrar o tecido e piorar as coisas”. Você não quer empurrá-lo ainda mais, seja preso na faringe (parte posterior da boca), esôfago ou traquéia. Você poderia causar mais danos do que benefícios.
  8. Mesmo que você remova o objeto com sucesso, leve seu cão ao veterinário imediatamente para garantir que a boca, a garganta ou o esôfago do cão não estejam danificados.
veterinário examinando cachorro

A manobra de Heimlich

Se você não consegue ver uma obstrução ao abrir a boca do seu cachorro, você pode tentar o versão canina da Manobra de Heimlich. As etapas variam de acordo com o tamanho do seu cão. Você também precisará ajustar sua posição com base no tipo de cão. Diz o Dr. Huber: 'Diferentes formas corporais têm técnicas diferentes ( Bulldog inglês contra Galgo ) então não existe uma técnica 'universal'.' Ele diz em geral: 'A ideia é criar pressão suficiente no corpo para expelir com força tudo o que está preso nas vias respiratórias do cão.'



O Heimlich e os cães pequenos

Para começar, você precisará ser capaz de pegar seu cachorro.

peso médio menino de 15 anos
  1. Segure-o de cabeça para baixo para que sua extremidade traseira fique verticalmente acima de sua cabeça.
  2. Apoie-o mantendo os braços sob a barriga, mais perto da parte de trás do corpo.
  3. Ao segurá-lo, balance-o de um lado para o outro com muita delicadeza. O arco oscilante não precisa ser largo, apenas alguns centímetros ou menos. Você também pode sacudi-los para cima e para baixo em vez de balançar.
  4. Mantenha seu cão nesta posição por cerca de 30 segundos.
  5. Se o seu cão continuar engasgado, passe para a próxima etapa.

Coloque um cachorro sufocado de lado

Para cães pequenos que ainda estão engasgados após o passo inicial, bem como para cães de médio e grande porte, deite-o de lado no chão. Deve ser uma superfície dura, portanto evite deitá-lo na cama ou travesseiro.

  1. Levante as costas do cão e coloque algo por baixo de modo que a cabeça do cão fique mais baixa do que a parte traseira. Você pode usar o que estiver à mão: um travesseiro, uma toalha enrolada ou uma peça de roupa.
  2. Apoie o cão colocando a mão em suas costas.
  3. Usando a outra mão, coloque-o na área da caixa torácica do cão e pressione as costelas enquanto move a mão em direção à frente do cão. Imagine mover visualmente um objeto do abdômen do cão até o esôfago para ter uma ideia da direção que você deseja que suas mãos se movam.
  4. Você não deve fazer esta manobra mais do que cinco vezes.
  5. Dependendo do tamanho do cão, pode ser necessário usar as duas mãos para fazer a manobra.

Cachorro engasgando em pé

Outro método para cães de médio a grande porte pode ser feito com o cachorro em pé , supondo que seu cão ainda seja capaz.



  1. Curvando-se por trás do cão, coloque ambos os braços sob a barriga do cão.
  2. Você também pode levantar as patas traseiras, para que ele fique na posição de carrinho de mão, mas para cães muito grandes você pode não ter força para levantá-lo.
  3. Mantendo as duas mãos juntas em um punho grande, empurre o abdômen do cão enquanto sobe em direção à cabeça do cão.
  4. Você também pode tentar pressionar com força entre as omoplatas do cão com a palma da alça rapidamente de 4 a 5 vezes. Isso possivelmente pode mover o objeto o suficiente para que o cão possa cuspi-lo.

Lembre-se que depois de tentar a manobra de Heimlich, você precisará levar seu cão ao veterinário o mais rápido possível, mesmo que ele não esteja mais engasgado.

chances de morrer em um acidente de carro

Proteja os cães contra asfixia

Conhecendo o básico primeiros socorros caninos , incluindo como fazer a manobra de Heimlich em um cachorro, pode algum dia salvar a vida do seu amigo canino. Se você tem um cachorro que tem tendência a engolir objetos, certifique-se de deixar sua casa à prova de filhotes e remover o acesso a qualquer coisa perigosa, como pequenos brinquedos, itens de plástico e até mesmo certos mastigações de cachorro, como couro cru .

Calculadora Caloria