Como armazenar vinho tinto na faixa de temperatura ideal

Os Melhores Nomes Para Crianças

vinho tinto armazenado em uma prateleira

Armazenando qualquer vinho- Incluindovinho tinto- na temperatura adequada é imprescindível, principalmente quando se pretende envelhecer o vinho ou segurar a garrafa um pouco. A temperatura e as condições de armazenamento podem ajudar o vinho tinto a envelhecer com elegância e a não desenvolver falhas associadas ao armazenamento e oxidação inadequados do vinho.





Faixa de temperatura ideal para armazenamento de vinho tinto

A faixa de temperatura ideal para armazenar vinho tinto é entre 45 ° F e 65 ° F (8 ° C e 18 ° C) com o ponto ideal de 55 ° F (12 ° C).

  • Para armazenamento de longo prazo (vinhos que você manterá por um ano ou mais), você vai querer prestar muita atenção em manter a temperatura ideal de 55 ° F.
  • Para armazenamento de curto prazo (vinhos com duração de um ano ou menos), é seguro que a temperatura oscile mais perto das extremidades superior ou inferior do espectro seguro, contanto que não flutue descontroladamente entre os dois.
Artigos relacionados
  • Fotos e informações para 9 tipos de vinho tinto frutado
  • Galeria do guia de vinhos para iniciantes
  • Informações básicas sobre vinhos e dicas para servir

Armazenamento de vinho tinto em temperaturas acima de 65 ° F

Quando você armazena seu vinho em uma temperatura muito alta, ele envelhece muito mais rapidamente, por isso é melhor evitar armazenar o vinho em uma temperatura acima de 18 ° C.



  • Em temperaturas acima de 21 ° C, o vinho se degradará mais rapidamente.
  • Em temperaturas extremas acima de 80 ° F, o vinho começa a cozinhar, o que remove os sabores e aromas sutis que tornam o vinho especial.
  • O calor também pode danificar a vedação do vinho, o que permitirá que o oxigênio entre no vinho e fará com que ele se oxide e desenvolva sabores e aromas.
  • Quanto mais tempo o vinho permanece em alta temperatura, mais danos são causados ​​ao vinho, o que pode rapidamente torná-lo intragável.

Temperaturas abaixo de 45 ° F

Armazenar vinho tinto em temperaturas mais frias na verdade retarda o processo de envelhecimento. Isso pode ser problemático se você está tentando manter uma garrafa de vinho tinto com a idade perfeita e a armazenou em temperaturas excessivamente baixas. Você pode não saber quando aquele vinho estará certo porque ele não seguirá o cronograma tradicional de envelhecimento do vinho. Temperaturas extremamente baixas, no entanto, podem danificar ou mesmo estragar o vinho.

  • O vinho começa a congelar a cerca de 20 ° F (-6 ° C).
  • Quando o vinho congela e descongela, ele pode expandir e empurrar a rolha, quebrar o selo ou quebrar a garrafa, fazendo com que o vinho vaze e permita a entrada de oxigênio.
  • Tudo isso pode levar a vinho com defeito e intragável.
  • Procure por sinais de vazamento, como vinho sob o selo ou uma rolha pegajosa.

Evite flutuações de temperatura

Além de manter a faixa de temperatura adequada para o armazenamento do vinho tinto, a coisa mais importante que você pode fazer pelo seu vinho é evitar flutuações de temperatura. Quanto mais amplas as variações de temperatura e mais rapidamente elas ocorrem, maior a probabilidade de danificar o vinho. Isso ocorre porque as flutuações de temperatura fazem com que o vinho se expanda e se contraia, o que pode danificar a vedação do vinho e levar à oxidação. Da mesma forma, se a flutuação mudar para uma temperatura muito alta, ele pode cozinhar o vinho.



Dicas para manter o vinho tinto na temperatura ideal

A chave para manter seu vinho tinto na temperatura ideal é como você o armazena e manuseia. A partir do momento em que compra o vinho, você pode controlar sua temperatura. Seguem algumas dicas para ajudá-lo a fazer isso:

  • Não compre vinho em uma loja ou loja que esteja extremamente quente ou extremamente fria. Se não houver nenhuma tentativa de realizar o controle de temperatura na instalação onde você está comprando o vinho, é provável que você não queira comprar nenhum ali.
  • Se você estiver viajando de carro ou se for fazer uma degustação de vinhos e planeja comprar vinho em várias vinícolas, leve algo isolado para segurar o vinho durante a viagem. Remetentes de vinho de poliestireno isolados com compressas de gelo na parte externa do isolamento são uma boa opção de curto prazo.
  • Ao viajar com vinho, não o coloque no porta-malas. Em vez disso, mantenha-o na parte do passageiro do carro, onde você controla a temperatura, e considere transportá-lo em um transportador de isopor.
  • Não deixe vinho no carro depois de comprá-lo. Leve-o direto para sua casa ou depósito.
  • Armazenando vinho em umvinho rackna sua sala de jantar ou sala de estar nem sempre é a melhor ideia dependendo de quanto a temperatura oscila em sua casa. Se você mora em uma região que tem dias quentes de verão e não tem ar condicionado, com certeza vai querer guardá-lo em um local com temperatura controlada, como sua adega ou adega.
  • Não guarde o vinho em locais extremamente quentes ou frios em sua casa, ou perto de fontes de calor, como secadoras, fornalhas, fornos ou refrigeradores.
  • Considere comprar umrefrigerador de vinhopara suas garrafas mais importantes.
  • Para grandes coleções, considere adicionar umadegaou armazenar suas garrafas em armazenamento profissional.
  • Se você pedir vinho tinto online, opte pelo envio no dia seguinte para que o vinho não seja danificado durante o transporte, ou peça uma espera até que as temperaturas extremas moderem.

Mantendo Seu Vinho Tinto Seguro

A temperatura adequada de armazenamento garante que seu vinho tinto envelhece como deveria, para que você possa saboreá-lo quando estiver pronto para beber. Embora isso não exija equipamentos sofisticados ou caros, exige cuidado ao selecionar como e onde armazenar o vinho tinto.

Calculadora Caloria