Como ensinar linguagem figurativa

Os Melhores Nomes Para Crianças

Duas ervilhas em uma vagem

Duas ervilhas em uma vagem é uma expressão idiomática.





A linguagem figurativa é uma maneira de dizer uma coisa enquanto significa algo totalmente diferente. É freqüentemente usado em poesia e inclui formas de discurso como apóstrofo, aliteração, hipérbole, idioma, metáfora, onomatopeia, personificação, símile e eufemismo. O ensino da linguagem figurativa deve começar com o aprendizado de como e quando cada dispositivo é usado no contexto.

Definições de linguagem figurativa

Imprima e faça referência ao imprimível abaixo, que oferece diferentes formas de linguagem figurativa com suas definições e exemplos. (Observe que para ver o que pode ser impresso corretamente, você deve ter a versão mais recente do leitor Adobe que possa download de graça .) Você pode desejar exibi-lo em uma parede ou quadro de avisos, ou imprimir uma cópia para seu filho manter como referência. A definição e a lista de exemplos podem ajudá-lo a usar várias estratégias para ensinar a linguagem figurativa.





Artigos relacionados definições e exemplos

Baixe as definições da linguagem figurativa.

Metáfora ou planilha de simulação

As crianças mais novas podem ter mais dificuldade com alguns dos muitos tipos complicados de linguagem figurativa, então você pode começar explicando apenas os dois tipos mais comuns: metáforas e semelhanças. A planilha fornecida a seguir define metáfora e comparação e oferece às crianças uma oportunidade de trabalhar com essas duas peças de linguagem. Imprima a planilha e peça a seu filho que determine se cada exemplo usa uma metáfora ou uma comparação, ou ambos.



Metáfora ou planilha de simulação

Baixe uma planilha de comparação e metáfora

Planilha de reconhecimento de linguagem figurativa

Reconhecer a linguagem figurativa em conversas cotidianas e em texto requer alguma prática. Para alunos mais velhos, comece com a planilha de metáfora ou símile como uma introdução e, em seguida, vá para a segunda planilha, intitulada Reconhecendo linguagem figurativa. Peça a seu filho para preencher a lacuna com cada tipo de recurso literário usado em cada frase. Uma caixa de palavras está incluída para ajudar as crianças a se lembrarem de todos os tipos de dispositivos e também como soletrá-los.

Reconhecendo a linguagem figurativa

Baixe reconhecendo a atividade de linguagem figurativa.



Leitura e identificação de poesia

Um dos lugares mais comuns para encontrar a linguagem figurativa é dentro das linhas de um poema. A poesia é conhecida por suas imagens e frequentemente utiliza figuras de linguagem para chegar a esse fim. Ler poesia que usa recursos literários específicos e discutir cada instância dentro do texto pode ser uma estratégia de ensino eficaz.

Tente ler os seguintes poemas ou canções que fazem uso de várias formas de linguagem figurativa para seu filho. Ao ler em voz alta, veja se seu filho consegue encontrar o artifício literário. Para crianças mais novas, você pode desejar que saibam qual dispositivo devem encontrar e, possivelmente, faça-as pular ou bater palmas quando ouvirem. Para crianças mais velhas, veja se elas conseguem descobrir qual forma de linguagem figurativa é encontrada em cada exemplo.

Atividades de Reconhecimento

É importante que as crianças comecem a reconhecer a linguagem figurativa na fala do dia-a-dia e no contexto de um trabalho escrito. As estratégias de ensino a seguir oferecem maneiras de ajudar seu filho a reconhecer esses recursos literários.

Jogo de quebra-cabeça

Use as definições e exemplos para impressão acima para criar um quebra-cabeça de linguagem figurativa. Isso pode ser feito com um quebra-cabeça simples com uma base . Nas costas de cada peça do quebra-cabeça, escreva uma figura de linguagem. Na peça correspondente da base, escreva um exemplo desse tipo de discurso figurativo. Seu filho agora pode montar o quebra-cabeça combinando a palavra com uma frase que faz uso da linguagem. Esta é uma estratégia de ensino especialmente útil para crianças mais novas.

Hullabaloo em linguagem figurativa

O jogo conhecido como Hullabaloo by Cranium convida as crianças a se ativarem com um dispositivo que dá dicas e estimula as crianças a pularem para 'almofadas' que estão espalhadas em uma sala. Você pode fazer sua própria versão em linguagem figurativa deste jogo para tanto divertimento, aprendizado e reconhecimento de figuras de linguagem. Em papel grosso ou cartolina, escreva os diferentes tipos de linguagem figurativa. Você pode querer cortá-los em formas divertidas e laminá-los para que durem para muitos usos. Espalhe os pedaços de papel em uma área aberta. Use as Definições e exemplos para impressão para citar um exemplo ou uma definição de um dispositivo e faça seu filho pular, correr, pular ou deslizar para o 'bloco' apropriado.

Eu espiono

O jogo infantil de Eu espiono é divertido e desafiador e pode ser jogado em quase qualquer lugar. Você pode adaptar este jogo como uma estratégia de ensino para classes gramaticais. A linguagem figurativa está em toda parte. Você pode ouvi-lo em um comercial ou em uma conversa. Você pode vê-lo em um outdoor ou em um livro. Desafie seu filho a encontrar cinco exemplos de linguagem figurativa em um dia ou, se você tiver mais de um filho, veja quem consegue encontrar mais exemplos dentro de um determinado período de tempo. A peculiaridade deste jogo é que as crianças podem identificar imagens que retratam alguns desses dispositivos. Por exemplo, um sol usando óculos escuros é a personificação.

Faça disso um jogo

Escolha um recurso literário a cada dia e tente integrá-lo em suas conversas como uma estratégia de ensino. Se seu filho reconhecer, você pode elogiá-lo ou recompensá-lo com um adesivo ou cinco minutos no computador. Por exemplo, ao preparar o almoço, você pode dizer: 'Certamente está cheirando bem. A sopa está pronta! ' Mostre sua aprovação se seu filho reconhecer a aliteração. Você pode levar este jogo um passo adiante, pedindo a seu filho que devolva na mesma moeda. Ele pode responder: 'Sopa parece uma delícia!'

Transforme em arte

Pegue um poema que utiliza um recurso literário, como a personificação, e peça a seu filho para fazer dois desenhos, um que ilustra o literal e outro que mostra o significado figurativo do mesmo poema. Pode ser divertido fazer isso com frases simples como 'Ele é um porco' ou 'O céu escuro da noite estava cheio de diamantes'.

Estratégias para reforço e aprendizagem adicional

Depois que seu filho reconhecer a linguagem figurativa, é hora de incorporá-la à sua escrita como forma de reforçar essa nova habilidade. Trabalhar a linguagem figurativa na escrita pode ser um conceito difícil no início, mas pensar conscientemente sobre isso ajudará as figuras de linguagem a se tornarem um recurso regular na caixa de ferramentas de escrita de seu filho.

Ideias a considerar

Para ajudar seus filhos a obter um conhecimento mais profundo, experimente estas divertidas estratégias de ensino.

  • Peça a seu filho que pegue uma rima comum ou um poema popular e o reescreva, removendo quaisquer exemplos de linguagem figurativa. Você pode acabar com alguns poemas tolos, mas seu aluno sairá desse exercício entendendo a importância desse artifício literário.
  • Pegue um texto não poético e peça ao seu filho para reescrevê-lo adicionando linguagem figurativa. Ele pode recriar instruções para uma receita, um artigo de jornal, o Preâmbulo da Constituição ou qualquer outra coisa que não tenha até mesmo a sugestão de um símile, metáfora ou hipérbole.
  • Incentive seu filho a ir além das comparações excessivamente usadas e a ser criativo. Por que dizer 'branco como a neve' quando você pode dizer 'branco como uma camisa recém-branqueada'?
  • Outro projeto divertido pode ser pegar um objeto comum do dia a dia, como xampu ou molho para salada, e criar um anúncio impresso que faz uso de figuras de linguagem.

Recursos adicionais

Existem vários recursos adicionais para atividades e exercícios de linguagem figurativa, incluindo:

  • GameAquarium.org - Este site apresenta uma grande variedade de exercícios e atividades para ajudar a ensinar a linguagem figurativa que podem ser baixados gratuitamente. Você pode saber quais são os mais populares entre os usuários por causa do sistema de classificação com base em estrelas, bem como classificar qualquer um que decida usar para o benefício de outras pessoas.
  • SpellingCity.com - Aqui, você pode escolher em uma lista de planilhas e atividades para impressão. A lista apresenta títulos de planilhas junto com informações de nível de série específicas, tornando mais fácil restringir sua pesquisa a documentos que provavelmente atendam às necessidades de seu filho. Qualquer pessoa pode baixar essas planilhas sem nenhum custo; se você tiver um serviço baseado em taxas assinatura especial , você pode realmente fazer atribuições diretamente para os alunos por meio do site.
  • WartGames.com - Visite este site para uma variedade de jogos educacionais sobre a linguagem figurativa. Alguns são jogos online, enquanto outros oferecem instruções e / ou atividades para impressão. Existem também algumas apresentações em PowerPoint neste site. Todos os recursos estão disponíveis gratuitamente.

Problemas comuns

Além de ensinar a seu filho o que são metáforas e como usá-las, também é importante ajudá-lo a evitar o desenvolvimento de padrões de uso problemáticos.

Uso excessivo

À medida que seu filho se familiariza com as figuras de linguagem, ele começa a utilizá-las em muitas formas diferentes de escrita. Agora é a hora de ensinar moderação. O uso excessivo da linguagem figurativa pode sobrecarregar o leitor, ao passo que uma pitada desses recursos literários adiciona profundidade e maturidade a um texto. Escritores experientes sabem quando usar as ferramentas disponíveis e quando se abster.

Uso indevido

Além disso, ensine seu aluno sobre o uso indevido de palavras, como metáforas misturadas. Uma metáfora mista é um grupo de metáforas incongruentes que freqüentemente resultam em uma imagem mental absurda. Um exemplo de metáfora mista pode ser 'Agora que a bola está do seu lado, posso ver a luz no fim do túnel'.

Clichês

Agora também pode ser um momento apropriado para ensinar sobre clichês, que são figuras de linguagem que perderam seu impacto pelo uso excessivo. Exemplos de clichês incluem 'as bochechas dela estavam vermelhas como rosas', 'ele evita o dever de casa como uma praga' ou 'não olhe a boca para um cavalo de presente'. É importante ensinar o significado dessas partes do discurso usadas demais para que as crianças possam entender seu significado e começar a usar alternativas mais criativas.

O que agora?

A linguagem figurativa é um conceito divertido para ensinar e aprender. Lembre-se de usar uma variedade de abordagens e atividades para reforçar a compreensão de seu filho sobre o assunto. Mesmo após o término da aula, é importante continuar incentivando seu filho a usar linguagem figurativa em sua fala e escrita. Como a maioria das novas habilidades, a compreensão de seu filho sobre esta ferramenta inestimável aumentará com a repetição até que ele a conheça como a palma da sua mão.

Calculadora Caloria