Como saber se meu cachorro está resfriado

Os Melhores Nomes Para Crianças

Cachorro doente com resfriado

Os cães podem pegar resfriados assim como as pessoas. Ajude a manter seu cão saudável aprendendo como detectar sinais de infecção respiratória e como tratá-la antes que a doença se transforme em algo sério.





Sinais de que seu cachorro está resfriado

Na sua forma mais simples, um resfriado é uma infecção respiratória superior e produz os seguintes sintomas:

que são aquários mais compatíveis com
  • Congestão nasal e secreção
  • Um pouco de dificuldade para respirar pelo nariz
  • Tosse ocasional que é 'úmida', ao contrário da tosse seca, cortante e 'buzinada' associada à tosse do canil
  • Febre baixa
  • Olhos lacrimejantes
  • Espirrando
  • Letargia geral
  • Perda de apetite
Artigos relacionados

Embora esses sintomas possam deixar seu cão relativamente desconfortável, eles não são graves. A maioria dos cães supera um simples resfriado em cerca de uma semana, sem qualquer tratamento, desde que sejam mantidos aquecidos e hidratados.



Como tratar um resfriado em casa

Esteja você lidando com cães ou pessoas, ainda não há cura para o resfriado comum. No entanto, existem alguns remédios caseiros que você pode dar ao seu cão para ajudá-lo a se sentir mais confortável durante o resfriado. Enquanto o resfriado do seu cachorro segue seu curso:

  • Mantenha seu cão aquecido e forneça a ele um local confortável para dormir, para que ele descanse bastante.
  • Limite o tempo gasto ao ar livre durante o tempo frio. O ar frio tende a contrair os brônquios; isso torna mais difícil para o seu cão respirar.
  • Forneça nutrição extra, como frango cozido e arroz integral, para convencer seu cão a comer. Isso manterá sua força e fornecerá suporte ao sistema imunológico.
  • Coloque um vaporizador de névoa quente perto da área de dormir do seu cão para ajudar a manter os brônquios umedecidos.
  • Incentive seu cão a beber líquidos, mesmo que você tenha que tentá-lo com caldo de galinha com baixo teor de sódio. Isso ajudará a manter as secreções nasais finas e com menor probabilidade de entupir o nariz do seu cão.
  • Use um bálsamo para evitar que o nariz fique seco e irritado.
  • Adicione suplementos à sua alimentação, como mel, canela e óleo de coco, além de vegetais, como plantago lanceolata e equinácea. Sabe-se que eles têm propriedades que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e proporcionam alívio da tosse.
cachorro toma seu remédio

Remédio para resfriado sem receita médica

Você pode administrar crianças remédio para resfriado para o seu cão, mas apenas se o tipo e dosagem são aprovados pelo seu veterinário. Remédios para resfriado, versões infantis e adultas, que contém dextrometorfano pode ser recomendado pelo seu veterinário em pequenas doses. Robitussin DM , Expectorante Benilina e Siltussin DM são medicamentos que alguns veterinários aprovarão para o resfriado de um cachorro. Perceba que qualquer remédio para resfriado infantil aprovado pelo seu veterinário não curará o resfriado do seu cão, mas pode ajudar a aliviar os sintomas e deixar seu animal de estimação mais confortável.



Perigos dos medicamentos vendidos sem receita

Evite qualquer remédio para resfriado que contenha os descongestionantes listados como fenilefrina e pseudoefedrina , que geralmente estão em produtos com um 'D' no final do nome. Remédios para resfriado com paracetamol também deve ser evitado, pois é tóxico para cães .

Remédios homeopáticos de venda livre

Existem também remédios homeopáticos feitos para cães, disponíveis sem receita, como Apenas remédio homeopático natural para olhos de animais de estimação e respiratório superior vendido em lojas de suprimentos para animais de estimação, como PetSmart. HomeoPet é outra marca que produz gotas que podem ajudar a proporcionar algum alívio para cães com coriza e espirros. Você também pode usar um spray nasal de solução salina simples para ajudar o cão a se sentir mais confortável. Embora você não precise de receita médica para esses produtos, é aconselhável discuti-los primeiro com seu veterinário antes de usá-los.

Quando procurar atendimento veterinário

O primeiro passo para decidir se seu cão precisa de cuidados médicos é reconhecer seus sintomas. Depois de determinar que seu cão pode estar resfriado, você deve decidir se vale a pena ir ao veterinário. Embora algumas infecções respiratórias melhorem por si mesmas, sem intervenção médica, é difícil para um leigo avaliar a gravidade da doença de um cão. A regra geral é que filhotes e cães idosos devem ser examinados por um veterinário sempre que apresentarem sintomas semelhantes aos do resfriado. Isso ocorre porque seus sistemas imunológicos são geralmente mais fracos do que os de animais de estimação adultos saudáveis, e é mais provável que um resfriado evolua para pneumonia. Dito isso, muitos proprietários preferem ser cautelosos e levar todos os cães doentes ao veterinário para obter uma opinião profissional.



Procure sempre atendimento veterinário se:

  • Os sintomas tornam-se mais intensos.
  • O cachorro desenvolve um chocalho no peito.
  • O cachorro está obviamente desconfortável.
  • O cachorro para de beber líquido.

Em muitos casos, um veterinário prescreverá um antibiótico para tratar a doença. Embora seja verdade que os antibióticos não são eficazes contra os vírus, esses medicamentos podem destruir bactérias invasoras e oportunistas que deixam o cão ainda mais doente enquanto seu sistema imunológico luta contra o vírus original.

Veterinário conversando com dono de cachorro

Doenças disfarçadas de resfriados

Às vezes, o que parecem ser sintomas de um resfriado comum pode, na verdade, ser atribuído a uma variedade de infecções respiratórias causadas por vírus e bactérias específicos de cães. Algumas dessas infecções simplesmente precisam seguir seu curso até que seu cão esteja bem novamente. Outros podem evoluir para doenças graves se progredirem sem controle. Dê uma olhada em alguns dos mais Doenças comuns que produzem sintomas semelhantes aos do resfriado comum.

Parainfluenza

O vírus da parainfluenza é um dos causadores mais comuns e contagiosos de doenças do tipo resfriado em cães. É por isso vacinas combinadas inclua uma vacina contra ele. A infecção é caracterizada por tosse crônica.

O principal sintoma é:

  • Tosse crônica que não melhora

Adenovírus tipo 2

Adenovírus canino tipo 2 é uma das principais causas de tosse comum do canil e produz sintomas que muitas vezes são confundidos com sinais de um resfriado comum em cães. Embora este vírus esteja incluído nas vacinas combinadas, não é possível proteger completamente um cão de contrair a doença. No entanto, uma inoculação ajudará muito a diminuir a gravidade do vírus caso seu animal de estimação o contraia.

Os principais sintomas são:

  • Tosse engasgada
  • Febre
  • Nariz escorrendo

Tosse de canil

Tosse de canil , frequentemente causada pela bactéria Bordetella Bronchiseptica, é outra doença que apresenta sintomas semelhantes aos do resfriado em cães. Caninos com tosse de canil são mais notavelmente afetados por uma tosse áspera que geralmente provoca catarro. Os sintomas secundários incluem secreção pelas vias nasais e olhos.

Em muitos casos, a tosse do canil resolver-se por conta própria, enquanto o sistema imunológico de um cão ataca e supera as bactérias invasoras. No entanto, se o sistema imunitário do animal não for suficientemente forte para superar a infecção , pode evoluir para pneumonia. Parainfluenza e adenovírus podem causar tosse do canil.

como usar um lenço de inverno

Os principais sintomas incluem:

Cinomose canina

Cinomose canina é uma doença sistêmica e altamente contagiosa. É um dos vírus contra os quais os cães são vacinados rotineiramente. O vírus é facilmente transmitido através do vapor fino exalado por um cão infectado. A cinomose é uma doença grave isso muitas vezes é fatal. O vírus pode permanecer viável no meio ambiente por até um ano. Assim que um cão contrai este vírus, o organismo começa a destruir os glóbulos brancos, deixando o cão aberto a outras infecções oportunistas, como as doenças mencionadas acima.

Os sintomas a serem observados são:

  • Secreções de muco espesso
  • Febre
  • Perda de apetite
  • Diarréia
  • Vômito

Leve todos os resfriados a sério

Tenha em mente que um resfriado raramente é tão simples quanto parece. Leve a condição a sério e forneça cuidados veterinários ao seu animal de estimação se você acreditar que é justificado. Fazer isso pode evitar que os sintomas do resfriado do seu cão se transformem em uma infecção respiratória com risco de vida.

Tópicos relacionados

Calculadora Caloria