Como desmamar um gatinho alimentado com mamadeira

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gatinho sendo alimentado com mamadeira

Se você está cuidando de um órfão ou um felino recém-nascido abandonado, você pode estar se perguntando como desmamar um gatinho alimentado com mamadeira. Alimentar com a fórmula certa e o número apropriado de vezes ao dia é vital para gatinhos recém-nascidos, mas chega um momento em que o gatinho precisa comer independentemente.





qual é a diferença entre uísque escocês e bourbon

Desmame: da mamadeira para a tigela

Um gatinho que se encontra sem a mãe para cuidar deve ser alimentado com mamadeira durante as primeiras quatro a cinco semanas de vida. Freqüentemente, o zelador do gatinho não tem certeza de quando parar de dar mamadeira ou como fazer o gatinho beber e comer de uma tigela em vez de uma mamadeira. Dúvidas ou preocupações sobre o processo de desmame são bastante comuns.

Artigos relacionados
  • Papel de parede de gatinho adorável para o seu computador
  • Galeria de gatinhos engraçados
  • Fotos de gatinhos fofinhos

Desmamar um filhote da mamadeira requer paciência e persistência. Lembre-se sempre que cada gatinho é diferente e não existe um horário exato para o desmame. Alguns gatinhos podem compreender o processo rapidamente. Outros podem demorar mais tempo sem a mãe para mostrar-lhes como beber e comer de uma tigela. O processo de desmame deve ser feito gradativamente, em um ritmo que seja confortável para o gatinho. Todo o processo pode levar apenas uma semana ou mesmo algumas semanas. Eventualmente, quase todos os gatinhos são bem-sucedidos nesta etapa de se tornar um gatinho independente.



O Processo de Desmame

A alimentação com mamadeira é necessária até que o gatinho tenha de quatro a cinco semanas de idade. Uma vez que essa idade é atingida, há vários sinais para observar que indicam que o gatinho está pronto para iniciar o processo de desmame. Quando você estiver alimentando o gatinho com a mamadeira, observe se ele começa a morder e mastigar o mamilo enquanto mama. Assim que o gatinho estiver mordendo o mamilo, coloque uma pequena quantidade de fórmula em seu dedo e veja se o gatinho o lambe. Se isso acontecer, é hora de começar o processo de desmame.

Coloque uma pequena quantidade de fórmula em uma colher e incentive o gatinho a lambê-la. Quando o gatinho conseguir beber a fórmula da colher, coloque um pouco em um pires ou tigela baixa. A seguir estão várias dicas para incentivar o gatinho a beber do pires ou tigela:



  • Mergulhe o dedo na fórmula e leve-a à boca do gatinho. Deixe o gatinho lamber seu dedo e, em seguida, mergulhe-o e ofereça-o novamente ao gatinho. Ao fazer isso, você está ajudando o gatinho a fazer uma conexão entre a fórmula e a tigela.
  • Para deixar a fórmula mais atraente para o gatinho, aqueça-a levemente.
  • Muitos gatinhos alimentados com mamadeira adoram ser abraçados. Experimente segurar o gatinho enquanto o apresenta ao pires cheio de fórmula.
  • Comece a sessão de alimentação com a mamadeira e, em seguida, afaste a mamadeira e ofereça ao gatinho a fórmula no pires imediatamente.

Dominando o pires

Assim que o gatinho estiver lambendo a fórmula do pires, comece a misturar cereais para bebês ou fórmula de desmame na fórmula do gatinho. Durante este tempo, é importante continuar a alimentar o gatinho com mamadeira enquanto monitora sua ingestão de alimentos e fórmulas. Enquanto o gatinho está aprendendo a comer no pires, sempre ofereça a tigela de comida primeiro e complemente a quantidade ingerida com a mamadeira. Quando o gatinho aprender a comer no pires, diminua lentamente a quantidade de fórmula que está recebendo na mamadeira. Continue diminuindo a quantidade no frasco até que seja eliminado completamente.

Para Comida de Gatinho

Assim que o gatinho conseguir comer de um prato, misture comida de frango para bebês na fórmula. Deve ter a consistência de farinha de aveia fina. Se você preferir usar uma comida de bebê de carne diferente, certifique-se de que não haja cebolas nos ingredientes, pois podem ser muito prejudiciais e até fatais para gatinhos e gatos. Se o gatinho hesitar em comê-lo no pires, ofereça a mistura com uma colher.

Substitua lentamente a comida do bebê por comida enlatada para gatinhos . Uma vez que a transição tenha sido completada, comece a reduzir a quantidade de fórmula em cada refeição enquanto aumenta a quantidade de comida. Certifique-se de usar um alimento de alta qualidade para garantir que seu gatinho receba todos os nutrientes de que precisa.



Dicas sobre como desmamar um gatinho alimentado com mamadeira

Aqui estão algumas dicas para ajudar no desmame:

  • Nunca se apresse no processo de desmame de seu gatinho.
  • Nunca empurre o nariz do gatinho no prato de comida. Isso pode fazer com que o gatinho desenvolva pneumonia se aspirar o líquido e a comida.
  • Embora a maioria dos gatinhos seja desmamada por volta das seis a sete semanas de idade, não é incomum que alguns demorem várias semanas a mais. Isso não significa que haja algo de errado com o gatinho.
  • Se você der comida seca para gatinhos, certifique-se de umedecê-la. Os gatinhos são incapazes de mastigar comida seca até cerca de oito semanas de idade.
  • Mudanças na alimentação podem fazer com que o gatinho tenha diarreia, e isso pode ser fatal para um gatinho. A diarreia ligeira pode ser normal com as mudanças alimentares. Observe as fezes para ter certeza de que voltam ao normal rapidamente; se não, chame o veterinário.
  • Independentemente de quão confuso ou lento seja o processo de desmame, lembre-se de que é difícil para muitos gatinhos aprender a comer sem a orientação da mãe.
  • Nunca fique chateado com o gatinho; é tentar aprender.
  • Nunca desista; quase todos os gatinhos são finalmente desmamados com sucesso da mamadeira.

Dê ao seu gatinho um bom começo

Saber como desmamar um gatinho alimentado com mamadeira é o primeiro passo para preparar seu gatinho para a vida como um gato independente. Tomar as medidas adequadas garante que seu gatinho será um gato adulto bem ajustado.

Calculadora Caloria