Como escrever um conto de fadas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Personagens de contos de fadas

Se você gostoucontos de fadascomo uma criança, você pode querer aprender a escrever um você mesmo. Crianças de todas as idades os adoram, e os contos de fadas para adultos, incluindo versões modernas de clássicos antigos, tornaram-se cada vez mais populares. Não importa quem seja o seu público, essas histórias compartilham muitos elementos em comum, e você precisará de algumas diretrizes básicas para escrever uma. A parte criativa - tornar a história toda sua - é com você.





Reembolso de IRs em revisão 60 dias 2020

Crie personagens encantadores

De todos os elementos que farão sua história ganhar vida, seus personagens são os mais importantes. Você pode querer começar com ideias para personagens como a base para a construção de sua história. Esforce-se para criar personagens grandiosos que vão ressoar com seus leitores. Lembre-se também de que a batalha entre o bem e o mal é um componente vital de qualquer conto de fadas de sucesso, e você deseja que o bem vença.

Artigos relacionados
  • Instruções para escrever poesia
  • Solicitações de escrita expositiva
  • Usando fotografias como instruções de escrita

Seu herói ou heroína

Primeiro, você precisa encontrar o protagonista da sua história, que será um herói ou uma heroína. Se uma princesa condenada a dormir por cem anos, como Bela adormecida ou um menino não maior do que o polegar de seu pai, como Tom Thumb , seu personagem principal precisa ser simpático, alguém por quem seus leitores vão querer torcer. Você poderia ter um herói e uma heroína, como acontece com João e Maria , duas crianças abandonadas na floresta que são sequestradas por uma bruxa malvada que quer cozinhá-las e comê-las.



Pense nas possibilidades e veja aonde elas levam. Por exemplo:

  • Uma menina pode pular mais alto do que qualquer outra em sua aldeia. Ela pula em algum lugar interessante, como um castelo em uma nuvem? Ou sua habilidade de pular permite que ela escape de um vilão?
  • Um jovem perdeu toda a memória de quem ele é e de onde veio. Talvez um bom mago o ajude a descobrir que está destinado a fazer parte de uma missão importante. Ou talvez o jovem seja um príncipe e herdeiro de um trono, mas um rei malvado se aproveita de sua amnésia para frustrar seu destino.
  • Há um troll ferido deitado debaixo de uma ponte, gritando por ajuda. Quem o ajudará? Uma criança que vê além de seu exterior assustador? Uma princesa benevolente e gentil que tem pena dele? Um feiticeiro malvado que o cura como parte de uma terrível barganha?

Seu vilão

Em seguida, você precisará de um antagonista, mais conhecido como vilão. O propósito do vilão é causar muitos problemas para o seu herói ou heroína, sejam danos corporais, a interrupção de uma missão ou tirando alguém ou algo que seu personagem principal valoriza. Os vilões podem ser como o lobo mau que quer comer Chapeuzinho Vermelho, a madrasta malvada que negligencia e persegue a pobre Cinderela ou a bruxa que fecha a bela Rapunzel sozinha em uma torre no meio de uma vasta floresta.



Você pode desenvolver seu vilão com base em quem é seu herói ou heroína. Considerar:

  • Se sua heroína é uma jovem garota que encontra um anel de desejos na floresta, então seu vilão pode ser o espírito diabólico do anel que faz seus desejos se tornarem realidade - mas de maneiras que são perturbadoras e nada do que ela esperava.
  • Se o seu herói é um rei excepcionalmente honesto e justo, então o seu vilão pode ser um mago ou bruxa malvada que amaldiçoa o rei que o faz contar mentiras sobre tudo e qualquer coisa, levando à ruína de seu reino se ele não o fizer quebrar a maldição.
  • Se seu herói é um jovem que encontrou uma bola de cristal na qual pode ver possibilidades para o futuro, então seu vilão pode ser o dono original da bola que a perdeu, mas deseja recuperá-la para realizar um objetivo maligno.

Caracteres secundários

Dependendo das necessidades de sua história, você provavelmente desejará que outros personagens povoem seu conto, como personagens mágicos ou personagens secundários que ajudam ou atrapalham seu herói. Por exemplo:

  • Dentro Branca de Neve e os Sete Anões , os sete anões, embora sejam sem dúvida importantes, seriam qualificados como personagens secundários, uma vez que ajudam a desenvolver a história, aumentar a diversão e fazer companhia à Branca de Neve.
  • Dentro Rapunzel , os personagens secundários são os pais de Rapunzel que são forçados a entregar sua filha para a bruxa que a aprisiona.
  • Sininho, a fada de Peter Pan , é um exemplo clássico de um personagem secundário que ajuda o herói com suas habilidades mágicas.

Tipos de personagens

Você pode escolher entre muitos tipos de personagens para seus heróis, heroínas, vilões e personagens secundários. Não importa o papel que eles desempenhem em sua história, você tem muita liberdade para criar personagens para um conto mágico. Sinta-se à vontade para dar asas à sua imaginação!



  • Personagens reais - Muitos contos de fadas apresentam personagens reais como reis, rainhas, príncipes ou princesas, seja em papéis heróicos ou vilões. Você encontrará uma princesa como heroína em A princesa e A ervilha , mas você encontrará uma rainha do mal, a Rainha de Copas, como a vilã em Alice no Pais das Maravilhas . Você poderia apresentar lordes e damas, duques e damas.
  • Uma baleia de um conto Personagens animais - Seus personagens não precisam ser humanos. Muitos contos foram escritos usando personagens animais como protagonistas. Lembrar Os três Porquinhos ? Você também pode ter lido Bambi , Frango pequeno , e A galinha dos ovos de ouro . Considere as possibilidades de um cavalo gigante, um gatinho anão ou uma águia nascida sem asas.
  • Personagens mágicos - Como a magia é um elemento tão importante nos contos de fadas, o céu é o limite na hora de criar personagens. Elfos, dragões, goblins, fadas, bruxas e outros personagens mágicos podem ser incorporados em sua história, como o dragão de bom coração em O dragão de Ghent que quer nada mais do que viver pacificamente em um campo de tulipas. Você pode até ter um personagem feito de comida, como O boneco de gengibre .

Dê aos personagens obstáculos para superar

Para fazer uma boa história, seu personagem principal deve superar desafios e obstáculos. Você pode até querer desenvolver sua história pensando nas possibilidades de obstáculos. Não existe uma maneira certa de começar uma história. Está tudo nas tuas mãos. Suas ideias para obstáculos podem sugerir personagens para sua história, incluindo seu herói ou heroína, seu vilão e seus personagens mágicos e secundários. Além disso, os obstáculos podem ser combinados de forma criativa para criar um verdadeiro desafio para o seu herói ou heroína correr.

Jornada ou busca árdua

Seu herói ou heroína deve viajar para um destino específico a fim de realizar um objetivo importante, seja salvar um príncipe ou princesa doente, moribundo ou cativo, derrotar um senhor do mal que está decidido a destruir o mundo ou recuperar um importante objeto mágico que é vital para garantir que o bem prevalecerá. Você pode combinar a busca de sua heroína com um elemento de maioridade, através do qual ela descobre seu destino único.

Traço de caráter preocupante

O obstáculo em sua história não precisa ser externo. Em vez disso, pode ser um traço de caráter preocupante em seu herói ou heroína. Exemplos incluem Rei Midas , cuja ganância leva a um toque de ouro que faz com que sua comida se transforme em ouro e se torne não comestível, e Pinóquio , o menino fantoche de madeira cujo hábito de mentir ameaça seus sonhos de se tornar um menino de carne e osso. Talvez o herói da sua história sempre queira comer demais, ou talvez seja extremamente crédulo e acredite em tudo que as pessoas lhe dizem, por mais ridículo que seja.

Obstáculos mágicos

Nos contos de fadas, a magia pode ser usada para o bem ou para o mal. Muitas histórias usam elementos mágicos que trabalham contra o herói ou heroína, criando um obstáculo formidável a ser superado. Por exemplo, a Bela Adormecida é amaldiçoada por uma fada do mal que a leva a adormecer por cem anos. Talvez você possa escrever uma história sobre um herói que foi colocado sob uma maldição que o faz falar o tempo todo, mesmo quando está tentando dormir.

Caminho difícil para o amor verdadeiro

O amor verdadeiro costuma ser o objetivo, mas o caminho para o amor está repleto de espinhos, maldições, doenças, jornadas difíceis, estranhos encantamentos ou vilões malévolos que se interpõem no caminho do 'felizes para sempre' da heroína. Por exemplo, Thumbelina , uma jovem minúscula, deve afastar as atenções indesejáveis ​​de toupeiras e sapos para conhecer e se casar com um príncipe das flores, que é do tamanho certo para ela. Você poderia escrever sobre amantes perdidos que vivem em mundos alternativos e só podem se comunicar por meio de sonhos.

Incorporate Plenty of Magic

Outro componente vital de um conto de fadas é a magia ou algum tipo de encantamento. Cada elemento de seu conto pode ser temperado com magia, sejam seus personagens, seu cenário ou os vários obstáculos que seus personagens devem enfrentar. Você pode até usar ideias para elementos mágicos como um ponto de partida para construir sua história. Lembre-se de que a magia pode funcionar para seus personagens, contra eles, ou tanto a favor quanto contra eles.

por que a bunda do meu cachorro cheira a peixe

Quanta magia?

Não existem regras sobre o nível de magia que você precisa. Vá com o que é melhor para o seu conto particular. O elemento mágico pode ser o ponto crucial da história, como acontece com Jack e o pé de feijão onde você tem um pé de feijão mágico que leva a um castelo no céu, ou a magia pode ser tecida no fundo, como com Cachinhos Dourados e os Três Ursos onde você tem animais falantes que vivem como humanos em uma casa, mas nenhuma outra magia aberta.

Mundos mágicos

Às vezes, os mundos em que as histórias acontecem são mágicos, como com João e Maria que, após serem exilados na floresta por sua madrasta malvada, encontram uma casa construída com bolo e doces por uma bruxa malvada. Outro exemplo de mundo mágico é A garota no poço , em que uma garota descobre um mundo totalmente diferente no fundo de um poço. Com sua bondade e sua natureza prestativa para com as pessoas deste mundo estranho, a garota ganha uma grande fortuna para si mesma.

Preste atenção ao ambiente

O cenário é crucial para um bom conto de fadas. Ele define a cena e, quando apropriadamente renderizado, aumenta a sensação de outro mundo que é tão importante para as histórias desse gênero. Sua escolha de configuração afetará fortemente o clima e o tema de sua história.

A floresta

As florestas são um dos cenários mais comuns para histórias mágicas, uma vez que representam o desconhecido. A floresta pode ser um refúgio para seus personagens, mas também pode ser um lugar onde coisas assustadoras acontecem. Uma floresta pode simbolizar magia, mistério ou perigo e, às vezes, tudo de uma vez, como na história de João e Maria . Você pode mudar a sensação de sua floresta de ensolarada e alegre para escura e sombria, ou vice-versa, para mudar o clima de sua história nos pontos apropriados.

O castelo

Castelo nas nuvens

Como as florestas, os castelos podem simbolizar muitas coisas. Eles simbolizam o coração do reino e o domínio do rei e da rainha, seus governantes. Os castelos também estão ligados à nobreza, riqueza e poder. Visto que um castelo é uma estrutura grande e forte, ele pode servir como um lugar de refúgio e proteção contra os elementos perigosos do mundo exterior. Os castelos também podem ser vistos como lugares que abrigam segredos, às vezes segredos perigosos, como no conto de Bluebeard . Às vezes, os castelos servem como prisões, como no conto de Rapunzel .

quanto tempo um corredor de mesa deve ter

Outros ajustes

Embora cenários clássicos como florestas e castelos sejam os pilares dos contos de fadas, você pode pegar praticamente qualquer cenário e fazê-lo funcionar se combiná-lo com uma boa dose de encantamento. Cachinhos Dourados e os Três Ursos ocorre em uma casa aconchegante enquanto A pequena Sereia ocorre no mar. O herói de Peter Pan passa muito tempo voando no céu enquanto o herói de O patinho feio mora em um curral. Cidades e vilas também podem funcionar, como em Os músicos da cidade de Bremen .

Considere qualquer cenário, natural ou feito pelo homem, e você provavelmente pode usá-lo como base para uma história mágica. As ideias podem incluir:

  • Uma planta de casa encantada - Uma fada vive dentro e ao redor das folhas de um grande vaso de planta. A criança que mora na casa da família é a única pessoa que pode ver a fada.
  • Um armário de armazenamento mágico - Uma criança descobre que um armário de armazenamento em sua casa leva a um mundo estranho e maravilhoso povoado por criaturas mágicas como elfos, anões, fadas, unicórnios e dragões.
  • Uma gaveta de meias desabitada - Você já se perguntou se duendes moram na sua gaveta de meias? Nesse caso, você pode escrever um conto de fadas sobre isso.
  • Livros como portais - Leve o conceito de bookworms um passo adiante, desenvolvendo uma história sobre criaturas mágicas que vivem entre as páginas dos livros e levam os leitores para o mundo dos livros que estão lendo.

Ensine uma moral ou uma lição

Uma das características mais duradouras dos contos de fadas é que eles ensinam uma moral ou lição importante. Ao escrever seu próprio conto, você deve considerar a mensagem que deseja transmitir por meio de seus personagens e enredo. Às vezes, a moral de um conto é óbvia, embora possa ser mais sutil. De qualquer forma, é a ênfase na virtude heróica que deu a essas histórias seu incrível poder de permanência por incontáveisgerações de leitores.

Considere as principais lições dos contos de fadas clássicos:

  • A partir de A bela e a fera , os leitores aprendem que a beleza está nos olhos de quem vê. O amor verdadeiro permite que Bela veja além da aparência feia e assustadora da Fera, quebrando o feitiço que uma fada lançou sobre ele e transformando-o no belo príncipe de seus sonhos.
  • A partir de Rei Midas , os leitores aprendem a ter cuidado com o que desejam e que a ganância pode levar à autodestruição.
  • A partir de Cinderela , os leitores aprendem que as coisas boas acontecem para aqueles que esperam. Cinderela suportou o comportamento horrível de sua madrasta e irmãs adotivas com grande bondade, paciência, resiliência e tolerância, e ela se viu grandemente recompensada.
  • A partir de Chapeuzinho Vermelho , os leitores aprendem a importância do discernimento e do pensamento crítico. Chapeuzinho Vermelho foi salvo quando percebeu que sua avó realmente não era sua avó, mas o lobo grande e mau.
  • A partir de A pequena Sereia , os leitores aprendem que pode haver uma grande recompensa em sair de suas zonas de segurança para tentar algo novo.
  • A partir de Pinóquio , os leitores aprendem a respeitar os mais velhos e que a virtude é sua própria recompensa.
  • A partir de Os três Porquinhos , os leitores aprendem a importância do trabalho árduo e da disciplina na construção de uma base segura para a vida.

Dê aos leitores um final feliz

Um final feliz é obrigatório. Mesmo que nem sempre obtenhamos o que desejamos na vida real, um conto de fadas nos inspira a acreditar que tudo é possível. O final de sua história deve ser crível no contexto de seus personagens e enredo e otimista de uma forma que satisfaça seu leitor. O herói deve sempre vencer o vilão, o amor verdadeiro deve sempre triunfar e o patinho feio sempre se transforma em um belo cisne. Em seu conto, 'felizes para sempre' deve ser apenas uma música, um sorriso ou um beijo.

Faça o que for melhor para você

Embora existam elementos em um conto de fadas que são necessários para a forma, você deve se sentir à vontade para experimentar escrever sua história da maneira que funcionar melhor. Você pode começar com ideias para personagens e continuar a partir daí. Alternativamente, você pode começar com um obstáculo, um cenário ou um componente mágico e ver o que acontece. Permita que um elemento flua para o próximo. Histórias envolventes e duradouras não são construídas por fórmulas ou comitês. Eles são construídos organicamente, usando sua mente e seu coração.

Calculadora Caloria