Eu Não Quero o Divórcio: Conselhos Quando Seu Cônjuge Quer

Os Melhores Nomes Para Crianças

Casal com problemas de relacionamento tendo uma conversa emocional

Quandoum dos cônjuges quer o divórcio, mas o outro não, pode levar à confusão, desgosto e ações impulsivas. Se você não quer que seu parceiro vá em frente com o divórcio, existem algumas maneiras de testar as águas para ver se há umchance de reconciliação.





O que fazer se seu cônjuge deseja o divórcio

Pode ser completamente chocante ter seu parceiro pedindo o divórcio. Você pode sentir uma onda intensa de emoções que impulsionam comportamentos que você deseja seguir.

Artigos relacionados
  • Maneiras de se reconciliar após o divórcio
  • Cinco dicas para acordos de divórcio sobre adultério
  • Quanto tempo dura um divórcio não contestado?

Entenda a situação

Antes de tomar qualquer atitude, é melhor observar a situação. Mesmo que isso possa parecer agonizante, é melhor desacelerar e realmente processar antes de tomar qualquer decisão ou abordar seu parceiro. Isso lhe dá tempo para organizar seus pensamentos e descobrir como deseja lidar com a situação. Observe se seu parceiro pediu o divórcio durante uma discussão acalorada ou se pediu calmamente, sem a presença de uma situação desencadeadora. Compreender o contexto de como eles pediram o divórcio, juntamente com seu histórico de relacionamento, pode ajudá-lo a processar melhor essa situação.



Mulher jovem sentada no sofá, olhando para um homem angustiado na mesa

Fique calmo

Mesmo que pareça incrivelmente difícil fazer isso, encontre maneiras deabaixe sua energia emocionalantes de falar com seu parceiro. Isso pode ajudá-lo a pensar e processar com mais clareza, sem ser influenciado por suas reações emocionais. Saiba que tudo o que você está sentindo é válido e completamente normal, mas quando se trata de tomar decisões e planejar o que falar com seu parceiro, é importante estar em um local calmo antes de tentar se conectar. Isso não significa que você deva entorpecer suas emoções. Você deve dedicar algum tempo para processar sua experiência emocional, mas tente fazê-lo de uma forma que não inclua seu parceiro.

Empatia Expressa

Ter empatia por alguém que lhe causou dor pode parecer a última coisa que você deseja fazer, mas realmente pode ajudá-lo a entender a perspectiva dela. Se você entender de onde eles estão vindo e eles estiverem dispostos a falar com você, vocês dois podem trabalhar juntos para encontrar soluções mutuamente benéficas. Problemas e rixas podem piorar significativamente se um ou ambos os parceiros ouvirem o que a outra pessoa está dizendo, mas não entenderem totalmente. Mostrar ao seu parceiro que você entende os motivos deles para querer o divórcio, bem como ouvir e trabalhar juntos pode ser uma ótimacomeçar em direção à reconciliação. Você pode dizer:



  • 'Eu ouço o que você está dizendo e quero entender melhor sua perspectiva. Você se importaria de me dar alguns exemplos? '
  • 'Obrigado por me dizer como você se sente. Eu gostaria de ouvir mais de sua opinião, se você estiver disposto a falar um pouco mais comigo. '
  • 'Eu aprecio você ser tão franco comigo e posso entender por que você se sente assim.'

Se o seu parceiro se abrir com você e compartilhar alguns exemplos ou pensamentos sobre o relacionamento, é melhoruse a escuta ativa, reconheça seus sentimentos,e mantenha a conversa focada nos sentimentos deles e não nos seus. Este é o momento para você mostrar a eles que pode ouvir e compreender seus pensamentos e sentimentos sem que isso os leve a uma rixa ou discussão. Mesmo que seu parceiro fique nervoso, mantenha a calma. Se a situação ficar desconfortável, você pode ver se consegue retomar em outro momento, quando ambos estiverem mais calmos.

Marido conforta esposa chateada

O que não fazer se seu cônjuge quiser o divórcio

Existem alguns comportamentos a evitar quando seu parceiro pede o divórcio.

Não pegue a isca

Você pode ter brigado muitas vezes com seu parceiro no passado e / ou sentir que vocês dois não estavam na mesma página. Em sua mente, eles podem ter uma lista de motivos pelos quais eles pensam que o casamento não é mais viável e brigar ou brigar pode ser um deles. É da natureza humana querer provar que nossos pensamentos e instintos estão corretos. Isso significa que eles podem tentar atraí-lo para uma discussão para provar a si mesmos que vocês dois brigam e que o divórcio é a melhor escolha. Em vez de se envolver em uma discussão:



  • Fique calmo e respire fundo antes de responder a eles.
  • Valide seus sentimentos ou pensamentos e diga-lhes que você gostaria de discutir o assunto com calma, se eles estiverem dispostos a fazê-lo.
  • Diga algo como 'Ouço o que você está dizendo e gostaria de discutir isso quando ambos nos sentirmos calmos, se você se sentir confortável para fazê-lo'. Esposa ignorando o marido que a está culpando por todos os problemas

Não mude radicalmente

Você pode se sentir tentado a fazer tudo ao seu alcance para se tornar a pessoa que você acha que seu parceiro deseja que você seja. Se você mudar radicalmente a ponto de não estar mais agindo como seu eu normal e seu parceiro decidir ficar com você, isso pode criar muita pressão sobre você para ser alguém que não é. Você também pode ficar ressentido com a situação e, eventualmente, se cansar de representar. Lembre-se de que há uma enorme diferença entre mudar para o que você acha que outra pessoa deseja e tornar-se perspicaz e mudar comportamentos prejudiciais que beneficiam você e todos os seus relacionamentos.

Não implore para ser reconhecido

Suplicar ou implorar, não importa o quanto você queira, pode colocá-lo em desvantagem e criar uma dinâmica de poder doentia entre você e seu parceiro. Quer você acabe se reconciliando ou não, é melhor ter vocês dois em terreno plano para que ambos possam decidir o que é melhor para o seu relacionamento, em vez de brincar um com o outro.

Não os culpe

Mesmo que seja tentador fazer isso, não mencione questões tensas e recorrentes e coloque a culpa em seu parceiro. Na maioria dos problemas de relacionamento, normalmente ambos os parceiros têm uma mão na deterioração do relacionamento e seu parceiro pode não estar pronto para discutir sua parte nisso com você. Culpá-los por problemas mútuos pode colocar uma barreira ainda maior entre vocês dois, quando, na realidade, criar um senso de unidade e união é a melhor coisa que você pode fazer.

Se o seu parceiro não arquivou

Se seu parceiro parece estar atrasando o pedido de divórcio, ele pode estar com dúvidas sobre como prosseguir com o divórcio. Falar sobre o divórcio é uma coisa, mas uma série de novos pensamentos e emoções podem surgir quando se tornam reais. Embora isso possa significar algo, mantenha suas expectativas sob controle, porque eles ainda podem prosseguir com o arquivamento.

Como Salvar Seu Casamento

Se seu parceiro o abordou sobre o divórcio, você pode estar sentindo uma série de emoções diferentes. Avaliar a situação, permanecer calmo e tentar reconstruir seu relacionamento, se possível, são os primeiros passos sólidos a serem dadosabrindo comunicaçãonovamente com seu parceiro.

Calculadora Caloria