Os caranguejos são um dos alimentos mais nutritivos, ricos em proteínas e gorduras poliinsaturadas ômega-3. Além de saborosos e versáteis, são muito mais baixos em gorduras saturadas. Mas enquanto comê-los parece uma escolha saudável, você pode comer caranguejo durante a gravidez? A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA considera o caranguejo saudável para mulheres grávidas (1) .
No entanto, existem condições em que uma mulher grávida pode ser aconselhada a evitar o caranguejo. Leia este post para saber sobre a segurança dos caranguejos durante a gravidez, seus benefícios para a saúde e quantos caranguejos uma mulher grávida pode comer.
É seguro comer caranguejo durante a gravidez?
Sim, pode comer caranguejo desde que seja feito de forma higiénica e devidamente cozinhado. Produtos de caranguejo, como carne de caranguejo, sushi ou sashimi, são um grande não-não. Esses produtos não são cozidos adequadamente e podem prejudicar você e o bebê.
Você não deve comer os órgãos e vísceras de mariscos e peixes, pois eles podem ter altos níveis de mercúrio. O risco mais significativo de comer frutos do mar durante a gravidez é que eles contêm poluentes naturais como PCBs (bifenilos policlorados), mercúrio e dioxinas. Além disso, o FDA afirma que os produtos congelados de caranguejo correm o risco de contaminação por listeria. Verifique com seu médico antes de consumir caranguejo, especialmente quando seus níveis de colesterol não estão sob controle.
[ Ler: É seguro consumir frutos do mar durante a gravidez ]
Fatores a considerar ao comer caranguejo durante a gravidez:
Você deve ter cuidado ao escolher caranguejos, pois seu sistema imunológico já sobrecarregado terá que lutar para lutar contra as substâncias nocivas.
1. Escolha caranguejos-rei: A escolha mais segura de frutos do mar durante a gravidez é o caranguejo-rei. Outras variedades populares incluem caranguejo azul, caranguejo da neve e caranguejo Dungeness, mas estes não são considerados tão seguros quanto os caranguejos-rei porque são ricos em mercúrio.
O mercúrio pode afetar o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso do feto e causar certas complicações de saúde na mãe também. Embora o caranguejo seja um dos frutos do mar com baixo teor de mercúrio (dois) , você precisa consumi-lo com moderação.
[ Ler: Sushi é seguro durante a gravidez ]
2. Siga os conselhos dos peixes: Os níveis de contaminação variam de um corpo d'água para outro. Você deve ter cuidado com qualquer peixe ou caranguejo capturado em águas locais. Portanto, você deve verificar com as diretrizes e avisos de peixes locais se o caranguejo é seguro para comer ou não.
3. Evite caranguejo cru ou pratos de caranguejo pré-cozidos: Caranguejos crus ou pré-cozidos podem estar infectados com microorganismos e parasitas que podem causar intoxicação alimentar. Eles afetam não apenas a saúde da mãe, mas também o desenvolvimento da criança.
4. Não coma carne de caranguejo mal cozida: A carne mal cozida é tão perigosa quanto a carne crua. Portanto, nunca coma caranguejo se estiver cozido insuficientemente. No caranguejo devidamente cozido, o calor destrói os microorganismos e parasitas nocivos.
5. Não coma carne de caranguejo congelada: A carne congelada não deve ser consumida, pois é propensa a bactérias. De acordo com a Colorado State University, você pode escolher caranguejos armazenados em uma lata selada ou em uma bolsa.
6. Manuseie de forma higiênica: Lave todos os talheres, utensílios e área de preparação de alimentos antes e depois de manusear os caranguejos crus. Você deve usar facas e tábuas de corte separadas. Guarde os restos de comida em um recipiente hermético no freezer. Descarte qualquer alimento velho que tenha sido deixado de fora por mais de duas horas em temperatura ambiente.
Benefícios para a saúde de comer caranguejo durante a gravidez:
Mesmo que você ceda aos seus desejos de comida, considere a salubridade dos alimentos que você come durante a gravidez. Aqui estão os benefícios de comer caranguejo, mas consulte seu médico antes de comê-lo.
1. Ajuda no desenvolvimento geral do feto:
Os caranguejos são uma rica fonte de ácidos graxos ômega 3, proteínas e vitaminas A e D. Portanto, comer caranguejos durante a gravidez promoverá o desenvolvimento geral do seu filho.
Se inscrever
2. Aumenta sua imunidade:
Aminoácidos e antioxidantes na carne de caranguejo ajudam a melhorar seus níveis de energia e imunológicos durante a gravidez.
3. Combate a anemia:
Caranguejos contêm níveis saudáveis de ferro. O ferro protege você da anemia da gravidez. Também ajuda a manter níveis saudáveis de hemoglobina no bebê após o parto.
[ Ler: Caranguejo de imitação durante a gravidez ]
4. Rico em cálcio:
Os ricos níveis de cálcio promovem o desenvolvimento dos ossos e dentes no feto.
5. Baixo em calorias:
A carne de caranguejo é muito baixa em calorias, o que é bom porque você pode comer sem se preocupar em ganhar peso.
6. Baixo em colesterol:
Mães grávidas com níveis normais ou baixos de colesterol podem comer caranguejo, enquanto aquelas com níveis altos precisam verificar com seu médico se o caranguejo é seguro para comer.
7. Contém folato:
Os caranguejos também contêm folato, uma vitamina essencial que você deve incluir em sua dieta. O folato ajuda a prevenir quaisquer defeitos do tubo neural.
Você pode comer pernas de caranguejo da neve durante a gravidez?
As pernas de caranguejo da neve contêm uma pequena quantidade de gordura que é suficiente para as necessidades diárias do seu corpo. Mas também contém altos níveis de sódio, que podem ser prejudiciais se você tomar em excesso. Portanto, certifique-se de cozinhá-los adequadamente com coberturas saudáveis. Você pode cozinhá-los no vapor, ferver, grelhar ou fritar, mas eles não podem ser comidos meio cozidos ou crus. Certifique-se também de não exceder o RDA.
Qual é a quantidade recomendada de caranguejo para mulheres grávidas?
As mulheres grávidas normalmente podem comer até seis onças de caranguejo duas vezes por semana (3) . O caranguejo-real contém níveis mais baixos de mercúrio e é a melhor opção. Outros caranguejos, como o caranguejo azul, o caranguejo da neve e o caranguejo Dungeness, contêm níveis mais altos de mercúrio e, portanto, você deve consumir menos de seis onças desses caranguejos por mês. Para estar no lado mais seguro, evite essas variedades durante a gravidez.
Depois de verificar com seu médico e ter uma confirmação de que é seguro comer caranguejo, experimente algumas deliciosas receitas de caranguejo que listamos abaixo. Se você sentir que há algum ingrediente que você não está comendo durante a gravidez, ou os ingredientes podem fazer você se sentir desconfortável, certifique-se de substituí-lo por outra coisa.
Receitas de caranguejo para a gravidez e fáceis de cozinhar
¼xícara de pimentão vermelho sem sementes e picado
2 cebolinhas verdes em fatias finas
4 raminhos de salsa fresca picada
½ colher de chá de molho de pimenta
1 clara de ovo
2 colheres de sopa. de maionese
1 Colher de Sopa. de suco de limão espremido na hora
½ colher de chá de molho inglês
2 colheres de mostarda Dijon
¼ colher de chá de tempero
¼ colher de chá de mostarda seca
¼ colher de chá de cebola em pó
6 onças de carne de caranguejo escorrida e em flocos
½ xícara de farinha de rosca seca
1 xícara de óleo de canola para fritar os bolos
Como:
Em uma panela grande, aqueça o óleo e adicione as tortas de caranguejo achatadas, uma a uma. Não adicione muitos de uma só vez, pois será difícil virar os bolos no óleo enquanto você os frita. Cozinhe de um lado até dourar, depois vire do outro lado e frite até dourar também.
Agora adicione a carne de caranguejo na mistura e misture novamente. Usando as mãos, pegue a mistura nas palmas das mãos e enrole-a em pequenas bolas. Agora achate as bolas para formar pequenos bolos.
Misturar 1/3rdda farinha de rosca, o pimentão verde, o pimentão vermelho, a cebolinha e a salsa em uma tigela grande. Adicione as claras, a maionese, o suco de limão, o molho inglês e a mostarda Dijon.
Em seguida, adicione o tempero e a mostarda seca e misture tudo. Agora adicione a cebola em pó e misture tudo novamente. Certifique-se de misturar tudo bem para que tudo seja revestido corretamente.
Coloque o restante da farinha de rosca em um prato e enrole os bolinhos de caranguejo na farinha de rosca para obter uma textura crocante depois de fritos.
Retire os bolos da forma e seque-os em papel toalha antes de servir.
2. Pernas de caranguejo ao alho
Imagem: Shutterstock
Você vai precisar de:
3 e ½ libras de pernas de caranguejo rei do Alasca junto com a casca
6 espigas de milho fresco
1 e ½ xícaras de manteiga
3 colheres de alho picado
1/8ºcolher de chá de flocos de pimenta vermelha esmagados
1 colher de chá de tempero ou a gosto
Água
Como:
Adicione água em uma panela grande e leve ao fogo. Quando a água começar a ferver, coloque as patas de caranguejo e o milho na panela. Continue fervendo até o milho ficar macio e as patas de caranguejo ficarem opacas e escamosas.
Às vezes, o caranguejo pode terminar de cozinhar antes do milho, então certifique-se de verificar o mesmo a cada cinco minutos. Feito isso, escorra a água. Usando uma faca afiada, faça um corte em cada uma das cascas da perna de caranguejo para que seja mais fácil de comer.
Em outra panela, derreta a manteiga e adicione o alho, a pimenta vermelha e os temperos. Misture tudo e, em seguida, adicione o caranguejo cozido e o milho. Misture tudo bem e refogue por cerca de cinco a dez minutos.
3. Peito de Frango Recheado com Carne de Caranguejo
Imagem: Shutterstock
Você vai precisar de:
3 onças de queijo creme amolecido
2 colheres de sopa. de cebola picada
2 colheres de sopa. de salsa fresca picada
1 colher de chá de endro fresco picado
1 c.c. de alho picado
1/8ºcolher de pimenta limão
4 onças de carne de caranguejo Dungeness fresca
4 peitos de frango sem pele e sem osso
1 xícara de farinha de trigo
2 ovos batidos
3 xícaras de migalhas de pão fresco
2 colheres de sopa. de manteiga
2 colheres de sopa. de óleo vegetal
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Como:
Pegue uma tigela e adicione o cream cheese, a cebola, o endro, a salsa, o alho e o lemon pepper. Certifique-se de dar uma boa mistura para misturar os temperos. Agora adicione a carne de caranguejo e misture tudo novamente.
Cubra a mistura e leve à geladeira por cerca de duas horas.
Pegue uma faca afiada e faça fatias horizontais no centro dos peitos de frango, para fazer uma espécie de bolso para o recheio. Uma vez que o bolso é criado, pegue o recheio que você fez com a carne de caranguejo e encha-o na abertura do frango.
Em um prato coloque a farinha de rosca, em um prato separado coloque a farinha e em outro prato coloque os ovos. Mergulhe os pedaços de frango na farinha e, em seguida, mergulhe-os nos ovos e, por último, enrole-os no prato de migalhas de pão. Certifique-se de cobrir os pedaços de frango completamente enquanto os mergulha nos três pratos.
Leve uma panela ao fogo e acrescente a manteiga e o azeite. Quando a manteiga derreter e o óleo aquecer, adicione os pedaços de peito de frango recheados à panela. Cozinhe um lado até ficar bem dourado. Quando estiver pronto, vire a peça e cozinhe até que o outro lado também fique bem dourado. Deve levar cerca de dez minutos para que cada lado seja feito corretamente. Quando os dois lados estiverem cozidos, retire da panela e limpe o excesso de óleo e manteiga em uma toalha de papel.
4. Mini Caranguejo Derretendo
Imagem: Shutterstock
Você vai precisar de:
3 a 4 onças de fatias de pão
¾ xícara de maionese
¾tsp de raspas de limão
3 e ½ colheres de sopa. de endro fresco picado
½ colher de chá de sal
12 onças de carne de caranguejo escorrida e escolhida
2 colheres de sopa. de cebola roxa bem picada
Fatias de tomate
1 xícara de queijo Gruyère ralado
¼ colher de chá de pimenta preta moída na hora ou a gosto
Como:
Pré-aqueça o frango.
Pegue uma assadeira e coloque as fatias de pão em uma única camada sobre a mesma. Agora grelhe por cerca de um a dois minutos de cada lado, ou até que fiquem bem dourados e estejam devidamente tostados. Certifique-se de que eles não fiquem com uma cor marrom escura ou fiquem excessivamente torrados ou queimados.
Em uma tigela, adicione a maionese, as raspas de limão e três colheres de sopa. de endro e um quarto de colher de chá de sal e misture tudo bem. Agora em uma tigela diferente, adicione a carne de caranguejo, a cebola e um quarto do sal. Misture bem para que cubra completamente a carne de caranguejo. Adicione duas colheres de sopa. maionese na mistura de carne de caranguejo e misture tudo para cobrir a carne de caranguejo.
Pegue a mistura de maionese restante e espalhe uniformemente na torrada. Em seguida, adicione uma camada da mistura de carne de caranguejo e adicione uma camada final de fatias de tomate. Polvilhe o queijo por cima.
Grelhe a torrada por cerca de três minutos ou até que o queijo derreta bem. Quando estiver pronto, polvilhe com pimenta preta a gosto por cima e adicione o endro restante como enfeite. Sirva imediatamente ou enquanto ainda estiver quente.
1 libra de carne de caranguejo gigante limpa e colhida
¾ xícara de creme de leite
1 maço de cebolinha verde fatiada
9 onças de chips de tortilha de milho amarelo, branco ou azul
3 xícaras de queijo ralado
½ xícara de jalapenos fatiados e em conserva
Como:
Leve uma panela grande ao fogo e acrescente o azeite. Assim que aquecer, adicione o camarão, o cominho e o alho. Refogue por cerca de três minutos ou até que o camarão fique rosado.
Quando o camarão estiver bem cozido, retire-o da panela e coloque-o em uma tigela. Adicione o caranguejo, o creme de leite e a cebolinha e misture novamente para garantir que tudo esteja bem revestido.
Use papel alumínio para forrar uma assadeira e coloque as tortilhas na mesma. Adicione a mistura de camarão e caranguejo em cima de cada chip e polvilhe com o queijo. Cubra as tortilhas com jalapeno.
Grelhe as tortilhas com a mistura por cerca de dois minutos e certifique-se de colocá-las a pelo menos 15 a 15 centímetros de distância do fogo. Faça isso até o queijo derreter. Sirva imediatamente ou enquanto ainda estiver quente.
6. Salada de Caranguejo com Molho de Manga
Imagem: Shutterstock
Você vai precisar de:
Para a salsa de manga:
1 xícara de frutas tropicais escorridas e cortadas
1 Colher de Sopa. de folhas de coentro fresco picadas grosseiramente
1 cebolinha bem picadinha
O suco de ½ de um limão
1 jalapeno pequeno sem sementes e picado com as costelas removidas
Sal a gosto
Pimenta preta moída na hora a gosto
Para a salada de caranguejo:
2 xícaras de alface picada
1 xícara de carne de caranguejo em pedaços
¼ xícara de creme de leite
Limão fatiado para decorar
Como:
Para a salsa de manga:
Em uma tigela grande, misture as frutas tropicais cortadas e todos os outros ingredientes do molho de manga. Misture tudo bem e reserve.
Pegue um copo de parfait e cubra-o com meia xícara de alface picada, um ¼ de xícara de carne de caranguejo e duas colheres de sopa. de creme de leite. Continue repetindo as camadas da mesma maneira até terminar todos os ingredientes.
Na hora de servir, coloque os limões fatiados por cima.
7. Tortinhas de Sopa de Milho e Caranguejo
Imagem: Shutterstock
Você vai precisar de:
1 Colher de Sopa. de azeite extra virgem
3 a 4 fatias de bacon picado ou em fatias finas
2 punhados de batatas baby picadas
3 a 4 aipo de costela pequena picado
1 cebola bem picadinha
2 dentes de alho grandes picados ou em fatias finas
1 pimenta malagueta suave bem picadinha
2 colheres de sopa. de tomilho fresco picado
1 Colher de Sopa. de tempero de óleo de caranguejo
3 xícaras de caldo de galinha
3 xícaras de leite integral
4 colheres de sopa. de manteiga
3 colheres de sopa arredondadas. De farinha
1 colher de sopa arredondada. de mostarda de Dijon
3 a 4 espigas de milho raspadas ou 2 xícaras de milho orgânico congelado e descongelado
1 folha de massa folhada congelada e descongelada
1 pote de carne de caranguejo fresca
Algumas gotas de qualquer molho picante de sua escolha
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto e moída na hora
Como:
Leve uma panela ao fogo médio a alto e acrescente o azeite.
Quando o óleo estiver quente, adicione o bacon picado e cozinhe por alguns minutos. Em seguida, adicione as batatas, o aipo, a cebola, o alho, a pimenta, o tomilho picado, o tempero de caranguejo, sal e pimenta a gosto.
Mexa tudo e tampe a panela, e cozinhe por cerca de dez minutos. Certifique-se de mexer ocasionalmente. Agora adicione o caldo de galinha e o leite e deixe tudo ferver.
Coloque uma frigideira pequena em fogo médio e adicione a manteiga. Quando começar a derreter, adicione a farinha e continue mexendo para não formar grumos. Faça isso por cerca de um minuto e adicione a mostarda. Mexa juntos. Agora adicione isso à panela em que o caldo de galinha está cozinhando e misture tudo. Quando tudo estiver bem misturado, adicione o milho e deixe a sopa começar a ferver e borbulhar. Quando começar a borbulhar, reduza o fogo e continue cozinhando até que a mistura comece a engrossar. Retire do fogo e reserve até esfriar completamente.
Agora aqueça o forno a 425 graus F. Pegue a folha de massa de pastelaria e corte formas usando uma faca afiada. Coloque a massa de pastelaria em uma tigela funda ou caçarolas rasas para cortar as formas de acordo.
Coloque a assadeira em uma assadeira antiaderente. Bata o ovo adicionando um pouco de água e pincele o ovo sobre a massa. Asse por cerca de dez a 12 minutos ou até dourar.
Coloque a sopa de volta no fogo e comece a aquecê-la. Mantenha-o coberto enquanto o aquece em fogo médio até que a sopa comece a borbulhar novamente. Agora retire a tampa e deixe cozinhar por mais algum tempo em fogo brando.
Polvilhe o molho quente sobre a carne de caranguejo e adicione-o à sopa. Continue mexendo até que a carne de caranguejo se misture com a sopa e esteja completamente aquecida.
Depois de pronto, despeje a sopa nas tigelas e adicione a massa por cima.
[ Ler: Dicas para consumir ostras durante a gravidez ]
8. Ovos Cozidos Com Caranguejo
Imagem: Shutterstock
Você vai precisar de:
4 onças de carne de caranguejo em pedaços
½ talo de aipo bem picado
2 colheres de sopa. de queijo mascarpone conservado em temperatura ambiente
1 Colher de Sopa. de maionese
1 Colher de Sopa. de creme de leite
1 Colher de Sopa. de mostarda de Dijon
1 Colher de Sopa. de suco de limão espremido na hora
3 colheres de sopa. de cebolinha fresca picada
Sal a gosto
Pimenta preta a gosto e moída na hora
6 ovos cozidos com as cascas removidas, cortados ao meio e as gemas removidas
Como:
Em uma tigela, misture a carne de caranguejo, o aipo, o queijo mascarpone, o creme de leite, a mostarda Dijon, o suco de limão e a cebolinha.
Adicione o sal e a pimenta e dê uma mexida. Coloque a mistura de carne de caranguejo nos ovos. Sirva imediatamente.
Gostou dessas receitas? Você tentou algum deles? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.