Principais diferenças entre répteis e anfíbios

Os Melhores Nomes Para Crianças

Basilisco de capacete (Basiliscus galeritus) - Getty Editorial Use

Répteis e anfíbios são dois tipos distintos de animais com estilos de vida muito diferentes. Ambos possuem características únicas que os diferenciam, mas também existem algumas semelhanças. Então, como você sabe a diferença entre répteis e anfíbios? Vamos dar uma olhada!





O que é um réptil?

Os répteis são um grupo de animais que inclui cobras , lagartos , tartarugas e crocodilos. Eles têm sangue frio – o que significa que dependem do ambiente externo para regular a temperatura corporal – e geralmente vivem em climas quentes. Os répteis têm escamas na pele em vez de cabelos ou penas. Eles trocam de pele para crescer à medida que envelhecem.

Os répteis estão distantes relacionado a pássaros e dinossauros. Os répteis podem ser encontrados em desertos, florestas, rios e oceanos em todo o mundo. A maioria dos répteis põe ovos que eclodem em répteis jovens, chamados filhotes ou 'bebês'. A maioria dos pais de répteis que põem ovos abandonam o ninho e os filhotes de répteis antes da eclosão dos ovos. Muitos répteis são carnívoros, ou carnívoros, que caçam e matam outros animais para se alimentar.



Exemplos de répteis

Lagartos são répteis de sangue frio que possuem escamas, põem ovos e possuem garras. Eles são encontrados em todo o mundo. Exemplos incluem camaleões , lagartixas , iguanas , monitores e lagartos.

partidas engraçadas para fazer em amigos

Tartarugas são répteis porque têm espinha dorsal e são ectotérmicos (sangue frio). Eles também têm escamas, mas nem todos os répteis têm. No entanto, as tartarugas têm uma carapaça que protege seus corpos, o que é exclusivo das tartarugas e dos cágados. Eles são encontrados em todo o mundo e podem viver em ambientes de água salgada ou doce. Os exemplos incluem tartarugas de caixa, tartarugas agarradoras e cágados.



O que é um anfíbio?

Um anfíbio é uma criatura que possui um estágio larval aquático e um estágio adulto. A maioria dos anfíbios também possui guelras na fase larval, que usam para respirar na água. Mais tarde, na fase adulta, a maioria dos anfíbios desenvolve pulmões e pode respirar ar.

Isto significa que podem viver tanto na terra como na água, e é daí que vem o seu nome: 'anfíbios' significa 'duas vidas'. O ciclo de vida de um anfíbio é assim:

  • Eles eclodem de ovos, como fazem os pássaros ou os répteis.
  • Depois passam por um período denominado estágio larval, durante o qual possuem guelras e vivem na água.
  • Após esse período, eles perdem as guelras e ficam mais parecidos com pequenos adultos com pulmões.

Os anfíbios possuem dois pares de rins, um de cada lado da cavidade corporal. Em geral, a pele dos anfíbios é úmida ou seca e coberta por glândulas mucosas ou secreções cerosas que lhes permitem reter água; pode ser liso ou ter pequenas saliências granulares chamadas tubérculos. Eles não têm pêlos, pêlos, escamas ou penas no corpo, mas muitas glândulas mucosas, que ajudam a mantê-los úmidos quando ficam fora da água por longos períodos de tempo, como durante sua versão única de hibernação .

Sapo Flecha Venenosa Azul

Exemplos de anfíbios

O axolote é uma salamandra que pode regenerar membros e é comumente mantida como animal de estimação. O axolote também é conhecido por sua capacidade de curar-se de membros amputados através do crescimento de novos.

O cecília é um anfíbio sem pernas que se adaptou para viver na água. Tem um corpo longo e sem membros. A cecília é encontrada na América Central e do Sul. Também é conhecido como ‘verme cego’ ou ‘cobra verme’.

Sapos são um dos tipos de anfíbios mais conhecidos porque têm pernas longas e pele lisa. As rãs são encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida, onde congelariam! Eles são conhecidos por sua capacidade de emitir ruídos com as cordas vocais, conhecidos como 'chamados'.

bolsas de estudo para aluno com pai falecido

O salamandra recebe o nome dos gregos: 'Salamandra' significa 'lagarto de fogo' em sua língua. Eles têm a capacidade de recuperar membros perdidos ao longo do tempo – algo que ainda acontece hoje com algumas espécies, como o axolote. Algumas salamandras têm pulmões, mas também retêm guelras na idade adulta, para que possam respirar debaixo d’água; algumas espécies podem até viver em terra sem conseguir respirar adequadamente lá!

Aprenda sobre diferentes espécies

Os répteis e anfíbios são muito mais do que as cobras, lagartos e sapos estereotipados que são mais frequentemente temidos ou evitados. Esses animais são partes vitais de seus ecossistemas e muitos deles são fascinantemente diversos. Se você quiser conhecer um pouco melhor essas criaturas, faça suas próprias pesquisas e descobrirá espécies que nem sabia que existiam.

Calculadora Caloria