Pedras nos rins em adolescentes: tipos, causas, sintomas e tratamento

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

Pedras nos rins em adolescentes e crianças são incomuns; no entanto, devido às mudanças nas escolhas alimentares e práticas de estilo de vida, houve um aumento de cálculos renais nessas faixas etárias nos últimos anos.

O acúmulo de certas substâncias, como cálcio ou ácido úrico, nos rins pode levar à formação de cristais ou pedras. Os cálculos renais também são conhecidos como cálculos renais, cálculos urinários, cálculo renal ou nefrolito, e a condição é frequentemente chamada de nefrolitíase ou urolitíase por especialistas de saúde.





perguntas para perguntar ao namorado sobre mim

Continue lendo para aprender sobre as diferentes formas de cálculos renais, suas causas, diagnóstico, opções de tratamento e estratégias preventivas em adolescentes.

Tipos de pedras nos rins

Os cálculos renais podem variar em tamanho, desde o tamanho de um grão pequeno até o tamanho de uma ervilha. Estas podem ser pedras ásperas ou lisas com cor amarela ou marrom.



Uma pedra nos rins pode ser qualquer um dos seguintes tipos (1) .

    Pedras de cálciosão um tipo comum de pedras nos rins em crianças e adolescentes. Inclui cálculos de oxalato de cálcio e fosfato de cálcio. Os cálculos de oxalato são mais comuns do que os cálculos de fosfato.
    Pedras de ácido úricosão frequentemente associados a condições em que há muito ácido úrico no trato urinário. Dieta rica em proteínas animais pode aumentar o risco de cálculos de ácido úrico.
    Pedras de estruvitasão frequentemente vistos após certos tipos de infecções do trato urinário superior ou ITUs. Crianças com anormalidades anatômicas do sistema urinário podem ser mais vulneráveis ​​ao desenvolvimento de cálculos de estruvita.
    Pedras de cistinaocorrem devido ao distúrbio metabólico hereditário chamado cistinúria, que faz com que o composto cistina vaze dos rins para a urina.

Embora os sintomas possam ser semelhantes, o tratamento e as modificações na dieta podem variar de acordo com o tipo de cálculo renal.

Causas de pedras nos rins em adolescentes

Algumas das causas comuns de cálculos renais em adolescentes e crianças são níveis elevados de oxalato, cálcio e fosfato na urina. Os seguintes fatores podem aumentar o risco de pedras nos rins em adolescentes (dois) .



  • Certos fatores dietéticos, como pouca ingestão de água e certos alimentos, podem influenciar o número de minerais e sua concentração na urina.
  • História familiar de pedras nos rins
  • História pessoal de pedras nos rins
  • O consumo excessivo de bebidas açucaradas e cafeinadas pode fazer com que a urina fique mais concentrada.
  • Excesso de sódio na dieta
  • Obesidade e falta de atividade física
  • Imobilidade após a cirurgia
  • Anomalias anatômicas do sistema urinário
  • Doença renal cística
  • UTIs
  • Cistinúria
  • Medicamentos, como diuréticos, muita vitamina D e topiramato
  • Dieta cetogênica

Sinais e sintomas de pedras nos rins

Sinais e sintomas de pedras nos rins em adolescentes podem incluir (3) :

  • Dor aguda na virilha, dor nas costas, dor na parte inferior do abdômen ou dor nas laterais do tronco
  • Hematúria (sangue na urina) pode causar descoloração rosa, vermelha ou marrom da urina
  • Aumento da vontade de urinar
  • Dor ou irritação ao urinar
  • Incapacidade de urinar completamente; urina passa em pequenas quantidades
  • Urina turva ou com mau cheiro
Se inscrever

Juntamente com os sintomas urinários, os seguintes sintomas são frequentemente observados.

  • Náusea
  • Vômito
  • Febre
  • Arrepios

Esses sintomas também podem ser observados em outros problemas renais, que podem ser mais graves do que pedras nos rins. Você pode procurar atendimento médico para o diagnóstico e tratamento exatos se o adolescente apresentar sintomas urinários.

Possíveis complicações de pedras nos rins em adolescentes

Pedras nos rins não tratadas podem resultar nas seguintes complicações em alguns adolescentes (4) .

  • Dor forte
  • Infecções do trato urinário, incluindo infecção renal
  • Obstrução urinária
  • Perda da função renal
  • sepse

Diagnóstico de pedras nos rins

As seguintes avaliações são frequentemente realizadas para identificar a presença, tipo e localização de cálculos renais em adolescentes (5 ) .

como agradar um homem virgem
    Exames de sanguepode ajudar a determinar os níveis de cálcio e ácido úrico no soro. Também pode ajudar a identificar a função renal e descartar outras doenças possíveis.
    Exames de urinacom duas amostras de urina coletadas em dois dias consecutivos pode ajudar a identificar minerais na urina e a quantidade de urina produzida.
    Ultrassome tomografia computadorizada imagem pode ser útil para visualizar as pedras.
    Avaliação de pedrapassado na urina pode ajudar a determinar o tipo de cálculo.

Recomenda-se procurar atendimento médico para evitar complicações e descartar outras condições graves que possam ter sintomas semelhantes aos cálculos renais.

Tratamento para pedras nos rins em adolescentes

As opções de tratamento podem variar dependendo do tamanho, tipo e localização da pedra nos rins. Hospitalização e fluidos IV são administrados para crianças com vômitos e desidratação.

Pequenas pedras nos rins podem passar na urina sem tratamento. Os médicos podem pedir para urinar através de um filtro para pegar a pedra para avaliação adicional. Normalmente, beber muita água e analgésicos são suficientes para controlar pequenas pedras.

Pedras nos rins grandes requerem tratamento. O bloqueio do trato urinário por cálculos pode exigir intervenções urgentes para evitar dor e outras complicações. Um urologista pode usar vários métodos de tratamento para quebrar as pedras maiores em pedaços menores. Esses métodos podem incluir os seguintes (6) .

    Litotripsia por ondas de choqueé um método que usa laser ou ondas de choque de fora do corpo para quebrar pedras maiores. A anestesia pode ser administrada para manter a criança na posição.
    Ureteroscopia ou cistoscopia é um procedimento diagnóstico e terapêutico que ajuda a identificar e quebrar ou remover as pedras nos rins. Este método envolve a inserção de pequenos tubos com lentes na uretra. Embora este procedimento possa exigir anestesia, os adolescentes podem ir para casa no mesmo dia.
    Nefrolitotomia percutâneaé um procedimento que envolve a remoção do cálculo usando um nefroscópio inserido através de uma pequena incisão. Este procedimento é realizado sob anestesia e a criança pode levar vários dias para se recuperar.
    Remoção cirúrgica da glândula paratireoideé recomendado no hiperparatireoidismo. Isso geralmente é feito quando ocorrem cálculos de fosfato de cálcio devido a glândulas paratireoides hiperativas.

Às vezes, os urologistas podem inserir um stent uretral (um tubo fino e flexível) para ajudar no fluxo de urina. Poderia ajudar a passar a pedra.

como tirar manchas de tomate

Prevenção de pedras nos rins em adolescentes

Beber bastante líquido pode ajudar a remover minerais e evitar a formação de pedras. Seis a oito onças de água por dia é recomendado para adolescentes. No entanto, isso pode variar de acordo com os níveis de atividade e as condições climáticas. A quantidade certa de ingestão de água pode ser notada pela observação da urina. Urina pálida (incolor) e inodora pode indicar hidratação adequada (5) .

Os médicos podem sugerir mudanças nos hábitos alimentares e quantidades específicas de água por dia para prevenir cálculos renais em crianças e adolescentes com histórico de cálculos renais. Os seguintes medicamentos também são prescritos para evitar futuras pedras nos rins (7) .

    Pedras de cálciopode ser prevenida por medicamentos, como o citrato de potássio, que aumenta os níveis de citrato na urina. Os diuréticos tiazídicos também podem ser administrados, pois reduzem o cálcio na urina.
    Pedras de ácido úricosão prevenidas por citrato de potássio e alopurinol.
    Pedras de estruvitapode exigir profilaxia antibiótica, que é o tratamento preventivo com antibióticos.
    Pedras de cistinasão prevenidas pelo uso de citrato de potássio, D-penicilamina ou mercaptopropionil glicina que dissolve a cistina encontrada na urina.

A duração do tratamento preventivo pode variar dependendo da causa anterior de cálculos renais. O tratamento profilático pode durar de algumas semanas a meses e só deve ser observado sob a supervisão de um médico.

Cuidados domiciliares para pedras nos rins

As seguintes modificações na dieta e no estilo de vida podem reduzir o risco de cálculos renais em adolescentes (8) .

  1. Aumente a ingestão de líquidos, especialmente durante o verão ou quando o adolescente estiver fisicamente ativo.
  1. Bebidas cítricas, como limão e suco de lima, podem ser benéficas, pois evitam a formação de cristais. Bebidas cítricas com baixo teor de açúcar podem ser uma escolha mais saudável.
  1. O excesso de peso pode aumentar o risco de pedras nos rins. A perda de peso com um plano de dieta adequado é recomendada.
  1. Reduza a ingestão de oxalato se seu filho tiver uma ingestão de oxalato de cálcio Alimentos ricos em oxalato incluem nozes, produtos de nozes, legumes, como amendoim, espinafre, ruibarbo e farelo de trigo.
  1. Reduza a ingestão de sódio (sal). Fast foods, alimentos embalados e enlatados, temperos, condimentos e carnes processadas podem conter grandes quantidades de sódio.
  1. Limite a ingestão de fontes de proteína animal, como carne de órgãos e peixes, para reduzir o risco de cálculos de ácido úrico.

A dieta pode variar dependendo do tipo de pedra nos rins que a criança apresentou no passado. Você também terá que garantir que a criança não perca nutrientes essenciais para o crescimento. Procure a opinião de um especialista antes de planejar a dieta do seu filho e outras medidas de cuidados domiciliares.

Pedras nos rins em adolescentes podem causar sintomas variados, que podem ser semelhantes aos observados em outros problemas. Consulte um médico se suspeitar que seu filho pode ter pedras nos rins. A ingestão adequada de líquidos e uma dieta saudável podem ajudar a reduzir o risco de pedras nos rins em adolescentes a longo prazo.

1. Pedra nos rins em crianças ; Medicina Johns Hopkins
dois. Pedras nos rins em bebês e crianças; Hospital Infantil de Cincinnati
3. Pedras nos rins ; Hospital Infantil de Boston
Quatro. Pedras nos rins; serviço Nacional de Saúde
5. Pedras nos rins ; Fundo Americano do Rim
6. Tratamento e prevenção de pedras nos rins em crianças ; Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais
7. Pedras nos rins ; Hospital Saint Clair
8. Comer, Dieta e Nutrição para Pedras nos Rins em Crianças; Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais

Calculadora Caloria