Remoção de cera de ouvido infantil: tratamento, remédios caseiros e riscos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





NESTE ARTIGO

Cera de ouvido em crianças é uma ocorrência comum. A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen, é uma secreção normal e faz parte do mecanismo de autolimpeza dos ouvidos. Geralmente é expelido do ouvido através dos movimentos da mandíbula, como mastigar ou falar. No entanto, se a cera ficar entupida no ouvido e causar acúmulo, pode acabar prejudicando as habilidades auditivas. Isso é conhecido como cera de ouvido impactada, e o processo desse acúmulo é conhecido como impactação. Em caso de acúmulo, a criança pode reclamar de desconforto. A cera pode ser limpa com um pano ou em uma clínica.

Leia sobre a importância da cera de ouvido, sintomas de sua impactação, fatores de risco, tratamentos e medidas caseiras para remover a cera de ouvido em crianças.





nome exclusivo de menino começando com k

Por que as orelhas fazem cera?

A cera do ouvido (cerúmen) é produzida pelo ouvido para limpar e proteger-se (1) . É uma camada finamente revestida, pegajosa, impermeável e protetora próxima à abertura externa dos canais auditivos. É composto por células mortas da pele e cabelo, juntamente com os três componentes a seguir (dois) (3) .

    Queratina:É o componente predominante do cerúmen e atua como uma barreira protetora.
    Suor:É secretado pelas glândulas sudoríparas modificadas (glândulas ceruminosas). Essas glândulas secretam um suor modificado que possui propriedades bactericidas e fungicidas.
    Sebo: É o óleo produzido pelas glândulas sebáceas. O óleo compromete as moléculas de gordura (lipídios), que mantêm o canal auditivo lubrificado.

Juntos, esses três componentes da cera do ouvido protegem os canais auditivos contra danos físicos e invasão microbiana. Junto com o cabelo fora dos canais auditivos, a cera do ouvido retém poeira e outras partículas estranhas que podem danificar as estruturas do ouvido, como os tímpanos.



Quais são os sintomas do acúmulo de cera de ouvido?

O acúmulo de cera no ouvido ou cerume impactado geralmente não causa desconforto e sai por conta própria (4) . No entanto, em alguns casos, o excesso de cera no ouvido pode causar obstrução do canal auditivo, deficiência auditiva leve e vários outros sintomas relacionados ao ouvido, incluindo (3) :

  • Zumbido no ouvido (zumbido)
  • Dor de ouvido ou dor no ouvido (otalgia)
  • Tonturas (vertigem)
  • Irritação no ouvido
  • Mau cheiro do canal auditivo
  • Descarga do ouvido
  • Coceira no ouvido
  • Uma sensação de plenitude no ouvido

Quais são os fatores de risco para o acúmulo de cera de ouvido em crianças?

O acúmulo de cera no ouvido ou cerume impactado pode ocorrer em qualquer indivíduo, independentemente da idade, sexo ou estado clínico. No entanto, em uma população saudável, estima-se que o acúmulo de cera no ouvido seja mais comum na população pediátrica (1 em 10 crianças) do que em adultos (1 em 20 adultos).

O uso incorreto frequente de cotonetes ou a inserção de outros itens no ouvido para limpá-lo é a causa mais comum de cera de ouvido impactada. Cotonetes de ouvido e outros itens empurram a cera mais fundo, causando impacto. Cotonetes nunca devem ser usados ​​para crianças (5) .



qual é o peso médio para um adolescente de 14 anos

Dr. Rachel Dawkins , MD, diretor médico e diretor de experiências clínicas para médicos em treinamento no Johns Hopkins All Children's Hospital, diz o seguinte sobre a limpeza do ouvido de uma criança com cotonetes, Primeiro eu diria, não. Se você sentir a necessidade de limpar os ouvidos use o canto de um pano.

Além dos cotonetes, os seguintes fatores também podem aumentar o risco da criança desenvolver acúmulo de cera no ouvido (3) .

  • Uso de tampões de ouvido, fones de ouvido e aparelhos auditivos
  • Crianças com atraso no desenvolvimento
  • Certas doenças de pele, como eczema
  • Alterações anatômicas no ouvido, como estenose (estreitamento) ou osteoma (crescimentos ósseos benignos nos canais auditivos externos)
Se inscrever
  • Falha na separação de queratinócitos nos canais auditivos externos como parte da renovação da pele
  • Crescimento excessivo de pelos nos canais auditivos

Quando consultar um médico?

Você deve consultar um médico se seu filho apresentar as seguintes condições.

  • Descarga do ouvido
  • Puxar e puxar continuamente a orelha
  • Audição prejudicada
  • Tonturas e zumbido no ouvido
  • Dor de ouvido

Um médico verificará as possíveis razões para o acúmulo de cera no ouvido, incluindo a presença de condições de saúde subjacentes, causando a formação excessiva de cera no ouvido ou seu mau movimento.

Qual é o tratamento para o acúmulo de cera de ouvido?

O tratamento dependerá da causa subjacente do acúmulo de cera do ouvido e da extensão da impactação da cera do ouvido. Você pode ser encaminhado a um otorrinolaringologista (especialista em otorrinolaringologia) especializado em remoção de cera de ouvido.

O médico pode considerar qualquer um dos seguintes tratamentos para remover o excesso de cera de ouvido (6) .

    Irrigação ou lavagem com cera de ouvido:Uma mistura de água levemente morna, solução salina e outros agentes amaciadores de cera é despejada no canal auditivo através de uma seringa. O médico pode esperar alguns minutos antes de enviar um jato suave de solução salina para lavar a cera do ouvido solta.
    Remoção manual:O médico insere um endoscópio, um tubo com uma câmera na ponta, dentro do canal auditivo para visualizá-lo em um monitor. Ferramentas especializadas são então usadas para lascar a cera do ouvido impactada e sugá-la suavemente.
    Medicamento:O cerume impactado recorrente pode exigir medicação. O médico pode prescrever colírios medicamentosos para crianças para aliviar o acúmulo de cera no ouvido.

Como remover a cera de ouvido em casa?

Se o seu filho tiver menos de seis anos, você deve consultar um médico para qualquer acúmulo de cera no ouvido. Você pode considerar os seguintes remédios caseiros para crianças com mais de seis anos (7) .

o que significa quando um cara olha para você do outro lado da sala
    Gotas de amaciante de cera de ouvido seguro para crianças:Essas gotas geralmente são à base de peróxido de hidrogênio. Evite aqueles com peróxido de carbamida se seu filho tiver menos de 12 anos, pois o composto pode ser inseguro para eles (8) . Você pode usar as gotas por quatro dias ou conforme indicado na embalagem.
    Solução de bicarbonato de sódio:Você pode fazer gotas de bicarbonato de sódio caseiras misturando um quarto de colher de chá (1,25 ml) de bicarbonato de sódio com duas colheres de chá (10 ml) de água. Adicione cinco gotas no ouvido afetado duas vezes ao dia durante quatro dias.
    Lavagem do canal auditivo: Você precisará de uma seringa de bulbo, que pode ser comprada em uma farmácia. Aspire um pouco de água morna na seringa e esguiche no canal auditivo. Aguarde alguns segundos e, em seguida, incline a cabeça da criança para deixar a água sair. Você pode fazer isso três a quatro vezes em uma sessão. Isso precisa ser feito apenas seguindo o conselho de um médico.

Evite derramar óleos ou glicerina no ouvido do seu filho, pois isso pode afetar o tímpano ou causar irritação. Nunca tente velar os ouvidos, pois pode aumentar o risco de queimaduras (9) . Se o seu filho não tiver alívio do acúmulo de cera no ouvido por quatro dias, consulte um médico para tratamento.