Características de aprendizagem do autismo

Os Melhores Nomes Para Crianças

características de aprendizagem do autismo

Se você interagir com uma pessoa autista em qualquer função, isso ajuda a entender como o indivíduo aprende. Crianças com autismo têm características de aprendizagem diferentes, então pode ser uma tentativa e erro encontrar o método que funcionará melhor para qualquer criança. No entanto, uma vez que a detecção e intervenção precoces podem ajudar as crianças mais novas a superar alguns dos sintomas do autismo, a implementação de métodos de ensino apropriados o mais rápido possível é fundamental para o sucesso futuro da criança.





Características de aprendizagem do autismo

Os professores de educação especial costumam estar muito familiarizados com as características de aprendizagem do autismo, mas os professores de educação geral podem não estar tão bem informados. Como os estilos de aprendizagem podem variar de aluno para aluno, é imperativo que educadores e terapeutas considerem essas características, bem como as estratégias de ensino específicas que se aplicam a elas.

Artigos relacionados
  • Melhores brinquedos para crianças com autismo
  • Coisas para fazer com crianças autistas no jardim de infância
  • Jogos cerebrais autistas

Os desafios que as crianças autistas enfrentam em um ambiente acadêmico são numerosos. Enquanto outras crianças podem apresentar pouca dificuldade com as mudanças, distrações e interação constante em uma base diária, as crianças com autismo muitas vezes têm dificuldade em realizar e permanecer na tarefa. É importante compreender as características de aprendizagem do autismo para que essas crianças tenham a melhor chance de ter sucesso na sala de aula. As características de aprendizagem podem variar de uma criança para outra, e as características variáveis ​​geralmente estão diretamente relacionadas a onde os sintomas da criança se enquadram no espectro do autismo.





Características comuns

As características de aprendizagem comuns associadas a crianças autistas incluem:

  • Aprendizes visuais: Muitas crianças autistas são aprendizes visuais. No entanto, existe um método para esse aprendizado visual. Imagens e outros recursos visuais não podem ser mostrados em uma sucessão rápida, pois muitas vezes os alunos do espectro demoram mais para processar o que viram. Em vez disso, certifique-se de dar tempo suficiente para o aluno processar a imagem. Para as crianças mais novas, os itens reais costumam ser mais fáceis de processar do que as imagens. Quando possível, use o item real primeiro e, em seguida, passe para uma imagem desse item. Isso nem sempre funciona na sala de aula, mas é um excelente método para ensinar uma criança com autismo.
  • Modelagem : Os alunos no espectro do autismo costumam ser bons imitadores se tiverem tempo suficiente. Modele o comportamento desejado e coloque os alunos do espectro em pares com alunos que são capazes de mostrar o que é esperado de forma consistente.
  • Modalidade Tátil : A modalidade tátil refere-se a um estilo de aprendizagem prático. As crianças com autismo costumam ser muito sensíveis às experiências táteis e, com frequência, desejam tocar praticamente tudo à vista. Como educador, você pode atender a essa necessidade, proporcionando muitas experiências de aprendizagem por meio do sentido do tato. Tenha muitos itens comuns à mão para eles manipularem. Se você estiver praticando habilidades matemáticas, dê-lhes itens para contar. Se você estiver fazendo uma revisão para um teste de ciências, deixe-os ver e segurar objetos aplicáveis, como microscópios, tubos de ensaio, etc.
  • Categorizando : Aprender a categorizar é uma característica de aprendizagem importante para qualquer criança, mas é especialmente importante para crianças autistas. As crianças mais velhas podem receber um planejador para anotar tarefas e outros compromissos e eventos. Os professores podem ter que incentivá-los a escrever suas tarefas no final de cada período ou todos os dias, mas manter um planejador organizado pode ajudar esses alunos a permanecerem no caminho certo.
  • Falando consigo mesmo : Embora, obviamente, você não possa permitir que as crianças falem sozinhas em voz alta e / ou perturbadora durante a aula, elas podem aprender a falar baixinho consigo mesmas. Esta é uma habilidade que eles devem ser ensinados a fazer. A conversa interna pode ajudar a criança a organizar seus pensamentos e mantê-la concentrada em suas atribuições. Você precisará praticar com ele, no entanto, quando for apropriado e como ele pode falar consigo mesmo em um sussurro muito baixo.
  • Um passo de cada vez : Um aluno com autismo pode se concentrar em uma informação por vez. Por exemplo, um professor aponta para uma carta escrita no quadro-negro e diz: 'Esta é a segunda letra do alfabeto; seu nome é B . ' Um aluno autista pode processar o gesto de apontar, a imagem da letra ou um punhado de palavras que o professor disse. As instruções e lições devem ser diretas e concisas. Para começar, o professor idealmente apontaria para a letra e diria, 'B'.
  • Apresentar ideias literalmente : Linguagem figurativa e expressões idiomáticas podem ser muito confusos para um aluno nesse espectro. É surpreendente quantas vezes uma pessoa usa a linguagem figurativa nas interações do dia a dia, mesmo ao ensinar conceitos.
  • Seja consistente : A consistência é muito importante porque dá ao aluno autista uma sensação de ordem e segurança. Afrouxe a estrutura para tornar o cronograma menos rígido e faça pequenos ajustes para aumentar a tolerância do aluno para mudanças. Use histórias sociais ou recursos visuais para ajudar o aluno a se preparar para mudanças drásticas na rotina.

Outros pontos a serem lembrados

Por fim, lembre-se de que cada criança é um indivíduo único e pode não responder a cada uma dessas estratégias conforme o esperado. Continue tentando diferentes estratégias dentro da sala de aula, elimine o máximo de distrações possível e, acima de tudo, mantenha as linhas de comunicação abertas com outros professores e, claro, seus pais ou responsáveis. Com paciência e persistência, você e seus filhos autistas podem ter sucesso na sala de aula.



Calculadora Caloria