Língua de sinais para bebês: 25 sinais, maneiras de ensinar, benefícios e desvantagens

Os Melhores Nomes Para Crianças

  Língua de sinais para bebês: 25 sinais, maneiras de ensinar, benefícios e desvantagens





Neste artigo

Não é mais adivinhação.



Você está cansado do constante jogo de adivinhação de tentar entender as necessidades do seu bebê? Imagine se comunicar com seu filho antes mesmo que ele possa falar! Em seguida, introduza a linguagem de sinais do bebê – uma ferramenta poderosa que pode preencher a lacuna entre os pensamentos de seu bebê e sua compreensão. Com ele, seu filho pode expressar seus desejos e necessidades, reduzindo frustrações e acessos de raiva. Não apenas isso, mas a pesquisa mostrou que os bebês que aprendem a linguagem de sinais têm um desenvolvimento cognitivo aprimorado e um vocabulário mais extenso.

Continue lendo enquanto exploramos os benefícios da linguagem de sinais para bebês, dicas sobre como começar e as possíveis desvantagens a serem consideradas. Então, vamos mergulhar e descobrir as maravilhas da linguagem de sinais do bebê.



O que é a linguagem de sinais do bebê?

A linguagem de sinais para bebês é um método de comunicação que usa gestos e sinais para ajudar bebês e crianças pequenas a expressar suas necessidades e desejos antes que possam falar. Os sinais usados ​​na linguagem de sinais do bebê são tipicamente baseados na linguagem de sinais americana (ASL). Esse método pode ajudar a reduzir a frustração, melhorar a comunicação entre pais e bebês e ajudar os bebês a desenvolver suas habilidades de linguagem em um estágio inicial. O básico da linguagem de sinais para bebês pode ser particularmente benéfico para crianças com problemas auditivos como um caminho para desenvolver habilidades de comunicação ( 1 ).

A linguagem de sinais para bebês não é a mesma que a ASL, mas é uma versão simplificada projetada para ser facilmente compreendida por bebês e crianças pequenas. Os sinais e gestos usados ​​na linguagem de sinais para bebês geralmente são baseados na ASL, mas são modificados para serem mais apropriados para crianças pequenas que ainda estão desenvolvendo suas habilidades de linguagem. ASL é uma linguagem completa com sua gramática, sintaxe e cultura, enquanto a linguagem de sinais para bebês é uma forma de comunicação pré-verbal ( 2 ). Embora a linguagem de sinais para bebês seja derivada da ASL, não há regras gramaticais envolvidas nela.

Quando você deve começar a ensinar a linguagem de sinais do seu bebê?

É recomendável ensinar a linguagem de sinais para bebês entre os seis e os 12 meses, pois os bebês podem entender e comunicar gestos simples por volta dessa idade. No entanto, nunca é cedo ou tarde demais para ensinar a linguagem de sinais ao seu bebê, e alguns especialistas sugerem começar aos quatro meses de idade. O ensino da linguagem de sinais para bebês pode começar a partir dos seis meses de idade. A hora de começar a ensinar a língua de sinais de um bebê depende dos primeiros sinais usados ​​por uma criança.



A maioria dos pais se preocupa sobre quando começar a ensinar a linguagem de sinais para seus filhos. Porém, é fundamental lembrar que cada criança se desenvolve em seu próprio ritmo, por isso é melhor começar quando a criança demonstrar interesse e disponibilidade para se comunicar.

O pediatra Howard Reinstein, de Encino, Califórnia, e porta-voz da Academia Americana de Pediatria, disse: “A maioria dos bebês tem destreza física e capacidade cognitiva para aprender alguma forma de linguagem de sinais por volta dos oito meses” ( 1 ). Então, embora seu bebê comece a se conectar com as coisas ao seu redor, ele aprenderá a linguagem de sinais dentro de si. nove meses de idade .

com o que bola de fogo se mistura bem
Você sabia? Assim como as línguas faladas, cada país tem sua versão da língua de sinais ou a mesma língua de sinais em um dialeto diferente.

Como ensinar uma linguagem de sinais para bebês?

Comece com as palavras mais simples que são usadas com frequência. No entanto, ensinar a língua de sinais ao seu bebê não é um processo complicado. Você precisa de paciência e esforços consistentes para ensinar a linguagem de sinais do bebê. Aqui estão algumas dicas práticas que você precisa seguir:

  • Comece com sinais básicos: Comece com alguns sinais básicos relacionados à rotina diária do seu bebê, como “leite”, “coma”, “mais” e “acabou”.
  • Use gestos claros e consistentes: Certifique-se de que eles possam ver suas mãos e rosto enquanto sinalizam para seu bebê.
  • Uso de repetição: O principal fator a ser lembrado ao ensinar a linguagem de sinais do bebê é usar o mesmo sinal ou símbolo repetidamente e consistentemente para familiarizá-lo com seu bebê. Tente sentar com seu bebê todos os dias em um horário específico. Por exemplo, na hora da refeição, você pode ensinar sinais, como “comer”, “beber” e “mais” para melhor compreensão.
  • Fale as palavras: Fale a palavra em voz alta para que seu bebê possa associá-la. Por exemplo, ao mudar seu fralda de bebê , fale a palavra “fralda” para se tornar interativo.
  • Ser paciente: Se o seu bebê não está captando os sinais rapidamente, não entre em pânico. Seja paciente e adicione diversão ao processo, incentivando seu bebê com abraços e beijos .
  • Fique atento: Preste atenção ao seu bebê enquanto ele tenta se comunicar com você por meio da linguagem de sinais. Você pode perder como seu bebê está progredindo com a linguagem de sinais se você se distrair.
  • Incentive seu bebê a assinar de volta: Quando seu bebê começar a imitar seus sinais, incentive-o a sinalizar de volta para você.
  • Mantenha simples: Comece com um número limitado de sinais e gradualmente adicione mais à medida que seu bebê ganha confiança e é hábil em usá-los.
  • Consistência é a chave: Mantenha a prática de forma regular e consistente, eventualmente ela se tornará uma parte natural da comunicação do seu bebê.
  • Não desista: Fazer sinais com seu bebê pode ser divertido e recompensador, mas pode levar algum tempo para que ele comece a usar os sinais. Não desista e continue assinando com seu bebê.
Relacionado: Beijar um bebê: possíveis riscos e precauções a tomar

Quais são os 25 sinais de bebê mais comuns?

A chave é começar com sinais relevantes e úteis para a rotina diária e o ambiente do seu bebê. Continue lendo para aprender os sinais mais comuns do bebê.

1. Beber

  Beba em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

Para ensinar “beber” na língua de sinais do bebê, faça um “C” com a mão como se estivesse segurando um copo e leve-o à boca e finja que está bebendo.

2. Com fome

  Com fome em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

Você pode ensinar o sinal de “fome” ao seu bebê fazendo um “C” com a mão em volta do pescoço e, em seguida, movendo suavemente a mão do pescoço até o estômago.

Relacionado: Sinais de fome do bebê: como identificá-los?

3. Comida/comer

  Coma em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

agências de modelos plus size los angeles

A linguagem de sinais do bebê para comer/comer é diferente do sinal de fome. Portanto, tenha cuidado para notar a diferença em seu bebê. Comer na linguagem de sinais do bebê pode ser conhecido quando você bate as pontas dos dedos como se estivesse comendo com a palma da mão voltada para baixo e o polegar tocando os dedos.

4. Leite

  Leite em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

Comece a comunicar a palavra “ leite ” em linguagem de sinais, fechando dois punhos, estendendo os dedos e trazendo-os de volta aos punhos.

5. Água

  Água em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

O sinal de “água” é feito estendendo três dedos médios apontando-os para cima e o polegar e o dedo mínimo apontando para baixo enquanto bate o dedo indicador no queixo.

6. Mais

  Mais em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Como você saberá se seu filho precisa de algumas injeções extras? Ensine seu bebê a expressar “mais” apertando os dedos e os polegares juntos em ambas as mãos, fazendo formas de “O” e, em seguida, batendo com as pontas dos dedos.

7. Tudo Feito

  Tudo feito em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Ensine ao seu bebê o sinal de “tudo pronto”. Coloque as mãos para cima, vire a palma para si mesmo e vire-as até que a palma fique voltada para fora. Outra maneira é simplesmente abrir e fechar a mão em um movimento de fechamento e abertura.

8. Durma

  Dormir em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

Para isso, coloque a mão sobre a testa e leve-a até o rosto. Lembre-se de que os dedos e o polegar devem tocar o queixo.

Relacionado: Por que dormir de costas é considerado melhor para bebês?

9. Jogar

  Jogue em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

Para mostrar “brincar” por meio da linguagem de sinais, cerre os dedos nas palmas das mãos, estendendo o polegar e o dedo mínimo. Em seguida, com as palmas voltadas para você, torça os pulsos para frente e para trás.

10. Ferido

  Ferir em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

Ensine-lhes o sinal de dor cerrando ambas as mãos em punhos e estendendo seus dedos indicadores, tocando-os juntos.

11. Ajuda

  Ajuda em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Para este sinal, feche o punho estendendo o polegar e colocando-o sobre a outra mão aberta e, em seguida, movendo as duas mãos juntas.

12. Por favor

  Por favor, em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Ensine a linguagem de sinais do bebê por favor, estendendo os dedos e esfregando a palma da mão no peito.

Relacionado: Quando os bebês dizem “mamãe” e “papai”?

13. Desculpe

  Desculpe em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

A linguagem de sinais do bebê para desculpas é feita fechando os dedos e esfregando o punho em um círculo sobre o peito.

14. Obrigado

  Obrigado em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

O agradecimento em linguagem de sinais para bebês inclui endireitar o polegar e os dedos, trazê-los até o queixo e afastá-los.

15. Amor

  Amor em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

quanto custa ter um macaco

Para ensinar o “amor” à linguagem de sinais do bebê, estenda o polegar, o indicador e o mínimo para cima, com os dedos médio e anelar apontando para baixo, e segure a mão com a palma voltada para fora.

16. Livro

  Reserve em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Para mostrar “livro” em linguagem de sinais, junte as palmas das mãos com os polegares voltados para cima, mantendo os dedinhos abertos como se estivesse lendo um livro.

17. Banho

  Banho em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

A linguagem de sinais do bebê para o banho pode ser mostrada fechando os dois punhos e movendo-os para cima e para baixo no peito.

Fato rápido Na língua de sinais americana (ASL), o alfabeto pode ser demonstrado usando uma mão, enquanto nas línguas de sinais britânica e alemã, requer duas mãos.

18. Cocô

  Cocô em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Ensine-lhes a linguagem de sinais do bebê para cocô, cerrando ambas as mãos e fechando-as em punhos. Coloque-os um sobre o outro com o polegar da mão superior colocado dentro do punho superior e puxe a mão inferior para baixo deixando o polegar estendido.

Relacionado: Maneiras eficazes de quebrar o hábito de chupar o dedo em bebês

19. Compartilhar

  Compartilhe em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

Para ensinar “compartilhar” na língua de sinais, estenda a mão espalmada com o polegar apontando para cima. Passe a outra mão para frente e para trás ao longo da parte superior dos dedos estendidos.

20. Triste

  Triste em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

Coloque as duas mãos na frente do rosto com as palmas voltadas para dentro. Traga as duas mãos para o rosto e incline ligeiramente a cabeça.

21. Mãe

  mãe em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Ensine a linguagem de sinais do bebê para “mãe” abrindo os dedos com os dedinhos voltados para a frente e batendo o polegar no queixo.

22. Pai

  pai em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

o que significa quando um menino olha para você

Afaste os dedos com o dedo mindinho voltado para a frente e bata com o polegar na testa para mostrar “pai” em linguagem de sinais.

23. Toalha

  toalha em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Para sinalizar “toalha”, levante as mãos até a altura dos ombros fechando os punhos. Em seguida, mova os braços para frente e para trás como se estivesse secando as costas com uma toalha.

24. Menino

  menino em linguagem de sinais

Imagem: Shutterstock

A linguagem de sinais do “menino” pode ser mostrada juntando os dedos e colocando a mão na frente da testa.

25. Doente

  Doente em língua de sinais

Imagem: Shutterstock

Para ensinar a língua de sinais “doente”, use as duas mãos e coloque o dedo médio na testa.

Você sabia? Na linguagem de sinais americana (ASL), a localização de um sinal pode indicar o gênero da pessoa ou objeto a que se refere. Por exemplo, sinais para palavras relacionadas a mulheres, como “esposa” ou “filha”, são normalmente sinalizados perto da mandíbula, enquanto palavras relacionadas a homens, como “pai” ou “menino”, são mostradas perto da testa.

Quais são os benefícios de ensinar a linguagem de sinais para um bebê?

Ensinar a língua de sinais a um bebê pode trazer vários benefícios. Alguns deles incluem:

  • Comunicação aprimorada: A linguagem de sinais permite que os bebês comuniquem suas necessidades e desejos antes que possam falar, o que pode reduzir a frustração e as birras.
  • Desenvolvimento cognitivo aprimorado : a linguagem de sinais exige que os bebês usem os dois lados do cérebro, o que pode ajudar no desenvolvimento cognitivo geral.
  • Vocabulário aumentado: Bebês que aprendem a língua de sinais tendem a desenvolver um vocabulário maior do que aqueles que não aprendem.
  • Vínculo mais forte com os pais: Ensinar a língua de sinais a um bebê pode criar um vínculo mais forte entre a criança e os pais, permitindo uma comunicação e compreensão mais eficazes.
  • Exposição precoce à linguagem: A linguagem de sinais pode ser uma ótima maneira de expor os bebês à linguagem desde tenra idade, o que pode ajudar no desenvolvimento da linguagem.
  • Ajuda a desenvolver habilidades motoras finas: Ensinar sinais aos bebês exige que eles usem as mãos, o que pode ajudar no desenvolvimento de habilidades motoras finas.

Acredolo e Goodwyn conduziram um estudo em 1988 para explorar a frequência com que os bebês usam sinais e gestos para se comunicar e o propósito dos gestos no desenvolvimento da linguagem. O estudo foi realizado com 103 lactentes, dividindo-os em três grupos. Os resultados mostraram que as crianças incluídas no grupo de sinais apresentaram resultados positivos nos testes de desenvolvimento da linguagem ( 3 ).

Conforme publicado na edição de 2021 da revista 'Cognition', diz-se que a língua de sinais promove a categorização de objetos em bebês com pouca audição ( 4 ). Em outro estudo de Holmes e Holmes em 1980, uma criança ouvinte foi trazida junto com seus pais, que usaram linguagem gestual e falada para se comunicar de 26 semanas a 17 meses. Verificou-se que a criança produziu as primeiras dez palavras pelo menos três meses antes de uma criança com desenvolvimento normal e, aos 17 meses, ela poderia produzir mais de 112 palavras. Os pesquisadores levantaram a hipótese do resultado da aquisição precoce da linguagem expressiva e receptiva para o ensino da língua de sinais ( 5 ).

Quais são as desvantagens de ensinar a linguagem de sinais para bebês?

Embora ensinar a linguagem de sinais para bebês possa trazer muitos benefícios, também existem algumas desvantagens em potencial a serem consideradas:

  • Potencial para confusão: Se um bebê for exposto a vários idiomas, incluindo a linguagem de sinais, pode haver confusão sobre qual idioma usar em determinadas situações. Os bebês podem enfrentar dificuldades para aprender a linguagem de sinais, o que pode ser motivo de frustração tanto para os pais quanto para o bebê ( 6 ).
  • Possibilidade de atraso no desenvolvimento da linguagem falada: Alguns especialistas sugerem que ensinar a língua de sinais para bebês pode atrasar o desenvolvimento de idioma falado , embora este ainda seja um tema de debate entre os pesquisadores.
  • Nem todos os cuidadores são fluentes em língua de sinais: Se os outros cuidadores do bebê não forem fluentes na linguagem de sinais, eles podem não conseguir se comunicar de forma eficaz com a criança.

É importante considerar todos esses fatores antes de ensinar a língua de sinais a um bebê. Além disso, observe que o ensino da língua de sinais não é um substituto para a linguagem falada, mas uma ferramenta adicional de comunicação que você pode usar juntamente com a linguagem falada.

perguntas frequentes

1. A linguagem de sinais do bebê pode melhorar o QI?

bicicletas para mais de 300 libras mulher

A pesquisa sobre a relação entre a linguagem de sinais do bebê e o QI ainda está em andamento e os resultados foram mistos. Alguns estudos sugeriram que o ensino da linguagem de sinais para bebês pode melhorar o desenvolvimento cognitivo e levar a um QI mais alto mais tarde na vida. Foi visto que bebês que usam linguagem de sinais têm cérebros mais saudáveis ​​com um alto nível de QI do que bebês sem linguagem de sinais ( 7 ).

2. Meu filho ficará mais inteligente aprendendo a língua de sinais?

Aprender a língua de sinais pode trazer benefícios cognitivos para uma criança, como comunicação aprimorada e vocabulário aprimorado, mas não está claro se isso os tornará mais inteligentes. Segundo a pesquisa, os bebês que aprenderam a sinalizar aos 12 meses tinham um vocabulário mais avançado do que as crianças que não aprenderam ( 8 ).

Ensinar a linguagem de sinais para bebês pode trazer muitos benefícios para bebês e pais. Ele permite que os bebês comuniquem suas necessidades e desejos antes que possam falar, o que pode reduzir a frustração e as birras. Também melhora o desenvolvimento cognitivo, aumenta o vocabulário e cria um vínculo mais forte entre pais e filhos. Os gráficos de linguagem de sinais do bebê podem ser uma ferramenta útil para pais e cuidadores, fornecendo uma representação visual clara e fácil de entender dos sinais. No entanto, é importante observar que nem todos os bebês estão interessados ​​em aprender a linguagem de sinais e alguns podem não aprender tão rapidamente quanto outros. E os sinais usados ​​na língua de sinais do bebê podem variar dependendo do país e da cultura.

Indicadores-chave

  • A língua de sinais é uma ferramenta eficaz de comunicação, que pode ser ensinada a bebês de seis a nove meses de idade.
  • Você precisa ser paciente e consistente e se concentrar na repetição das palavras para ensinar a linguagem de sinais para bebês.
  • A linguagem de sinais para bebês ajuda a reduzir a frustração, melhorar as habilidades verbais e sociais, reduzir as lacunas de comunicação e o estresse entre os bebês.

Referências:

Os artigos de Veganapati são escritos após a análise dos trabalhos de pesquisa de autores e instituições especializadas. Nossas referências consistem em recursos estabelecidos por autoridades em seus respectivos campos. .
  1. Linguagem de sinais do bebê: uma ferramenta de comunicação útil
    https://www.canr.msu.edu/news/baby_sign_language_a_helpful_communication_tool
  2. Como posso praticar a linguagem de sinais do bebê?
    https://pathways.org/how-can-i-practice-baby-sign-language/
  3. Laura M. Perotta e outros; Benefícios e efeitos da linguagem de sinais para bebês
    https://cdr.lib.unc.edu/downloads/qj72pc58z
  4. Bebês relacionam linguagem e cognição
    se a língua é falada ou língua gestual
  5. Os efeitos do signo do bebê no desenvolvimento infantil
    https://scholarworks.utep.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2347&context=open_etd
  6. Ensinar meu bebê a sinalizar atrasará sua fala?
    https://www.child-psych.org/will-teaching-my-baby-to-sign-delay-his-speech/
  7. Benefícios da linguagem de sinais para bebês
    https://www.deafhhcenter.org/2020/05/21/benefits-of-baby-sign-language/
  8. Ensinando a linguagem de sinais do bebê: um guia para novos pais
    https://theivyacademy.org/teaching-baby-sign-language-a-guide-for-new-parents/#:~:text=And%20it%20might%20even%20make

As duas guias a seguir alteram o conteúdo abaixo.

Calculadora Caloria