Lista de doenças e sintomas de gatos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Veterinário examinando um gato

As doenças dos gatos podem causar uma variedade de sintomas, incluindo letargia, perda de peso, secreção ocular, perda de apetite e muito mais. Aprender a identificar essas doenças e suas sintomas pode ajudá-lo a compreender melhor as necessidades médicas do seu animal de estimação. Tenha em mente que estes gráficos fornecem informações gerais úteis, mas não se destinam a substituir os cuidados veterinários profissionais.





Gráfico de doenças, sintomas, tratamento e prognóstico de gatos

As doenças dos gatos podem ser divididas em várias categorias: degenerativas, metabólicas, cancerígenas, infecciosas ou inflamatórias, com alguma sobreposição entre as categorias. Muitas doenças são difíceis de diagnosticar porque os sintomas se sobrepõem aos de outras doenças.

Artigos relacionados

Doenças Degenerativas e Sintomas de Gatos

Uma doença degenerativa ocorre quando partes do corpo começam a quebrar com o tempo.





como aplicar imagens de sombra para os olhos
Doença Sintomas Tratamento Prognóstico
Artrite Relutância em pular, correr ou brincar. Evitar interação social ou ser tocado. Mudanças nos hábitos urinários, higiene excessiva. Fisioterapia, exercícios controlados, suplementos e medicamentos, perda de peso, gestão ambiental. Bom com tratamento.

Doença periodontal

Doença periodontal avançada felina
Mau hálito e sangramento nas gengivas, patas na boca, salivação e perda de apetite. Apetite exigente ou exigente. Limpeza dentária sob anestesia. Alisamento radicular, cirurgia ou remoção de dentes. Antibióticos e analgésicos. Vida normal com cuidados dentários adequados.
Disfunção cognitiva Vocalização incomum, eliminação fora da caixa de areia, inquietação, sono excessivo. Antioxidantes, mudanças ambientais, possivelmente medicamentos. Protegido – a qualidade de vida depende de sintomas específicos.
Atrofia Progressiva da Retina Cegueira - bater em móveis, assustar-se facilmente, pupilas dilatadas, relutância em se movimentar. Nenhum. Os testes genéticos podem identificar portadores para identificar gatos que podem transmitir a doença aos seus descendentes. Cegueira entre 3 e 5 anos de idade. Não é fatal.
Cardiomiopatia hipertrófica Respiração difícil, respiração rápida, respiração ofegante, paralisia súbita dos membros posteriores. Alguns gatos não apresentam sintomas ou podem morrer repentinamente. Varia com a gravidade. Hospitalização, oxigênio e medicação diurética. Drenagem torácica. Outros medicamentos orais. Ruim a longo prazo, mas razoável com diagnóstico e medicação rápidos.

Doenças Metabólicas Felinas

Estas doenças são aquelas que ocorrem nos órgãos ou no sangue e que afetam o metabolismo do seu gato. A seguir está uma lista de doenças e sintomas que afetam o sistema metabólico de um felino.



Doença Sintomas Tratamento Prognóstico
Colangiohepatite (Doença hepática) Anorexia e perda de peso, vômitos e diarréia ou letargia. Alguns gatos apresentam icterícia (na parte branca dos olhos, gengivas e pele). Hospitalização para fluidos e suporte nutricional. Tratamento antibiótico de longo prazo, antioxidantes e suplementos. Ruim sem tratamento precoce e agressivo, razoável com tratamento.
Diabetes Mellitus Aumento da micção e da sede, rápida perda de peso e aumento do apetite. Às vezes, pode ocorrer uma mudança na marcha ou fraqueza nos membros posteriores. Injeções de insulina e dieta especial. Hospitalização se o animal apresentar complicações. Bom se tratado, mas o gato pode morrer de diabetes se não for tratado.
Doença renal Aumento da sede e da micção, rápida perda de peso, perda de apetite e letargia. Mau hálito, convulsões, cegueira ou acidente vascular cerebral podem ocorrer em casos graves. Uma dieta prescrita, medicamentos para pressão arterial, líquidos, suplementos de potássio e injeções de eritropoetina podem ser necessários para controlar doença renal . Ruim no longo prazo, mas justo com reconhecimento e tratamento precoces.
Lipidose Hepática (Doença hepática) Anorexia, salivação excessiva, perda de peso, letargia, vômito, diarreia e fraqueza são comuns. Hospitalização para fluidos e suporte nutricional. Antibióticos, medicamentos anti-náuseas e vitaminas. Bom se tratado prontamente e agressivamente.
Hipertireoidismo Perda de peso e aumento do apetite. Vômito ou diarréia. Aumento do nível de atividade, inquietação, aumento da sede e da micção. Medicamentos antitireoidianos, tratamento com radioiodo, cirurgia ou dieta prescrita. Vida útil normal se tratada.

Câncer em gatos

Infelizmente, Câncer é muito comum em nossos amigos felinos, principalmente quando chegam à terceira idade. Cada tipo de câncer apresenta sintomas e comportamentos diferentes.

como limpar o tanque do banheiro com vinagre
Doença Sintomas Tratamento Prognóstico
Linfoma Falta de apetite, letargia e perda de peso são comuns. Vômito crônico ou diarréia. Alguns gatos desenvolvem respiração difícil. Geralmente quimioterapia e prednisolona. Algumas formas podem precisar de cirurgia. Pobre sem tratamento. Razoável a bom com quimioterapia, mas depende do subtipo específico de linfoma .
Tumores da glândula mamária Geralmente ocorre em mulheres não esterilizadas. Nódulos observados no tecido mamário, às vezes com feridas abertas. A mastectomia radical (cirurgia) é necessária para o melhor resultado. Possível quimioterapia. Justo com cirurgia. Tumores maiores que 3 cm têm maior probabilidade de recorrer ou se espalhar.
Carcinoma de células escamosas Feridas com crostas, especialmente nas orelhas e no nariz. Perda de apetite, feridas na boca. A cirurgia geralmente é a melhor opção. Radioterapia ou crioterapia. Ruim sem identificação precoce, principalmente na boca. É bom se as feridas na pele forem completamente removidas.
Fibrossarcoma Nódulos firmes sob a pele, especialmente se tiverem mais de 2 cm de tamanho ou estiverem presentes por mais de 3 meses. Pode estar associado a locais de injeção de vacinas. A cirurgia precoce e agressiva é a melhor opção. Possível quimioterapia ou radioterapia. Bom com cirurgia bem sucedida. Protegido se o tumor reaparecer após a cirurgia.
Adenocarcinoma intestinal Perda de peso e vômitos crônicos são comuns. Diarréia, letargia, inapetência e constipação. Cirurgia, possível quimioterapia. Pobre sem tratamento. Protegido mesmo com cirurgia.

Doenças Infecciosas Felinas

As doenças infecciosas são aquelas que podem ser transmitidas de um gato para outro. Um vírus, fungo, parasita ou bactéria pode causar uma doença infecciosa. A seguir está uma lista de doenças e sintomas infecciosos em gatos, alguns dos quais podem ser prevenidos por meio de vacinas.

melhor maneira de limpar grelhas
Doença Sintomas Tratamento Prognóstico
Gripe do gato Olhos e nariz escorrendo, tosse e espirros e febre. Cuidados de suporte, incluindo fluidoterapia, antibióticos para prevenir infecções bacterianas secundárias Bom para a maioria dos gatos.
Bartonelose Nenhum na maioria dos gatos. Inflamação das gengivas e da boca, febre, letargia, vômito, diarréia, inflamação ocular, espirros ou secreção ocular e nasal. Antibióticos em alguns casos Bom no geral.
Sarna Demodécica Gato muitos Lesões cutâneas e manchas crostosas; perda de cabelo na cabeça, rosto e pescoço. Molhos de limão e enxofre, ivermectina oral. Trate qualquer condição subjacente e predisponente. Vida útil normal, mas pode exigir tratamento contínuo.
Leucemia Felina Perda de peso, febre, perda de apetite, gânglios linfáticos aumentados, gengivas pálidas, respiração difícil. Trate os sintomas, gerencie a qualidade de vida. Ruim com infecções ativas. Tratamento para leucemia felina não afeta diretamente o vírus.
Doença Respiratória Superior Corrimento nasal e olhos, espirros e febre, e perda de apetite e depressão . Hospitalização em casos graves. Fluidos, antibióticos, lisina. Umidificação ambiental. Suporte nutricional. Vida útil normal se tratada. Potencialmente fatal em gatos geriátricos, pediátricos ou debilitados. Pode ser prevenido com vacinação.
Micose Dermatofitose (micose) Perda de cabelo , pele vermelha e com crostas. Alguns gatos não apresentam sintomas, mas ainda estão infectados. Medicamentos antifúngicos tópicos e/ou banhos de enxofre e cal. Às vezes, são necessários medicamentos orais. Bom, mas alguns gatos podem permanecer infectados cronicamente.
Sarna Comichão e queda de cabelo, que geralmente começa na nuca. Espalha-se pelo rosto, estômago e pernas, engrossando e enrugando a pele com crostas amarelas. Corte o pelo curto e aplique molhos de limão e enxofre. Pode ser necessária sedação. A ivermectina também pode ser eficaz. Vida útil normal se tratada
Panleucopenia (cinomose felina) Vômito, diarréia, febre, letargia, perda de apetite e secreção nasal Hospitalização para ingestão de líquidos, antibióticos, medicamentos antináuseas, suporte nutricional e monitoramento rigoroso. Cinomose é potencialmente fatal, especialmente para gatinhos. Evitável com vacinação.
Vírus da Imunodeficiência Felina Perda de peso, febre, perda de apetite, fraqueza, vómitos, gânglios linfáticos inchados, mau estado da pelagem, inflamação das gengivas e infecções crónicas ou recorrentes. Nenhum tratamento específico está disponível. O tratamento é apenas sintomático e nem sempre necessário. O gato terá uma vida normal se seguir um programa de cuidados preventivos.
Raiva A forma furiosa produz excitação, inquietação, comportamento agressivo e espasmos musculares. A forma paralítica produz falta de coordenação e eventual paralisia. Nenhum. Fatal em todos os casos, uma vez infectado. Evitável com vacinação.
Toxoplasmose A maioria dos gatos não apresenta sintomas. Febre, perda de apetite e letargia. Tosse, aumento da frequência respiratória e esforço para respirar. Tremores e marcha descoordenada ou inflamação ocular. Clindamicina ou outros antibióticos.

Bom. Responde rapidamente ao tratamento.



Ácaros da orelha Corrimento seco escuro ou bronzeado nos ouvidos. Coçar as orelhas ou balançar a cabeça com frequência. Cascas ao redor das orelhas. Limpeza de ouvido. Medicamentos tópicos para os ouvidos ou ivermectinas. Bom.
Abscesso Geralmente ocorre depois que uma ferida infectada infecciona. Inchaço doloroso na pele. Corrimento sanguinolento com odor desagradável. Mancando. A cirurgia pode ser necessária. Antibióticos, analgésicos. Bom com tratamento.

Doenças Inflamatórias Felinas

Várias doenças envolvem inflamação.

Doença Sintomas Tratamento Prognóstico
Complexo Granuloma Eosinofílico Feridas ulceradas nos lábios, placas vermelhas ou amarelas elevadas na pele, gânglios linfáticos aumentados, coceira. Trate qualquer alergia subjacente. Medicamentos esteróides, anti-histamínicos, antibióticos, medicamentos imunomoduladores ou imunossupressores. O controle de pulgas pode ser necessário. Bom, mas pode ser necessário tratamento a longo prazo.
Dermatite Miliar Erupção cutânea com coceira espalhada pelo corpo. Trate qualquer alergia subjacente. Podem ser necessários medicamentos esteróides, tratamento contra pulgas ou uma dieta prescrita. Bom.
Asma Felina Sibilância crônica e persistente, tosse e respiração ruidosa; perda de peso e inatividade; alguns animais apresentam postura anormalmente curvada. Esteróides orais ou inalados, broncodilatadores, possivelmente antibióticos. Expectativa de vida normal se tratada, mas uma crise pode ser fatal.
Pancreatite Perda de apetite e desidratação. Vômito, diarréia, dor abdominal e letargia. Choque e colapso em casos graves. Atendimento ambulatorial ou hospitalar dependendo da gravidade. Fluidos, antiácidos, antieméticos, analgésicos, possivelmente antibióticos. Tubos de alimentação podem ser recomendados. Casos graves de pancreatite são fatais. Caso contrário, o prognóstico é justo, mas pode ocorrer novamente.
Peritonite Infecciosa Felina (PIF) Febre, letargia e perda de peso. Efusivo FIP causa acúmulo de líquido no tórax ou abdômen pode resultar em dificuldade para respirar ou distensão abdominal. Pode ocorrer falência de órgãos. Prednisolona, ​​interferon felino recombinante e pentoxifilina podem ser tentados, mas não são muito eficazes. Ruim - inevitavelmente fatal.
Doença do Trato Urinário Inferior Os sintomas incluem esforço para urinar, urina com sangue ou micção frequente. Podem ocorrer acidentes urinários fora da caixa de areia. Letargia, vômito, dor, colapso e choque se ocorrer obstrução urinária. Fluidos, analgésicos, antiespasmódicos, medicamentos para ansiedade e antibióticos são comumente usados. Às vezes, é necessária hospitalização ou cirurgia. Bom se for tratado prontamente. O bloqueio urinário é rapidamente fatal se não for tratado.
Doença Vestibular Inclinação repentina da cabeça e perda de equilíbrio. Movimento anormal dos olhos de um lado para o outro. Vômito ou baba. Pode exigir hospitalização e sedação. Muitas vezes são necessários líquidos, medicamentos anti-náuseas e antibióticos. Bom, normalmente melhora em alguns dias.
Estomatite Mau hálito, gengivas vermelhas e inflamadas, falta de apetite e perda de dentes. Cuidado dental - escovação de dentes . Extrações dentárias e analgésicos. Bom com tratamento.

Deixe seu veterinário diagnosticar a doença do seu gato

Seu veterinário é a única pessoa verdadeiramente qualificada para diagnosticar a condição do seu animal de estimação, portanto, marque uma consulta assim que notar qualquer sinal de problema de saúde. O tratamento precoce costuma ser mais eficaz e é sua melhor chance de deixar seu animal de estimação mais confortável e, com sorte, ajudá-lo a se recuperar.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos 6 sinais de que seu gato está prestes a ter gatinhos

Calculadora Caloria