Lista de canções de natal: tradicionais e modernas

Os Melhores Nomes Para Crianças

Festa de Natal dos amigos cantando ao piano

As canções de natal criam o clima para as festas de fim de ano. Sejam tranquilos, clássicos e contemplativos ou alegres e modernos, eles são a trilha sonora de muitos encontros, festas ou banquetes.





Canções tradicionais

As canções de natal tradicionais costumam contar a história cristã da Natividade e foram escritas há um ou mais séculos. Essas canções são freqüentemente usadas em serviços religiosos de Natal, peças de teatro e cantatas de feriados.

melhor lugar para vender gorro bebês
Artigos relacionados
  • 11 ideias inteligentes para tornar o serviço de véspera de Natal memorável
  • 8 presentes de Natal religiosos perfeitos para todas as idades
  • 13 presentes de Natal de última hora que não vão decepcionar

Noite silenciosa

Esta canção é uma adorada canção tradicional que conta a história do nascimento de Jesus. Foi composta na Áustria por Franz Xaver Gruber em 1818, com letra de Joseph Mohr.





Ausente em uma manjedoura

Ausente em uma manjedoura é uma doce canção que conta a experiência do menino Jesus no estábulo. Sua origem tem sido bastante debatida, com as letras originalmente atribuídas ao reformador cristão Martinho Lutero.

No entanto, é na verdade uma canção americana, escrita no final do século XIX. É provável que fosse originalmente um texto para uma peça infantil que acabou sendo musicada e com letras.



Bom rei venceslau

Bom rei venceslau segue um bom rei tentando ajudar os menos afortunados na Festa de Estêvão (que é 26 de dezembro). Foi escrito em 1853 pelo hinista inglês John Mason Neale. As letras são na verdade definidas com a música de uma canção de Páscoa que era bem conhecida na época, Chegou a hora da páscoa .

Que criança é essa?

Esta canção popular tradicional tem a mesma melodia que a popular canção folclórica inglesa, Greensleeves , e conta a história do nascimento de Cristo e por que os cristãos acreditam que Ele veio à Terra. Foi escrito por William Chatteron Dix em 1871 e, embora fosse muito popular na Grã-Bretanha, é ainda mais popular nos EUA.

Anjos que ouvimos no alto

Contando a história da Natividade do ponto de vista de pastores que foram visitados por um coro de anjos anunciando o nascimento de Cristo, Anjos que ouvimos no alto é definido com a melodia do conhecido hino Glória . Era originalmente uma canção francesa, intitulada Os anjos em nosso campo ( que se traduz em 'Anjos no Campo'). Foi dada uma paráfrase em inglês por James Chadwick da Inglaterra em 1862.



Ouça, o Herald Angels Sing

Ouça, o Herald Angels Sing é uma canção amada sobre os anjos celebrando o nascimento de Jesus. É uma canção inglesa que foi publicada pela primeira vez em 1739. Charles Wesley e George Whitefield (dois dos fundadores do Metodismo) contribuíram para a letra, e a música foi adaptada de uma canção do compositor Felix Mendelssohn.

O pequena cidade de Belém

Esta canção pacífica reflete uma sensação de calma sentida na pequena cidade de Belém antes do nascimento de Cristo. As letras foram escritas em 1868 pelo sacerdote episcopal Phillips Brooks na Filadélfia.

Outra coisa interessante sobre essa música é que ela é muito diferente dependendo de qual lado do Atlântico você está. Nos EUA, ele atingiu a melodia de São Luís por Lewis Redner, e na Grã-Bretanha e Irlanda, está no ritmo Verde floresta.

sinais que sua sogra está com ciúmes

O primeiro noel

O primeiro noel é outra narração da história da Natividade, e carol se concentra na jornada de três homens sábios ao estábulo onde Jesus nasceu. Foi escrito em 1823 e parece ser de origem da Cornualha, publicado em livros de canções de natal e hinos da época.

Alegria ao Mundo

Alegria ao Mundo é uma música sobre o nascimento de Jesus com um toque de celebração. As letras são do escritor inglês Isaac Watts, e ele as baseou nos Salmos 98, partes do Salmo 96 e Gênesis 3:17. Publicado em 1719, é uma das canções de Natal conhecidas mais antigas que ainda hoje são populares.

Nós três reis

A letra desta canção de Natal fala da estrela do Natal que guiou três reis magos até o menino Jesus. É uma canção americana escrita por John Henry Hopkins Jr. em 1857.

Ó, Noite Santa

Votou no A música de Natal favorita do Reino Unido , Ó, Noite Santa conta a história da Natividade por meio de letras poderosas e uma melodia forte. Foi originalmente baseado em um poema francês do poeta Placide Cappeau em 1843 e posteriormente musicado em 1847. A tradução para o inglês é de John Sullivan Dwight e foi publicada em 1855.

Deck the Halls

Esta é uma música animada sobre como aproveitar os encontros festivos do feriado. É uma das poucas canções de natal tradicionais não baseadas na Natividade. As letras foram escritas pelo músico escocês Thomas Oliphant, e ambientadas com uma popular melodia galesa, em 1862.

os sinos de tinir

os sinos de tinir é uma canção tradicional que celebra o inverno e o amor romântico. É uma canção americana, escrita por James Lord Pierpont em 1857.

Os Doze Dias do Natal

Esta canção divertida é difícil de cantar devido ao seu comprimento e letras tortuosas, esta canção fala de presentes ultrajantes recebidos durante o período de 12 dias antes do Natal. A música tem uma história interessante baseada em mitos e simbolismo. Os historiadores ainda não definiram sua data de origem exata, mas provavelmente é em algum momento antes de 1800.

Muitos países têm suas próprias canções de Natal tradicionais.francês, Canções de natal alemãs e russas desempenham um papel importante nas tradições culturais de férias desses países.

Carols modernos

Embora às vezes chamadas de canções de Natal, as seguintesmelodiassão canções de natal modernas por definição. Muitas dessas canções ficaram famosas por alguns dos cantores mais notáveis ​​da história, como Elvis Presley, Bing Crosby, Gene Autry e Frank Sinatra.

boa sorte presentes para novos negócios

Natal Azul

Esta é uma canção melancólica que fala da dor de estar separada de um ente querido durante a época do Natal. Foi escrita por Billy Hayes e Jay W. Johnson e gravada pela primeira vez por Doye O'Dell em 1948, embora existam várias gravações populares da canção, principalmente por Elvis Presley.

Sinos de prata

A letra desta canção representa uma pequena cidade que vivia na época do Natal em meados do século XX. Foi gravado pela primeira vez por Bing Crosby e Carol Richards em 1950.

Rudolph, a rena do nariz vermelho

Esta música trouxe Rudolph, um ícone de Natal amado, para gerações de crianças e fala sobre sua ascensão de rena zombada a favorita do Papai Noel. A música ficou famosa por Gene Autry em 1964, embora a história de Rudolph tenha começado no final dos anos 1930.

A canção de natal

Bem conhecido por ser interpretado por Nat King Cole , esta música natalina lembra as tradições populares do Natal, como castanhas assadas, crianças procurando o Papai Noel no céu e canções de natal cantadas em frente a uma lareira. Foi escrito em 1945 por Mel Tormé e Robert Wells.

Chegou a época do Natal

Conhecido por ser o tema muito apreciado do especial animado de Natal, Um Natal Charlie Brown , que foi ao ar pela primeira vez em 1964, essa música é uma das favoritas modernas por suas letras que celebram as tradições populares do Natal, como passeios de trenó, canções natalinas e memórias ao lado da lareira.

Natal branco

Esta adorada canção de Natal foi ouvida pela primeira vez em toda a América quando Bing Crosby a cantou no filme de 1942 Holiday Inn . A música rapidamente se tornou um clássico do feriado por sua capacidade de invocar o espírito do Natal.

Aqui vem o papai noel

Esta música fala perfeitamente sobre a ansiedade quase insuportável que uma criança experimenta enquanto segue sua rotina de véspera de Natal e espera pelo Papai Noel. Foi escrita e interpretada por Gene Autry e composta por Oakley Haldeman. Foi gravado em 1947 e alcançou o topo das paradas da música country naquele ano.

Em cima do Housetop

A letra dessa canção popular foi escrita por Benjamin Hanby em 1864. A música conta a história da chegada do Papai Noel na véspera de Natal, desde a aterrissagem de oito renas no telhado até o enchimento de meias.

quais direitos legais um padrasto tem

Feliz Natal

Esta canção de John Lennon, tocada e gravada pela primeira vez em 1971, tornou-se um clássico moderno do feriado. A letra da música fala sobre a vida sem guerra e lembra os ouvintes de estender a mão aos menos afortunados.

Tudo que eu quero no Natal é você)

A temporada de férias não estaria completa sem ouvir os tons suaves de Mariah Carey cantando sobre a única coisa que ela deseja no Natal. Gravada pela primeira vez em 1994, esta continua a ser uma das canções de Natal mais tocadas nas estações de rádio, e até chegou ao topo da parada Billboard Hot 100 em 2019, espantosos 25 anos depois de ter sido lançada pela primeira vez.

Tradicional ou moderno ... ou ambos!

Quer você goste de canções clássicas de Natal ou das favoritas de Natal mais contemporâneas, não faltam músicas maravilhosas para servir de trilha sonora em suas festas de fim de ano. Algumas dessas canções são muito mais antigas do que algumas pessoas imaginam, e saber a história por trás delas as torna ainda mais interessantes.

Calculadora Caloria