Faça seu próprio vestido de baile

Os Melhores Nomes Para Crianças

costura adolescente

Se você está interessado em expressar sua criatividade com um vestido de baile feito à mão exclusivo ou espera economizar algum dinheiro nesta compra cara, você não precisa de muita experiência em costura para fazer seu próprio vestido de baile. Escolher um padrão de vestido simples permite que você crie um vestido do qual possa se orgulhar, enquanto exibe seu estilo com sua escolha de tecido, enfeites e acessórios.





Dicas para comprar tecido para um vestido de baile

tecidos

Depois de escolher um padrão para seu vestido, é hora de começar a personalizar seu visual. Você fica melhor em um certo tom de vermelho? Você espera impressionar a todos com um vestido estampado descolado? Já que você está fazendo seu próprio vestido, a escolha é inteiramente sua. No entanto, existem algumas coisas a serem consideradas ao selecionar seu tecido:

Artigos relacionados
  • Vestidos de baile rosa
  • Vestidos de baile verdes
  • Desenhos de vestido de baile vermelho

Escolha os materiais do vestido com sabedoria

É importante ler o verso do pacote de padrões para ver quais materiais funcionam melhor com o padrão que você escolheu. O envelope do padrão irá sugerir o tipo e a quantidade de tecido, mas você pode escolher a cor e o padrão entre essas opções.



Conheça o seu material

Certifique-se de estar familiarizado com o tipo de material que você escolher. O cetim e o chiffon podem escorrer e esgarçar e deslizam à medida que trabalha. Se você estiver usando um desses tecidos, converse com os funcionários da loja de tecidos para obter dicas e considere obter a ajuda de um amigo experiente.

Combine a sesta

Se você escolher o tecido de veludo, certifique-se de combinar com a penugem ou com a forma como a parte felpuda se inclina. Ambas as peças devem estar com a soneca da mesma maneira quando você se preparar para costurar. Você precisará de mais tecido por esse motivo, pois haverá algum desperdício ao cortar as peças.



Combine as impressões no material impresso

Para tecidos de impressão, certifique-se de combinar a impressão sempre que possível. Isso pode parecer complicado, mas realmente envolve apenas prestar atenção à margem de costura mencionada no padrão e cortar as peças para que combinem quando a margem de costura for usada. Tente obter um padrão contínuo, mesmo em uma costura.

Compre Tecido Extra

Sempre compre tecido extra. Seu padrão dirá quanto você precisará, mas adicione pelo menos um quintal extra. Isso pode parecer um desperdício de dinheiro, mas você ficará feliz com o extra se cometer um erro. Freqüentemente, quando você volta à loja de tecidos, eles podem estar cortando um parafuso diferente do mesmo tecido, resultando em uma cor ligeiramente diferente.

Reúna suas ferramentas e suprimentos para fazer um vestido de baile

materiais de costura

Além do tecido, você precisará de mais alguns itens para completar seu vestido de baile. Certifique-se de ter os seguintes itens em mãos:



  • Máquina de costura que você já sabe usar
  • Carretel de linha para combinar com seu tecido
  • Agulha para costura à mão
  • Tesoura afiada para cortar seu tecido e padrão
  • Zíper, botões ou gancho e olho, conforme exigido pelo seu padrão
  • Roda de marcação e papel vegetal para marcar o tecido
  • Guarnições para embelezar seu vestido
  • Alfinetes e fita métrica de tecido
  • Rasgador de costura para remover erros ou abrir o invólucro do zíper

Se você não tiver todos esses suprimentos, poderá encontrá-los facilmente em sua loja local de tecidos ou artesanato.

Faça suas medições

busto de medição

Antes de começar a cortar as peças do padrão, você precisa se certificar de que tem as medidas corretas. Embora você possa saber o tamanho do seu vestido, é melhor seguir as diretrizes de tamanho listadas na parte de trás do seu modelo. Às vezes, os padrões são maiores ou menores do que suas roupas normais. Isso é especialmente verdadeiro se você estiver usando um padrão de vestido vintage.

Você pode fazer suas próprias medições, mas obterá resultados mais precisos se tiver ajuda. Peça a sua mãe, irmã ou um bom amigo para medir você e anote as medidas em um pedaço de papel. Veja como fazer:

  1. Vista as roupas íntimas que usará com o vestido. Se o seu sutiã for acolchoado, certifique-se de usá-lo ao medir.
  2. Meça seu busto no ponto máximo, por cima do sutiã.
  3. Meça sua cintura no ponto mais estreito, geralmente cerca de uma polegada acima do umbigo.
  4. Meça seus quadris no ponto mais largo.
  5. Faça todas as outras medidas solicitadas pelo padrão.
  6. Compare suas medidas com a tabela na parte de trás do padrão. Você pode estar entre tamanhos. Em caso afirmativo, escolha o tamanho maior. Você sempre pode tirar o vestido um pouco se precisar, mas é muito mais difícil deixá-lo sair.

Corte o padrão e o tecido

padronizar

Depois de determinar seu tamanho, você pode cortar o padrão. Corte as peças para o tamanho do vestido que você está fazendo e, em seguida, coloque cada peça de lado. Quando você terminar de cortar o padrão do vestido de baile do papel de seda, é hora de organizar o material e, em seguida, prender o padrão no material. Lembre-se destas dicas para ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu vestido e materiais:

  • Siga exatamente as instruções do padrão. As instruções dirão onde devem ser as dobras do material e como colocar o padrão no viés.
  • É extremamente importante transferir todas as linhas e direções que você vê nas peças do padrão para o próprio tecido. Estas linhas e instruções dirão como montar seu vestido.
  • Para obter melhores resultados, organize as peças do padrão no tecido, começando em um dos cantos. Dessa forma, você pode minimizar o desperdício.
  • Depois que todas as peças estiverem organizadas corretamente, use uma tesoura afiada para cortar as peças com cuidado. Quanto mais afiada a tesoura, menor a chance de você fazer um corte irregular que pode causar problemas mais tarde.

Como fazer um vestido de baile

mulher costurando

Depois que as peças do padrão forem cortadas, siga as instruções incluídas com o padrão para decidir quais peças serão costuradas primeiro e como terminar as costuras. Cada vestido é diferente, portanto, essas instruções serão exclusivas para o seu vestido. Estas dicas irão ajudá-lo a ter certeza de que seu vestido parece ter sido feito por um profissional:

  • Não pule nenhuma das etapas mencionadas no padrão. Mesmo que você ache que sabe o que vem a seguir ou tenha uma ideia melhor para o pedido, as etapas são organizadas da maneira que estão por um motivo.
  • Leve o seu tempo ao costurar um vestido de baile. Apressar um projeto pode levar a erros que consomem muito tempo para serem corrigidos.
  • Certifique-se de usar a linha apropriada para o projeto e usar a melhor configuração de agulha para o material com o qual está trabalhando. O padrão especificará esses requisitos.
  • É importante verificar o ajuste do seu vestido ao longo do projeto de costura. Verifique as mangas (se houver) para ter certeza de que não estão muito justas antes de costurá-las no vestido. Ao costurar o corpete, certifique-se de que o busto não seja muito justo e que caia na altura da cintura natural.
  • Quando estiver pronta para fazer a bainha do vestido, experimente com os sapatos que usará no evento. Então você pode ajustar o comprimento de acordo.

Faça-o seu

Embora o uso de um padrão cuide do design básico para você, você sempre pode adicionar seu próprio carimbo pessoal com sua escolha de tecido e enfeites. Expresse seu estilo único com um vestido que você mesmo fez e tenha a certeza de que ninguém mais no baile usará o mesmo vestido. Nunca se sabe; este projeto de costura pode até lançar sua carreira como o próximo grande estilista.

Calculadora Caloria