Gerenciando estágios de luto após a morte de um pai

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mãos segurando uma foto antiga

A perda de um dos pais pode criar uma cascata de emoções e pensamentos complexos que vêm à tona, pois o relacionamento pai-filho, independentemente da sua idade, está profundamente ligado aos valores básicos de apego que podem impactar seus sentimentos de segurança, confiança e estabilidade. Conforme você avança no processo de luto, tenha em mente que você pode ou não experimentar cada estágio de luto , e que eles podem estar em uma ordem única.





Choque emocional e negação após a morte de um pai

Quando você fica sabendo da morte de seu pai, sua mente e seu corpo podem passar por um período de choque total. Durante esse tempo, você pode se sentir confuso, internamente caótico e em profunda negação do que acabou de acontecer. Essas sensações de choque são a forma de seu cérebro protegê-lo durante esse período de intensa dor. O choque temporário permite que você continue no modo de sobrevivência enquanto lentamente começa a reconciliar o que aconteceu. Como o relacionamento pai-filho está profundamente arraigado em sentimentos de segurança e amor, esse choque pode se tornar um entorpecimento que perdura por um bom tempo. Saiba que essa reação é completamente normal para uma perda tão significativa.

Artigos relacionados
  • Ideias para lápides infantis
  • Livros sobre luto por uma criança natimorta
  • 9 etapas para a criação de um obituário

Lidando com a negação

Durante esta parte deo processo de luto, a psicoeducação pode ser uma ferramenta útil. Compreender o processo de luto em geral e as diferenças que você pode sentir devido à perda parental específica pode ser uma pequena fonte de conforto e permitir que você tenha um pouco de compreensão sobre o que pode sentir à medida que o processo de luto continua a se desenrolar.



Ter um Sistema de Apoio

Lembre-se de que isso é parte do processo de luto e levará algum tempo para que a realidade do falecimento seja assimilada. Perder um dos pais é uma experiência profundamente pessoal e você pode passar por sentimentos de negação por semanas a meses, e por alguns anos. Esta é uma das perdas de relacionamento mais difíceis de reconciliar psicologicamente. Você pode pegar o telefone para ligar ou mandar uma mensagem de texto apenas por hábito e sentir uma profunda tristeza quando a realidade da perda voltar a despertar. Tente ter um ou dois entes queridos de confiança para quem você possa ligar nos momentos em que quiser falar com seu pai falecido. Isso pode ajudá-lo a se sentir menos isolado e sozinho.

o que significa 911 em amor

Exercícios de Aterramento

Observe que, durante esse período, seu cérebro está começando a se reorganizar e processar essa perda. Você pode se sentir esgotado energeticamente e não se sentir à vontade para participar das atividades que faria normalmente, e tudo bem. Perder um dos pais, quer você tenha um relacionamento incrível, disfuncional ou distante, é incrivelmente difícil e difícil de entender. Durante os períodos de baixa energia, pode ser útil trabalhar em exercícios de ancoragem que podem aliviar um pouco a dor que está sentindo. Os exercícios de respiração e a prática da atenção plena são maneiras maravilhosas de ficar conectado consigo mesmo, especialmente porque esse tipo específico de perda pode desencadear comportamentos dissociativos.



Raiva e explosões emocionais

Sentimentosurtos de raiva, tristeza, culpa e qualquer outra experiência emocional é totalmente normal durante esse período. Embora desconfortáveis ​​e dolorosos, os transbordamentos emocionais são a forma de seu cérebro processar essa perda. Perder um dos pais pode trazer à tona sentimentos e pensamentos difíceis sobre você, seus relacionamentos e como será seu futuro sem eles. Por exemplo:

  • Se você teve um ótimo relacionamento com seus pais, você pode lutar para se sentir abandonado ou órfão por eles e você pode achar isso incrivelmente doloroso de aceitar.
  • Aqueles com relacionamentos tensos ou inexistentes com seus pais falecidos podem se sentir culpados por não se reconciliarem ou nunca confrontá-los, o que pode levar a um sentimento de falta de encerramento em relação ao seu falecimento.
  • Você também pode ter pensamentos negativos sobre si mesmo, desencadeados por esse tipo de perda, como 'Não sou digno de amor' e 'Todo mundo me deixa'.
homem parecendo estressado em casa

Lidando com o estágio de raiva do luto

Esta fase do processo de luto pode ser uma das primeiras vezes que vocêexperimente emoções intensas e crônicas. A realidade de sua perda pode começar a se definir um pouco mais. Isso pode parecer assustador, intimidante e completamente injusto. Embora seja difícil fazer isso, esta é a hora de realmentepermita-se processar o que você está sentindoe conecte-se a você mesmo. Não processar totalmente sua experiência emocional neste momento pode potencialmente prolongar seu processo de luto e impactar negativamente sua qualidade de vida.

Crie Mantras Úteis

Encontre maneiras saudáveis ​​de canalizar sua raiva que não incluam nada que possa amortecer ou suprimir sua experiência emocional. Criar um mantra para você mesmo pode ajudá-lo durante este período altamente carregado de emoções. Exemplos de mantras incluem:



  • 'É normal sentir o que estou sentindo e não há problema em sentir falta do meu pai - eu sou forte e sei que essa intensidade emocional não é permanente.'
  • 'Eu sou muito grato pelo tempo que passei com meus pais e não há problema em ficar com raiva de sua morte.'
  • 'Estou trabalhando para me livrar da culpa emocional que estou carregando.'

Trabalhe por meio de crenças negativas

Desafie as crenças negativas sobre você que foram desencadeadas por essa perda. Reserve algum tempo para escrever livremente sobre as crenças que surgirão sobre você. Se você estiver travado, continue se perguntando o que essa perda significa sobre você até sentir que atingiu sua crença negativa central. Por exemplo, um indivíduo que faz este exercício pode passar pelas seguintes crenças:

  • 'Eu perdi minha mãe.' O que isso significa sobre você?
  • 'Estou sozinho.' O que isso diz sobre você?
  • 'Não tenho ninguém.' O que isso significa sobre você?
  • - Não sou digno de amor.

Para desafiar que não sou digno de amor, desvende o que significa ser adorável. Passe algum tempo pensando ou escrevendo sobre por que você é adorável (o oposto de sua crença central negativa) com base apenas em você como pessoa, não em experiências ou circunstâncias externas.

como dizer feliz dia da bastilha em francês

Encontre um conselheiro de luto ou grupo de apoio

Conecte-se com um grupo de apoio ou conselheiro para ajudar a processar as ondas emocionais intensas que você pode estar experimentando. Durante esse período, você também pode ter sintomas intensos de ansiedade, depressão, PTSD e transtornos obsessivos. Lembre-se de que o apego pai-filho está intimamente ligado ao seu impulso inconsciente de sobrevivência. Sem os pais, os bebês não seriam capazes de sobreviver, então esse tipo de perda pode abalá-lo profundamente, mesmo quando adulto. Como isso pode levar a sintomas incômodos de saúde mental, é importante controlar seu bem-estar e pedir ajuda o mais rápido possível se notar um declínio grave em sua saúde mental.

perda de uma borboleta infantil poema

Estágio de negociação e descoberta de significado

Durante esse tempo, você pode ter pensamentos intensos e perguntas sobre a justiça do que aconteceu, bem como procurar maneiras significativas de reconciliar essa perda. As emoções podem ter se instalado e você pode alternar entre se sentir bem e sentir profunda tristeza, saudade e ansiedade. Você também pode iniciar um processo de auto-reflexão mais intenso, relembrar memórias especiais suas e de seus pais juntos e tentar entender como será sua vida à medida que você navega e cria uma nova rotina para si mesmo. Você também pode sentir que está progredindo em termos de processamento dessa perda e, de repente, ser acionado por algo que o lembra de seus pais. Isso pode fazer com que você se sinta entorpecido, abandonado e isolado.

Intervenções para a fase de negociação do luto

Durante o estágio de barganha ou descoberta de significado, é uma grande oportunidade para você processar suas emoções e pensamentos de uma maneira mais externa. Este é o momento em que alguns indivíduos acham útil compartilhar sua experiência com os outros e criar entradas de diário relacionadas ao luto ou projetos artísticos que ajudem a liberar alguma tensão emocional que se acumulou. Você pode considerar:

  • Honrar as memórias que você e seus pais compartilharam em particular pode ser muito especial, especialmente durante esta fase de transição, quando você está fazendo conexões significativas e entendendo melhor seu relacionamento com seus pais a partir de uma nova perspectiva. Você pode fazer isso criando algo artístico para eles, plantando um jardim para eles, criando um álbum de recortes e anotando suas memórias favoritas.
  • Quando você está no processo de busca de significado, independentemente de ter um relacionamento ótimo ou inexistente com seu pai, pode pensar sobre o que esse relacionamento lhe ensinou e como você pode aplicar isso à sua vida de uma forma útil.

Compartilhe com os outros

Compartilhar sua experiência com outras pessoas pode ajudá-lo a liberar alguns pensamentos e emoções que já processou. Isso pode ser feito em um grupo de apoio ao luto pela perda dos pais, em um chat de grupo de apoio online e com um conselheiro. O processamento externo pode fazer uma grande diferença quando se trata de sentir alívio emocional. Compartilhar seus momentos mais vulneráveis ​​com outras pessoas pode tirar o poder de lembranças e pensamentos dolorosos. Quando se trata da perda dos pais, trabalhar os sentimentos de culpa ou não encerramento é realmente importante para facilitar a cura.

Atravessando o estágio de depressão do luto

Durante este período, que você pode revisitar algumas vezes, ou permanecer por um período prolongado, você pode se sentir muito ansioso, sentir sintomas de depressão e sentir-se oprimido pela perda. A realidade do que aconteceu pode ter se estabelecido mais, e você pode achar difícil saber como cuidar melhor de si mesmo. Você pode sentir intenso desamparo e desesperança e sentir-se resistente a estender a mão para outras pessoas ou criar um plano para o futuro, pois isso pode desencadear pensamentos ainda mais intensos sobre a perda de seu pai.

homem falando com terapeuta

Lidando com pensamentos e sentimentos intensos

Este pode ser um dos vários pontos muito baixos que você experimenta durante o processo de luto. Após o choque inicial durante os estágios iniciais de enfrentamento, algo acontece à medida que a realidade da ausência de seus pais se instala mais. Você pode se sentir exausto, pois o processo de luto pode parecer que continua por um bom tempo, ao mesmo tempo que não se sente realmente pronto para o fim do processo. Em certo sentido, o processo de luto o mantém intimamente conectado com seus pais e, quando estiver pronto para seguir em frente, você pode sentir medo de não estar tão perto da memória deles. Durante esse tempo, você pode considerar:

  • Procurando um conselheiro especializado em perda dos pais. Muitas pessoas consideram esse período um dos pontos mais dolorosos de luto. Nesse sentido, é importante se esforçar para continuar a processar essa perda, pois não fazer isso pode levar a pensamentos e comportamentos prejudiciais que surgirão posteriormente. Falar com um conselheiro pode ajudá-lo a se sentir apoiado durante esse período e pode dar-lhe espaço para processar seus sentimentos de uma forma segura e sem julgamentos.
    • Desensibilização e reprocessamento do movimento ocular ( EMDR ) terapia é uma boa opção de tratamento para verificar, pois se concentra em trabalhar com pensamentos e memórias traumáticos ou altamente carregados de emoção.
  • Registro no diário e usandomensagens de diário focadas em lutopode ajudá-lo a continuar a processar essa perda e a permanecer conectado ao seu corpo. Neste momento, algumas pessoas podem passar por um período de entorpecimento e choque novamente, por isso é muito importante continuar a verificar a si mesmo e processar ativamente o que está acontecendo em sua mente e corpo.
  • A equoterapia é uma ótima opção para processar a perda dos pais e pode ser uma modalidade de tratamento poderosa para aqueles que não estão na terapia da conversa no consultório.

O estágio de aceitação do luto

Embora seja chamado de estágio de aceitação, ainda pode haver momentos ou períodos de tempo em que você experimenta os estágios discutidos anteriormente. Lembre-se de que esses estágios não estão necessariamente em ordem, você pode vivenciá-los de uma maneira diferente e pode pular uma fase. Durante o período de aceitação, seu cérebro foi processado e reorganizado em torno da noção de que seu pai não está mais com você fisicamente, mas está com você de maneiras diferentes. Você reconciliou essa perda psicologicamente e, na maioria das vezes, pode se sentir mais em paz com a ideia de seu pai não estar mais com você. Durante esse tempo, você pode:

  • Reflita mais sobre o seu tempo juntos
  • Encontre maneiras dehonre e lembre-se deles
  • Relembre memórias especiais com eles

Lembre-se de que feriados como o Dia das Mães ou do Pai, e qualquer outro feriado relacionado à família, podem reactivar seu luto e você pode passar por um ou mais dos estágios do luto novamente. Encontrar maneiras especiais de comemorar e lembrar de seus pais nesses dias particularmente desafiadores pode lhe trazer algum conforto.

nós nunca podemos deixar sua mãe saber

Trabalhando através do luto quando ambos os pais falecem

Quando seus pais morrem, quer você os perca juntos ou ao mesmo tempo, você pode se sentir incrivelmente oprimido pelo intenso choque de perder os dois ao mesmo tempo. Embora cada processo individual de luto seja único, não é incomum que uma perda dupla demore mais para se recuperar psicologicamente. Você pode ter pensamentos inconscientes e conscientes sobre abandono, solidão e segurança. Certifique-se de cuidar bem de si mesmo, encontre entes queridos de confiança com quem possa falar, procure um terapeuta especializado em perda dos pais e junte-se a um grupo de apoio onde você pode processar esta experiência única com outras pessoas que passaram por algo semelhante.

Garota garoto solitário chateado

Quanto tempo dura o luto após a morte de um pai

O luto é totalmente pessoal e pode durar semanas, meses ou anos, dependendo de vários fatores. Fatores que impactam o luto incluem:

  • Sua idade durante a perda - crianças e adolescentes podem ter mais dificuldade em processar sua dor e se recuperar
  • Seu relacionamento com o pai que faleceu - se você fosse muito próximo e os visse e / ou falasse com frequência, a perda pode ser extremamente difícil de processar
  • Suas habilidades internas de enfrentamento e seu nível de percepção
  • Seu sistema de suporte
  • Sua adaptabilidade à mudança - aqueles que têm pensamento rígido podem ter um momento mais desafiador para lidar com este tipo de perda

Como ajudar uma criança ou adolescente a lidar com a perda de um dos pais

Crianças e adolescentes que perdem um dos pais durante a infância correm um risco maior de desenvolver sintomas de transtornos mentais que podem impactar negativamente sua qualidade de vida e bem-estar versus jovens adultos que perdem um dos pais . A forma como o pai passa também pode afetar o risco de desenvolver sintomas de transtornos mentais. Pais que falecem devido a suicídio, homicídio e acidentes estão associados a um risco aumentado de desenvolver transtornos mentais. As crianças pequenas são especialmente vulneráveis ​​a esses sintomas dolorosos. Para ajudar uma criança ou adolescente a enfrentar:

  • Valide seus sentimentos
  • Ajude-os a entender por que eles estão se sentindo de certa maneira
  • Compre literatura apropriada para a idade que você pode dar ou ler com / para eles
  • Saiba que sua expressão de luto pode ser diferente da de um adulto - eles podem ter acessos de raiva, retrair-se, ter acessos de choro, sentir dormência intensa e se culpar
  • Mantenha suas rotinas no lugar - rotinas e semelhanças proporcionam sensações de conforto e segurança
  • Ajude-os a encontrar maneiras significativas de honrar seus pais

Compreendendo o luto relacionado aos pais

O luto pela perda de um dos pais pode ser um dos períodos mais dolorosos e difíceis de sua vida. Saiba que você merecetome o tempo que você precisa para lamentare que não há problema em pedir suporte, se necessário.

Calculadora Caloria