Cólicas menstruais durante a gravidez

Os Melhores Nomes Para Crianças

Dor menstrual durante a gravidez

Às vezes, durante a gravidez, você pode ter sintomas pélvicos leves semelhantes a cólicas menstruais. Na maioria das vezes, isso será apenas parte das 'dores de crescimento' normais da gravidez. No entanto, esteja ciente de outras causas potencialmente graves de cãibras pélvicas. Consulte o seu médico ou parteira se tiver sintomas adicionais ou se as cólicas se tornarem moderadas ou intensas.





como é uma libra?

Dor de Implantação

É normal que algumas mulheres tenham cólicas do tipo menstrual no momento em que o embrião inicial (o blastocisto) se implanta no útero. Implantação ocorre entre os dias seis a doze (média de nove dias) após a ovulação, de acordo com um estudo publicado no New England Journal of Medicine .

Artigos relacionados
  • Coisas a fazer quando você está grávida de 9 meses
  • 12 itens essenciais da moda para gravidez
  • 6 segredos de mulheres grávidas bonitas

Com base no estudo, suas cólicas podem começar cerca de dois a oito dias antes da sua próxima menstruação - assumindo uma média de 14 dias entre a ovulação e a menstruação. Outros fatos importantes incluem:



  • A cólica na implantação é um sinal normal de gravidez precoce, embora a maioria das mulheres não saiba o que é no momento em que ocorre.
  • As cólicas geralmente duram um ou dois dias, mas algumas mulheres podem continuar a ter vários dias de leve desconforto.
  • Você também pode ter sangramento de implantação (sangramento muito leve ou manchas) com a dor, pois o seu pré-embrião invade pequenos vasos sanguíneos sob o revestimento do útero.

O tratamento para a dor de implantação raramente é necessário.

Dor no momento do período perdido

Muitas mulheres grávidas têm cólicas pélvicas do tipo menstrual na época em que esperam ter a próxima menstruação. Ter cólicas menstruais durante o início da gravidez é normal e pode parecer que sua menstruação está prestes a começar.



Quando a menstruação não chega e você começa a ter outros sintomas, como fadiga ou dor nos seios, você pode começar a perceber que está grávida. É improvável que você precise de tratamento para essas cólicas menstruais leves.

Dor no ligamento redondo

A dor nas laterais da cavidade pélvica (e não no meio) pode ser causada pelos ligamentos redondos, que ajudam a manter o útero no lugar. De acordo com clínica Mayo , suas cãibras podem parecer espasmos musculares quando os ligamentos puxam os nervos e outros tecidos.

  • Você também pode sentir desconforto próximo a uma ou às duas áreas da virilha, nos tecidos que cobrem a parte frontal do osso púbico. Seus ligamentos redondos se inserem nos tecidos através de um canal em sua pélvis.
  • Você pode começar a sentir uma dor tipo cãibra durante o primeiro trimestre, quando os ligamentos começam a se esticar conforme o útero cresce.
  • É mais comum, no entanto, sentir cãibras nos ligamentos redondos no segundo trimestre porque os ligamentos continuam a se alongar à medida que o útero cresce para fora da pelve.

A dor no ligamento redondo é normal, mas pode ser incômoda. Algumas mulheres podem precisar de analgésicos de curto prazo para lidar com isso.



Útero em crescimento

mulher segurando barriga de grávida

À medida que o feto se desenvolve e o útero se expande nas próximas semanas e meses, as cólicas menstruais, às vezes dolorosas, podem continuar. Do tamanho do punho pequeno antes da gravidez, o útero tem que crescer para acomodar o bebê a termo.

O crescimento do útero resulta do espessamento e alongamento das fibras musculares, de acordo com Obstetrícia e ginecologia essenciais (página 24) . As cólicas leves do útero grávido em crescimento são:

  • Normal e, porém, pode ser mais doloroso para algumas mulheres do que para outras. Em geral, eles não requerem remédios para dor
  • Provavelmente causado pelo espessamento, alongamento das fibras musculares uterinas ou pela pressão do útero em crescimento nos órgãos internos
  • Normalmente não há motivo para preocupação, a menos que aumente e se torne mais grave e você não tenha outros sintomas

Procure atendimento médico se a dor ficar forte, o que pode significar um problema mais significativo.

Contrações de Braxton Hicks

As contrações de Braxton Hicks são mais comuns no terceiro trimestre. No entanto, eles podem começar a partir das 20 semanas de gravidez, de acordo com Dartmouth-Hitchcock . Algumas mulheres podem confundir as cólicas uterinas com as contrações do parto, mas elas tendem a ir e vir sem um padrão regular, ao contrário do trabalho de parto, e não duram muito.

Braxton Hicks prepara seu útero para o próximo trabalho de parto a termo e próximo à data do parto, ajude a amadurecer o colo do útero para o parto. As cólicas passageiras são mais leves do que as contrações do parto, não pioram com o tempo e geralmente você não precisará de medicamentos para a dor. Ligue para o seu médico ou parteira se você não souber dizer se está tendo trabalho de parto ou contrações de Braxton Hicks, especialmente se a sua gravidez durar menos de 36 semanas.

Gravidez ectópica

Ilustração de gravidez ectópica

É importante observar que as cólicas menstruais durante o início da gravidez também podem ser um sinal de que você tem um problema, como uma gravidez ectópica. De acordo com MedlinePlus , uma gravidez ectópica ocorre quando o embrião se implanta fora do útero, na maioria das vezes em uma trompa de Falópio ou ovário.

  • Você geralmente terá dor pélvica unilateral, em vez de na linha média.
  • Freqüentemente, há sangramento ou manchas vaginais, que podem aparecer e desaparecer.
  • As cólicas aumentarão à medida que o ectópico cresce. Dor mais forte também pode ser causada por vazamento de sangue do tubo ou ovário, ou ruptura da gravidez.
  • A ruptura de um ectópico pode levar à morte se não for tratada rapidamente.

Se você tiver cólicas unilaterais fortes e sangramento vaginal anormal, procure atendimento médico imediatamente. Isto é especialmente importante se você também estiver com vertigens e tonturas, pois podem ser sinais de hemorragia interna significativa.

Aborto espontâneo

A maioria dos abortos espontâneos ocorre no primeiro trimestre, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas . Cólicas pélvicas / abdominais semelhantes a menstruais são um dos primeiros sintomas de uma ameaça de aborto espontâneo ou inevitável. Os sintomas e sinais se apresentam da seguinte forma.

citações sobre ser um pai para um filho
  • As cólicas da linha média podem ser leves, mas tendem a ser mais graves se o aborto espontâneo for inevitável ou incompleto.
  • Quanto mais avançada for a gravidez, mais intensa será a dor.
  • Sangramento ou manchas vaginais estarão presentes se você estiver tendo cólicas relacionadas a um aborto espontâneo.

Só o tempo dirá se sua gravidez irá abortar ou continuar. Sempre consulte seu médico para ser avaliado quanto a uma gravidez anormal se você tiver dor pélvica acompanhada de sangramento vaginal.

Infecção do trato urinário

Infecções do trato urinário (ITUs) e bacteriúria (bactéria que vive no trato sem causar infecção) são problemas comuns na gravidez, de acordo com uma revisão do American Family Physician. Essas duas condições podem causar cólicas na bexiga ou na uretra que podem simular cólicas menstruais uterinas.

o que significa # em mensagens de texto

Com uma ITU, geralmente você também terá ardor ao urinar e a necessidade de correr para o banheiro com frequência. É importante consultar o seu médico o mais rápido possível se tiver esses sintomas de cãibras pélvicas. Bacteriúria e infecções da bexiga podem aumentar o risco de infecção renal, aborto espontâneo e parto prematuro.

Infecção sexualmente transmissível

De acordo com Centros de Controle e Prevenção de Doenças , mulheres grávidas não estão imunes a infecções sexualmente transmissíveis (DSTs). Inicialmente, você pode ter cólicas pélvicas semelhantes às menstruais se o colo do útero ou o útero estiverem infectados. A sua dor pode piorar à medida que a infecção se desenvolve.

Consulte o seu médico se as cólicas estiverem piorando e você tiver corrimento vaginal fedorento e febre. As DSTs colocam você em risco de aborto espontâneo no início da gravidez e parto prematuro no final do segundo trimestre e no terceiro trimestre. Você e seu bebê também correm o risco de outros resultados ruins.

Disfunção Intestinal

A pressão do útero em crescimento sobre os intestinos pode causar dores do tipo menstrual, que podem ser difíceis de distinguir das cólicas uterinas. A dor pode aumentar quando você está constipado. A constipação é uma condição comum durante a gravidez normal e pode, por si só, ser uma causa de cólicas intestinais.

As cólicas da prisão de ventre podem melhorar depois que você evacua. Consulte seu médico para uma avaliação e discuta a necessidade de laxantes se sua prisão de ventre e cólicas forem um problema. Além disso, mais exercícios, água e fibras na dieta podem ajudar nas dores intestinais relacionadas à constipação.

Fale com o seu médico

Não é incomum ter cólicas do tipo menstrual durante a gravidez. Na maioria das vezes, a dor não indica um problema significativo. No entanto, cãibras menstruais moderadas a graves durante a gravidez podem significar um problema maior. Chame seu médico se suas cólicas o preocuparem, especialmente se você também tiver outros sintomas, comosangramento vaginal, ardor ao urinar, tonturas, desmaios ou desmaios.

Calculadora Caloria