Parteira vs obstetra: qual é a diferença entre eles e quem escolher

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: iStock





Parteira vs. Obstetra – ao pensar no seu médico durante a gravidez, desde o momento em que você percebe que está grávida até o parto, você sempre pode tropeçar, quem é o melhor dos dois? Antigamente, parteiras e outras mulheres locais com ampla experiência em parto costumavam ser as únicas prestadoras de cuidados para mulheres grávidas. No entanto, hoje em dia, obstetras (OB) ou ginecologistas são escolhidos em detrimento das parteiras para prestar cuidados durante a gravidez e o parto. Tanto um obstetra quanto uma parteira são especialistas em gravidez por direito próprio, mas suas abordagens à gravidez e ao parto diferem. Leia este post para aprender sobre as diferenças entre os dois prestadores de cuidados.



nota de agradecimento ao sair do emprego

Diferença entre um obstetra e uma parteira?

A parteira é um profissional de saúde que se concentra nos cuidados sexuais e reprodutivos das mulheres, juntamente com a gravidez, o parto e os cuidados pós-parto. Alguns deles passam por um programa de treinamento de três anos (nos EUA) após a graduação em enfermagem. Algumas delas passam apenas algumas semanas de treinamento com outra parteira da comunidade (chamadas parteiras leigas ou parteiras não licenciadas).

OBs e parteiras licenciadas são profissionais treinados que atendem mulheres grávidas. Mas a diferença está em seu nível de educação, método de treinamento e abordagem para lidar com a gravidez até o parto.



As diferenças são melhor explicadas aqui.

Obstetras Parteiras
Eles têm uma abordagem científica e baseada em evidências para os cuidados obstétricosAs parteiras licenciadas têm uma abordagem semelhante, mas as parteiras não licenciadas têm uma abordagem holística e baseada na fé.
Treinado na realização de procedimentos cirúrgicos como cesariana ou qualquer outro modo de parto ou procedimentos ginecológicosNão pode realizar procedimentos cirúrgicos
Realizar circuncisões em determinadas áreas geográficasNão pode realizar circuncisões
Capaz de lidar com complicações da gravidez durante o partoPode lidar apenas com gestações de baixo risco
Assistir a partos apenas em centros de parto ou hospitais e não em casaPode realizar o parto no hospital ou em casa

A abordagem para os cuidados obstétricos varia de médicos a parteiras. Leia aqui para conhecer os diferentes modelos de atendimento.

De volta ao topo



[ Ler: Dicas para escolher o ginecologista certo ]

Quais são os diferentes modelos de cuidados obstétricos?

Existem dois modelos gerais de cuidados obstétricos ( 1 ):

1. O modelo de atenção da parteira:

A obstetrícia considera a gravidez e o parto como um processo natural ou biológico que deve ser apoiado com medidas emocionais e holísticas. A abordagem se concentra em cuidados obstétricos não médicos para reduzir a probabilidade de cesariana e outras intervenções médicas, a menos que haja uma complicação que precise de cuidados médicos.

A duração da consulta com as parteiras geralmente é maior, pois elas também atendem aos aspectos sociais, espirituais e emocionais da gravidez.

2. Manejo obstétrico:

Um obstetra se concentra em diagnosticar, tratar e prevenir as complicações durante a gravidez. Essa abordagem também enfatiza o uso de intervenções médicas durante o trabalho de parto. Em geral, as parteiras licenciadas trabalham ao lado do profissional de ginecologia e obstetrícia para cuidar de consultas de baixo risco e gestações de baixo risco.

Mas como saber qual é o ideal para a sua situação? Em seguida, respondemos a algumas perguntas que o ajudarão a determinar se você deve escolher uma parteira, um obstetra ou procurar a ajuda de ambos os profissionais.

De volta ao topo

Lista de perguntas para ajudá-lo a escolher entre um obstetra e uma parteira

Aqui estão algumas perguntas que você pode fazer para descobrir qual profissional médico é melhor para você.

1. Como você quer dar à luz seu bebê?

Se você deseja dar à luz seu bebê através do processo de parto natural, certifique-se de que seu médico o apoie.

2. Você precisa de um cuidador com você durante o parto?

As parteiras passam muito tempo com a paciente durante o trabalho de parto, pois geralmente não estão sobrecarregadas com pacientes pelo design do sistema. No entanto, os obstetras podem não conseguir dedicar tempo pessoal a você, pois têm outros pacientes de alto risco para atender.

que som faz um alternador ruim
Se inscrever

[ Ler: O que é a coroação do bebê ]

3. Como você deseja controlar a dor do parto?

Obstetras lidam com partos apenas em hospitais, onde podem administrar epidural para controle da dor. No entanto, as parteiras incentivam métodos naturais e sem medicação para controlar a dor do parto.

4. O que você pode esperar do cuidador durante o trabalho de parto?

Os OB-GYNs podem colocá-lo em IV e recomendar monitoramento fetal contínuo, especialmente com gestações de alto risco. No entanto, com uma gravidez de baixo risco, uma parteira pode permitir que você se mova livremente ou fique em uma posição confortável e realize verificações periódicas para monitorar o progresso.

5. E se você tiver uma gravidez de alto risco?

Em caso de parto de alto risco, a parteira precisa ter a ajuda de um obstetra para fazer o parto. Se surgir a necessidade de uma cesariana, apenas um obstetra, treinado para isso, pode lidar com o caso com eficiência. Em algumas instituições, as parteiras também podem ajudar o obstetra com a cesariana. Se a paciente tiver condições médicas graves, um obstetra e uma parteira podem cuidar do caso durante a gravidez e o parto.

como flertar com uma garota tímida

6. Onde você gostaria de entregar?

Se você é a favor do parto em casa e não tem complicações na gravidez, nomear uma parteira não licenciada pode ser uma escolha para você. A maioria das pessoas considera isso uma ideia arriscada, pois qualquer gravidez de baixo risco pode se tornar de alto risco a qualquer momento devido a muitos riscos de parto (por exemplo: problemas relacionados ao cordão umbilical, riscos de sangramento pós-parto)

Se você precisar de epidural e quiser ficar em um hospital sob a supervisão de um médico, um obstetra ou uma parteira licenciada é a melhor escolha para você. Observe que os obstetras só atenderão os casos de parto em centros de parto específicos.

7. Você está confortável com o profissional que está atendendo?

Se você tiver um bom relacionamento com seu praticante e se puder contatá-lo sempre que tiver uma preocupação, vá com esse praticante.

De volta ao topo

[ Ler: Enema durante o trabalho de parto ]

Anote como deseja que seja o parto e o que pode ou não precisar, considerando sua saúde. No final, tudo se resume a quem você acha que é capaz e com quem você se sente confortável. Se ainda tiver dúvidas, converse com outras mães que já utilizaram algum dos serviços do profissional.

Você tem alguma experiência para compartilhar conosco? Conte-nos sobre isso na seção de comentários abaixo.

Calculadora Caloria