Se você fizesse uma pesquisa aleatória para adivinhar a cor de cabelo mais comum, quais seriam os resultados? Olhe ao seu redor: dependendo de onde você mora, você pode dizer marrom, marrom escuro ou até loiro. Claro, a resposta varia de país para região.
Cores de cabelo naturais comuns
Existem 24 tons de cor de cabelo humano natural descritos pela escala Fischer-Saller, que é o padrão internacional aceito. Estes ocorrem devido à combinação de diferentes quantidades de dois pigmentos capilares: a 'eumelanina (marrom) e a feomelanina (vermelha)', explica um estudo científico publicado em Comunicações de ciência forense . As classificações variam de muito claro a vermelho.
Artigos relacionados- Correção da cor do cabelo
- Tipos de furão comuns e suas características
- Cabelo loiro
A cor de cabelo mais comum varia em diferentes partes do mundo. Considerado em escala global:
- Cabelo preto e castanho são os mais comuns e estima-se que sejam encontrados em 90 por cento das pessoas de acordo com o Biblioteca Nacional de Genética dos EUA . Preto a castanho escuro são cores de cabelo encontradas em todo o mundo, e são praticamente as únicas cores encontradas na África e na Ásia. Por outro lado, nos EUA, apenas 7,5 por cento das mulheres tem cabelo preto.
- Cabelo claro ou loiro são encontrados apenas entre dois por cento da população mundial. A maioria das loiras é européia ou descendente de europeus. Outra área onde são encontradas loiras é nas Ilhas Salomão, na Melanésia, onde cinco a dez por cento das pessoas vivem cabelos claros , devido a uma mutação genética .
- cabelo vermelho é a cor de cabelo mais rara. Acredita-se que apenas um a dois por cento tenham cabelos ruivos no mundo, de acordo com BBC , e a maioria deles são europeus ou descendentes de europeus.
Região
A evolução é um dos principais motivos da diferença de cor dos cabelos observada em todo o mundo. Os ancestrais humanos comuns que viveram na África tinham pele e cabelos escuros para protegê-los do sol tropical. Quando se mudaram e se espalharam pelo mundo, resultou uma diversidade de pele e cabelo, pois o corpo se adaptou às diferentes condições climáticas em suas novas casas, explica ThoughtCo .
Em regiões mais frias, com menos luz solar, cabelos e pele mais claros permitem que as pessoas aproveitem melhor a luz solar disponível. O vermelho resultou de uma mutação genética. Algumas pessoas nesta região mantinham cabelos castanhos ou pretos.
Europa
A Europa é única pela diversidade de cores de cabelo entre seu povo. Isso pode ser explicado pela evolução que produziu novos tons de cor de cabelo, seguida pelo que alguns pesquisadores atribuem à preferência por companheiros com cabelo de cor mais clara, que o consertou nessas áreas. Portanto, as pessoas dessas regiões e seus descendentes na América do Norte têm cores não comuns em outros continentes.
- Cabelo de cor clara: Loiras são comuns nos países nórdicos, onde mais de 80 por cento têm cabelos claros , e a porcentagem diminui gradualmente em direção ao sul da Europa.
- Cabelo vermelho: Dois a seis por cento dos descendentes de europeus têm cabelos ruivos. No Reino Unido, em média dez por cento da população tem cabelos ruivos, de acordo com a BBC. A Escócia, onde 13% das pessoas têm cabelos ruivos, é a região com a maior porcentagem. A Irlanda é o lar de dez por cento dos ruivos, de acordo com Cosmopolita .
- Cabelo castanho a preto: De acordo com o mapa mostrado por BigThink, no sul da Europa, à medida que os cabelos claros diminuem, os castanhos e pretos se tornam mais proeminentes e até 80% das pessoas podem ter cabelos pretos ou castanhos.
No entanto, a mobilidade nos últimos tempos pode começar a obscurecer a divisão rígida da cor do cabelo entre as pessoas de uma região ou do mundo.
Idade e Saúde
Outra razão geral para as diferenças na cor do cabelo é era em qualquer parte do mundo. Além da idade, algumas condições médicas também mudar a cor do cabelo para cinza ou branco.
como remover manchas de sangue velhas de roupas
O Telégrafo relata que o cabelo começa a ficar grisalho mais tarde do que se pensava e aumenta progressivamente com a idade.
- Apenas 63% das pessoas entre 45-50 anos tinham um quinto dos cabelos grisalhos.
- Quando as pessoas chegam aos 61-65 anos, 91% podem esperar que quase metade do cabelo fique grisalho.
Em geral, os homens são mais grisalhos do que as mulheres; 78% dos homens e 71% das mulheres têm cabelos grisalhos.
Cores de cabelo tingido
Uma pesquisa de mercado de 2017 na indústria de tintura de cabelo, relatada por Insider Tradings , descobriram que 70 por cento das mulheres na Europa e 75 por cento das mulheres nos EUA tingiam os cabelos. Dez por cento dos homens europeus também tingiam o cabelo. A tinta mais comum usada para colorir o cabelo não é fixa e pode variar com o tempo.
Técnica
O realce é mais comum e preferido por 46 por cento das mulheres, em comparação com uma coloração completa, que 35 por cento das mulheres escolhem, de acordo com Instituto de Pesquisa Estatística do Cérebro .
Região
Pessoas de todo o mundo usam tons de loiro, vermelho, castanho e preto para tingir os cabelos, estejam eles em Ásia , no Ocidente ou em qualquer outra parte do mundo.
A América do Norte lidera a demanda mundial em novas cores de tintura para cabelo, como rosa, azul e roxo, de acordo com a Insider Tradings.
cães mais perigosos do mundo
Tempo
As cores comuns ou populares para tinturas de cabelo mudam com o tempo e as tendências. Hoje em dia, as tendências ditadas pela moda podem variar de ano para ano.
- Loiras eram populares na Década de 1950 .
- Dentro 2017 , os tons quentes acastanhados e amanteigados associados à higiene eram populares, desafiando as tendências da moda previstas.
- Afastando-se dos marrons, a L'Oréal Paris 'definiu a cor de cabelo mais moderna em 2018 como Rose Blonde. Marrom, preto e cinza seguem de perto.
- No entanto, quase 50 por cento das mulheres em 2017 disseram que preferiam manter sua cor de cabelo natural devido a problemas de saúde decorrentes dos produtos químicos usados nas tinturas.
Um vasto mundo de cores de cabelo
A tendência de destaque mostra que as mulheres estão abraçando seus cabelos em toda a sua glória natural e adicionando um toque de diferença para mostrar sua personalidade. Para os mais aventureiros, existe uma gama de corantes e combinações possíveis e é um arco-íris cada vez maior.
Quer se trate da cor natural com a qual você nasceu ou da escolha de tintura de cabelo, a resposta para o que é mais comum depende de muitos fatores.