Sem família, sem amigos: como lidar com estar sozinho

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher triste sentada na cama em casa

Qualquer que seja o motivo específico para você se sentir solitário, saiba que existem maneiras saudáveis ​​de lidar com a situação quando você sentir que não tem família ou amigos. Compreender melhor as razões pelas quais você se sente solitário pode ser extremamente útil enquanto você trabalha nesse processo.





Sem Família Sem Amigos

Ligando-se novamente ao cérebro primordial, a conexão social é um aspecto do impulso humano para a sobrevivência, com a rejeição social sendo inatamente desencorajada, pois o cérebro experimenta uma dor equivalente a uma lesão física quando esses incidentes ocorrem. Com a tendência de se afastar desse tipo de dor, a socialização é ainda mais estimulada em um nível automático, tornando-se um aspecto importante das necessidades humanas básicas, junto com comida, abrigo e calor. O ausência de se sentir conectado pode levar a estresse, problemas de saúde mental e problemas de saúde física. Se você está se sentindo sozinho, existem medidas proativas que você pode tomar.

Artigos relacionados
  • Lidando com um irmão alienado de maneiras construtivas
  • Por que eu odeio minha família? Lidando com emoções difíceis
  • Um guia do mundo real para sair da casa dos seus pais

Processamento de crenças centrais negativas

Se você está se sentindo sozinho, pode experimentar algumas crenças negativas sobre si mesmo, o que pode deixá-lo ainda mais desconectado e, subsequentemente, isolando-se mais à medida que esse ciclo generalizado continua. Perseverar por não ter amigos ou parentes com quem se conectar pode trazer à tona pensamentos de não se sentir bem o suficiente, não ser amado e se sentir rejeitado. Para identificar suas crenças negativas em relação a se sentir sozinho ou solitário:





  • Comece com uma afirmação neutra sobre sua situação social (por exemplo, 'Não tenho amigos ou parentes').
  • Em seguida, pergunte a si mesmo o que isso significa sobre você (por exemplo, 'Estou sozinho').
  • Continue a se perguntar o que sua declaração anterior significa sobre você (por exemplo, 'Estar sozinho significa que ninguém quer se conectar comigo').
  • Quando você finalmente chega a uma afirmação e sente como se não houvesse nada por trás dela, essa é sua crença negativa central (por exemplo, 'Não sou digno de amor').

Identificar crenças centrais negativas pode ser um trabalho exaustivo, portanto, não tenha pressa e seja paciente consigo mesmo. As crenças centrais negativas frequentemente surgem da infância ou das primeiras memórias e podem ser muito difíceis de desafiar, pois operam em um nível amplamente inconsciente.

Reformule suas crenças centrais negativas

Trabalhe para reformular sua crença central negativa em relação à solidão. Isso pode ajudá-lo a entender o porquê de sua desconexão social em algumas circunstâncias. Por exemplo: Em vez de, 'Não tenho família ou amigos', a declaração mais saudável poderia ser, 'Estou começando a examinar minhas dificuldades com a socialização e estou trabalhando para construir relacionamentos saudáveis.' Sempre que os pensamentos negativos sobre a solidão começarem a assumir o controle, lembre-se de sua afirmação mais saudável até que se torne um pensamento mais habitual.



Praticando o autocuidado

Em um nível inconsciente, as pessoas tendem a atrair outras com níveis semelhantes de bem-estar mental. Praticar autocuidado saudável não é bom apenas para sua saúde e bem-estar, mas também pode atrair outros indivíduos emocionalmente saudáveis ​​a você em comparação com outros que podem acabar sendo pouco confiáveis ​​e / ou prejudiciais como amigos ou parceiros. Dedique algum tempo para conhecer suas próprias necessidades de autocuidado até que você encontre uma rotina sólida.

como cuidar de um periquito
Jovem praticando ioga em casa

Explore suas necessidades de socialização

Todos terão suas necessidades de socialização únicas. Isso significa que o que pode parecer uma conexão sólida com uma pessoa pode não ser satisfatório para outra. Enquanto algumas pessoas se sentem conectadas a enviar mensagens de texto, bater papo em fóruns online ou escrever posts em blogs, outras podem precisar da interação pessoal para se sentirem conectadas. Para entender melhor suas necessidades de socialização, pergunte-se:

  • Você se sente conectado depois de conversar com alguém nas redes sociais?
  • Você prefere ligações ou mensagens de texto?
  • Quanto tempo dura uma conversa gratificante, no mínimo?
  • Você se sente conectado a outras pessoas depois de postar seu trabalho ou ideias online?
  • Você se sente conectado depois de postar algo anonimamente?
  • Como você normalmente se sente depois de uma conversa pessoal?

Definir metas de socialização pessoal

Depois de descobrirsuas necessidades sociais, estabeleça algumas metas alcançáveis ​​para você mesmo e, depois de concluídas, continue a desenvolvê-las. Alguns objetivos podem ser:



  • Participar de um fórum onlinede interesse
  • Postar em um fórum online uma vez por semana
  • Reconectando-se com um ex-amigo com quem você perdeu contato
  • Aderir a um grupo ou clube online ou pessoalmente
  • Participar de uma aula acadêmica ou criativa
  • Entrando em um clube do livro
  • Conectando-se com uma nova pessoa por semana
Chef auxiliando uma aula de culinária

Compreendendo seus roadblocks

Embora possa haver razões fora de seu controle que podem influenciar sua vida social, você também pode ter algumas dificuldades pessoais que parecem difíceis de superar. Alguns podem incluir:

  • Diagnóstico ou sintomas de saúde mental - podem fazer com que se conectar com outras pessoas pareça incrivelmente difícil e às vezes impossível, dependendo do diagnóstico e dos sintomas específicos
  • Natureza introvertida - você pode achar que muita socialização parece exaustiva, mas está tendo dificuldade em encontrar outras pessoas que realmente te entendam
  • Sistema familiar insalubre- você pode ter experimentado padrões de apego prejudiciais ao crescer e se esforçar para se conectar com pessoas de confiança em quem pode confiar
  • Perda de amigos e familiares - seus amigos e familiares podem ter falecido, fazendo com que você se sinta como se estivesse começando do zero quando se trata de conhecer novas pessoas

Procurando ajuda

Se você está afastado, desconectado e / ou ter amigos e familiares que já faleceram, pode levar a alguns sentimentos muito dolorosos. Se você identificou seus próprios obstáculos, mas está tendo dificuldade em lidar com sentimentos difíceis ou encontrar pessoas emocionalmente saudáveis, você pode considerar encontrar um terapeuta que possa ajudá-lo a processar o que está vivenciando. Se você estiver pensando em se machucar ou em machucar outras pessoas, procure ajuda imediatamente. Chegar a um lugar emocionalmente saudável é o primeiro passo para fazer conexões saudáveis ​​com outras pessoas.

Mulher indo para terapia

Como ser feliz quando você não tem família ou amigos

A felicidade é uma emoção única para cada indivíduo. Pode levar algum tempo para você descobrir o que o faz feliz em termos de sua vida social. Para começar o processo de explorar o que te faz feliz:

  • Reserve um tempo para lamentar a perda de seus relacionamentos ou dos relacionamentos que gostaria de ter. Processar seus sentimentos pode ajudá-lo a seguir em frente, enquanto dedica um tempo para reconhecer seu processo emocional.
  • Entenda com que frequência e de que maneira você gostaria de se conectar com outras pessoas para se sentir socialmente satisfeito. Compreender suas necessidades é um ótimo começo para cultivar relacionamentos.
  • Explore atividades e oportunidades pelas quais você se sente atraído.
  • Reserve um tempo para se conhecer e conhecer suas necessidades.

É normal não ter amigos?

Cerca de 30% dos Millennials relatar que se sentiu sempre ou quase sempre solitário , enquanto a Geração X chega com 20% e os Baby Boomers com 15%. Embora a maioria dos seres humanos anseie por conexão social, há alguns que não a consideram satisfatória por um motivo ou outro. Todo mundo é diferente e tem suas próprias necessidades sociais únicas no que diz respeito a amizades. Embora não haja 'normal', é importante que você explore o que é melhor para você quando se trata de relacionamentos.

O que acontece quando você não tem família?

Quer você tenha perdido sua família quando criança ou adulto, existem maneiras de lidar com o fato de não ter mais nenhum membro da família. Isso pode significar que eles faleceram ou que você se afastou deles. Qualquer que seja o seu motivo ou experiência única, não ter uma família pode ser extremamente difícil, isolador e doloroso para algumas pessoas. Se você não tem uma família, saiba que pode criar a sua própria cercando-se de pessoas saudáveis ​​e solidárias que se preocupam com você. Dê a si mesmo permissão para definir o que família significa para você.

Solidão versus estar sozinho

Solidão é querer se conectar, mas ser incapaz por algum motivo. Estar sozinho significa que, por motivos fora do seu controle, você não tem conexão com os outros. Estar sozinho também pode significar que você tem alguma conexão com outras pessoas, mas se sente sozinho internamente, mesmo na presença de outras pessoas. Se você se sente solitário, pode querer adotar uma abordagem mais proativa no que diz respeito a se conectar com outras pessoas, enquanto aqueles que se sentem sozinhos podem querer fazer alguma reflexão e processamento interno.

O que fazer quando você não tem família ou amigos

Sentir-se solitário pode trazer desafios únicos, dependendo das circunstâncias. Entender melhor por que você está se sentindo sozinho pode ajudá-lo a trabalhar no sentido de processar sua situação.

Calculadora Caloria