As chances de engravidar depois que seus tubos forem amarrados

Os Melhores Nomes Para Crianças

mulher com o médico no consultório

É possível engravidar depois de amarrar as trompas. Sua chance de gravidez é baixa, no entanto, se você está preocupada com a possibilidade de engravidar após o procedimento. Por outro lado, se você quiser ter um bebê depois de amarrar as trompas, existem maneiras de fazer isso.





poemas famosos sobre a morte de uma mãe

A chance de gravidez após a ligadura tubária

A laqueadura tubária (“amarrar as trompas”) é um dos métodos mais eficazes de controle de natalidade e é considerada permanente. É uma ótima opção se você tem certeza de que não quer ou nunca deve engravidar novamente.

Artigos relacionados
  • 6 segredos de mulheres grávidas bonitas
  • Galeria de arte do ventre grávido
  • Coisas a fazer quando você está grávida de 9 meses

No entanto, não é 100 por cento eficaz para evitar que você engravide. Existe uma chance geral de 0,5 por cento de gravidez após um procedimento em que os tubos são queimados, cortados, cortados, suturados ou tampados com implantes.



O risco de gravidez se estende ao longo dos anos

A gravidez é mais provável no primeiro ano após uma laqueadura tubária (LT). Embora a chance de concepção diminua após um ano, você ainda pode engravidar anos após o procedimento.

Um estudo de esterilização do Center for Disease Control and Prevention (CDC) publicado em 1996 no American Journal of Obstetrics and Gynecology mostrou:



  • Em um ano, um total de cinco em 1.000 mulheres engravidaram (0,5 por cento).
  • O risco subsequente foi de cerca de duas gestações por 1.000 mulheres por ano (0,2 por cento).
  • Ao final de cinco anos, a chance total de gravidez era de 13 em 1.000 mulheres (1,3 por cento).
  • A chance total de concepção em 10 anos variou de 53,4 a 36,5 por 1.000 mulheres (5,3 a 3,6 por cento), dependendo de como o tubo foi amarrado.

Fatores que influenciam o risco de gravidez

Do estudo do CDC, os dois principais fatores que influenciam o risco de engravidar depois de amarrar as trompas são:

métodos de laqueadura

Diferentes métodos de laqueadura

  • Sua idade no momento do procedimento: Mulheres com menos de 30 anos tinham maior risco de conceber 5 anos após a LT do que mulheres com 30 anos ou mais.
  • O método usado para amarrar seus tubos: Conforme resumido na Tabela I em um Obstetrícia e Ginecologia Boletim de prática de 2013, com base no método utilizado, estas foram a chance de conceber em cinco anos por 1.000 mulheres:
    • Clipes nos tubos: 31,7 (3,2 por cento)
    • Queimando os tubos (coagulação): 16,5 (1,6) por cento
    • Bandas de silicone: 10 (1,0 por cento)
    • Tubos cortados após o parto de um bebê: 6,3 (0,63 por cento)
    • Implantes tubários ( Essure ): 1,64 (0,16 por cento)

Razões para a falha da ligadura tubária

Uma laqueadura impede que seus óvulos se encontremespermaem seus tubos para fertilização. O procedimento pode falhar pelos seguintes motivos:



  • Há um pequeno risco de os tubos não estarem adequadamente amarrados no momento do procedimento. Esta é a razão mais provável para uma gravidez durante o primeiro ou dois anos após a laqueadura.
  • Os tubos bloqueados podem reabrir (canalizar novamente) ou as duas extremidades separadas voltarem a se juntar - a causa mais provável de uma gravidez anos após o procedimento.
  • Você pode já estar grávida na época do procedimento e este fato foi esquecido.

Amarrar as trompas logo após o término da menstruação e antes de vocêovulartambém diminui o risco de perda de gravidez. Também é importante obter umteste de gravidezantes de seu procedimento.

meu telefone não conecta a internet

Precauções após amarrar seus tubos

Para diminuir sua chance de gravidez logo depois de amarrar as trompas:

  • Espere uma semana após a cirurgia antes de ter relações sexuais.
  • Use um método alternativo de controle de natalidade nos primeiros três meses após o procedimento, como ocontrole de natalidadepílula ou preservativos, especialmente se você teve implantes tubários.
  • Após os implantes tubários, aos três meses, certifique-se de fazer um teste de tintura de tubo (histerossalpingograma), como seu médico aconselhará, para garantir que seus tubos estejam bloqueados. Ele pode aconselhar isso também para outros métodos de LT.

Esteja ciente dos primeiros sinais e sintomas da gravidez, como menstruação, náuseas ou sensibilidade mamária. Fale com o seu médico se achar que pode estar grávida depois de amarrar as trompas.

gravidez surpresa

O risco de gravidez ectópica com tubos amarrados

Se você for uma das 0,5% mulheres que engravidam depois de colocar as trompas, você corre o risco de ter uma gravidez ectópica. O embrião pode se implantar no tubo e menos freqüentemente no ovário ou na cavidade abdominal, colocando você em grande risco.

A quantidade de risco

De acordo com um Artigo de pós-graduação em medicina , 15 a 20 por cento das gestações após a laqueadura são ectópicas. Os autores do estudo do CDC citado acima publicaram uma análise das gravidezes ectópicas no banco de dados de 10.685 mulheres do estudo em 1997 Artigo do New England Journal of Medicine :

  • A chance de ter uma gravidez ectópica era de 7,3 por 1000 mulheres por dez anos após a laqueadura.
  • Para mulheres com menos de 30 anos, a chance foi 27 vezes maior para aquelas que tiveram trompas queimadas em comparação com aquelas que tiveram suas trompas cortadas no pós-parto.

Uma gravidez ectópica é mais provável três ou mais anos após o procedimento.

Como engravidar após uma ligadura tubária

Se você se arrepender de ter amarrado as trompas e quiser ter um bebê, talvez prefira usar uma substituta. Por outro lado, se você quiser engravidar, considere uma reversão da laqueadura tubária (TLR) ou fertilização in vitro.

Reversão da ligadura tubária

realizando microcirurgia

A reversão da ligadura tubária (TLR) é um procedimento de microcirurgia altamente especializado para reconectar as extremidades do tubo (reanastomose). A taxa geral de sucesso da gravidez após um TLR varia de 40 a 85 por cento de acordo com o clínica Mayo , com uma média de 50 por cento.

A melhor chance de gravidez é no primeiro ano após a TLR. Um procedimento bem-sucedido após uma reversão depende de:

  • A experiência do especialista em fertilidade com este procedimento
  • Há quanto tempo seus tubos foram amarrados
  • Sua idade no momento da reversão - porque as taxas de gravidez diminuem com a idade
  • O procedimento que foi usado para amarrar seus tubos - tubos queimados têm menos sucesso do que outros métodos TL por causa da quantidade de danos tubários e clipes e anéis são os mais eficazes para reverter
  • Quanto tubo normal o cirurgião pode recuperar e, portanto, o comprimento do tubo que permanece depois

O custo de uma reversão de laqueadura tubária é de cerca de US $ 10.000, e a maioria das seguradoras não o cobre. Se você não engravidar após o procedimento, é improvável que um segundo TLR seja bem-sucedido. Observe também que, semelhante a uma laqueadura tubária, há o risco de gravidez ectópica após um TLR.

como limpar manchas de carpete velho

Fertilização in vitro

A fertilização in vitro (FIV) contorna o problema de trompas de falópio bloqueadas por qualquer causa. Portanto, é um procedimento apropriado a ser considerado após uma laqueadura tubária. Com a fertilização in vitro, o esperma é adicionado aos óvulos em um prato de cultura e o embrião inicial resultante é transferido para o útero, evitando assim as trompas.

A taxa de sucesso da FIV é de 20 a 30 por cento. O custo é de cerca de US $ 12.000 ou mais por ciclo. Discuta com seu médico o escolha entre TLR e FIV para sua situação.

Quando consultar seu médico

Se você perder a menstruação ou tiver sangramento anormal a qualquer momento depois de amarrar os tubos ou após um TLR, você pode começar fazendo um teste de gravidez em casa. Por causa do risco de gravidez, mesmo anos depois, vá ao médico o mais rápido possível, quer o teste seja positivo ou negativo.

O risco de gravidez ectópica torna ainda mais importante consultar o seu médico, especialmente se você também tiver dor abdominal unilateral ou se sentir tonturas ou desmaios. Uma gravidez ectópica pode romper e causar hemorragia interna e colocar sua vida em risco.

Considere suas opções

Antes de decidir amarrar seus tubos, considere todas as suas opções para controle de natalidade de longo prazo que são tão eficazes quanto laqueadura tubária. Isso inclui o DIU e o implante hormonal. Além disso, discuta uma escolha de vasectomia para seu parceiro. Considere todos os aspectos da sua vida para ter certeza de que amarrar as trompas é a escolha certa para você.

Calculadora Caloria