Língua oficial do Quebec

Os Melhores Nomes Para Crianças

Vieuxquebec.jpg

Na cidade de Quebec, o francês é a língua dominante.





A língua oficial do Québec é freqüentemente confundida com as línguas oficiais do Canadá. Enquanto o Canadá é oficialmente um país bilíngue (francês e inglês), Québec é oficialmente uma província unilíngue; a língua oficial do Québec é o francês.

Semelhante à situação nos Estados Unidos, onde as leis nacionais e estaduais às vezes diferem umas das outras, o mesmo ocorre com as províncias do Canadá. Oficialmente, o Canadá é um país bilíngue, o que significa que todos os serviços governamentais devem estar disponíveis nos dois idiomas oficiais do país. No entanto, na província de Québec, a lei local provincial prevalece sobre a lei nacional. Oficialmente, Québec tem apenas um idioma e legalmente só é obrigado a oferecer serviços governamentais em francês. Na prática, há regiões do Québec onde vivem muitos falantes de inglês, e aqueles que não falam francês não ficam perdidos toda vez que precisam da papelada oficial.



A província de Québec é apenas uma das muitas áreas de língua francesa do mundo onde o francês é a língua oficial falada.

Bilinguismo em Québec

Enquanto apenas 7,5% dos canadenses falantes de inglês também são fluentes em francês, cerca de 40% da população de língua francesa de Quebec também é fluente em inglês. Essa discrepância às vezes é motivo de debate.



Artigos relacionados
  • Palavras Românticas em Francês
  • Vocabulário de roupas francesas
  • Paralinguagem francesa

Em Québec, onde a língua oficial é o francês, muitos cidadãos, especialmente os da região metropolitana de Montreal, tornam-se bilíngues. Isso não é apenas o resultado de viver em uma área metropolitana onde ambas as línguas são predominantes, também é o caso que os residentes dessa região podem ter dificuldade em encontrar um emprego se não forem oficialmente bilíngues. Nas regiões mais rurais de Québec, é muito mais comum encontrar falantes nativos de francês que não sejam fluentes em inglês.

Regras sobre o idioma oficial do Quebec

Na década de 1970, medidas drásticas foram tomadas para proteger ainda mais a língua francesa na província de Québec. Como Québec conseguiu manter a língua francesa por tanto tempo (desde que a Grã-Bretanha assumiu Québec / Canadá da França), os quebequenses não estavam dispostos a perder sua língua após centenas de anos protegendo-a. A língua francesa é um elemento crucial da cultura franco-canadense, e a maioria dos cidadãos de Québec estava ansiosa para protegê-la. Por esse motivo, uma lei oficial foi instituída em 1974, seguida de uma revisão em 1977, que impôs os seguintes requisitos para o uso da língua no Quebec:

  • O francês é a língua oficial dos sinais: embora os sinais também possam conter outros idiomas, todos os sinais devem ser em francês e, se um idioma adicional for adicionado ao sinal, o texto em francês deve ser maior do que o outro idioma
  • O francês é a língua oficial dos negócios: um falante nativo de inglês deve se tornar bilíngue para que possa participar dos negócios em francês.
  • O francês é a língua oficial da escola (até a conclusão do ensino médio): todas as crianças em Québec devem frequentar a escola (pública) oferecida em francês. Apenas as crianças que têm um (ou ambos) pais que também frequentaram uma escola primária com instrução de inglês podem escolher uma escola primária de inglês. Isso significa que um imigrante americano de língua inglesa teria que frequentar uma escola de língua francesa.
  • O francês é a língua oficial do governo e da lei e todas as leis e negociações governamentais devem ser oficialmente em francês

Embora essas sejam oficialmente apenas quatro regras, elas abrangem muitos aspectos da vida em Québec. As leis são contestadas por alguns, mas fortemente protegidas pelo forte desejo de proteger o francês como a única língua oficial de Quebec.



Calculadora Caloria