Dor no ovário durante a gravidez: causas, tratamento e tratamento

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: iStock





NESTE ARTIGO

A dor no ovário durante a gravidez pode ser devido a várias condições subjacentes e muitas vezes se manifesta como dor pélvica ou abdominal. É comum durante os primeiros s'follow noopener noreferrer'>(1) . Independentemente dos sintomas e do trimestre, consulte seu médico se sentir dor abdominal intensa, especificamente na região pélvica, para descartar morbidades subjacentes.

Este post irá guiá-lo através das causas, sintomas, diagnóstico e tratamento de dores nos ovários durante a gravidez.



A dor no ovário é um sinal de implantação?

A dor ovariana pode ser um sinal de implantação se surgir de cistos ovarianos, que são comuns durante a gravidez e ajudam a sustentá-la (dois) . No entanto, a dor ovariana também pode indicar uma gravidez ectópica, onde o óvulo se implanta fora do útero, como nas trompas de falópio ou no ovário (3) . Portanto, qualquer dor abdominal durante a gravidez deve ser informada ao profissional de saúde.

nomes de combinação para bebês a partir de nomes de pais

Quais são as causas da dor no ovário?

Embora a dor ovariana seja comum na gravidez, suas causas podem variar e, às vezes, levar a outras condições de saúde. As causas da dor ovariana incluem



geminianos e leos se dão bem
    Alongamento do ligamento redondo: Durante o segundo trimestre de gravidez, quando o útero começa a crescer, os ligamentos redondos ao redor dele se esticam, causando cãibras na parte inferior do abdômen. A intensidade da dor do ligamento redondo pode variar de dor aguda a leve (4) .
    Mudanças de acomodação: À medida que a gravidez avança, você pode sentir dor na região pélvica ou nos ovários à medida que seu corpo estica ou afrouxa os ossos pélvicos para acomodar o útero em crescimento e se preparar para o parto (5) .
    Gravidez ectópica: Neste tipo de gravidez, a implantação ocorre fora do útero, principalmente na trompa de Falópio. Como as trompas de falópio não são destinadas a segurar um óvulo, surgem complicações, como dor em ambos os lados do útero.

Você pode apresentar sintomas como sangramento à medida que a gravidez progride e deve consultar seu médico (6) .

    Aborto espontâneo: Aborto ou aborto espontâneo é a perda da gravidez devido a anormalidades dos cromossomos, distúrbio da tireoide, níveis elevados de açúcar, etc., e pode causar dor pélvica ou ovariana.

Oito em cada dez abortos ocorrem nos primeiros três meses de gravidez e estão presentes com sangramento, dor lombar, dor abdominal inferior e cólicas (6) .

    Ruptura e torção ovariana: Esta é uma das causas mais comuns de dor ovariana. Cistos ovarianos funcionais em crescimento às vezes podem se romper, causando dor e sangramento nos ovários. O peso dos cistos ovarianos também pode fazer com que os ovários se torçam nos tecidos que os cercam ou nas trompas de falópio, causando dor pélvica intensa (6) .
    Apendicite: A apendicite durante a gravidez pode fazer com que o útero implantado desloque o apêndice infectado para o abdômen. Requer tratamento imediato e cirurgia, se sugerido (7) .
    Problemas da vesícula biliar: Os problemas da vesícula biliar durante a gravidez são comuns devido ao aumento dos níveis hormonais que podem retardar ou interromper o fluxo de bile da vesícula biliar, fazendo com que a bile endureça e resulte em cálculos na vesícula. As manifestações clínicas podem incluir coceira, vômitos, icterícia e dor intensa no abdome (8) .
    Infecção do trato urinário (ITU): A gravidez torna as mulheres mais propensas a infecções do trato urinário, pois o aumento do tamanho e do peso do útero, que está diretamente acima da bexiga, pode bloquear o fluxo de urina da bexiga.

Os sintomas comuns incluem uma sensação de queimação ao fazer xixi, dor na bexiga ou na parte inferior do abdômen e sangue na urina (9) .



Se inscrever
    Miomas: são tumores benignos encontrados na cavidade uterina ou nos órgãos que circundam o útero. Eles causam dor abdominal inferior intensa, o que pode indicar aumento dos miomas e causar complicações como aborto espontâneo, parto prematuro e problemas na implantação (10) .
    Pedras nos rins: A tendência de urinar com frequência na gravidez pode fazer com que você beba menos água. No entanto, a falta de líquidos no corpo pode causar pedras nos rins. Os sintomas comuns incluem sangue na urina, vômitos e tontura (onze) .
    Descolamento da placenta: Refere-se ao descolamento da placenta do útero antes do parto. O descolamento da placenta pode ser fatal e causa dor de estômago aguda e endurecimento do estômago por longos períodos (4) .
    pré-eclâmpsia: É uma condição da gravidez caracterizada por pressão alta e proteína na urina, causando vômitos, náuseas e pressão abdominal (4) .

Como a dor ovariana é diagnosticada?

O diagnóstico de dor ovariana depende em grande parte dos sintomas e causas e é feito usando as seguintes ferramentas de diagnóstico (12) (13) :

    Laboratório e exames de sangue: Swabs vaginais para cultura bacteriana e exames de sangue para contagem de glóbulos brancos podem ser realizados para detectar quaisquer sinais da infecção que causa dor no ovário.
    Imagem: As modalidades de imagem mais comuns são a ressonância magnética e a tomografia computadorizada, que ajudam a visualizar a área transversal da região abdominal e pélvica. Seu médico também pode sugerir um ultrassom, dependendo dos sintomas.
    Laparoscopia pélvica: Pode ser realizado para melhor visualização. Um pequeno corte é feito no abdômen e um tubo equipado com uma câmera é inserido para extração de tecido ou cirurgia, dependendo do tipo e da causa da dor.
    Diagnóstico diferencial: Para a maioria das causas de dor ovariana mencionadas acima, uma ressonância magnética e uma tomografia computadorizada são as primeiras ferramentas de diagnóstico utilizadas. No entanto, existem algumas exceções.
  • Para ITU e dor relacionada a cálculos renais, a análise de urina é realizada para testar bactérias causadoras de ITU.
  • Para dor causada por gravidez ectópica, ruptura de cisto ovariano ou torção, um exame pélvico, como ultrassonografia transvaginal, geralmente acompanha a ressonância magnética e a tomografia computadorizada.

Quando você deve procurar ajuda?

A dor ovariana pode ser uma complicação se acompanhada de sintomas graves ou persistentes. Portanto, entre em contato com seu médico se surgir algum dos seguintes sintomas (4) :

  • Vômitos ou náuseas
  • Corrimento vaginal, sangramento ou manchas
  • Febre com calafrios
  • Dores persistentes por longos períodos
  • Tontura
  • Dor acompanhada de dificuldade respiratória

A dor no ovário pode ser tratada em casa?

Você pode tentar esses remédios caseiros para dor no ovário se o seu médico descartar quaisquer complicações (6) :

política de devolução banho no leito e além
  • Exercícios simples de alongamento
  • Yoga e meditação pré-natal
  • Ingestão de água suficiente
  • Amplo descanso para recuperar a força e aliviar a fadiga
  • Sentado com os joelhos perto do peito para minimizar a pressão
  • Mudar de posição com frequência

  1. Cólicas da Gravidez.
    https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-concerns/cramping-during-pregnancy/
  2. Cistos ovarianos.
    https://www.womenshealth.gov/a-z-topics/ovarian-cysts
  3. Gravidez ectópica.
    https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/9687-ectopic-pregnancy
  4. Dor de Estômago na Gravidez.
    https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-complications/abdominal-pain-during-pregnancy/
  5. Gravidez: Dor Pélvica e Quadril.
    https://www.lancastergeneralhealth.org/healthwise-library/healthwise-article?documentId=tn9115
  6. Dor uterina: Saiba mais sobre as causas e tratamento no início da gravidez.
    https://www.medanta.org/patient-education-blog/what-causes-uterus-pain-in-early-pregnancy/
  7. Gad Aptilon Duque e Stephen Mohney; (2021); Apendicite na Gravidez.
    https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK551642/
  8. Dor abdominal em cálculos biliares na gravidez.
    https://www.mountnittany.org/wellness-article/abdominal-pain-in-pregnancy-gallstones
  9. Infecção do Trato Urinário Durante a Gravidez.
    https://americanpregnancy.org/healthy-pregnancy/pregnancy-complications/urinary-tract-infections-during-pregnancy/
  10. Miomas e Fertilidade.
    https://www.reproductivefacts.org/news-and-publications/patient-fact-sheets-and-booklets/documents/fact-sheets-and-info-booklets/fibroids-and-fertility/
  11. Gravidez e pedras nos rins.
    https://www.urologyhealth.org/healthy-living/urologyhealth-extra/magazine-archives/summer-2019/did-you-know-pregnancy-and-kidney-stones
  12. Sarah L. Cartwright e Mark P. Knudson; (2008); Avaliação da Dor Abdominal Aguda em Adultos.
    https://www.aafp.org/afp/2008/0401/p971.html
  13. Dor pélvica.
    https://my.clevelandclinic.org/health/symptoms/12106-pelvic-pain

Calculadora Caloria