Prós e contras da dieta sem glúten e caseína

Uma tigela de quinua.

Quinoa é uma alternativa saudável sem glúten!

Os prós e contras da dieta sem glúten e sem caseína dependem inteiramente de quão bem essa dieta é executada. Como acontece com todas as dietas restritivas, a comunidade médica se preocupará com possíveis deficiências de nutrientes, mas a verdade sobre o que constitui uma dieta verdadeiramente saudável ainda é um assunto de controvérsia entre os especialistas em nutrição. O Dieta GFCF não é diferente em seu potencial de causar e exacerbar deficiências, mas, quando exercida com cuidado e consciência, essa dieta pode ajudar a certos tipos de cura, ao mesmo tempo que fornece nutrição adequada para quem está fazendo dieta.



Os prós e contras da dieta sem glúten e caseína

Embora a pirâmide alimentar do FDA tenha mudado ao longo do tempo, os especialistas concordam que existem certos nutrientes fundamentais que constituem os elementos essenciais de uma dieta saudável. Vitaminas, minerais, gorduras e proteínas boas, juntamente com antioxidantes e enzimas, são fatores dietéticos importantes. Alguns desses elementos são formados dentro do corpo como um subproduto dos alimentos, mas a maioria precisa ser obtida por meio da dieta de um indivíduo, razão pela qual o termo 'dieta balanceada' é tão frequentemente elogiado pela comunidade médica. Teoricamente, uma dieta equilibrada incluirá uma grande variedade de alimentos que contêm seu próprio espectro de nutrientes, tornando mais fácil para uma pessoa obter tudo o que precisa de sua alimentação.



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Os prós e contras da dieta sem glúten e caseína estão amplamente relacionados à teoria acima. Os contras são fáceis de identificar pelos nutricionistas. Os laticínios são uma fonte abundante de minerais como cálcio e magnésio. Indivíduos que optam por renunciar aos laticínios por razões vitais não médicas precisam complementar sua dieta com fontes igualmente eficazes desses nutrientes. Muitas plantas, como muitos vegetais verdes, contêm minerais como o cálcio.

No entanto, muitos dieters sem laticínios que tentam obter cálcio somente de vegetais verdes podem sofrer uma queda em seus níveis de minerais simplesmente devido ao fato de ser difícil consumir o suficiente desses vegetais. Um indivíduo terá que comer uma quantidade imensa de couve para igualar o cálcio biodisponível em um copo de leite. Isso pode se tornar uma façanha incômoda devido à qualidade fibrosa dos vegetais. Algumas pessoas contornam o problema de cálcio grama a grama ao sumo seu vegetal verde para que eles possam ingerir grandes quantidades de alimentos vegetais sem comprometer seu espaço digestivo com fibras.



O Jornal Vegetariano fornece um excelente recurso online para indivíduos que procuram obter cálcio de fontes não lácteas.

Os elementos nutricionais na maioria dos grãos podem ser encontrados facilmente em outros alimentos vegetais, mas a verdadeira questão em relação às dietas de eliminação do glúten continua sendo como um indivíduo compensará a falta de fibra insolúvel. Grãos como o trigo são freqüentemente chamados de 'vassoura da natureza' devido ao seu alto teor de fibra insolúvel. Esse tipo de fibra serve para limpar o trato digestivo, resultando na regularidade intestinal e na limpeza geral dos intestinos. Felizmente, existe uma grande variedade de alimentos vegetais que também contêm fibras insolúveis, incluindo itens como arroz, Quinoa , maçãs, laranjas e nozes. Contanto que a pessoa que está fazendo essa dieta não tenha uma série de outras alergias alimentares, compensar os minerais e as fibras não deve ser tão assustador.

Verdades dietéticas

As dietas restritivas quase sempre estão sujeitas a escrutínio, mas a triste verdade dentro do mundo nutricional é que quase todas as dietas modernas são deficientes em uma ou mais áreas. A dieta americana padrão depende fortemente de alimentos processados ​​comercialmente sem quase todos os seus elementos naturais e são alterados de várias maneiras. Muitas vezes, os produtos são geneticamente modificados e sabe-se que os produtos à base de carne contêm uma variedade de aditivos químicos e antibióticos, muitos dos quais totalmente nocivos. Deve-se sempre ser cético em relação aos alimentos embalados que apresentam uma horda de vitaminas suplementares adicionadas após o processamento para compensar a perda nutricional que seus ingredientes sofreram.



Portanto, quando você está iniciando uma nova dieta e qualquer preocupação é expressa em relação às limitações nutricionais, é importante ter confiança em suas escolhas. Educar-se quanto à composição química de seus alimentos é o primeiro passo para alcançar um estilo de vida equilibrado e nutricionalmente correto. Uma dieta sem glúten e sem caseína não precisa ser menos saudável do que uma dieta mais 'normal', mas tem potencial para ser consideravelmente mais saudável, desde que uma ampla variedade de alimentos naturais e não processados ​​seja ingerida por quem está fazendo dieta.