No passado, o estigma da adoção por pais solteiros impedia a adoção de muitas crianças que precisavam desesperadamente de um lar amoroso. Infelizmente, embora muitos outros pais solteiros estejam tendo sucesso com o processo de adoção, a competição por bebês ainda é feroz. Os pais solteiros geralmente ficam em segundo plano em relação aos casais que procuram adotar.
Critérios de Adoção
Agências de adoção e advogados têm um conjunto de critérios aos quais se referem ao fazer colocações para crianças. Embora esses critérios possam mudar um pouco dependendo da criança e / ou do tipo de adoção, eles normalmente têm o seguinte em comum:
- Idade dos pais adotivos
- Idade da criança
- Status de fertilidade
- Finanças
- Outros membros da família / filhos
- Emprego
- Preferências / práticas religiosas
- Estado civil
- Fundo
- Fotos inspiradoras do berçário para recém-nascidos
- Opções elegantes para bolsas de fraldas para bebês
- 20 temas exclusivos do berçário para bebês
Razões para adoção
Aqueles que pedem adoção como pais solteiros o fazem pelos mesmos motivos que os casais tentam adotar. Por exemplo:
- Incapaz de ter filhos
- Precisa sustentar uma criança
- Companhia
- Precisa retribuir à comunidade
- Desejo de criar uma criança
Argumentos contra a adoção por pais solteiros
Muitos argumentam contra a adoção de pais solteiros. Eles declaram os seguintes motivos:
- A criança vai crescer sem mãe ou pai em casa
- Instabilidade em casa
- Falta de apoio para os pais
- Isolamento
- Menos chance de monitorar a situação pós-adoção
Pontos positivos da adoção
Embora seja claro que sempre haverá argumentos contra a adoção de pais solteiros, há muitas razões convincentes para permitir que uma adoção ocorra, incluindo as seguintes:
- Uma alta taxa de divórcio em todo o país dá suporte ao argumento de que pais solteiros podem dar estabilidade aos filhos.
- Pessoas solteiras costumam ter diploma de ensino superior e empregos financeiramente seguros.
- Pessoas solteiras podem suprir a extrema escassez de pais para necessidades especiais e filhos mais velhos.
- Os pais solteiros podem dedicar seu tempo aos filhos. Isso é especialmente benéfico para as crianças mais velhas ou com deficiências.
Por onde começar
Começar o processo de adoção pode ser uma tarefa difícil, especialmente para uma única pessoa. Embora vários estudos tenham dado credibilidade à crença de que pais solteiros podem proporcionar um ambiente amoroso e acolhedor para crianças de todas as idades, ainda existem muitos obstáculos que precisam ser superados.
Se você está considerando a adoção, lembre-se de que o processo pode ser longo, árduo e caro, especialmente se você deseja adotar um bebê caucasiano.
Para iniciar o processo de adoção:
- Procure outros pais adotivos, especialmente aqueles que são solteiros
- Marque horários para falar com agências de adoção e pergunte sobre a taxa de sucesso de adoções por pais solteiros em seu estado
- Solicite qualquer documentação relativa às leis e regulamentos de adoção
- Considere se tornar um pai adotivo como um caminho para a adoção permanente
- Leia sobre adoção na Internet, livros, artigos de jornais, panfletos, etc.
Que pessoas solteiras optem por adotar uma criança mais velha ou com necessidades especiais. Em alguns casos, o termo necessidades especiais se refere simplesmente a crianças que foram retiradas de uma situação de abuso e precisam de aconselhamento ou crianças que têm dificuldades de aprendizagem e / ou comportamento, como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ou Transtorno de déficit de atenção (ADICIONAR). Outros podem ter deficiências emocionais ou físicas graves.
Considere uma adoção internacional como outra forma de realizar seus sonhos de paternidade. Vários países, como Bolívia, Brasil, El Salvador, Honduras e Peru aceitam inscrições de pais solteiros, embora suas leis possam mudar a qualquer momento.
Você também pode ter sucesso buscando uma adoção privada. Isso pode ser tratado por agências de adoção, facilitadores ou advogados, dependendo das leis do estado em que você está adotando. Sua melhor aposta será procurar uma agência que trabalhe com pais biológicos para procurar pais adotivos. Em alguns casos, os pais biológicos preferem trabalhar com a adoção de um dos pais solteiros porque sentem que uma pessoa solteira se dedicará à criança. Pode ser solicitado que você crie um portfólio seu, incluindo fotos e outras informações que os pais biológicos irão examinar.
Sites de adoção
Para obter mais informações, visite os seguintes sites:
- Centro Nacional de Adoção
- Adoption.org
- Informação de Adoção
- Adoção com necessidades especiais de pais solteiros