Efeitos colaterais da vacina anti-rábica em gatos

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato recebendo um tiro

Na última década, os efeitos colaterais da vacina anti-rábica para gatos suscitaram bastante controvérsia. Embora a percentagem de gatos que apresentam os efeitos secundários mais graves desta vacina não represente a maioria, estes eventos adversos são particularmente alarmantes para os donos de animais de estimação que não foram devidamente informados sobre as consequências da vacina.





Possíveis reações de gatos à vacina anti-rábica

Muito poucos tratamentos médicos, se houver, não apresentam efeitos colaterais. O caso das vacinações não é diferente. Na verdade, os efeitos colaterais da vacina anti-rábica em gatos também são semelhantes aos dos cães. Embora os efeitos colaterais mais comuns sejam inchaço e vermelhidão no local da injeção, existem efeitos muito mais graves que podem incluir:

  • Letargia (que pode se tornar crônica)
  • Comprometimento das habilidades motoras
  • Paralisia
  • Convulsões
  • Perda de apetite
  • Possível dano a órgãos
Artigos relacionados

Por que a vacina contra a raiva pode causar efeitos colaterais

Uma vacina estimula o sistema imunológico e desvia a atenção do corpo do que pode ser um assunto mais urgente no momento da inoculação. Essa confusão imunológica pode resultar em muitos sintomas. No entanto, existem certos produtos químicos adicionados para preservar as vacinas, e é impossível dizer com antecedência se um gato pode ou não reagir a esses produtos químicos. Além disso, às vezes as vacinas apresentam defeito ou expiraram, ou podem apresentar vários problemas. Esses fatores também podem produzir uma resposta negativa.





engraçado eu te amo citações para ele

Sarcoma é um possível efeito colateral

O efeito colateral mais controverso da vacina contra a raiva é semelhante ao da vacina contra leucemia felina . Sabe-se que ambas as vacinas causam um tipo de câncer chamado sarcoma. Sarcomas são tumores que podem atingir tamanhos muito grandes. No caso de animais vacinados, muitas vezes formam-se perto do local da injeção, embora esta não seja uma regra rígida e rápida. A cirurgia invasiva é freqüentemente necessária para remover esses sarcomas, se é que eles podem ser removidos.

o que dizer a um amigo moribundo

Este problema do sarcoma fez com que os veterinários repensassem a frequência de vacinações para certos tipos de animais, e até mesmo a necessidade em casos específicos.



Você deve vacinar seu gato contra a raiva?

Independentemente dos efeitos colaterais da vacina, o vírus da raiva não é pouca coisa. A raiva é altamente contagiosa e normalmente letal. Afeta todos os tipos de animais, desde gatos a cães, coiotes, esquilos e até humanos. É transmitido através de muco e saliva e é uma ameaça para muitas criaturas selvagens e animais de estimação ao ar livre. É por isso que, durante tantos anos, a vacina foi considerada uma inoculação obrigatória para animais domésticos em alguns municípios. Dado que o vírus se espalha facilmente e os seus sintomas são bastante hediondos durante as suas últimas fases, a prevenção através da vacinação foi considerada essencial.

A raiva é uma ameaça à saúde pública

A raiva também é considerada uma ameaça à saúde pública. Os donos de animais de estimação com animais ao ar livre são fortemente aconselhados a vacinar, mas os animais de estimação não vacinados são sacrificados imediatamente após a infecção ou colocados em quarentena por vários meses após uma possível exposição, se o proprietário se recusar a receber a vacina. gato sacrificado . Ainda assim, este processo de quarentena muitas vezes custará significativamente aos donos de animais de estimação. Em alguns estados, a multa para um animal não vacinado que contraia raiva também não é pouca coisa, sem falar nas ações judiciais que podem surgir dessa situação.

Vacinas anti-rábicas não obrigatórias para gatos internos

Recentemente, os veterinários alteraram a sua política relativamente à vacinação de animais de interior. Já não é considerado obrigatório ter gatos estritamente internos vacinados se não tiverem exposição à doença. Isto ocorre porque os efeitos colaterais de certas vacinas representam um risco suficientemente elevado para que vacinar desnecessariamente possa causar danos ao animal.



como conseguir um carro grátis de uma instituição de caridade

Sempre vacine gatos ao ar livre contra a raiva

Dado que os animais que vivem ao ar livre correm um risco elevado de contrair uma série de doenças transmissíveis e muitas vezes fatais, incluindo a raiva, a vacinação deve ser considerada uma necessidade e não uma opção. No entanto, uma resposta ainda melhor ao problema dos efeitos colaterais da vacina é manter seu animal de estimação em segurança dentro de casa. Animais de estimação que vivem ao ar livre devem ser vacinados contra a raiva anualmente ou conforme recomendado por um veterinário, mas um animal que vive dentro de casa não requer imunização tão frequente.

Tópicos relacionados 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 9 problemas de pele de gato que você não deve ignorar (com fotos) 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca 13 fotos perfeitas de gatos do Himalaia em chamas, azuis e com ponta de foca

Calculadora Caloria