Razões para pele seca em gatos e como ajudar

Os Melhores Nomes Para Crianças

Gato com deficiência de pele

Se você notarflocos de caspano pelo do seu gatinho, é útil entender os motivos da pele seca em gatos. Os flocos às vezes podem ser um sintoma de uma doença, mas geralmente estão relacionados a problemas nutricionais ou excesso de banhos. Descubra o que você pode fazer para ajudar.





Causas de pele seca em gatos

Os distúrbios de pele podem ser fáceis de diagnosticar em gatos, mas suas causas subjacentes não são tão facilmente discerníveis. PetMD salienta que há vários fatores que podem entrar em jogo quando um gato apresenta sintomas de dermatoses esfoliativas. Essas causas incluem:

  • Desnutrição
  • Mudanças hormonais
  • Infecções parasitárias ou bacterianas
  • Imunidade enfraquecida
  • Diabetes
  • Idade avançada
Artigos relacionados
  • Problemas de pele de gato que você não deve ignorar
  • Quais são as raças de gatos mais populares?
  • Raças de gatos verdadeiramente diferentes

Embora a pele seca possa parecer um problema simples de tratar, é melhor primeiroconsulte um veterinárioque pode ser capaz de identificar quaisquer fatores desencadeantes.





Deficiências nutricionais podem causar ressecamento da pele de um gato

A desnutrição é uma causa comum de problemas de pele seca em gatos. Quando os felinos não obtêm suas proteínas, vitaminas e minerais nas proporções corretas, sua pele e pelagem são os primeiros a sofrer. Adieta desequilibradapode levar a uma deficiência de ácidos graxos essenciais, especialmente os ácidos graxos ômega-3. Esses ácidos contribuem para a saúde celular geral e são parte dos blocos de construção que compõem a pele do seu gato.

O banho frequente é uma causa comum de pele seca em gatos

Embora muitos gatos nunca recebam um banho de água em toda a sua vida, alguns gatos fazemprecisa tomar banho. Isto é especialmente verdade para gatos de pêlo comprido e gatos com infestações de pulgas recorrentes. Embora a lavagem seja boa e necessária em algumas situações, ela também pode retirar a oleosidade natural do pelo do seu gato. Quando os banhos são espaçados muito próximos, a pele não tem tempo para recuperar o equilíbrio ideal e logo se tornam evidentes a descamação e a perda de pelos.



Doenças que causam ressecamento da pele

Doença de pele de gato

Certas doenças também podem desequilibrar o sistema do seu gato.

Doença da tireóide

Problemas de baixa tireóide causam desequilíbrios hormonais que podem afetar todos os aspectos da saúde do seu gato, incluindo a saúde da pele.

Doença renal

O funcionamento inadequado dos rins permite que uma variedade de toxinas se acumulem na corrente sanguínea do seu gato. O fígado tenta filtrar o máximo de toxinas que puder, mas algumas são deixadas para prejudicar a saúde do seu gato.



Doença cardíaca

Você pode achar difícil acreditar que uma doença cardíaca pode afetar a pele do seu gato, mas a má circulação reduz a quantidade de oxigênio vital entregue ao couro cabeludo do seu animal. O resultado é uma maior mortandade e descamação celular.

Alergias

Quando seu gato desenvolve alergia a alimentos, poluentes ambientais, inalantes e parasitas como pulgas, os resultados dessas alergias costumam ser expressos na pele. A coceira leva seu gato a se coçar sem parar, e isso danifica a pele. Por sua vez, você tenta proporcionar alívio por meio de xampus e sprays anti-coceira, mas, como mencionado acima, esses produtos tendem a roubar a oleosidade vital da pele.

Doenças de pele como psoríase em gatos

Felinos que sofrem de doenças crônicasproblemas de pele, como seborreia e psoríase, também requerem banhos frequentes. Embora isso ajude a afrouxar a descamação e reduzir a inflamação, você ainda pode acabar com um gato seco.

Remédios para pele seca de gato

Então, como você alivia ou previne os problemas de pele seca do gato? Você usa uma abordagem em três frentes.

Garantir nutrição adequada

Ao contrário do que muitos entusiastas de felinos podem acreditar, o tratamento da pele seca de gatos começa de dentro para fora. Antes de sair correndo para comprar os produtos de higiene mais recentes que prometem restaurar a pele e a pelagem do seu gato para uma glória brilhante, primeiro resolva quaisquer deficiências nutricionais. Vetinfo.com recomenda o seguinte:

  • Faça uma pequena pesquisa sobre sua marca atual de comida de gato e compare-a com outrasmarcas de alta qualidade. Quão fresco está? Contém ácido graxo ômega-3 suficiente? Se necessário, troque seu gato por uma marca nutricionalmente completa de alimentos para gatos.
  • Complemente a dieta atual do seu gato adicionando 1/8 de uma colher de chá de óleo de peixe fresco à comida todos os dias.
  • Ofereça ao seu gato um pouco de salmão fresco todas as semanas. É rico em nutrientes que sustentam a saúde da pele e do pêlo.

Pratique a boa aparência

Grooming Cat

Bons hábitos de higiene podem melhorar a condição da pele e do pelo do seu gato.

  • Fornece escovação diária. Isso aumenta a circulação na pele do seu animal e ajuda a distribuir os óleos naturais por todo o couro cabeludo e pelagem. Também remove pelos mortos para que não se enrosquem com a nova pelagem que chega. Quando isso acontece, a pele do seu gato sufoca sob os tapetes.
  • Use shampoo de qualidade . Se precisar de shampoo, use apenas shampoos que incluam hidratantes e certifique-se de usar um creme de enxágue para ajudar a bloquear os óleos naturais do seu gato.
  • Misture seu gato . Topicamente, você pode fornecer alívio imediato para a pele seca do seu gato borrifando-o com uma leve concentração de óleo de banho misturado com água. Skin So Soft da Avon é um bom produto para este tipo de tratamento. Misture cerca de uma colher de chá de óleo a 240 ml de água e borrife levemente todo o casaco, mas tome cuidado para não atingir os olhos. Em seguida, escove o casaco para distribuir o óleo até o couro cabeludo. Este é um remédio muito bom quando usado em conjunto com uma nutrição adequada.

Cuidados veterinários regulares são essenciais

Cuidados veterinários para gatos

Levar seu gato para um check-up semestral permite que seu veterinário identifique doenças e infestações antes que elas tenham a chance de causar estragos na saúde do seu felino. Pense nisso da mesma forma que considera a manutenção regular do seu carro. Quando você verifica as peças quanto ao desgaste, o motor continua a funcionar sem problemas. O mesmo pode ser dito do corpo do seu gato. No entanto, o Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade com os Animais também recomenda que você consulte um veterinário ao primeiro sinal de qualquer anormalidade na pele do seu gato. O diagnóstico precoce é frequentemente atribuído a uma recuperação mais rápida, caso seu gato abrigue maisdistúrbio subjacente sério.

Calculadora Caloria