Dança Samoana

Os Melhores Nomes Para Crianças

Dançarinos de samoa

A dança samoana é a poesia de um povo. A coreografia tradicional vem do lugar e do costume; as danças contam uma história de valores culturais e celebram eventos simples. Eles são elegantes, exuberantes, cômicos e emblemáticos da cultura mais antiga da Polinésia.





Cultura Samoana

Samoa foi resolvida em torno de 3000 anos atrás - provavelmente por marinheiros do sudoeste da Ásia. Os ilhéus são profundamente espirituais e atribuem grande significado à família e à tradição. A dança é transmitida de geração em geração - as danças individuais e em grupo são atrações turísticas populares em Samoa e em outros destinos de férias nas Ilhas do Pacífico, como o Havaí.

Artigos relacionados
  • Imagens de balé quebra-nozes
  • Curiosidades sobre dança
  • Traje para dança de louvor

Estilos de dança samoana

As danças tradicionais de Samoa podem ser encontradas em todo o mundo, tanto em aldeias nativas quanto em locais de espetáculos modernos. cinza é a palavra de Samoa para 'dançar' e cinzento é também um nome dado a uma variedade de danças, algumas delas híbridas da velha e da nova cultura. As danças clássicas, que sobreviveram mais ou menos em sua forma original, contam histórias familiares a um público indígena e são um espetáculo de ritmo insistente e trajes coloridos para os visitantes. Do sagrado ao tapa-feliz, faça um tour por algumas das coreografias mais famosas de Samoa.



Cobertura

Taualuga é venerado como o centro de todas as danças dentro da cultura e é reservado como o grand finale em muitos line-ups de entretenimento. Também é usado para encerrar recepções de casamento e festivais em muitas regiões.

Historicamente, o taualuga era realizado pelo filho ou filha de um chefe de aldeia. É sagrado o suficiente para certos grupos de Samoanos que, tradicionalmente, apenas virgens o realizavam. Embora isso não seja obrigatório hoje, a maioria dos artistas ainda são jovens dançarinos solteiros.



O cobertura é sempre uma apresentação solo acompanhada por batidas simples de bateria. Cantores também podem contribuir para a performance. O figurino é elaborado e a tradição exige que as roupas sejam costuradas com cuidado à mão, com atenção a cada detalhe. As fantasias podem incluir tiaras ou cocares, colares de casca de coco ou presa de javali e penas coloridas.

Sasa e Fa'ataupati

A sincronização com uma batida de tambor ou a batida percussiva de um tapete enrolado caracteriza a sasa, uma dança executada por homens. Originalmente, o sasa capturou o atos mundanos de todos os dias - subir em árvores, encontrar comida, fazer tarefas - tudo contado principalmente com os movimentos das mãos. Influências mais modernas alteraram ligeiramente o sasa, e agora ele pode apresentar saltos, chutes e tapas otimistas. É um verdadeiro prazer para todos e frequentemente emparelhado com o fa'ataupati em apresentações. Diz-se que o fa'ataupati, ou dança tapa de Samoa, evoluiu a partir dos movimentos envolvidos em espancar os mosquitos. A dança geralmente começa com um pouco de alívio cômico, em que os homens expressam sua reação exasperada a um enxame de mosquitos que ataca e então fazem a transição para a dança tradicional.

Manu Siva Tau

O manu siva tau tem um nome intimidador, que combina muito bem com o fato de que é tradicionalmente uma dança de guerra. Hoje, ele é usado pelas equipes esportivas de Samoa antes de cada jogo para energizar e inspirar os jogadores. As equipes de rúgbi gostam especialmente de usar o manu siva tau durante as turnês, e uma partida de futebol da Copa do Mundo nos anos 90 trouxe consigo a composição de um canto oficial de guerra. Embora o canto seja frequentemente cantado na língua tradicional de Samoa, também pode ser realizada em inglês :



O Manu Samoa, que você tenha sucesso em sua missão

O Manu Samoa, aqui vou eu

Não há outro Manu (equipe) em qualquer lugar

Aqui venho completamente preparado

Minha força está no auge

Abra caminho e afaste-se

Porque este Manu é único

The Manu Samoa

The Manu Samoa

O Manu Samoa reina de Samoa

O manu siva tau é um exemplo perfeito de como a antiga dança de Samoa ainda é celebrada pelas gerações mais jovens e progressistas.

Dança do fogo

Os samoanos começaram a agora popular arte da dança do fogo. É usado tanto em danças cerimoniais quanto em produções de dança profissional. O faca de fogo original era um facão com uma lâmina exposta entre duas pontas enroladas. As embalagens são incendiadas e a dançarina executa movimentos acrobáticos enquanto gira a faca de fogo.

A antiga dança samoana envolvendo uma faca é chamada de ailao, que foi coreografada para mostrar o poder de um jovem guerreiro. No entanto, a história mostra que até mulheres jovens realizavam o ailao, rapidamente transformando-o em uma tradição performática em vez de um grito de guerra.

O fogo foi adicionado na década de 1940 depois que uma dançarina de faca de Samoa foi inspirada por um comedor de fogo hindu. Hoje, os dançarinos samoanos adultos usam lâminas afiadas autênticas. Facas cegas ou sem lâmina não são aceitas pela comunidade de dança de Samoa e são usadas apenas para ensinar e treinar dançarinos mais jovens.

Assista a uma apresentação

Hoje, na América do Norte, a maior parte da dança originária de Samoa é encontrada em competições tradicionais. Muitos são hospedados pelo Centro Cultural Polinésio em estados como Havaí e Flórida. Exposições também são realizadas em muitas das ilhas do Pacífico, geralmente durante luaus ou apresentações de dança polinésia. Quer você queira assistir a dança Samoana ou aprender você mesmo, descobrir a rica história por trás dela pode aumentar sua apreciação dos próprios passos de dança.

Calculadora Caloria