Sinais de mentira patológica

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher com nariz comprido

Compreender os sinais de mentira patológica irá ajudá-lo a identificar se alguém que você conhece está sofrendo deste tipo dedesordem mentirosa. Os mentirosos patológicos são viciados em mentir, e esse tipo de engano regular costuma estar associado a outra doença mental. Usando uma lista desinais comunspode ajudá-lo a identificar alguém com um verdadeiro vício de mentira.





Sinais de que alguém pode ser um mentiroso patológico

A mentira patológica, também conhecida como mentira crônica ou habitual, não é um distúrbio psicológico; não possui uma lista documentada de sintomas. No entanto, mentirosos patológicos podem compartilhar os seguintes traços comuns.

Artigos relacionados
  • Traços de um mentiroso compulsivo
  • Anorexia 10 sinais
  • Sinais de mentira na linguagem corporal

O indivíduo também sofre de doenças mentais ou transtornos de personalidade

Freqüentemente, a mentira patológica se correlaciona com uma série de transtornos mentais e de personalidade. Mentir patologicamente é um sintoma comum em vários problemas de saúde mental, como transtorno de personalidade limítrofe e transtorno de personalidade narcisista. Se alguém que você conhece recebeu um diagnóstico de doença mental ou transtorno de personalidade, a mentira patológica também pode ser um sintoma.



De acordo com Psiquiatria Online , embora a mentira patológica ainda não seja uma doença mental diagnosticável, ela merece análise contínua entre os profissionais. O sintoma pode estar presente com ou sem outros sinais de doença mental diagnosticável.

Mentiras chamam a atenção para a pessoa

Terapeuta Mark Tyrell, o fundador da Soluções incomuns sugere que algumas pessoas que mentem patologicamente o fazem para buscar atenção. Indivíduos que desejam ter o centro do palco onde quer que estejam podem ter que inventar histórias para captar o interesse das pessoas. Esse tipo de pessoa deseja uma audiência e se empolga com ela, o que as leva a mentir mais. Portanto, se você vir alguém constantemente envolvido em comportamentos de busca de atenção, ele ou ela também pode estar mentindo para apoiar essa necessidade.



Histórias são impossíveis de acreditar

História impossível de acreditar

O Psychiatric Times afirma que mentirosos patológicos muitas vezes contam histórias inacreditáveis, e as mentiras que contêm podem parecer absolutamente inúteis. Na verdade, um mentiroso patológico pode até contar mentiras que incriminam a si mesmo. Embora quase todo mundo exagere nas histórias às vezes, alguém com um problema o faz na maior parte do tempo. Se você fica de queixo caído toda vez que alguém lhe conta uma história, provavelmente é porque não é verdade. Se isso acontecer regularmente, a pessoa pode ser um mentiroso patológico.

Mentiras fazem a pessoa ou situação parecer melhor

Um mentiroso patológico pode nunca admitir que a vida é difícil. Em vez disso, ele ou ela apenas discutirá os momentos felizes ou inventará histórias para substituir eventos infelizes. De acordo com o terapeuta Mark Tyrell, essa forma de auto-engrandecimento é bastante comum entre pessoas com problemas de mentira. Se você notar que alguém está constantemente contando histórias que fazem sua vida parecer melhor ou mais emocionante do que realmente é, isso pode ser um sinal de que a pessoa é um mentiroso patológico.

Mentiras mostram o indivíduo como uma vítima constante

Por outro lado, conforme declarado em Psychiatric Times , os mentirosos patológicos também podem sempre se pintar à luz da vitimização para ganhar atenção. Alguém que está sempre sofrendo de uma doença diferente ou constantemente vítima, ou tem azar ou é um mentiroso patológico. Assim como alguns mentirosos patológicos mentem sobre o que há de bom em sua vida, alguns inventam coisas ruins que lhes acontecem para chamar a atenção. Se o número de eventos horríveis que aconteceram com essa pessoa restringe sua capacidade de acreditar nas histórias, isso pode ser um sinal de mentira patológica.



Indivíduo tem baixa autoestima

De acordo com Journal of Social and Clinical Psychology , a baixa autoestima ocupa uma posição elevada entre as prováveis ​​causas de problemas comportamentais. Pessoas com baixa auto-estima têm maior probabilidade de demonstrar sintomas patológicos de mentira porque estão tentando se sentir melhor sobre sua aparência, suas realizações e o que têm na vida. Embora a baixa auto-estima nem sempre indique um mentiroso patológico, se estiver associada a um exagero regular da verdade, pode ser um sinal de que essa pessoa precisa de ajuda.

A diferença entre mentira patológica e mentira compulsiva

conto fabricado

Mentirosos patológicos e mentirosos compulsivos são freqüentemente generalizados como iguais na conversa geral, sem diferenciação entre os dois. No entanto, de acordo com Saúde Estável , ambos os tipos de pessoas contam inverdades com frequência, mas há diferenças marcantes que representam desafios diferentes para as pessoas ao seu redor. Algumas diferenças notáveis ​​entre os dois incluem:

  • Os mentirosos patológicos às vezes acreditam em suas próprias mentiras, enquanto os mentirosos compulsivos vêem suas mentiras como claramente falsas, mas não conseguem evitar dizer continuamente coisas que não são verdadeiras.
  • Mentirosos compulsivostendem a mentir mais sem razão; quase por hábito e talvez sem real intenção ou motivo doentio. Mentirosos patológicos são mais propensos a planejar suas mentiras ou histórias, às vezes inventando contos tão intrincados que você não pode dizer que estão mentindo.
  • Os mentirosos patológicos têm maior probabilidade de agir defensivamente quando confrontados porque podem acreditar em suas próprias mentiras, ao passo que os mentirosos compulsivos têm maior probabilidade de confessar suas falsidades quando questionados.
  • Mentirosos compulsivos muitas vezes parecem não ter autocontrole porque mentem impulsivamente. Os mentirosos patológicos têm mais controle sobre quando mentem e geralmente têm uma razão para isso.

Superficialmente, os dois tipos de mentira parecem iguais. Com mais atenção, no entanto, é fácil decifrar algumas diferenças entre os dois.

Identificando um mentiroso patológico

Para identificar se alguém é um mentiroso patológico, você precisará saber um pouco sobre sua história, bem como a estabilidade psicológica atual dessa pessoa. Esses são dois dos maiores indicadores de um potencial problema de mentira.

Conhecimento da História Pessoal do Indivíduo

Conhecer a história de um mentiroso patológico o ajudará a ver os padrões de sua mentira. Algumas pessoas mentem apenas sobre o presente, mas outras inventam uma vida completamente nova para si mesmas. Por exemplo, se você conhece seu amigo da escola primária, provavelmente sabe muito sobre a infância dele. Se esse amigo disser às pessoas que ele teve uma vida familiar em desvantagem, mas você sabe com certeza que ele não teve, você pode começar a suspeitar que esse indivíduo é um mentiroso patológico.

Compreensão da estabilidade psicológica do indivíduo

A estabilidade psicológica é outro fator para determinar se alguém é um mentiroso patológico. Muitas pessoas mentem habitualmente devido a uma doença mental, como transtorno bipolar, transtorno de personalidade limítrofe ou depressão. Muitos portadores de doenças mentais têm ideias erradas sobre o que é a realidade. Suas percepções distorcidas tornam difícil para eles entender o que é falso e verdadeiro. Isso não quer dizer que todos os indivíduos que sofrem de doença mental mentem sem saber, mas muitos mentem para não sofrer as repercussões dos cuidadores e profissionais de saúde psiquiátrica.

Sugira ajuda profissional

Se você suspeita que alguém que você ama tem um problema com mentira patológica,procure ajuda de um terapeuta qualificado. Se a pessoa que mente compulsivamente não buscar ajuda, estabeleça seus próprios limites com firmeza para evitar ser magoado.

Calculadora Caloria