Assistir a um par de gatos brincando entre si e lutando pode ser realmente adorável. No entanto, se você não está acostumado com o comportamento dos gatos, é possível não perceber os sinais de que essa briga pode ser pouco amigável e você precisa intervir.
Sinais de que seus gatos estão brincando ou brigando
É perfeitamente normal ver gatos brigando no chão ou perseguindo uns aos outros ao longo dos móveis e subindo em uma árvore para gatos. A hora de brincar é um comportamento saudável para gatinhos e gatos adultos. O comportamento normal de brincadeira pode incluir gatos lutando entre si, perseguindo-se e parecendo 'pular e atacar' uns aos outros, todos comportamentos naturais de caça expressos por puro prazer. No entanto, às vezes a brincadeira pode piorar se um ou ambos os gatos ficarem superestimulados ou assustados, ou você poderá ver dois gatos brigando onde fica claro que eles foram agressivos um com o outro desde o início.
Artigos relacionados- Comportamento sexual de gatos: o que você precisa saber sobre machos vs. Fêmeas
- Características de comportamento do gato macho
- Como acasalar gatos pela primeira vez: dicas e solução de problemas
Vocalização
Comportamentalista Animal Aplicado Associado Katenna Jones diz que o som é uma boa maneira de saber se os gatos estão brincando ou brigando. 'Se estiver quieto, provavelmente é uma brincadeira. Se houver rosnados, provavelmente não é. Se não houver nada além de miados ou chilreios ocasionais, isso significa que seus gatos provavelmente estão se divertindo. Se você ouvir sons mais estressados ou agressivos, como uivos, assobios ou gritos, você definitivamente terá uma briga nas mãos.
Linguagem corporal
Se você observar uma linguagem corporal rígida com as orelhas para trás, isso indica que os gatos estão estressados e não estão brincando. Seu pelo também ficará 'reto', em vez de encostado nas costas, e a cauda estará levantada, o que é conhecido como 'piloereção'. Suas costas também serão arqueadas e suas caudas serão pressionadas contra eles ou se moverão em um movimento rápido, rápido e rígido. Suas orelhas também parecerão planas e voltadas para trás, e você poderá ver dentes alargados e garras para fora. As pupilas do gato também ficarão dilatadas e os gatos poderão participar do que parece ser uma competição inicial. Por outro lado, se a sua linguagem corporal parecer solta e numa posição normal e relaxada, é provável que estejam a jogar.
Revezando
Outro sinal claro que os gatos estão brincando é que eles se revezarão na liderança em jogos de luta livre ou de perseguição. Eles também podem se separar por alguns segundos e depois reiniciar. Se você notar durante a brincadeira que um gato é sempre o caçador e o lutador, isso pode ser um sinal de preocupação, mas se o outro gato parecer disposto a se envolver, fique de olho nele para ter certeza de que ambos os gatos estão se divertindo. Você sabe quando os gatos estão brigando porque um gato envolvido em uma briga continuará lutando para se defender ou tentará fugir e se esconder para se livrar do gato mais agressivo.
Companheiros de quarto?
Finalmente, é muito improvável que dois gatos que não se conhecem brinquem um com o outro. É normal que gatos do mesmo grupo social gostem de brincar, mas é mais provável que um gato trate um gato novo como uma ameaça e, pelo menos, fuja dele, se não se envolver em brigas. Até mesmo um gato novo na casa será tratado dessa maneira.
Gatos brincando ou brigando com humanos
Os mesmos tipos de dicas de comportamento para dois gatos ou gatinhos brigando ou brincando também podem ser usados quando há um humano e um gato na equação. Se o seu gato tem uma linguagem corporal solta e relaxada, com o pelo encostado normalmente ao corpo e ele não está sibilando ou rosnando, é provável que ele esteja se divertindo brincando com você. Por outro lado, se sua linguagem corporal for rígida, ele mostra dentes e garras e rosna e seu pelo está arrepiado nas costas, este é um gato que não está feliz com você e pode se tornar mais agressivo se a situação não for. abordado.
Mordidas e arranhões brincalhões
Existe um tipo de “agressão” entre gatos e pessoas que muitas vezes é mal interpretada pelos donos de gatos. Gatos e gatinhos mais jovens podem ter tendência a morder quando brincam com seus donos ou durante uma sessão de escovação e carinho. Existem algumas razões para isso.
- Para alguns gatos que perderam cedo socialização com seus irmãos de ninhada , eles não aprendem a moderar a mordida durante as brincadeiras e podem machucar uma pessoa, ou um gato, sem querer.
- Gatinhos que também são ensinados a brincar de forma inadequada por seus donos, muitas vezes involuntariamente, podem acabar aprendendo a morder durante as brincadeiras por causa de sua convivência precoce com humanos. Novamente, esses são gatos que não pretendem machucar você e simplesmente aprenderam habilidades ruins para brincar.
- Finalmente, alguns gatos mordem durante as brincadeiras ou sessões de carinho porque simplesmente ficam superestimulados e mordem ou arranham como forma de dizer 'basta!'
Lidando com mordidas de gato
Se o seu gato estiver mordendo você durante a brincadeira, evite puni-lo, pois isso só o deixará com medo de você e possivelmente agressivo. Afaste o gato com calma, distraindo-o com um brinquedo ou uma guloseima. Brinquedos de varinha que afastam o gato de suas mãos são perfeitos para essa tarefa. Recompense o gato por se afastar de suas mãos com o que ele mais gosta, como guloseimas, brincadeiras ou escovação. Nunca afaste as mãos de um gato que está brincando de morder, pois isso pode estimulá-lo demais e fazer com que ele morda e arranhe mais ou morda com mais força. Lembre-se de que seu gato não aprendeu a brincar direito e é sua função ensiná-lo com delicadeza o que lhe dará recompensas e quais comportamentos não.
Lidando com brigas de gatos
Se estiver claro para você que seus gatos estão realmente brigando ou que um gato está direcionando a agressão contra você, existem algumas regras importantes a serem seguidas. A segurança é fundamental ao lidar com gatos agressivos, pois é muito fácil ser arranhado ou mordido.
Supervisionar interações
Se você tiver alguma preocupação com as brigas de seus gatos, sempre supervisione suas interações e intervenha antes que uma briga comece. Isso é mais seguro para todos os envolvidos e evitará que você e os gatos se machuquem.
Tire as mãos
Nunca coloque as mãos entre ou perto de dois gatos que estão brigando. A velocidade e a intensidade com que provavelmente se movem quase inevitavelmente acabarão com suas mãos sendo arranhadas e/ou mordidas.
Usar ruído
Faça um barulho alto para assustar os gatos e separá-los, como bater duas panelas, bater palmas ou dizer 'EI!' em um tom alto e agudo. Se você prevê que uma briga pode acontecer, mantenha algo em sua casa que faça barulho, como uma buzina ou um barulho de festa. Alguns gatos se assustam ao som de uma lata de ar comprimido comumente usada para limpar computadores. O que quer que você escolha usar, não use continuamente, mas faça um ruído curto e agudo que seja forte o suficiente para assustar os dois e fazê-los parar a luta.
Separe os gatos com segurança
Depois que os gatos se separarem, você pode jogar uma toalha ou cobertor sobre um ou ambos para separá-los, ou tentar enxotar um para outro cômodo ou para um espaço seguro, como no alto de uma árvore para gatos. Você também pode tentar colocar uma barreira entre eles, como uma porta para bebês ou uma almofada grande e resistente do sofá. Depois que os gatos estiverem separados, é melhor continuar a separação, mantendo-os em quartos diferentes, a portas fechadas, para que possam se refrescar.
Não castigue!
Lidar com gatos brigando pode ser uma experiência muito estressante e às vezes traumática. É natural sentir necessidade de puni-los, mas evite usar qualquer tipo de punição. Seu objetivo é separar os gatos da maneira mais rápida e segura possível. A punição apenas aumentará as associações negativas entre eles e, muito possivelmente, com você, e isso causará mais danos ao problema de comportamento no longo prazo.
Considere a personalidade
Um erro que os donos de gatos às vezes cometem é trazer um novo gato para casa sem considerar a personalidade do gato atual. A personalidade e o nível de energia são bons determinantes do sucesso de um confronto entre gatos, ainda mais do que a idade. Se o seu gato atual for plácido e quieto, ele não ficará feliz com um gatinho ativo e brincalhão que quer brincar constantemente e podem surgir brigas por causa do estresse e da irritação do adulto. Por outro lado, se você tem um gato idoso que ainda tem muita energia e adora brincar, um gatinho que retribua pode gerar muitas brincadeiras alegres entre os dois. Certifique-se de levar em consideração as necessidades atuais do gato em termos de companhia, pois isso reduzirá o potencial de briga quando um novo gato entrar em casa.
Compreendendo as brincadeiras e o comportamento de luta do gato
Se você nunca viu gatos brincando de briga antes, é compreensível que você fique com medo de que eles estejam “de fato” brigando. Alguns gatos podem ficar bastante entusiasmados durante as brincadeiras de briga, mas desde que haja um mínimo de ruído e sua linguagem corporal pareça normal, você pode relaxar e gostar de ver os gatos se divertindo uns com os outros. No entanto, certifique-se de conhecer os sinais de agressão para que possa intervir com rapidez e segurança se os gatos forem realmente agressivos com você ou entre si.
Tópicos relacionados- Comportamento sexual de gatos: o que você precisa saber sobre machos vs. Fêmeas
- Características de comportamento do gato macho
- Como acasalar gatos pela primeira vez: dicas e solução de problemas