Monoparentais e síndrome do ninho vazio

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mãe hispânica ajudando filha a fazer as malas para a faculdade

Muitos pais experimentam síndrome do ninho vazio quando o filho sai de casa pela primeira vez. Embora os pais que fazem parte de um casal possam ver isso como uma oportunidade de reacender a chama em seu relacionamento, os pais solteiros podem ter uma transição mais difícil pela frente.





Compreendendo as emoções

Como pai solteiro, você pode ter um tipo diferente de relacionamento com seu filho em comparação com famílias com pai e mãe. Você e seu filho podem confiar mais um no outro, podem fornecer mais apoio emocional um ao outro e podem ser mais enredado quando se trata de tomada de decisão.

Artigos relacionados
  • Síndrome da realidade do ninho vazio: o que é e como lidar
  • Opções de grupo de apoio a pais solteiros
  • Razões para sair com sua mãe, de acordo com cientistas

Pesar

É completamente normal que você experimentesintomas de lutoantes da chegada do dia em que seu filho sai de casa. A antecipação ansiosa também pode acompanhar a tristeza enquanto você se prepara para deixar seu filho sair para o mundo como um adulto. Os sintomas típicos de luto incluem choro, sensação de nervosismo, dificuldade em dormir e mudança no apetite.



diferente famílias com dois pais onde o casal pode oferecer apoio um ao outro durante todo esse processo, você pode ter mais dificuldade em explicar seu processo emocional para amigos e familiares que podem não entender completamente o que você está passando.

Depressão

Você pode experimentarsintomas depressivosconforme você começa a se ajustar ao fato de seu filho estar longe de casa. Os sintomas comuns incluem mudanças no apetite, mudanças nos padrões de sono, humor crônico, choro frequente, irritabilidade, comportamentos isolantes e aumento de pensamentos negativos. Você pode se sentir desencadeado ao ver o quarto vazio de seu filho, o ponto de encontro normal de seu filho dentro de casa e sua cadeira à mesa de jantar.



Mãe solteira deprimida sentada na cama

Esses sintomas podem atingi-lo antes de seu filho sair ou logo depois. Em famílias com dois pais, um dos cônjuges pode notar sintomas em seu parceiro e fornecer apoio ou incentivá-los a buscar ajuda muito mais rapidamente do que em uma casa com apenas um dos pais.

Solidão

É uma grande transição de vida quando seu filho, que você cria há anos, deixa o ninho. Mudar de uma casa com duas pessoas para uma com uma só pode ser um choque para o sistema e definitivamente leva algum tempo para se acostumar. Você pode experimentar intensa solidão , especialmente no início da transição, com uma diminuição típica ao longo do tempo. Ainda pode haver momentos, mesmo muito depois de a criança ter partido, que trazem à tona esses sentimentos solitários novamente.

Em lares com dois pais, pode parecer que o acesso ao apoio é mais fácil, já que um dos cônjuges mora na mesma casa. Para alguns, morar sozinho pode ser muito isolado e estressante, e pode parecer mais difícil conseguir apoio durante esse processo, especialmente durante as horas de madrugada.



Ansiedade

Sentimentoansiosoantes da partida do seu filho é completamente normal. Saiba que a ansiedade é a forma de o corpo sinalizar desconforto. Reserve um tempo para processar as emoções que estão surgindo. Os sintomas típicos incluem planejamento futuro excessivo, tensão dentro do corpo, ataques de pânico , sentindo-se agitado ou tenso e com dificuldade para relaxar.

Pai ansioso sentado em um sofá e com a cabeça baixa

Em lares com apenas um dos pais, a ansiedade pode ser mais fácil de esconder de amigos e familiares. Em famílias com dois pais, um dos parceiros pode notar uma mudança no outro quando sua ansiedade aumenta.

Maneiras de seguir em frente

Com o tempo, a maioria dos pais solteiros relatam que ser um nester vazio torna-se um experiência positiva. Se você está lutando contra alguns sintomas, saiba que há muitas maneiras de processar esse momento e criar uma experiência significativa.

  • Seja um voluntário ou consiga um emprego pelo qual você se sinta apaixonado. Muitos estudos sugerem que os pais que têm carreiras tendem a ter menos dificuldade com a síndrome do ninho vazio.
  • Fale com um conselheiro ou terapeuta se seus sintomas forem muito intensos para lidar ou se sentirem fora de controle.
  • Conecte-se com aninhadores vazios únicos por meio de Encontro . Meetup é um site e aplicativo que permite que as pessoas se conectem com base em interesses semelhantes. Os grupos podem ser iniciados por qualquer pessoa e eventos divertidos são planejados em todo o mundo.
  • Canalize suas emoções fazendo algo criativo. Registrar um diário, desenhar, pintar, colorir, tocar música, dançar e cantar podem ser ótimas opções para quem procura uma liberação emocional.
  • Conecte-se com amigos que apoiam e membros da família que amam você.
  • Existem muitos grupos de apoio para pais solteiros, tanto online quanto pessoalmente, que procuram ajuda com o preço emocional que um aninhamento vazio pode ter.

Grupos de Apoio Ninho Vazios

Grupos de apoiosão uma ótima maneira de processar o que você está passando. Os grupos de apoio podem ser administrados por terapeutas profissionais ou estruturados como um fórum onde você pode participar de conversas com tópicos relevantes para o seu processo de ninho vazio.

  • Vida em Transição : Esta empresa oferece sessões de telefone, sessões de Skype e grupos de suporte in vivo na Califórnia que ajudampais solteirostransição durante este tempo desafiador.
  • Força Diária : Este grupo de apoio ao ninho vazio online tem cerca de 1.000 membros. Não é administrado por um conselheiro profissional, mas você poderá se conectar com outras pessoas que estão passando por uma experiência semelhante, incluindo ser pai solteiro, a qualquer hora do dia.
  • Mães Ninho Vazias : Este fórum está aberto a mães e pais que estão experimentando sintomas relacionados a aninhamento vazio e pais solteiros. Existem muitos tópicos e fóruns para participar, dependendo do que você está interessado em processar. Este não é dirigido por um conselheiro profissional, mas é um ótimo espaço para ler as histórias de outras pessoas e compartilhar as suas.

Abraçando o Novo Normal

Entenda que essa transição pode ser incrivelmente difícil e emocionalmente desgastante. Lembre-se de que você sempre será um pai, mesmo que não haja filhos morando em sua casa. Muitos estudos sugerem que humor melhora uma vez que a última criança tenha saído de casa, e haja uma diminuição nos aborrecimentos diários relatados. Há muitas maneiras de aproveitar as vantagens do aninhamento vazio. Embora esta possa ser uma transição complicada, permita-se colocar suas necessidades em primeiro lugar, explore seus interesses únicos e comece a abraçar os aspectos positivos deste novo capítulo em sua vida.

Calculadora Caloria