Atividades de habilidades sociais para crianças com autismo

Os Melhores Nomes Para Crianças

professor e crianças

Desde o uso e compreensão da comunicação não verbal até o início de uma interação com colegas, as habilidades sociais podem ser extremamente desafiadoras para crianças com transtornos do espectro do autismo (ASD). Na verdade, uma vez que os desafios das habilidades sociais são um dos critérios diagnósticos definidores do TEA, eles são uma área central de foco para muitos terapeutas, pais e professores. Felizmente, existem muitas atividades divertidas que ajudam as crianças a aprender a interagir socialmente.





Cinco atividades de habilidades sociais para impressão

Crianças no espectro tendem a se concentrar em um estilo de aprendizado , em vez de dois ou mais como crianças sem autismo. Para alunos visuais com ASD, as atividades para impressão podem ser mais eficazes no ensino de habilidades sociais porque o uso de imagens influencia os pontos fortes da criança. Experimente um destes cinco divertidos imprimíveis para ver se ele se torna um novo favorito. Se precisar de ajuda para fazer o download de um imprimível, verifique estesdicas úteis.

Artigos relacionados
  • Jogos de habilidades motoras para crianças autistas
  • Melhores brinquedos para crianças com autismo
  • Jogos cerebrais autistas

Compartilhando história social

história social

Imprima a história de compartilhamento.



Compartilhando brinquedos e os materiais envolvem revezar, ler dicas não-verbais, comunicar-se verbalmente e ter empatia. Cada uma dessas habilidades independentes é difícil para uma criança com autismo, então não é nenhuma surpresa que uma atividade envolvendo todas elas seja um desafio para essas crianças. Uma história social é uma ótima maneira de explicar as complexidades de compartilhar brinquedos antes que seu filho se depare com uma experiência real de compartilhamento. Esta atividade combina uma história sobre o compartilhamento com páginas de colorir divertidas para as crianças se divertirem e oferece uma lição auditiva e cinestésica. É ideal para pré-escolares verbais e não-verbais e crianças do ensino fundamental.

Veja como usar essa atividade de história social:



  1. Clique na imagem do imprimível e faça o download para o seu computador.
  2. Imprima o número de cópias desejado.
  3. Crie um pequeno livro com as páginas da história.
  4. Leia a história com as crianças, falando sobre como cada personagem se sente.
  5. Depois de ler, dê giz de cera às crianças para que possam colorir as fotos.

Expressões faciais decodificadas

expressões faciais

Imprima a atividade de decodificação da expressão facial.

50 perguntas para fazer ao seu namorado

Comunicação não verbal, especialmente expressões faciais , pode ser um desafio para crianças com autismo porque passam menos tempo do que outras pessoas examinando o rosto de outra pessoa durante as interações. Em vez de focar na expressão facial como um todo, pode ser mais fácil para as crianças sistematizar as partes do rosto que fazem a expressão. Além disso, praticar suas próprias expressões faciais pode ajudá-los a se comunicarem de maneira eficaz com os colegas. Esta atividade funciona bem para crianças verbais ou não verbais de qualquer idade.

Veja como usá-lo:



  1. Clique na imagem do imprimível e faça o download para o seu computador.
  2. Imprima quantas cópias você precisar.
  3. Distribua as cópias para as crianças. Para aqueles que ainda não sabem ler, peça a um paraprofissional ou assessor que trabalhe diretamente com a criança.
  4. Dê a cada criança um pequeno espelho.
  5. Trabalhem juntos para praticar a leitura e imitação das várias expressões faciais.

Cartões para iniciantes de conversa para impressão

cartas de conversa

Imprima os cartões iniciais de conversa.

Iniciar uma conversa pode ser complicado, especialmente para crianças com autismo. Essas crianças podem ter problemas para se comunicar em situações sociais porque não estão equipadas com estratégias de conversação como linhas iniciais, perdem pistas não-verbais para se envolver e têm problemas com empatia, entre outros razões . Esses cartões para iniciar uma conversa que podem ser impressos são uma ótima atividade em sala de aula ou em casa, porque fornecem às crianças linhas de abertura para iniciar uma conversa. As crianças podem praticar com professores e pais para aperfeiçoar suas habilidades. Esta atividade é melhor para crianças mais velhas do ensino fundamental e médio.

Veja como usar este imprimível:

  1. Clique na imagem dos cartões de conversa e baixe o arquivo para o seu computador.
  2. Imprima o número de cópias desejado.
  3. Recorte os cartões e faça um furo no canto. Amarre-os com um pedaço de lã. Para maior durabilidade, considere laminar os cartões.
  4. Peça à criança que escolha um cartão para usar e faça a pergunta nele. Responda como um colega faria.
  5. Forme pares com as crianças para praticar as conversas nas cartas.

Planilha de tons da verdade

planilha de tons da verdade

Imprima a planilha de tons da verdade.

Crianças com autismo geralmente pensam em termos absolutos, e isso pode ser um desafio social quando se trata de dizer a verdade. Pesquisador e autor, Brittany Thompson , compartilha como caminhar por cenários sociais antes de experimentar instâncias do mundo real ajuda crianças com ASD a se sentirem preparadas. Esta planilha ajuda as crianças a entenderem situações em que dizer a verdade completa pode não ser apropriado, para que elas entendam melhor o conceito de honestidade em termos mais concretos. Esta atividade requer leitura, por isso é melhor para crianças verbais ou não-verbais no final do ensino fundamental ou ensino médio.

Veja como usá-lo:

  1. Clique na planilha e faça o download para o seu computador.
  2. Imprima o número de cópias desejado.
  3. Passe a planilha para as crianças.
  4. Você pode discutir cada situação à medida que lêem a planilha juntos.

Jogo Keep It On Topic

mantenha-o no tópico do jogo

Imprima o jogo social.

como conseguir uma namorada quando você tem 12 anos

Manter a conversa no tópico pode ser especialmente desafiador para crianças com ASD porque elas têm interesses limitados e a capacidade de se concentrar apenas nesses interesses ou ficar completamente distraídas por outros estímulos, diz o American Speech-Language-Hearing Association . O objetivo neste jogo é encorajar a troca de turnos em uma conversa que deve ser apenas sobre um determinado assunto. É melhor para o ensino fundamental ou superior e exige que as crianças sejam verbais.

Veja como jogar:

  1. Clique na imagem e baixe o arquivo.
  2. Imprima o número de cópias desejado. Você precisará de um para cada par de crianças.
  3. Corte os tokens vermelhos e verdes.
  4. Divida as crianças em grupos de dois. O objetivo de cada grupo é ter uma conversa sobre o assunto. Você fornece o tópico.
  5. As crianças se revezam na conversa sobre o assunto fornecido.
  6. Cada vez que uma criança diz algo que está no assunto, ela recebe um sinal de luz verde. Cada vez que uma criança diz algo fora do assunto, ela recebe uma luz vermelha.
  7. A conversa continua até que você fique sem fichas de luz verde ou decida parar o jogo. A criança com mais fichas de luz verde é a vencedora.

Mais atividades divertidas de habilidades sociais

Quer você seja um professor focado em habilidades sociais ou um pai tentando ajudar seu filho a ter sucesso, há muitas atividades divertidas que podem ajudar em qualquer idade. O autismo educa sugere que você tenha toda a atenção de seu filho antes de encarar as atividades, removendo imagens, sons e cheiros que distraiam a área e, em seguida, usando o toque para chamar sua atenção e incorporando o movimento em jogos e trabalhos manuais.

Forme uma banda

Fazer barulho é uma maneira divertida de interagirem, e você pode transformá-la em uma atividade social voltada para a habilidade de ler dicas para adultos. Este jogo é ótimo para pequenos grupos de crianças em idade pré-escolar. Veja como jogar:

  1. Reúna vários instrumentos e dê um a cada criança.
  2. Explique que você criará música juntos, mas nem todos podem tocar ao mesmo tempo.
  3. Instrua as crianças a esperar que você aponte para elas antes de começarem a brincar. Diga a eles para pararem de jogar quando você apontar e balançar a cabeça.
  4. Sente-se em círculo com as crianças e pratique as dicas de apontar e balançar a cabeça, além da música.

Atue para fora

Atividade social

Para as crianças mais velhas, jogos interativos como charadas podem ser divertidos. Você pode dar a esta atividade um foco de habilidades sociais usando cenários relacionados a emoções e interações sociais. Aqui está o que fazer:

  1. Faça um brainstorm de emoções e situações sociais simples.
  2. Escreva essas idéias em tiras de papel. Coloque todos os papéis em um balde.
  3. Peça a cada criança que tire um pedaço de papel do balde e represente o que está escrito. O resto do grupo pode adivinhar.

Mudando a História

Essa atividade criativa é ótima para crianças mais velhas e é uma maneira perfeita de se concentrar em interações difíceis com colegas, como assédio moral , uma vez que crianças com ASD têm mais dificuldade em discernir as intenções dos outros. Veja como jogar:

  1. Descreva um cenário de problema para a criança ou grupo de crianças. É melhor escolher algo que eles possam encontrar na vida diária.
  2. Faça as crianças pensarem em maneiras de responder. Anote todas as ideias e não se envolva em discussões até que todos tenham a chance de compartilhar.
  3. Discuta quais das ideias têm mais probabilidade de ajudar.
  4. Peça às crianças que votem em como terminariam a história.

Blocos de construção da amizade

Iniciando e mantendo amizades pode ser difícil, especialmente para crianças mais velhas e adolescentes com ASD porque seus colegas se preocupam profundamente com a aparência, interesses semelhantes e a percepção dos outros. Use a lógica nesta atividade visual prática para mostrar do que é feita uma amizade forte. Aqui está o que fazer:

  1. Compre etiquetas padrão em branco para correspondência e corte em pedaços menores ou escreva com um marcador diretamente nos blocos de Lego ou em qualquer outro tipo de bloco de construção. Escreva palavras relacionadas a coisas que são importantes para uma amizade, como gentileza, compreensão, diversão, cuidado e trabalho em equipe, nos blocos mais longos. Escreva palavras associadas a relacionamentos ruins, como provocações, xingamentos, palavrões, bater e roubar nos menores blocos.
  2. Faça com que o adolescente construa uma estrutura robusta usando os tijolos que eles acham que descrevem uma boa amizade.
  3. Fale sobre por que sua estrutura é ou não a mais forte possível e, se necessário, demonstre como construir uma amizade forte literalmente construindo uma pirâmide com tijolos longos. Demonstre como pode ser frágil uma estrutura carregada com tijolos minúsculos.

Siga o Mestre

Recente pesquisa indica que as meninas do espectro têm mais problemas com a organização em termos de tarefas diárias. Ajude seu filho a aprender a ser independente e focado em casa com esta atividade simples de modelagem. Aqui está o que fazer:

  1. Escolha uma tarefa diária como preparar o café da manhã, se vestir ou arrumar a cama.
  2. Peça a seu filho que siga alguns passos atrás de você e imite cada movimento que você fizer.
  3. Prossiga para concluir a tarefa usando uma série de etapas simples. Por exemplo, ao preparar o café da manhã, você pode dizer em voz alta: 'Gostaria de comer cereais hoje'. Em seguida, pegue uma tigela, colher, cereal e leite. Em seguida, despeje o cereal e o leite na tigela e coloque cada ingrediente de lado. Agora você pode levar sua tigela e colher para a mesa.
  4. Peça a seu filho para nomear cada passo que imitou.
  5. Faça com que ela conclua a tarefa e você imite seus movimentos.
  6. Sentem-se juntos, comam o cereal e conversem sobre quaisquer diferenças entre seus passos.

Vá com o fluxo

Os adolescentes mais velhos enfrentam mais oportunidades de abraçar a independência, mas podem não estar tão preparados para essa liberdade como você acha que diz o Child Mind Institute . Ferramentas com dicas visuais e lembretes ajudam os jovens adultos a aproveitar ao máximo as novas experiências, como acampamentos de verão e até mesmo a faculdade. Aqui está o que fazer:

  1. Escolha uma parte da programação de seu filho para focar na atividade. Um exemplo fácil é sair de casa pela manhã para ir para a escola ou para o trabalho.
  2. Pegue um pedaço de papel e um lápis e peça ao seu filho adolescente que analise todas as etapas envolvidas nesta tarefa.
  3. Peça ao seu filho adolescente que analise a lista e numere as etapas na ordem correta.
  4. Escreva cada etapa em uma folha de papel padrão e, em seguida, coloque todos os papéis no chão em um padrão aleatório a cerca de meio metro de distância em qualquer direção.
  5. Peça a seu filho que ande diretamente de uma 'etapa do papel' para a próxima na ordem correta, sem tocar no papel incorreto.

Rumo ao sucesso social

Não importa a atividade que você escolha, trabalhar diretamente nas habilidades sociais é uma ótima maneira de melhorar a qualidade de vida de uma criança. Como qualquer pessoa, as crianças com autismo desejam interagir com outras pessoas. Ter as ferramentas certas e prática suficiente pode contribuir muito para o sucesso social.

Calculadora Caloria