Gripe estomacal em crianças: causas, sintomas e remédios caseiros

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: Shutterstock





A gastroenterite, também conhecida como gripe estomacal, é causada devido a uma infecção nos intestinos. Pode afetar bebês e crianças pequenas, resultando em sérios problemas de saúde. A gripe estomacal em crianças pequenas pode ter vários fatores causais, mas o vírus da gripe comum não é responsável pela infecção (1) .

Leia este post enquanto discutimos a gripe estomacal em crianças, suas causas, tratamento e maneiras de controlar a infecção com alguns remédios caseiros.



O que é gripe estomacal em crianças?

A gripe estomacal é uma infecção que afeta partes do trato gastrointestinal (dois) . Comumente chamada de “infecção do estômago”, a infecção se desenvolve quando patógenos atacam o trato gastrointestinal e causam inflamação generalizada do sistema digestivo, tornando-o disfuncional.



A infecção pode afetar qualquer parte do sistema digestivo – do estômago ao intestino grosso. Uma enorme quantidade de bactérias e vírus causam essa infecção em bebês.

[ Ler: Razões para dor de estômago em crianças ]

De volta ao topo



O que causa a gripe estomacal em crianças?

A seguir estão os patógenos mais comuns para causar gastroenterite em crianças (3) :

1. Vírus

  • rotavírus
  • Norovírus
  • Sapovírus
  • Adenovírus
  • Astrovírus
  • Enterovírus

2. Bactérias

  • Salmonela
  • Estafilococo
  • Campylobacter jejuni
  • Escherichia coli
  • Shigella
  • Yersinia enterocolitica
  • Vibrio cholerae

3. Protozoários e parasitas

  • Giardia lamblia
  • Entamoeba histolytica
  • Cryptosporidium
  • Strongyloides stercoralis

Os vírus sozinhos contribuem para cerca de 75-90% dos casos de gripe estomacal entre crianças (4) . O rotavírus é a principal causa de gastroenterite no mundo, enquanto o norovírus é o motivo mais comum de gastroenterite nos EUA (5) . Os parasitas representam menos de 5% dos casos.

De volta ao topo

Como as crianças pegam a gripe estomacal?

A fonte primária dos patógenos da gripe estomacal é alimentos e água contaminados. Como as crianças pequenas comem uma variedade de alimentos, elas podem estar mais expostas ao risco de infecção do que as crianças que são amamentadas exclusivamente. Os patógenos geralmente seguem a rota fecal-oral quando alimentos e água entram em contato com fezes infectadas.

coisas para fazer com os amigos no fim de semana

Objetos contaminados como os brinquedos do bebê, o assento do vaso sanitário ou o penico podem transportar os vírus causadores da gripe que prosperam facilmente nas superfícies por dias seguidos. Se alguém da família tiver gastroenterite, pode transmitir a doença ao bebê tocando nas coisas do bebê sem lavar as mãos adequadamente.

Os bebês que contraem o vírus ou patógeno começarão a apresentar sintomas da doença em breve.

[ Ler: Como parar de vomitar em crianças ]

De volta ao topo

Quais são os sintomas da gripe estomacal em crianças?

Os sintomas da gripe estomacal podem levar um dia ou dois para se desenvolver (6) . Uma criança com gripe estomacal exibirá os seguintes sintomas da doença (7) :

Se inscrever
  • Diarréia
  • Vômito
  • Náusea
  • Dores de estômago
  • Pouco apetite
  • Febre
  • Irritabilidade e agitação com dor de cabeça

Diarréia e vômito estão entre os primeiros sintomas a sugerir que algo está errado com o trato gastrointestinal da criança. A gripe estomacal pode ser arriscada e, por esse motivo, você deve levar a criança ao médico para um diagnóstico e tratamento.

Como a gripe estomacal é diagnosticada?

Veja como um pediatra diagnosticará a gripe estomacal em crianças:

    Diagnóstico sintomático:Na maioria dos casos, o médico pode identificar a condição avaliando os sintomas. Se os detalhes dos sintomas forem insuficientes ou inconclusivos, o médico prosseguirá para outros métodos de diagnóstico.
    Exame de fezes:O exame de fezes ajuda a determinar a causa precisa da gastroenterite. Uma amostra de fezes é coletada para análise laboratorial para identificar o patógeno que causa a infecção.
    Teste de sangue:Os exames de sangue determinam a presença de patógenos no sangue e também os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico.

De volta ao topo

Qual é o tratamento para a gripe estomacal em crianças?

O tratamento depende da causa fundamental da gripe estomacal. Os seguintes medicamentos ajudam a curar a infecção:

    Sais de reidrataçãoajudam a repor os sais essenciais perdidos pelo organismo através da diarreia.
  • Se as bactérias forem a causa da infecção, o médico prescreverá antibióticos.
  • Antiparasitáriomedicamentos atuam contra parasitas e protozoários.Medicamentos analgésicosajudar a controlar a dor e o desconforto causados ​​pela gastroenterite. Eles também trabalham na redução da febre.

Normalmente, os sais de reidratação são o único remédio sugerido para a gastroenterite. Especialistas médicos afirmam que o único tratamento que seu filho provavelmente precisará é repouso na cama e muitos líquidos. Leia mais sobre como cuidar do bebê em casa.

[ Ler: Causas da diarreia em crianças ]

De volta ao topo

Remédios caseiros para gripe estomacal em crianças

A assistência domiciliar desempenha um papel significativo na garantia de uma rápida recuperação da criança. Aqui está o que você deve fazer para amamentar seu bebê de volta à saúde (8) :

Forneça bastante líquido:

  • Dê ao seu filho pequenos goles de líquidos ao longo do dia. Não deixe a criança beber tudo de uma vez, pois isso pode fazer com que ela vomite.
  • Bebês que apenas amamentam podem ter uma alimentação extra de leite.
  • As crianças pequenas podem ter água pura, bem como soluções eletrolíticas orais, também chamadas de sais de reidratação oral (SRO), como Pedialyte. As crianças também podem ser amamentadas.
  • A quantidade de SRO que você precisa dar ao seu filho depende do peso dele. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere que você multiplique o peso da criança em quilogramas por 75 para chegar ao volume de SRO que você precisa em mililitros (9) . Dê a quantidade recomendada de SRO nas primeiras quatro horas. Você pode dar mais depois se a criança ainda estiver desidratada.
  • Você pode dar a fórmula do bebê ou leite materno, mas evite o leite animal, pois a barriga do bebê pode ter problemas para digeri-lo (10) .

O descanso é vital:

  • Certifique-se de que seu pequeno descanse bastante. O repouso na cama dá tempo ao corpo para combater a infecção.
  • Evite enviar a criança para brincar ou entrar em jogos e atividades de alta intensidade.
  • Um bom sono também é essencial para uma recuperação rápida.

O atendimento domiciliar por si só pode ajudar seu filho a se sentir melhor em alguns dias. O vômito geralmente desaparece em alguns dias, mas a diarreia pode persistir por algumas semanas (onze) . A infecção desaparece completamente ao fim de duas semanas.

Continue com os cuidados domiciliares por um período prolongado para repor os líquidos e as calorias perdidas pelo bebê. O cuidado domiciliar adequado também envolve dar a comida certa ao bebê.

De volta ao topo

O que alimentar uma criança com gripe estomacal?

Você pode alimentar com segurança os seguintes alimentos para seu filho com gripe estomacal:

    Bananapodem ajudar a controlar as fezes moles e são frequentemente recomendados para crianças com gripe estomacal. Amasse a banana e dê pequenas mordidas sempre que seu filho sentir fome.
  • As maçãs também são leves no estômago e garantem que seu bebê receba nutrição.
    Caldoé ótimo, pois é principalmente líquido. Você pode preparar um caldo de galinha ou de legumes para o seu bebê repor os micronutrientes essenciais que são perdidos devido à diarreia e vômito.
    Aveia e arrozsão suaves no estômago e são mais fáceis de digerir. Você pode amassar arroz cozido e dar para a criança. A aveia é rica em fibras e livre de glúten. Eles mantêm a barriga do seu filho cheia por mais tempo.
    Biscoitose torradas são um excelente lanche para crianças com gastroenterite. Você pode dar-lhes entre as refeições.
    Iogurteé um probiótico e é frequentemente recomendado para adultos com gripe estomacal. A coisa boa sobre isso é que você pode dar ao seu filho também. Você pode introduzir o iogurte aos nove meses de idade. Comece com pequenas quantidades e, lentamente, faça parte das refeições do bebê. Observe que você pode dar leite de vaca a uma criança somente após os 12 meses de idade (12) .
    Leite materno:O leite materno é o alimento mais seguro para seu bebê ou criança, pois não há um momento específico para parar de amamentar. O leite materno contém líquidos e eletrólitos que podem ajudar o bebê a se sentir melhor e repor os sais perdidos pela diarreia (13) . Especialistas também observam que há menos casos de gastroenterite entre bebês que são amamentados do que aqueles que são alimentados com mamadeira.

Alimente seu bebê ou criança apenas quando eles estiverem receptivos à comida. Alimente-os em pequenas porções em alguns intervalos, mas não os alimente à força. O excesso de alimentação pode induzir o vômito e piorar a condição. O tratamento, juntamente com o atendimento domiciliar, é essencial para interromper o progresso da gripe estomacal e prevenir complicações.

quanto deve pesar um menino de 17 anos

[ Ler: O que causa perda de apetite em crianças ]

De volta ao topo

Quais são as complicações da gripe estomacal entre crianças?

A gastroenterite não tratada pode levar às seguintes complicações em bebês e crianças pequenas:

    Desidrataçãoé o risco mais significativo de gastroenterite. A perda excessiva de fluidos do corpo pode causar desequilíbrio eletrolítico grave, que pode afetar vários órgãos do corpo.
  • Fezes soltas e vômitos impedem que a criança coma tanto quanto deveria, o que pode eventualmente levar a desnutrição . A desnutrição tem um impacto direto no crescimento do bebê e na capacidade de atingir marcos de desenvolvimento.
  • Se a gripe estomacal se estender por muito tempo, o bebê corre o risco de desenvolver síndrome do intestino irritável , que é uma condição permanente que causa irritação repetida do trato gastrointestinal.
  • A gastroenterite pode danificar a mucosa interna do intestino delgado e impedir sua capacidade de produzir o hormônio lactase (14) . Isso significa que o bebê terá problemas para digerir o leite materno e os produtos lácteos. Tal intolerância a lactose é chamada de intolerância à lactose secundária e é principalmente temporária, mas pode durar muito tempo.
  • Às vezes, o patógeno pode chegar a outras partes do corpo e causar infecções secundárias. Por exemplo, o adenovírus é capaz de infectar os sistemas digestivo e respiratório. O vírus também pode atingir o trato respiratório e causar uma infecção generalizada.
  • Certos patógenos, como a E. coli, podem induzir uma baixa contagem de plaquetas e esgotar as reservas de ferro do corpo rapidamente. Tal condição é chamada Síndrome hemolítico-urêmica. Embora seja raro, ainda existe o risco dessa complicação em bebês.

As complicações da gripe estomacal raramente acontecem se você cuidar do seu filho. Com algumas precauções, você pode até evitar a condição.

De volta ao topo

Como prevenir a gripe estomacal em crianças?

Prevenir a gripe estomacal em bebês e crianças pequenas é mais fácil do que você pensa. Aqui estão os passos a seguir:

    Vacinação:Adquira ao bebê a vacina contra o rotavírus, que está disponível em dispensários privados e governamentais. Converse com o pediatra do seu bebê sobre isso. A imunização pode minimizar significativamente o risco de contrair a gripe estomacal causada pelo rotavírus (quinze) .
    Fornecer alimentos limpos e bem preparados e água limpa:Sempre dê refeições caseiras para seus bebês e crianças mais velhas. Previne a exposição a patógenos que podem causar gripe estomacal. Além disso, certifique-se de que a água que seu filho bebe é fervida e resfriada.
    Mantenha a higiene pessoal:Lavar as mãos da criança antes de comer e depois de usar o banheiro pode prevenir a infecção. Os bebês pequenos podem não usar as mãos para comer, mas tendem a colocar as mãos ou objetos na boca. Portanto, mantenha as mãos limpas e desinfete as coisas do bebê regularmente usando um sabonete próprio para bebês e água morna.
    Boa higiene em toda a casa:Seu filho pode, sem saber, pegar a infecção de outro membro da família. Garantir que todos os membros da casa sigam as práticas de higiene pode proteger o bebê da infecção. O ideal é que os pais usem luvas ao manusear o penico do bebê e depois lavem as mãos. Você deve lavar as mãos toda vez que trocar a fralda do bebê para evitar a propagação da infecção acidentalmente.

[ Ler: Como tratar a desidratação em crianças ]

De volta ao topo

A gastroenterite em bebês e crianças pequenas pode causar sintomas dolorosos e complicações. No entanto, na maioria dos casos, o cuidado domiciliar é tudo o que seu bebê precisa para se recuperar e permanecer saudável. Lembre-se de tomar as vacinas necessárias para a criança e garantir a higiene adequada para manter as infecções afastadas.

1. Sintomas e causas da gastroenterite viral (gripe Stach) ; NIH (2008)
2. W.J. Cochran; Gastroenterite em crianças ; Manuais Merck
3. E.J. Elliott; Gastroenterite aguda em crianças ; NCBI (2007)
4. C.A. Churgay, Z. Aftab; Gastroenterite em Crianças: Parte I. Diagnóstico ; Academia Americana de Médicos de Família (2012)
5. Norovírus ; Faculdade de Medicina de Baylor
6. Crianças e a gripe estomacal ; CHOC Infantil
7. Dr. C. Tidy; Gastroenterite em crianças ; Paciente
8. Como prevenir a gripe estomacal ; Hospital Infantil da Filadélfia (2016)
9. Gestão Integrada de Doenças da Infância ; OMS (2014)
10. Quando levar uma criança vomitando ao médico ;Universidade de Utah
onze. O que é normal quando seu filho tem um problema no estômago ; Universidade de Utah
12. Noções básicas de alimentação do bebê ; Universidade de Utah
13. Vômitos e Diarréia ; Academia Americana de Médicos de Família
14. D.L. Swagerty, A.D. Walling, R.M. Klein; Intolerância a lactose ; Academia Americana de Médicos de Família (2002)
quinze. Rotavírus VIS ; Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA

Calculadora Caloria