A Estrutura e Função do DNA

Os Melhores Nomes Para Crianças

Ilustração digital de um DNA

DNA significa D eoxyribo n ucléico PARA cid. É uma molécula que pertence a um grupo de biomoléculas conhecidas como ácidos nucléicos. Sua função é armazenar todas as informações genéticas sobre os traços e características do indivíduo. Também é o modelo para todas as proteínas feitas dentro das células que controlam a função dessas células.





Localização

Dentro células eucarióticas , tal comocélulas animais e vegetais, O DNA está localizado em uma organela chamada núcleo. Dentro células procarióticas , como as bactérias, o DNA flutua livremente na parte do citoplasma às vezes chamada de nucleóide. No entanto, não importa em que tipo de célula ela seja encontrada. A estrutura do DNA em todos os seres vivos é a mesma, exceto pela ordem dos blocos de construção que constituem o DNA desse indivíduo em particular.

Artigos relacionados
  • Projetos de modelo de DNA
  • O que é replicação de DNA?
  • Genética para Crianças

Blocos de construção

Os blocos de construção de todos os ácidos nucléicos são chamados de nucleotídeos. Um único nucleotídeo é composto de uma estrutura de açúcar ligada a um grupo fosfato e uma base de nitrogênio. No DNA, essa estrutura de açúcar é chamada de desoxirribose (daí o nome de ácido desoxirribonucléico). Existem apenas quatro bases de nitrogênio nos nucleotídeos que constituem o DNA. Eles são chamados de adenina (A), guanina (G) (que são purinas), citosina (C) e timina (T) (que são pirimidinas). O DNA é de fita dupla e a espinha dorsal da desoxirribose é como as laterais de uma escada, com as bases de nitrogênio emparelhadas para formar os degraus da escada.



Bases de DNA

Emparelhamento de base

As bases de nitrogênio sempre têm que formar pares da mesma maneira. A adenina sempre deve emparelhar com a timina e a citosina deve sempre emparelhar com a guanina. As ligações de hidrogênio unem as bases, o que mantém o DNA com a largura correta, de modo que a estrutura da desoxirribose se alinha em linha reta. A ordem desses pares de bases é como um código que as células usam para produzir proteínas. Uma vez decodificada, essa informação é usada para criar todas as características daquele organismo.

Emparelhamento de bases de DNA

Forma

A forma de uma molécula de DNA é chamada de dupla hélice. Tem dois fios e é uma hélice que significa 'torcida'. UMA dupla hélice tem a forma de uma escada torcida ou de uma escada em caracol. Essa forma ajuda a manter uma grande quantidade de DNA em um espaço pequeno. O DNA pode ser ainda mais condensado se for enrolado em torno de certas proteínas chamadas histonas.



Cromossomos

O DNA enrolado em torno das proteínas são chamados de cromossomos. Este é o mais compacto que o DNA pode obter, e essa estrutura impede que o DNA se enrosque ou se corte quando uma célula faz uma cópia de si mesma. Uma célula do corpo humano tem 23 pares ou 46 cromossomos.

Descoberta

O crédito por descobrir a estrutura do DNA é dado a James Watson e Francis Crick . No entanto, os cientistas descobriram que era uma dupla hélice graças ao trabalho de Erwin Chargaff , que encontrou as regras de emparelhamento de bases e imagens de cristalografia de raios-X de DNA tiradas por Rosalind Franklin .

Replicação

Antes que uma célula possa se dividir, seu DNA deve ser copiado com exatidão. O DNA faz isso por meio de um processo chamado replicação semiconservativa . Antes de fazer uma cópia, o DNA precisa primeiro se desenrolar e quebrar suas ligações entre as bases de nitrogênio. A célula usa enzimas específicas para fazer isso. Então, as agora separadas bases de nitrogênio precisam encontrar novos parceiros. Ambas as fitas encontram novos parceiros e então outras enzimas unem a estrutura do açúcar e os novos pares de bases e torcem cada fita de volta em uma hélice. As duas moléculas de DNA são cópias exatas uma da outra. Cada molécula possui uma fita original e uma nova fita.



Mutações

Às vezes, quando uma molécula de DNA está se copiando, comete erros. Esses erros são chamados mutações . A maioria das mutações não é séria e não altera a função geral da proteína codificada pelo DNA. Alguns levam a novas e boas adaptações ou mudanças que ajudam o organismo a sobreviver melhor. Outras são mutações ruins que têm um efeito negativo no organismo. A maioria das mutações acontece quando uma das bases de nitrogênio é emparelhada com uma base diferente de sua parceira regular. Às vezes, uma base de nitrogênio é perdida durante a replicação ou uma base adicional é adicionada por engano. Isso pode mudar a forma como o código do DNA é lido e fazer com que as proteínas que ele está produzindo funcionem incorretamente ou funcionem.

Projeto da Vida

O ácido desoxirribonucléico, ou DNA, é uma molécula importante nos seres vivos. Ele dirige todos os processos vitais e cria todas as características de um organismo. É o fator comum a todas as coisas vivas, mas é a razão de tanta diversidade.

Calculadora Caloria