Atividades de terapia em grupo para abuso de substâncias

Os Melhores Nomes Para Crianças

Pessoas sentadas em sessão de terapia de grupo

As atividades em grupo criam um espaço para os indivíduos explorarem a si mesmos e seususo de substânciasem um ambiente seguro. Para os participantes, essas atividades têm o potencial de oferecer novos insights e experiências significativas.





Objetivo das Atividades de Terapia de Grupo

Isolamento, sigilo e vergonha muitas vezes são temas importantes para pessoas que trabalham com o abuso de substâncias. As atividades em um ambiente de terapia de grupo dão aos participantes a oportunidade de se conectar com outras pessoas que podem entender melhor o que estão passando, ao mesmo tempo que encorajam os membros do grupo a apoiarem-se uns aos outros. As pessoas que estão nervosas em relação à terapia experimentam como ela funciona, com o que se sentem confortáveis ​​e como estão prontas para processar suas experiências.

como terminar com meu namorado
Artigos relacionados
  • Atividades de terapia em grupo para adultos
  • Definindo quando sua bebida se tornou alcoolismo
  • Tratamento para mentira compulsiva

Atividade nº 1: Compreendendo sua função

Esta atividade ajuda os indivíduos a aumentar o insight sobre seus família de origem papel e como isso se traduziu na idade adulta. Para muitas pessoas que trabalham com o abuso de substâncias, seu papel na família era o de paciente identificado (IP). Na idade adulta, isso pode se traduzir em que o indivíduo tenha dificuldade em cuidar de si mesmo e procure parceiros não saudáveis ​​que imitem os papéis familiares da infância, como a mãe ou o pai.



Configurando a Atividade

A cada semana, peça a um ou dois indivíduos que compartilhem seu papel na família, para que haja bastante tempo para o grupo processá-lo. Faça com que a pessoa que está compartilhando selecione alguns voluntários para representar os membros de sua família. O indivíduo então colocará simbolicamente os corpos dos voluntários de uma forma que represente como eles se veem dentro da família através das lentes de seu uso de substâncias, bem como como sua família os vê. Se o tempo permitir, faça com que o indivíduo se coloque (representado por um voluntário) e outro voluntário em uma representação de seu último relacionamento amoroso. Processe as cenas discutindo:

perguntas divertidas para perguntar em um encontro
  • Quão próximos os indivíduos são colocados uns dos outros e por que
  • A expressão facial que cada 'membro' mostra
  • As diferenças e semelhanças entre cada representação - como eles se veem, como sua família os vê e como são seus relacionamentos românticos

Atividade # 2: Encontrando um terreno comum

Uma das partes mais desafiadoras de lidar com o abuso de substâncias é sentir que há falta de compreensão e apoio. Para criar uma atmosfera de apoio e inclusiva, tente conectar os membros do grupo por meio de um terreno comum. Isso incentiva taxas mais altas de abertura, bem como a retenção do grupo, o que promove a cura.



Como configurar a atividade

Comece a atividade distribuindo canetas e papel para todos. Dê a todos 15 minutos para escreverem seu maior medo quando se trata de tratamento para abuso de substâncias, o que esperam obter com o tratamento, como imaginam suas vidas quando o tratamento terminar e o que as drogas lhes proporcionam que não estão recebendo em outro lugar e onde eles podem obter essas necessidades atendidas de forma mais saudável?

Depois de coletar o jornal de todos, reorganize-os e distribua um jornal para todos. Dê a todos alguns minutos para lerem as respostas anônimas. Dê a volta no círculo e pergunte:

quanto tempo vivem os pássaros de estimação
  • Que semelhanças você tem com essa pessoa?
  • Você compartilha medos ou objetivos comuns?
  • Você tem algum conselho no que diz respeito a fazer com que as necessidades dessa pessoa sejam atendidas de maneira mais saudável?

Atividade # 3: autocuidado

Pessoas fazendo exercícios de respiração em grupo

O incentivo ao autocuidado é um dos aspectos mais importantes do tratamento do abuso de substâncias. Sem ter habilidades de enfrentamento saudáveis para recorrer em momentos de estresse, a chance de recaída aumenta significativamente. Um grande problema que muitos daqueles que lidam com a experiência do abuso de substâncias é não estar em sintonia ou conectado com seus corpos. Isso pode levar a não perceber comoansioso, ou quão chateado ounervosoeles estão se sentindo até chegarem a 10. Ao intervir quando estão mais baixos na escala de intensidade, eles podem ajudar a si mesmos a retornar a umestado mais calmoantes de se sentir muito sobrecarregado.



Preparando o Indivíduo e o Grupo para o Autocuidado

Deixe todos saberem a cada semana, um deles irá selecionar e executar um exercício de autocuidado de alguns minutos a até 10 minutos no início da terapia de grupo. Permitir que os membros do grupo se revezem na execução do exercício os incentiva a tomar iniciativas e encontrar uma atividade de autocuidado que lhes fale. Também promove habilidades de liderança e aumenta a confiança, pois cada membro do grupo ajuda a executar o exercício. Execute um exemplo de exercício de autocuidado apropriado:

  • Encoraje todos a se sentarem confortavelmente e respirem lentamente por cinco segundos, segurando por cinco e soltando - faça isso por cinco rodadas.
  • Processo como um grupo onde todos sentiram a tensão em seus corpos, onde sentiram uma liberação e quanto tempo levou para sentir uma mudança.
  • Discuta o que gostaram e não gostaram no exercício e por quê.
  • Discuta qualquer desconforto sentido durante o exercício.

A Importância das Atividades em Grupo

Atividades de terapia de grupopara aqueles que lidam comabuso de substânciapode criar um ambiente único que promove o insight, a conexão com outras pessoas e as habilidades de resolução de problemas. Usar várias atividades em grupo pode ser um ótimo complemento para qualquerplano de tratamento para abuso de substâncias.

Calculadora Caloria