Sintomas de envenenamento por cães

Os Melhores Nomes Para Crianças

Mulher preocupada cuidando do enfraquecimento do cachorro velho em casa

Estar ciente dos sintomas de envenenamento por cães pode salvar seu animal de estimação um dia. Aprenda os sinais de alerta de uma possível reação tóxica e procure atendimento veterinário imediatamente se notar indicadores de que seu cão pode ter sido exposto a uma toxina.





Sinais de alerta de envenenamento por cães

A gravidade dos sintomas de envenenamento por cães depende muito do tipo de toxina envolvida e da quantidade dela que entrou no corpo do animal. Algumas toxinas têm um efeito cumulativo e demoram para se acumular no organismo do cão após exposições repetidas. Isso significa que os primeiros sinais de envenenamento podem passar despercebidos ou ser atribuídos a um cão que se sente “indisposto”. Em outros casos, a reação pode ser imediata e violenta, com o cão apresentando sinais evidentes de angústia. Os sinais de envenenamento por cães podem incluir qualquer combinação dos seguintes itens.

Artigos relacionados

Perda de apetite

Uma mudança nos hábitos alimentares de um cão é geralmente o primeiro sinal de muitas doenças . Seu cachorro pode não estar interessado em comer sua ração normal ou até mesmo seu lanche favorito. Se o seu cão pular uma refeição e não apresentar outros sintomas, isso geralmente não é motivo de preocupação. No entanto, se o seu cão pular várias refeições e/ou apresentar outros sintomas, entre em contato com o seu veterinário imediatamente.



Babando

Babar normalmente é um sinal de náusea , mas também pode ser causada por irritação da boca durante a ingestão de uma substância tóxica. Você pode notar seu cachorro babando excessivamente se estiverem sofrendo envenenamento. Após babar excessivamente, seu cão pode começar a espumar pela boca.

Cachorro Jack Russell Terrier babando

Vômito

Isto pode ocorrer com ou sem a presença de sangue, pois algumas toxinas, como o veneno de rato Varfarina , produz hemorragia interna. Se o seu cachorro faz vomitar , certifique-se de colher uma amostra para entregar ao seu veterinário. Seu veterinário poderá determinar o que seu cão ingeriu com a amostra que você trouxe para o consultório.



Observação : Muitos pais de animais de estimação acham que se seu cachorro não vomitou o veneno, eles deveriam induzir vômito imediatamente. Isso não está correto. Você nunca deve induzir o vômito sem a aprovação do seu veterinário. Induzir o vômito pode resultar em mais danos ao seu cão, dependendo do que o está envenenando. Por exemplo, produtos de limpeza domésticos corrosivos e outras substâncias podem queimar o esôfago na volta, o que pode causar mais danos ao seu animal de estimação.

como usar um forno torrador

Diarréia

Isso pode ocorrer com ou sem sangue , pois às vezes o sangramento ocorre fora do trato intestinal. Você pode notar o banco é preto, verde ou amarelo. O diarréia geralmente é causado por irritação estomacal devido à toxina.

Erupção cutânea ou irritação no local de contato

Isso normalmente ocorre quando uma toxina entra em contato com a pele. Por exemplo, se o seu cão esteve em contato com Hera Venenosa ou algas verde-azuladas , eles podem desenvolver uma erupção na pele onde o corpo tocou a planta ou substância. Você pode notar:



  • Pele vermelha e irritada
  • Bolhas cheias de líquido
  • Inchaço na erupção
  • Coceira contínua

Letargia

Comportamento letárgico pode ser devido aos efeitos nocivos gerais da toxina, mas também pode ser um sinal de que a toxina está afetando o músculo cardíaco. Se o seu cão estiver letárgico, ele pode não ter vontade de fazer caminhadas diárias ou mesmo de se levantar. Você notará um extremo falta de energia . Se isso persistir por mais de 24 horas, sem outros sintomas, entre em contato com o seu veterinário o mais rápido possível. Se o seu cão parecer letárgico e a letargia for acompanhada de vômito e/ou diarréia, entre em contato com o seu veterinário imediatamente.

Cão pastor escocês deitado em uma cama dentro de casa

Respiração difícil

A função cardíaca lenta pode causar um acúmulo de líquido nos pulmões, o que leva à dificuldade respiratória. Venenos que interferem na coagulação do sangue, como rodenticidas, também podem resultar em sangue na cavidade torácica. Se o seu cão está passando por respiração difícil , eles não conseguirão respirar fundo. Se o seu cão estiver com dificuldade para respirar, você notará:

  • A cavidade torácica se move mais que o normal
  • Narinas dilatadas
  • Cabeça e pescoço estendidos
  • Respirações altas
  • Chiado

Sensibilidade à Luz

Alguns venenos podem tornar um cão fotossensível. Seu cão procurará um local escuro para descansar se estiver passando por sensibilidade à luz. Venenos que afetam o sistema nervoso podem causar sensibilidade à luz. Além de serem sensíveis à luz, eles também podem ser sensíveis ao toque e ao som.

Hematomas ou sangramento

Isso pode ser difícil de ver em um cão devido ao cabelo, mas você pode notar pequenas manchas vermelhas de hematomas nas gengivas, nas orelhas ou na barriga devido ao envenenamento. Este não é o caso com todos os venenos, mas aqueles que são particularmente mortais, como os venenos para ratos, têm propriedades anticoagulantes . Isso significa que eles afetam o sangue, por isso não consegue coagular bem. Você pode notar primeiro sangramento sob a pele, depois sangramento pelo nariz ou boca, ou sangue nas fezes, vômito ou urina.

Perda de coordenação

Este sintoma é normalmente uma indicação de que o cérebro foi afetado por uma toxina ingerida. Seu cão pode esbarrar em objetos pela casa, cair ou ter dificuldade para andar. Essencialmente, eles parecerão tontos se perderem o senso de coordenação. Xilitol (encontrado em doces sem açúcar e em alguns tipos de manteiga de amendoim), por exemplo, pode causar falta de coordenação 10 minutos após a ingestão devido ao baixo nível de açúcar no sangue.

Tremores ou convulsões

Tremores ou convulsões pode ser mais um sinal do envolvimento do cérebro com a toxina. É possível que seu cão apresente pequenas contrações faciais ou tremores de corpo inteiro, o que é comum em envenenamento por composto . Durante um convulsão, seu cachorro pode:

  • Perder toda a consciência
  • Convulsivo
  • Urinar involuntariamente
  • Defecar involuntariamente
  • Babar excessivamente

Início da falência de órgãos

Um cachorro rins , fígado, coração , e outros órgãos podem começar a desligar à medida que a toxina faz efeito total.

Perda de consciência

Este é um sinal grave. Seu cão não responderá se perder a consciência. Se você notar que eles estão perdendo a consciência:

  • Coloque as mãos sobre o coração do seu animal de estimação e certifique-se de sentir os batimentos cardíacos (faça isso também com comportamento não responsivo e coma)
  • Contate seu veterinário imediatamente
  • Faça um vídeo para mostrar ao seu veterinário

Comportamento sem resposta

O cão pode permanecer consciente, mas não parecer ver ou ouvir nada acontecendo ao seu redor. Eles podem não saber quem ou onde você está. Esta etapa também é conhecida como estupor . Isso pode ser extremamente assustador, mas faça o possível para manter a calma. Seu cão precisará do seu conforto durante esse período difícil.

pegadinhas fáceis do primeiro de abril para os pais

Coma

Este é um sinal muito sério que pode indicar que a morte é iminente. Se o seu cachorro é em coma , eles parecerão que estão dormindo, mas não acordarão. Não desista se o seu cão estiver neste momento. O veterinário ainda poderá ajudar mesmo que seu cão tenha atingido o coma estado (é claro que não queremos que chegue tão longe). O veterinário fará vários testes para determinar o melhor método para ajudar seu cão.

Médico com cachorro em procedimento de diagnóstico por ultrassom

Morte

A morte é o estágio final do envenenamento. Se você não entrar em contato com um veterinário imediatamente, seu cachorro pode morrer . É por isso que é tão importante reunir o máximo de informações possível sobre os sintomas do seu cão, coletar uma amostra de fezes/vômito (se possível) e determinar o que ele pode ter feito.

Existem muitos venenos o que pode prejudicar o seu cão; no entanto, os seguintes são classificados como com maior probabilidade de serem fatais:

  • Anticongelante
  • Isca para caracol/lesma
  • Isca para rato/rato
  • Medicamentos prescritos

Reconhecendo os sintomas de envenenamento por cães

Se o seu cão apresentar sintomas de envenenamento, não hesite em agir. Execute imediatamente as seguintes etapas:

  • Tente identificar o que toxina seu cão pode ter entrado em contato. Esse conhecimento pode economizar um tempo valioso ao seu veterinário na formulação de um plano de tratamento.
  • Ligue para o seu veterinário imediatamente e faça o possível para descrever os sintomas exatos.
  • Siga todas as instruções que seu veterinário aconselhar. Por exemplo, a maioria dos veterinários irá aconselhá-lo a abster-se de induzindo vômito porque pode realmente piorar a situação. Em outros casos, um veterinário pode aconselhá-lo a alimentar seu cão com carvão ativado para começar a absorver uma toxina específica. Acima de tudo, nunca decida como tratar o seu cão sozinho, sem o conselho explícito do seu veterinário.
  • Leve seu cão imediatamente para tratamento, a menos que seu veterinário recomende o contrário.
  • Se o seu veterinário não estiver disponível, ligue para o Centro de controle de intoxicação animal ASPCA em 1-888-426-4435 ou Linha de ajuda sobre veneno para animais de estimação pelo telefone 855-764-7661, ambos disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Maneiras comuns de exposição de cães a toxinas

Embora os casos de envenenamento sejam relativamente raros na vida da maioria dos cães, existem muitas oportunidades para um canino entrar em contato com várias toxinas. Uma das formas mais comuns de envenenamento de cães é comendo ou bebendo substâncias tóxicas. Isso pode variar desde uma poça de anticongelante vazando de um radiador danificado até um cogumelo que aparece no quintal durante a noite.

Alguns suculentos e outro as plantas são venenosas para os cães . As toxinas também podem ser absorvidas pela pele ou distribuídas pela picada ou picada de um inseto. Em alguns casos, podem até ser inalados na forma de vapores nocivos.

Sempre erre por cautela

Muitas vezes, os donos de cães demoram a procurar tratamento para um caso de envenenamento porque não têm certeza do que aconteceu. A longo prazo, é melhor procurar ajuda médica e descobrir que a situação não é tão grave quanto parecia do que descobrir que é tarde demais para ajudar. Se você suspeitar que seu animal de estimação está apresentando sinais de envenenamento por cão, ligue para o veterinário imediatamente.

Tópicos relacionados 16 candidatos à maior raça de cães do mundo 16 candidatos à maior raça de cães do mundo

Calculadora Caloria