Câncer de mama na adolescência: causas, sintomas, riscos e tratamento

Os Melhores Nomes Para Crianças

Imagem: iStock





NESTE ARTIGO

O câncer de mama em adolescentes é raro e pode ocorrer em meninos ou meninas. É o crescimento incontrolável de células nos seios. A maioria dos sintomas do câncer de mama se deve a alterações hormonais, e não a qualquer crescimento maligno de células. No entanto, isso pode afetar os tecidos e órgãos próximos e se espalhar para outras partes do corpo se não for tratado.

O câncer de mama geralmente afeta mulheres acima de 40 anos. No entanto, estudos também mostraram casos de câncer de mama sendo diagnosticados em cerca de 5% das mulheres com menos de 40 anos. (1) . Portanto, pode ocorrer em qualquer idade.



Leia o post enquanto discutimos os sintomas, causas, fatores de risco, diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer de mama em adolescentes, juntamente com os tipos de câncer de mama.

Sinais e sintomas de câncer de mama em adolescentes

Nem todas as alterações mamárias são características clínicas do câncer de mama, especialmente em adolescentes. Você pode procurar atendimento médico para confirmar a causa exata.



Os sintomas e sinais comuns de câncer de mama podem incluir (dois) (3) .

  • Dor mamária que é maior do que a dor mamária normal sentida durante a menstruação
  • Um nódulo mamário sentido durante a palpação
  • Um nódulo na mama que se espalha para a clavícula ou axila
  • Linfonodos inchados no pescoço ou axilas
  • Aparência da mama inchada e avermelhada; covinhas da pele da mama sobrejacente
  • Sensibilidade do mamilo
  • Descarga ou secreções do mamilo, incluindo líquido, pus ou sangue
  • Assimetria da forma e tamanho da mama em ambos os lados – pequenas assimetrias são geralmente normais

Embora esses sintomas sejam observados no câncer de mama, muitas vezes podem ser devidos a outras causas, como alterações hormonais, na maioria dos adolescentes e pré-adolescentes. Por isso, procure um especialista para o diagnóstico correto.

Causas de alterações mamárias em adolescentes

Pequenos caroços nos seios descobertos por adolescentes e adultos jovens geralmente são tumores não cancerosos (benignos) causados ​​por infecções ou flutuações hormonais. Esses nódulos não cancerosos podem muitas vezes desaparecer sem tratamento. No entanto, é recomendável visitar o médico (4) .



quantos estavam desempregados durante a grande depressão

As causas comuns de alterações mamárias em adolescentes e pré-adolescentes podem incluir as seguintes (dois) .

    Um nódulo de mama, que podem ser cistos ou fibroadenoma (tumor de mama não canceroso). Cerca de 50% dos fibroadenomas desaparecem em cinco anos, enquanto outros requerem tratamento.
    Vermelhidão e dor mamária agudade um lado, muitas vezes devido a infecções
    Plenitude mamária e dor mamária agudaem ambos os lados sem vermelhidão, o que pode indicar gravidez
    Dor mamária recorrentecom menstruação, que pode ser mastalgia cíclica
    Secreção mamilar, incluindo pus, líquido claro, leite ou sangue, que pode ser devido a infecções mamárias, trauma mamário e galactorreia
    Dor mamária crônicanão ligado ao período menstrual, que pode ser causado pelo uso de maconha, cistos ou fibroadenoma
    Dor e plenitude mamária pré-menstrualdevido ao excesso de fluido no corpo pode ser causado por alterações hormonais. Esses
  • pode começar uma semana antes da menstruação e melhorar durante a menstruação. Muitos adolescentes podem se sentir melhor com ibuprofeno e um sutiã de apoio.
    Abscesso mamário, uma cavidade cheia de pus, que geralmente é causada por bactérias estafilocócicas, pode causar dor, vermelhidão e caroço (nódulo doloroso) na mama. Isso pode ocorrer frequentemente após lesão no mamilo, lactação ou piercing no mamilo e requer a remoção do pus com agulha e antibioticoterapia oral.
Se inscrever
    hematoma mamário,que é a coleta de sangue na mama devido a lesão

Você pode procurar atendimento médico se seu adolescente ou menino reclamar desses sintomas. Embora possam não ser sugestivos de câncer de mama, alguns sintomas da mama precisam de tratamento médico.

Fatores de risco e causas de câncer de mama em adolescentes

A causa exata do câncer de mama não é conhecida em muitos casos. No entanto, os seguintes fatores podem aumentar o risco de um adolescente desenvolver câncer de mama (1) .

  • Lesões de alto risco na biópsia
  • História familiar de câncer de mama, especialmente em idade precoce
  • Radioterapia anterior na área do tórax para cânceres infantis, como linfoma de Hodgkin
  • História familiar de síndromes genéticas, como a síndrome de Li Fraumeni

Presença de mutações genéticas como BRCA1 ou BRCA2 - uma em cada 40 pessoas de ascendência judaica Ashkenazi carrega qualquer uma das mutações

Observação: Não acredite em equívocos de que usar desodorantes, usar sutiãs com armação, colocar piercings nos mamilos ou manter o celular no bolso do peito aumentam o risco de câncer de mama. Estes não são cientificamente comprovados (5) .

Embora o câncer de mama masculino represente 1% de todos os cânceres de mama, a incidência em adolescentes é extremamente rara (6) . Um exame de mama pode ser recomendado para adolescentes com fatores de alto risco se tiverem alguma preocupação com alterações ou nódulos mamários.

Complicações do câncer de mama

As seguintes complicações são frequentemente observadas em mulheres jovens com câncer de mama (7) .

  • Quimioterapia para câncer de mama pode levar a gravidez e problemas de fertilidade. Algumas meninas podem ter amenorreia e podem retomar a menstruação após meses, enquanto algumas podem desenvolver insuficiência ovariana prematura (POF)
  • Osso problemas como osteoporose, osteopenia e fraturas são frequentemente observadas após o tratamento com certos medicamentos quimioterápicos e medicamentos endócrinos (hormônios) para câncer de mama.
    Problemas psicossociaisdevido ao sofrimento do diagnóstico ou tratamentos como cirurgias de remoção de mama podem ser vistos.
  • Complicações de cirurgias de ressecção de mama, como sangramento, seroma (coleção de fluido), e hematoma (coleta de sangue) no sítio cirúrgico e risco de coágulos de sangue são vistos em alguns casos.
  • Doenças cardíacas também pode ser visto mesmo depois de muitos anos devido aos efeitos dos medicamentos quimioterápicos.
    Recorrência do câncer de mamaou câncer secundário (câncer metastático) que se espalha para tecidos próximos ou outros órgãos, como pulmões, cérebro e ossos

Você pode discutir com os oncologistas pediátricos para saber os resultados em seu filho adolescente. O prognóstico e o tratamento podem variar dependendo do início do diagnóstico, tipo de câncer e sua disseminação.

Diagnóstico de câncer de mama

Os adolescentes não são incluídos no rastreio regular do cancro da mama, uma vez que a incidência é rara durante a adolescência. No entanto, você pode conversar com os médicos de família se houver um histórico familiar de câncer de mama ou se a adolescente estiver preocupada com quaisquer alterações na mama.

Alguns dos seguintes procedimentos e testes são feitos para diagnosticar o câncer de mama (8) .

    Exame físico e histórico de saúdepara verificar a saúde geral e aprender sobre quaisquer condições de saúde ou fatores de risco
    Exames clínicos das mamas(CBE) para examinar a mama em busca de nódulos e conhecer suas características, como mobilidade e textura
    Mamografias, que são raios-X da mama, para procurar qualquer crescimento nas mamas
    Exames de ultrassom, que usam ondas sonoras de alta energia para visualizar os tecidos
    ressonância magnéticaou ressonância magnética para obter informações mais detalhadas da mama e das áreas circundantes
    BICHO DE ESTIMAÇÃOou tomografia por emissão de pósitrons, que usa injeções de glicose radioativa antes da imagem. As células cancerosas absorvem glicose em quantidades maiores do que as células normais, e o procedimento ajuda a visualizar tumores metastáticos.
    Exames de sanguepara determinar a presença de câncer, procurando certos produtos químicos liberados pelas células cancerosas no sangue
    Radiografias de tóraxpara aprender sobre alguns tipos de câncer de mama e examinar os ossos do tórax
    Biópsia, que envolve a análise de amostras para determinar o tipo de câncer

Nem todos os testes são solicitados de uma vez; os médicos podem solicitar exames de imagem para confirmar o diagnóstico se suspeitarem de câncer de mama. Exames de ressonância magnética e PET são feitos após o diagnóstico inicial para imagens mais claras e para conhecer a propagação do câncer. Não existe um método padrão para s'follow noopener noreferrer'>(8) .

    Espera vigilantee monitoramento de câncer e sintomas sem quaisquer tratamentos. Alguns crescimentos, como tumores benignos, podem desaparecer com o tempo.
    Cirurgiaenvolvendo a retirada do crescimento e não toda a mama na maioria dos casos.

Adolescentes com câncer de mama (maligno) pode receber os seguintes tratamentos (8) .

    Remoção cirúrgicado tumor. A mama inteira não é removida na maioria dos casos.
    Terapia de radiaçãocom raios-X de alta energia ou outras radiações é dada para destruir células cancerígenas específicas.
    Terapia direcionadaO uso de medicamentos quimioterápicos específicos que atuam apenas nas células cancerígenas também pode ser recomendado. É menos prejudicial do que a quimioterapia geral.

Tratamentos como a remoção total da mama (mastectomia) são feitos se o tumor se espalhar extensivamente no tecido mamário e houver um risco aumentado de recorrência. Você pode discutir com os oncologistas pediátricos para saber a melhor opção de tratamento com base no tipo e na disseminação do câncer de mama do adolescente. O médico do seu filho adolescente pode recomendar visitas regulares de acompanhamento para verificar os resultados e efeitos colaterais dos tratamentos e rastrear cânceres secundários ou recorrência.

O câncer de mama pode ser prevenido em adolescentes?

A maioria dos cânceres em adolescentes, incluindo câncer de mama, não pode ser prevenida, pois não há causas conhecidas. Limitar certos fatores de risco ambientais, como a exposição à radiação, pode reduzir o risco de futuros cânceres em adolescentes. No entanto, isso geralmente é feito apenas em circunstâncias inevitáveis, como para tratar o câncer infantil (9) .

A remoção do tecido mamário pode ajudar alguns adolescentes com mutações para câncer de mama. No entanto, não é comumente feito, principalmente na adolescência, já que o câncer de mama é raro em adolescentes mesmo com fatores de risco.

Taxas de sobrevivência de adolescentes com câncer de mama

De acordo com o Moffitt Cancer Center, as taxas de sobrevivência para adolescentes e adultos jovens com câncer de mama são altas devido à disponibilidade de diferentes opções de tratamento e como a maioria dos adolescentes é saudável o suficiente para tolerar tratamentos agressivos (4) .

Tipos de câncer de mama

Existem vários tipos de câncer de mama, e estes são categorizados com base nas células específicas que são afetadas. A maioria dos cânceres de mama se enquadram carcinomas, que são crescimentos mamários que começam nas células epiteliais e, mais especificamente, adenocarcinoma , que se origina dos ductos ou glândulas de leite (lóbulos).

O câncer de mama pode ser dos seguintes tipos com base em sua disseminação (10) .

    Câncer de mama in situ

O câncer de mama in situ se origina de um ducto de leite e não se espalha para outros tecidos mamários. Também é chamado de carcinoma ductal in situ, carcinoma intraductal ou CDIS. É um câncer de mama não invasivo (não se espalha) ou pré-invasivo.

    Câncer de mama invasivo

O câncer de mama invasivo, também chamado de câncer de mama infiltrante, é um tipo de câncer que se espalha ou invade o tecido mamário circundante. Carcinoma ductal invasivo (CDI) e carcinoma lobular invasivo (CLI) são tipos comuns de câncer de mama invasivo.

Alguns cânceres invasivos têm características especiais e o tratamento e os resultados podem variar. Esses cânceres são menos graves, mas muitas vezes são difíceis de tratar. Tipos especiais de câncer de mama invasivo incluem (10)

    Câncer de mama triplo negativo, que é um tipo agressivo de câncer de mama invasivo que não possui receptores que são comumente encontrados em cânceres de mama.
    Câncer de mama inflamatório, que é um tipo incomum de câncer de mama invasivo de rápida progressão que torna a mama vermelha, inchada e sensível.

Tipos menos comuns de crescimento mamário podem afetar outras células da mama que não os dutos de leite e requerem tratamento específico. Os cânceres de mama menos comuns incluem (10)

    Doença de Paget da mama, uma forma de câncer de mama que se desenvolve a partir dos ductos e se espalha para a aréola e mamilo.
    Tumores Filodes, que são tumores de mama que se desenvolvem a partir do tecido conjuntivo. Estes são crescimentos benignos (não malignos ou cancerosos) que se originam nos ductos ou lóbulos.
    Angiossarcoma, que ocorre na linfa de revestimento celular ou vasos sanguíneos e pode envolver a pele e Isso pode ocorrer frequentemente devido a terapias de radiação anteriores.

Apoio e incentivo para adolescentes com câncer de mama

A vida adolescente tem seus desafios, e um diagnóstico de câncer pode ser uma notícia devastadora para muitos adolescentes. No entanto, o apoio constante dos pais e entes queridos pode ajudar muitos adolescentes a encarar a vida de forma positiva.

Dr. Asher Marks , Diretor do Programa de Adolescentes e Jovens Adultos e Hematologista Pediátrico e Oncologista da Yale Medicine, que ajudou a criar o Teen Cancer Care Center, diz: Quando adolescentes e adultos jovens são diagnosticados com câncer, às vezes acabam não conseguindo se relacionar com seus pares, que não estão lidando com coisas tão sérias. Assim, anseiam pela interação com outros adolescentes na mesma situação, afirma.

Ele também opina, Agora sabemos a partir de pesquisas que pacientes sem sólidas redes de apoio psicossocial tendem a se sair pior, em termos de prognóstico. Há mais depressão, mais ansiedade, menos conformidade. E assim, há realmente um efeito no resultado médico (onze) . Você pode buscar apoio de organizações locais e plataformas online para ajudar seu filho adolescente a lidar com a condição.